Pesquisar

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Entrevista com Apóstolo Terra Nova



"A visão é uma reforma!"
Por Myrian Rosário

Baiano de Serrinha, o apóstolo Renê Terra Nova é um homem simples que demonstra ter intimidade com Deus. Líder do MIR (Ministério Internacional da Restauração), ele tem sob sua autoridade cerca de seis milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil nas igrejas que adotaram a Visão (modelo baseado no Governo dos 12, com células, encontros e discipulado). Inicialmente ligado ao G-12, liderado pelo colombiano César Castellanos, Terra Nova agora atua de forma independente e conta com 355 mil líderes no MIR, fundado por ele. Em 10 anos, apesar dos ataques e oposições, foram muitas as histórias de crescimento e multiplicação de igrejas. "A visão é uma reforma! Ela não é avivamento. Ela é reforma porque os avivamentos passam, as reformas ficam", analisa.

Acessível, ele nem de longe lembra o estereótipo do "pastor celebridade", que usa diáconos como seguranças e cria dificuldades para atender as pessoas e foge da imprensa. Planejado há algum tempo, o encontro de Terra Nova com a equipe de reportagem do Guia-me durante a estada do apóstolo em São Paulo, onde participou do Congresso Internacional de Avivamento Total, na Assembléia de Deus do Bom Retiro, foi sugerido e facilitado pela equipe do MIR. Nessa entrevista exclusiva, o apóstolo fala sobre a Visão, unidade, ministério feminino, rebate críticas e diz como anda seu relacionamento com o Pr. Silas Malafaia.


Guia-me: Qual é a importância de um evento como o Congresso Internacional de Avivamento Total para a edificação da igreja?
Terra Nova: É um evento de unidade e uma proposta de consolidação de várias denominações. Os preletores são cada um de uma linha diferente e isso vai trazer um benefício para o corpo de Cristo, de entendimento, de relacionamentos que são extremamente importantes, e trazer uma mentalidade mais saudável para a igreja, mostrando que nas nossas diferenças nos completamos. Quanto mais diferentes somos, mais completos estamos. A parede da separação caiu, isso é interessante, porque esse evento, há 10 anos atrás, era impossível e depois de 10 anos nós conseguimos lograr esse êxito e ai estamos estabelecidos com um novo tempo de conquista. Essa é a cultura de unidade que o próprio rei Jesus propôs e está acontecendo. A unidade não é mais para ser conquistada, é para ser celebrada.

Guia-me: O Pr. Jabes tem como bandeira a unidade. Existiu alguma dificuldade para o senhor está num mesmo congresso que antigos desafetos, como Silas Malafaia?
Terra Nova: Na verdade, nós estamos vivendo um tempo de maturidade e isso foi extremamente conquistado pela nossa postura. Nós não fizemos um contra-ataque. Nós mantivemos um silêncio enquanto as pessoas estavam falando daquilo que elas não conheciam. Com o tempo, a Visão foi conquistando o seu espaço, foi provando que era 100% de Deus na sua pureza. (...) Nós estamos vivendo um momento sadio, um momento muito consolidador. Na verdade, eu nunca tive dificuldade de me relacionar com ninguém porque eu nunca falei nada, não tenho que pedir perdão para ninguém. Eu não tenho que pedir perdão para nada, eu nunca falei de nada. Então, eu vim muito puro, muito limpo, e encontrar aqui pessoas que são extremamente relevantes dentro do cenário evangélico é salutar. É algo que a gente pode dizer assim: Deus está nesse negócio.

Guia-me: É uma vitória para a igreja?
Terra Nova: É uma grande vitória. Aliás, eu até usei a seguinte frase numa época: "Jesus mais uma vez ganhou porque o reino de Deus não sabe perder". Tudo isso aconteceu até para que o caráter da Visão fosse fortalecido. Claro que as pessoas que estão aqui nos apoiando como pessoa e como pregador não estão na Visão. Deixo isso claro como a luz do dia, não estão na Visão e não são da Visão. Eu sou Visão 100%, isso declarado. Na verdade, a Visão me escolheu eu não escolhi a Visão. É a própria ação de Deus para esse grande mover. Eu me tornei o patriarca da Visão no Brasil e a gente não pode abrir mão desse legado, uma chamada, Deus me levantou para isso. Agora, estar com o Silas, o Jabes... A Igreja Assembléia de Deus de Manaus aceitou a Visão e caminha com a Visão. Caminha com células, caminha com Encontros, com todas as nuances que a Visão promove. Hoje compartilhar o púlpito com eles é deixar Deus usar a mim e a eles numa outra fase e ver que a maturidade chegou e que a gente não pode mais estar trabalhando contra aquilo e também nos preparar para não resistir o novo porque tem muita coisa nova chegando ai.

