Pesquisar

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Você conhece a Bíblia? - Josué




Josué é o 6º Livro da Bíblia e o primeiro dos doze Livros Históricos.
O livro de Josué tem  24 capítulos e 658 versículos.

Vinte e sete predições aparecem em 89 versículos, 12% do livro.
No cânon da Bíblia Hebraica, os seis livros de Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis e II Reis formam o conjunto denominado de Profetas Anteriores, enquanto os livros de Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores são chamados de Profetas Posteriores.
Em hebraico o nome Josué é Yeshua ou ainda Yehoshua, que significa "Jeová salva" ou "Jeová é salvação". A transliteração grega do nome é "Jesus".



Autor
Josué chamava-se antes Oséias. Era da tribo de Efraim, filho de Num, príncipe da tribo.
Josué saiu do Egito já com mais de 40 anos, e se tornou o fiel servidor de Moisés. Ele e Calebe, foram os únicos espias que acreditaram em Deus e creram na vitória. Por serem fiéis, foram os únicos que saíram do Egito e entraram em Canaã. Auxiliou Moisés por 40 anos, e foi o seu sucessor, comandando os exércitos israelitas na conquista da Terra prometida. Desfrutou da vida em Canaã até a morte, aos 110 anos.

Js 24.26 sugere que o autor de pelo menos grandes seções foi o próprio Josué. Outras passagens, entretanto, não poderiam ter sido escrita por Josué. É mais provável que o livro tenha sido composto em sua forma final por um escriba ou editor posterior, mas foi baseado em documentos escritos por Josué.


Data

O Livro de Js cobre cerca de vinte anos da história de Israel sob a liderança de Josué.

A data comumente aceita da morte de Josué é por volta de 1375 aC. Portanto, o livro engloba a história de Israel entre 1400 a.C e 1375 a.C. e é provável que tenha sido compilado pouco tempo depois.


Algo de Josué
O livro começa nas vésperas da entrada de Israel em Canaã. Politicamente, Canaã se dividia em várias cidades-estados, cada uma com seu governo autocrático e todas hostis umas com as outras. Moralmente, as pessoas eram depravadas; a anarquia e a brutalidade eram comuns. A religião Cananéia enfatizava a fertilidade e o sexo, adoração da serpente e o sacrifício de crianças. O cenário estava estabelecido e a terra propícia para a conquista.

O povo de Israel estava sem pátria havia mais de quatrocentos anos (Gn 15.13). Eles tinham vivido em servidão aos Faraós egípcios e depois ficaram perambulando sem rumo no deserto por mais de quarenta anos. Entretanto, embora imperfeitamente, continuavam fiéis ao único e verdadeiro Deus e se apegavam à promessa que ele tinha feito à Abraão. Deus havia prometido transformar Abraão e seus descendentes em uma grande nação e dar-lhes Canaã como pátria sob a condição de que eles continuassem fiéis e obedientes a Ele (Gn 17) . Agora, eles estavam prestes a vivenciar o cumprimento dessa promessa.

Em 5.13-15, a Segunda Pessoa da Trindade aparece em uma pré-encarnação  a Josué como o “príncipe do exercito do SENHOR” . Através de sua aparição, Josué teve certeza de que o próprio Deus era o responsável. Era tarefa de Josué, bem como nossa,
seguir os planos do príncipe, além de conhecer o príncipe. Josué apresenta Jesus Cristo, Capitão da Nossa Salvação.

O próprio Josué era um modelo de Cristo. Seu nome, que significa "Jeová é Salvação", é um equivalente hebraico do grego “Jesus”. Josué guiou os israelitas até a possessão de sua herança prometida, bem como Cristo nos leva à possessão da vida eterna.

O cordão de fio de escarlata na janela de Raabe (2.18,21) ilustra a obra de redenção de Cristo na cruz. O pano cor de sangue pendurado na janela salvou Raabe e sua família da morte. Assim, Cristo também derramou seu sangue e foi pendurado na cruz para nos salvar da morte.

Um dos aspectos da natureza de Cristo revelada em Josué é o da promessa cumprida. No final de sua vida, Josué testemunhou: “nem uma só promessa caiu de todas as boas palavras que falou de vós o SENHOR, vosso Deus” (23.14). Deus, em sua graça e fidelidade, sustentou e preservou seu povo tirando-os do deserto e levando-o à Terra Prometida. Ele fará o mesmo por nós através de Cristo, que é a Promessa.

A presença do Espírito Santo surge em 1.5, quando Deus conhecendo a esmagadora tarefa de comandar a nação de Israel, forneceu a Josué a promessa de seu Espírito sempre presente.

