Pesquisar

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Você conhece a Bíblia? - Introdução



Quantos livros, capítulos e versículos a Bíblia tem? Quais os menores versículos e capítulos? E os maiores?

Iniciamos aqui uma série sobre a Bíblia.


Você conhece a Bíblia?

Você precisa conhecer a Bíblia. É triste quando os crentes não sabem as divisões da Bíblia. Eu, desde criança, leio a Bíblia, e aprendi muitas coisas. Sem contar, a Escola Bíblica Dominical na Igreja Batista, que me ensinou muito. Meus conhecimentos, boa parte, deve-se à formação batista que tive.

Mas, eu vejo hoje, em todas as igrejas, a falta que faz os conhecimentos bíblicos. Se eu quisesse ensinar algo errado, mais da metade eu aceitar como certo, pois não conhecem o que ensinamos. Por isso há tantos erros e heresias em nosso meio. É triste ver que a maioria dos crentes não sabe o nome dos escritores da Bíblia.

A maioria não sabe quantos livros tem em cada parte da Bíblia. Isso é uma vergonha, parafraseando Boris Casoy.

Hoje, será a nossa introdução.

A Bíblia tem 66 livros, 1.189 capítulos, 31.105 versículos, sendo 23.146 no VT e 7.957 no NT.

A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas.
Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos.

Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D´Etiénne morava então em Gênova, na Itália.

Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530.
A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas.

Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

A Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1Samuel 20.42 se torna o versículo 43) e a Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32).
A versão King James, por sua vez, tem 31.102 versículos, pois ajunta os versículos 14 e 15 de 3João.

Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171 versículos (21.213 no Antigo Testamento e 7.958 no Novo Testamento).
A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.

Salmos contém os dois extremos em capítulos da Bíblia: o maior é o Sl 119, com 176 versículos, e o menor com 2 versículos, Sl 117.

O maior versículo da Bíblia está em Ester 8:9 , e o menor versículo depende da versão bíblica. Em algumas é Exôdo 20:3, (Não matarás.), em outras é 3:2, (Disse Jó.).

O maior livro é Salmos com 150 capítulos, e o menor livro é II João com 13 versículos.

Ester e Cantares de Salomão são os únicos dois livros na bíblia que não aparece o nome Deus.

Paulo é o escritor de mais livros, 13.

Lamentações, Jonas e Naum terminam com um ponto de interrogação.

Obadias, Filemom, II João, III João e Judas têm apenas um 1 capítulo.
O capítulo que está no centro da Bíblia é o Salmo 118. Antes do salmo 118, há 594 capítulos e depois do salmo 118, há 594 capítulos = 1188 capítulos. Exatamente o versículo do Salmo 118:8, ele diz: "É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem."

A Bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história.

O livro da Bíblia mais traduzido é o Evangelho de Marcos, talvez por ser o mais curto dos quatro Evangelhos e por trazer um relato cheio de ação a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus. Marcos está disponível em cerca de 900 línguas.

A Bíblia divide-se em duas partes:

Antigo (ou Velho) Testamento e Novo Testamento.
O Velho Testamento é composto de 39 livros.
O Novo Testamento tem 27 livros.

O Velho Testamento divide-se em 5 grupos:

- Pentateuco
Formado por 5 livros escritos por Moisés:
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

- Históricos
Formados pelos 12 livros seguintes:
Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

- Poéticos
Formados por 5 livros:
, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos (ou Cantares de Salomão)

- Profetas Maiores
Formado por 5 livros:
Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.


- Profetas Menores
Formado por 12 livros:
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O Novo Testamento divide- se em 5 grupos
- Evangelhos
Quatro:
Mateus, Marcos, Lucas e João.

- Histórico
Um:
Atos dos Apóstolos.

- Epístolas Paulinas
São as treze cartas do apóstolo Paulo:
Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito e Filemom.

- Epístolas Gerais
São oito cartas:
Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas.

- Profético
O último livro da Bíblia:
Apocalipse.

Fontes:
- minha cabeça;
- Sociedade Bíblica do Brasil;
- A Bíblia em 100 dias.