Guia-me: O que facilitou a aproximação de grupos tão distintos? Alguém mudou de idéia?
Terra Nova: Eu acho que todo mundo foi ampliado. Eu me preparei para ter esse encontro com saúde, sem precisar estar tocando em feridas do passado. Tivemos aquilo que a Bíblia chama de perdão e nos perdoamos. Foi um encontro maravilhoso que tivemos em Flórida em outros lugares do Brasil que nos encontramos. Não é a primeira vez que estamos juntos, esse já é o terceiro evento. Isso já consolidou. Inclusive, já há falas editadas e publicadas de que, de fato, é gostoso caminhar com homens de Deus e isso é o que está contanto agora. Somos homens de Deus e pela proposta do mesmo Deus queremos consolidar uma nação para Jesus.

Guia-me: Mudou alguma coisa no método e na pregação das igrejas aliançadas a partir da criação do MIR, independente do G-12?
Terra Nova: Muita coisa. Na verdade, a Visão do Brasil não tem nada a ver com a Visão de Colômbia, nunca teve. Esses foi um dos pontos que o pastor César Castellanos até sugeriu que a gente tomasse posições. Nós não somos G-12. Teve alguém que me perguntou: "Você deixou de ser G-12?". E eu disse não, agora eu sou Je-sus. Sempre fui Je-sus, há muito tempo, e isso foi o que a gente apregoava no Brasil. Nós temos uma visão muito definida de Israel e Jerusalém. Nós temos a forma de caminhar com os 12 no discipulado muito mais intensa. Eu tenho discipulado com os 12, eu tenho discipulado semanal. Eu me reúno com os 12, me reúno com os pastores da visão, me reúno em Manaus. Isso é rigoroso, essa minha agenda é inegociável. Então, meu perfil de discipulado é muito mais intenso do que a proposta do G-12. No G-12, os 12 trabalham numa linha muito definida deles, mas desde quando nós decidimos caminhar com o modelos dos 12, o modelo de Jesus, que isso veio trazer uma certa credibilidade e ampliou. Acho que isso também facilitou o entendimento da igreja do Brasil de nos receber com mais velocidade.

Guia-me: Quem é o seu mentor?
Terra Nova: Eu tenho duas pessoas que hoje estão caminhando comigo. Uma de forma distante, de uma forma horizontal, que é o David Yonggi Cho, que estou com eles uma vez por ano, e a Embaixada de Jerusalém. É a quem eu me submeto, é quem eu deixo impor as mãos sobre mim, quem eu deixo profetizar sobre a minha vida, que é o Malco, que é uma pessoa muito madura, muito séria. Essas duas formas de trabalhar: com a visão de Jerusalém, recebendo essa unção, que é onde eu encontro descanso, eu encontro palavra que me consolida, e David Yonggi Cho pela unção de multiplicação, porque ele é o patriarca do avivamento celular mundial, que ainda está vivo, graças a Deus.

Guia-me: Como o senhor reage às críticas de que a Visão é judaizante?
Terra Nova: Considero como burrice teológica. Me desculpe porque alguém dizer que a Visão é judaizante é uma ignorância teológica. Essa pessoa não sabe o que é judaísmo. O judaísmo nasceu depois do cativeiro babilônico e nem as festas judaicas que os judeus celebram são festas judaicas, são festas hebraicas. As pessoas não mergulharam nesse sentido porque a igreja, ao ser cristianizada por Constantino, não teve o entendimento do que é a visão de Jerusalém. Então, a visão de Jerusalém é a visão que a Bíblia diz, que de Jerusalém saiu a Palavra e de Sião a lei par toda a terra. Nós sabemos que há um sinal em Jerusalém para as nações. Há um sinal em Jerusalém para toda a terra e a gente vê que as pessoas se ufanam, elas falam daquilo que não conhecem e elas chegam a fazer afirmações teológicas. Você tem que saber que uma pessoa que é teóloga, ela não faz uma afirmação dessas porque a própria academia teológica ajuda e promove a reflexão, a ciência do pensamento. A própria ciência do pensamento estimula o indivíduo a raciocinar de uma outra forma. Uma pessoa que é teóloga, ela pode até discordar, mas ela respeita. As pessoas que discordam e que emitem crítica sem conhecimento, me desculpe, mas é obtusidade.


