Pesquisar

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Você conhece a Bíblia? I Samuel


I Samuel como 4º Livro Histórico é o 9º Livro da Bíblia.
I Samuel possui 31 capítulos e 810 versículos.

Este livro de transição recebe seu nome do último juiz e primeiro grande profeta de Israel. O I Livro de Samuel registra a transição da teocracia (Governo de Deus) para a monarquia, do nascimento de Samuel à morte de Saul. 

Na Bíblia Hebraica era um dos Profetas Anteriores.


Os livros de I e II Samuel constituíam originalmente uma única obra. Embora sua divisão em duas partes tenha aparecido pela primeira vez na antiga versão grega do Antigo Testamento, a Septuaginta, Samuel permaneceu um único livro nos manuscritos hebraicos até a publicação da Bíblia Hebraica impressa em 1517. 


A maior parte das profecias do livro foi cumprida em épocas passadas, mas predições de uma monarquia forte podem prefigurar o reino de Jesus, que nasceu da linhagem de Davi e é conhecido como o "Filho de Davi". Trinta e uma predições se acham distribuídas ao longo do livro, relacionadas a vários eventos e personagens históricos. Essas predições se acham em 124 versículos, 15% do livro.


Autor

O autor de 1Sm não é nomeado neste livro, mas é provável que Samuel ou tenha escrito ou fornecido a informação para 1.1-25.1, o que engloba sua vida e ministério até sua morte. A autoria do restante de 1Sm não pode ser determinada com certeza, mas alguns supõem que seja do sacerdote Abiatar.


Data

Entre 931 e 722 a.C. Por causa da referência à cidade de Ziclague, que “ pertence aos reis de Judá, até o dia de hoje” (27.6), e por outras referências a Judá e a Israel, sabemos que 1Sm foi escrito depois da divisão da nação em 931 a.C. Além disso, como não há menção à queda de Samaria em 722 aC, deve ser datado antes deste evento. O livro de 1Sm cobre um período de cerca de 140 anos, começando com o nascimento de Samuel em redor de 1150 a.C e terminando com a morte de Saul em redor de 1010 a.C.


Samuel 


Samuel significa "pedido a Deus", ou "Deus ouviu". Filho de Elcana e Ana.
Elcana tinha duas esposas: Penina e Ana. Ana era estéril. Orou por um milagre, e Deus a atendeu.

Samuel foi um dos maiores líderes hebreus levantados por Deus em tempos especiais, juntamente com Abraão, o grande patriarca, e Moisés, o guerreiro e legislador. A influência de Samuel se encontra não em grandes feitos militares, em habilidade diplomática ou tino político, mas em integridade pessoal e incessante lealdade a Deus.


Procedente da tribo de Levi, Samuel foi especialmente chamado por Deus para o sacerdócio. Ele estabeleceu uma escola de profetas e, depois de ungir tanto a Saul e Davi como reis de Israel, gradativamente cedeu sua posição política aos monarcas.

Algo de I Samuel


Israel havia sido governado por juízes que Deus levantou em momentos cruciais da história da nação; no entanto, a nação havia se degenerado moralmente e politicamente. Havia estado sob a investida violentas e desalmadas dos filisteus. O templo de Siló fora profanado e o sacerdócio se mostra corrupto e imoral. Em meio a essa confusão política e religiosa surge Samuel, o milagroso filho de Ana. De uma forma notável, a renovação e a alegria que esse nascimento trouxe à sua mãe prefiguram o mesmo para a nação.

Os próprios filhos de Samuel não eram reflexo do seu caráter piedoso. O povo não tinha confiança nos seus filhos; mas a medida em que Samuel envelhecia, pressionavam-no para que lhes desse um rei. Com relutância, ele acaba cedendo.

Saul, homem vistoso e carismático, é escolhido para tornar-se o primeiro rei. O seu ego era tão grande quanto a sua estatura. Pela sua impaciência, exerceu funções sacerdotais, em vez de esperar por Samuel. Depois de desprezar os mandamentos de Deus, foi rejeitado por ele. Depois dessa rejeição, Saul tornou-se uma figura trágica, consumida por ciúme e medo, perdendo gradualmente a sua sanidade. Gastou os seus últimos anos numa incansável perseguição a Davi através das regiões montanhosas e desérticas do seu reino, num desesperado esforço para eliminá-lo. Davi, no entanto, encontrou um aliado em Jônatas, filho de Saul. Ele advertiu Davi sobre os planos do seu pai para matá-lo. Finalmente, depois que Saul e Jônatas são mortos em batalha, o cenário está pronto para que Davi se torne o segundo rei de Israel.


As semelhanças entre Jesus e o pequeno Samuel são surpreendentes. Ambos são filhos de promessa. Ambos foram dedicados a Deus antes do nascimento. Ambos forma pontes de transição de um estágio da história da nação para outro. Samuel acumulou os ofícios de profeta, juiz e sacerdote; Cristo é profeta, sacerdote e rei.


O fim trágico de Saul ilustra o destino final dos reinos terrenos. A única esperança é um Reino de Deus na terra, cujo soberano seja o próprio Deus. Em Davi começa a linhagem terrena do Rei de Deus. Em Cristo, Deus vem como Rei e virá novamente como Rei dos reis.

Davi, o pequeno e humilde pastor, prefigura a Cristo, o bom pastor. Jesus torna-se o Rei-pastor definitivo.

1Sm contém notáveis exemplos da vinda do Espírito Santo sobre os profetas, bem como sobre Saul e seus servos. Em 10.6, o Espírito Santo vem sobre Saul, que profetiza e “se transforma em outro homem”, isto é, é equipado pelo Espírito para cumprir o chamado de Deus.

Depois de ser ungido por Samuel, “desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi” (16.13). O fenômeno do Espírito inspirando a adoração ocorre no cap. 10 e em 19.20. Esse fenômeno não é como o frenesi impregnado de emotividade dos pagãos, mas verdadeira adoração e louvor a Deus pela inspiração do Espírito, em semelhança ao ocorrido no dia de Pentecostes (At 2).


Mesmo nos múltiplos usos do éfode, Urim e Tumim, esperamos ansiosamente pelo momento em que o “Espírito da Verdade” nos irá guiar em “toda a verdade”, nos falará sobre “o que há de vir” e “há de receber do que é meu (de Jesus)” e no-lo “há de anunciar” (Jo 16.13,14).


O canto de Ana no capítulo 2 é maravilhoso, além de profetizar o Mashiach do Senhor e o Seu julgamento sobre toda a terra. Provavelmente Ana é uma profetiza.

Em 3.1 nos é contado que a Palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias pois não havia visão manifesta. Era rara. E com Samuel a profecia volta ao povo.

Eli era sacerdote, velho e experiente, mas não ouvia a Palavra do Senhor. E não foi um bom pai para seus filhos, que não seguiram seu exemplo. Foram sacerdotes irresponsáveis e pecadores. Infelizmente, Samuel também passou por esse problema. 

A arca do Senhor foi embora. A Glória se foi. Icabode. Cuidado! Para Israel, a Arca era só um amuleto. Esqueceram que era a Presença do SENHOR no meio deles.  Apesar do seu pecado, eles queriam que Deus os ajudassem. 

Fontes:
- minha cabeça;
- Bíblia de Estudo Profética;
- Bíblia de Estudo Almeida;
- Bíblia de Estudo Plenitude.