O trabalho do Espírito Santo era o mesmo antes de agora: ele atrai as pessoas a um relacionamento de salvação com Cristo e realiza os propósitos do Pai. Seu objetivo em Josué, bem como no AT, era a salvação de Israel, pois, foi através dessa nação que Deus escolheu salvar o mundo (Is 63.7-9)

Várias características sobre a maneira como o Espírito opera podem ser vistas em Josué.

A obra do Espírito Santo é contínua: “Não te deixarei nem te desampararei” (1.5).
O Espírito Santo está comprometido a realizar a tarefa, independentemente de quanto tempo demore. Sua presença contínua é necessária para o sucesso do plano de Deus na vida dos homens. A obra do Espírito Santo é mútua: “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (1.7).
Foi dito: “Sem ele, não podemos; sem nós ele não quer”. A cooperação com o Espírito Santo é essencial à vitória. Ele nos habilita a cumprir nosso chamado e a completar a tarefa ao nosso alcance. A obra do Espírito Santo é sobrenatural.
A queda de Jericó foi obtida mediante a destruição milagrosa de seus muros (6.20). A vitória foi alcançada em Gibeão, quando o Espírito deteve o sol (10.12,13). Nenhuma obra de Deus, seja a libertação da servidão ou possessão da bênção, é realizada sem ajuda do Espírito.

Diante do primeiro problema a ser enfrentado, o rio Jordão, Israel não parou. Quando os sacerdotes que carregavam a Arca tocaram com seus pés no leito do rio, o Jordão se abriu para Israel passar. Pois o Senhor ia na frente deles. Ergueram ainda memoriais para que as gerações futuras não se esquecessem do SENHOR, e do que ele já fez, faz e fará pelo Seu povo.
Raabe era uma prostituta, uma mulher sem futuro algum. Mas foi liberta e teve sua vida transformada. O fio de escarlata salvou-a da morte. Ela e sua casa foram salvas. Deus lhe deu uma nova vida: a prostituta casou-se, teve filhos, foi antepassada de Davi e do Messias, o Rei de Israel. Asim como o fio da cor de sangue a salvou, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, e transforma nossas vidas.

As muralhas de Jérico não resistiram ao poder de Jeová. Israel não tinha armas, e era impossível eles vencerem aquela fortaleza. Mas, Deus que era com eles, lhes deu a vitória. Com shofar na mão e grito na boca, as muralhas ruíram. Pela fé, Israel venceu.

E o SENHOR ainda fez o milagre do sol e da lua, para mostar que Ele cumpre Suas promessas, que os inimigos não são nada diante dele, e que nada é impossível à Ele. Aquele foi o dia mais longo da história, pois não houve outro igual.

== UPDATE ==
Muitos irmãos tem se questionado sobre a família de Josué, por causa da novela da Record. Eu não assisto a novela, mas muitos tem tido sua curiosidade despertada sobre o livro por causa da ficção.
Quero lembrar que o que a Record faz é isso: ficção. Baseia-se na Bíblia, mas seus autores aproveitam-se da imaginação para criar uma obra televisiva.
Portanto, nome de esposa de Josué, se casou uma ou mais vezes, filhos, não são bíblicos. São criação dos autores da novela. A Bíblia não deixa nada disso registado.
Por quê? Porque não é relevante para a história. Normalmente, a Bíblia só fala de nomes de esposa e filhos de alguém quando acha necessário. Até mesmo as genealogias não são completas, mas apenas para mostrar a ascendência de pessoas importantes para a narrativa, como Moisés, Davi e Jesus.
O que sabemos, pelo capítulo 24, é que certamente ele formou família. Ele diz que, com sua família, serviria ao Senhor. Ele já estava idoso.
Eu não consigo imaginar um homem centenário, que ganhou uma cidade (19.50), estar pensando em tios e sobrinhos nesse momento. Acho que se ele não tivesse tido família, a Bíblia diria isso. Não é porque Josué era um tipo de Yeshua que não poderia ser casado. Isaque, Moisés, Samuel, e tantos outros, foram tipos de Cristo, e mesmo assim deixaram descendência.
Portanto, se ele casou duas vezes, nome de esposas e filhos, não são encontrados na Bíblia. São criação dos autores. Pode até ser que exista alguma tradição judaica sobre isso, mas eu nunca ouvi falar. E, principalmente, não está na Bíblia.

Fontes:
- A Bíblia em 100 dias - Josué;
- minha cabeçona;
- Bíblia de Estudo Almeida;
- Bíblia de Estudo profética de Tim LaHaye;
- Bíblia de Estudo Plenitude.