Guia-me: Embora seja um método eficaz, a Visão não apresentou resultados, em termos de crescimento, em algumas igrejas. Algumas até mirraram depois da Visão. A que o senhor atribui isso?
Terra Nova: Ao líder. O líder é a chave. A Visão, a proposta dela é de crescimento e de multiplicação. Se cresce pelas células e se multiplica pelos 12. Se o líder não conseguiu entender .... Porque além de você ler a Visão, a Visão tem que te ler. A pessoa conseguiu ler a Visão mas a Visão não leu a pessoa, não houve reciprocidade. Eu diria que está no líder. Eu desconheço o ministério que entrou seriamente na Visão e que não tenha crescido. O mínimo que aconteceu foi que o ministério cresceu. Se alguma igreja teve algum cisma e teve algum tipo de reação... Eu posso dizer do meu testemunho pessoal. Eu era pastor batista, da Convenção Batista Brasileira, e eu não sofri um cisma, eu não tive uma perda pela inteligência transicional. (O motivo das perdas) foi a falta de habilidade na transição.

Guia-me: No início, as igrejas aliançadas demonstravam muita resistência a participar de eventos, convidar pregadores e até de liberar seus jovens para terem relacionamentos com crentes de outras igrejas. Isso mudou? Por que?
Terra Nova: Eu desconheço essa forma de interpelar a Visão, que o púlpito não tem acesso para outras pessoas. É claro que nós éramos mais criteriosos e eu também ainda sou muito criterioso. O púlpito do MIR é um púlpito extremamente cobiçado porque quem não quer falar para milhares de milhares de milhares, né? Na verdade, é um púlpito solicitado, oferecido. Tem pessoas que se oferecem, que pedem para estar no púlpito da Visão, em Manaus. Mas em muitas igrejas, até hoje eu tenho um pouco de resistência, porque tem muitos púlpitos vulneráveis ainda hoje dentro da Visão. Na questão dos jovens, eu não lembro de ter sido emitida uma ordem com qualquer tipo de conceito de que jovens da Visão não se relacionam com outros jovens. Pelo contrário, nós temos dois projetos, um chamado AJI, que é Aliança Juvenil Internacional, que o mentor desse projeto é o Maurício [Ap. Maurício Castro] debaixo da minha bênção. E tem hoje o ANJU (Associação Nacional de Jovens em Unidade), que minha filha hoje está tocando esse projeto, que é exatamente igrejas que não estão na Visão trazendo unidade com a AJI e juntos explodirem um grande avivamento. Inclusive, já pregou em vários países do Brasil e fora do Brasil, trazendo essa unidade, esse relacionamento de pastores e liderança juvenil para explodir a unidade dos jovens, porque os jovens são a alegria do arraial de Deus.

