Pesquisar

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Você conhece a Bíblia? - Êxodo



Êxodo é o 2º Livro da Bíblia e o 2º do Pentateuco.
Êxodo tem 40 capítulos, com 1.213 versículos, sendo que 487 versículos, ou 40 % do livro, são preditivos.

O título vem do que é o centro da narrativa: a saída de Israel do Egito. A mesma palavra grega, êxodos, utilizada pela Septuaginta como a palavra portuguesa equivalente se definem como "saída". Na Bíblia Hebraica, é chamado pela suas primeiras palavras, "Shemoth", que significa "nomes".


Autor e Data

Moisés, o "tirado das águas", que é a figura central do livro . Moody disse que Moisés gastou 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um ninguém (Hb 11.23-29).
É datado em cerca de 1400 a.C.


Algo de Êxodo

Setenta pessoas entraram no Egito no tempo de José e multiplicaram-se em mais de 1 milhão. Escravizados por faráos que não conheceram José, os hebreus viram-se sobre opressão.

Moisés, o libertador de Israel, é um tipo do nosso Libertador. Arão o sumo sacerdote, nos lembra do nosso Sumo Sacerdote, que intercede por nós.

Sem falar do maior tipo de Cristo: o cordeiro devia ser imolado, e seu sangue passado nos umbrais das portas das casas dos israelitas, salvando os primogênitos da morte. O Cordeiro de Deus foi imolado por nós, e o Seu sangue nos salva da morte (Êx 12).

Quando chama Moisés, Deus se revela como o Grande EU SOU. Séculos mais tarde, o Cristo se revela a Seus discípulos como o Eu Sou.

O mar Vermelho se abre para o povo passar. Lembra-nos de que não importa as dificuldades ou os problemas à nossa frente, Deus é quem nos livra de qualquer mal. Ele faz o mar abrir, nos deixa passar e afoga os nossos inimigos.

Deus prove o maná ao povo no deserto. Jesus é o Pão da Vida que desceu dos céus.

O bezerro de ouro nos lembra de que a adoração não deve ser como nós queremos dar a Deus. Se a adoração é para Ele, deve ser como Ele quer.

A nuvem da Glória guia o povo no deserto, Lembra-nos que nós precisamos ser guiados pela Glória de Deus. Não podemos nos levantar, ir em frente ou parar sem que o Senhor nos guie. A Presença de Deus é a nossa guia. Êxodo 40:36-38

Joquebede, mãe de Moisés, recebeu um salário para criar o seu próprio filho (Êx 2:8,9,10).

Vemos ainda o Espírito Santo capacitando Bezalel e Aoliabe para fazerem a obra do tabernáculo. É Ele quem capacita os Seus servos para trabalharem para o Reino.

Acontecimentos Importantes

Israel é escravizado;
Os bêbes israelitas são condenados à morte;
Moisés nasce, passa 40 anos como príncipe do Egito;
40 anos no deserto, a sarça ardente, o Grande Eu Sou;
as 10 pragas do Egito, a Páscoa;
Israel sai do Egito;
os Dez Mandamentos, o Senhor ordena e orienta a construçaõ do Tabernáculo;
o bezerro de ouro;a construção do Tabernáculo.

Fontes:
- minha cabeça;
- Bíblia de Estudo Plenitude, SBB;
- Bíblia de Estudo Profética de Tim La Haye, Hagnos;
- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.