Guia-me: Uma das características da Visão é o incentivo ao ministério feminino. Qual é a importância do ministério feminino para a Visão?
Terra Nova: Na verdade, a Visão estimulou. O ministério feminino sempre esteve presente, desde os dias de Jesus. Mas na igreja, a mulher, principalmente a esposa do pastor, era muito escondida, não ministrava, não pregava, não ensinava. E essa questão de trazer os grupos homogêneos, os homens liderarem homens e mulheres liderarem mulheres, e a própria questão da Visão Celular no Modelo dos 12, as mulheres levantarem os 12 e os homens levantarem os 12, desatou lideranças femininas poderosíssimas. Inclusive, hoje nós temos pastoras, bispas, apóstolas de avivamento. Algumas saíram com notoriedade. Pessoas que a gente nunca esperava se despontaram como liderança. Mulheres que estavam adormecidas na liderança explodiram, acordaram o líder que tinha dentro delas. Eu acredito que a Visão contribuiu para acelerar aquilo que já existia. A Assembléia de Deus, por exemplo, tinha muitas mulheres em linha de frente, como missionárias, e hoje já se unge pastora. Eu fiquei muito agradecido a Deus de Cassiane, um pessoa que penetra em vários auditórios, vários segmentos, ser a primeira mulher na Assembléia de Deus a ser ungida pastora (1). Isso é um leque de avivamento, uma quebra de paradigmas. Por outro lado também, vai estimulando os pastores a raciocinarem que desde os dias de Sara até os dias de hoje, mulheres na Bíblia eram pastoras. Nisso a Visão contribuiu bastante.


Guia-me: Como é o seu relacionamento atual com o Pr. Silas Malafaia?
Terra Nova: É muito superficial. Todo mundo pensa que a gente está de beijinhos e abraços por ai, mas isso não é verdade não. A gente ainda tem muita coisa para vencer. A gente se aceita, a gente se ama no Senhor, a gente não se agride, mas não é nada profundo não. Ainda vai ser, ainda vai chegar lá. A gente ainda está vencendo muita coisa porque, apesar de a gente ter libertação, cura e vencer dificuldades de alma, a gente é gente. Tem muita coisa que ainda precisa ser acertada. É um processo, mas já avançamos muito. Eu diria que já fomos 30% dos 70% que faltam por ai.

Fonte: Portal Guia-me

(1) Na Assembléia de Deus no Amazonas, temos pastoras. Mas elas não são ungidas, como ocorreu com a Cassiane.

Veja também:

Mulher pode ser pastora?
Transformado para ser usado por Deus
Igrejas na Visão Celular
Perfil do Ap. Terra Nova em Apóstolos no Brasil Parte 1

2 comentários :

  1. Creio que a visão celular no modelo dos 12 é uma visão dada por Deus. O Senhor Jesus Cristo, assim como os profetas do VT, utilizava-se de discipulado para ensinar aos apóstolos e os outros. Participei de encontros (um tipo de "retiro intensivo", focado exclusivamente para ministrar as coisas de Deus aos discípulos) e as avaliações das pessoas (e a minha) são unânimes: É muito bom! (passar três dias imerso na presença de Deus é muito bom, pois nosso Deus é bom).

    Mas, que existe a resistência de se relacionar com outras igrejas, isso existe; e, pelo menos na minha época lá, fiquei um pouco escandalizado com isso. Ouvi coisas como o sr. Marivaldo, poe exemplo, (12 do ap. Milton, discípulo do ap. Renê), coisas do tipo "Não assisto nem programa evangélico, para não ser 'tentado' a visitar outro ministério." Ou o pastor de jovens, que falou que os jovens (e os de mais idade também) deveriam se casar com pessoas da mesma denominação (como se a igreja estivesse dividida...); eu mesmo fui chamado atenção por meu líder, na época, por visitar uma igreja Assembléia de Deus. Tive que 'pedir perdão' por 'trair' a 'minha' congregação... (1a Igreja Batista do Brasil, Salvador-BA)

    Admiro o ap. Renê Terra Nova; é um homem muito destemido; admiro o ap. Ivan (patrono da PIBB, pai do ap. Milton), pessoa tão doce e acessível aos 'pequenininhos', como eu. Reconheço que as pessoas de lá (PIBB) me ajudaram muito em momentos difíceis de minha vida, quando precisei de amigos; considero-os verdadeiros amigos, pessoas com quem se pode contar em todos os momentos. Só vejo isso de errado lá (qual igreja é perfeita?).

    ResponderExcluir
  2. Querido Luciano, obrigado mais uma vez por sua presença aqui.

    Infelizmente eu nunca tive a oportunidade de visitar uma igreja G12 ou M12, pra fazer uma pesquisa in loco.
    Mas, eu conheço um pouco da igreja em células. Minha denominação trabalha com células, realizando Encontros. Sei que um Encontro é maravilhoso para cada um, especialmente se evitar erros.

    Quanto à sua questão: depois ainda falam em unidade, né?

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página