Pesquisar

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Você conhece a Bíblia? - Levítico



Levítico é o 3º Livro do Pentatecuco, sendo assim o 3º livro da Bíblia.  Possui 27 capítulos e 839 versículos.

A Septuaginta deu a este livro o nome de Levítico, possivelmente por tratar muito do que é cabível ao ministério levítico. A Bíblia Hebraica o nomeia pela sua primeira palavra, Wayiqrá, que significa "E chamou".
 37 profecias distintas aparecem em 506 versículos, ou seja, 59% do livro, mas 91% dessas profecias têm caráter tipológico, são exemplos ou padrões de pessoas ou eventos.

 O livro cobre pouco mais de um mês (Êx 40:17; Nm 1.1), da construção do Tabernáculo ao recenseamento do povo.


Autor

Moisés. Em 1.1, o texto se refere à palavra do Senhor, que foi proferida a Moisés do tabernáculo da assembléia; isso forma a base de todo este livro das Escrituras. Os sacerdotes e levitas preservaram seu conteúdo.

Data

A aceitação da autoria mosaica para Levítico dataria sua escrita por volta de 1445 aC. O livro descreve o sistema de sacrifícios e louvor que precede a época de Esdras e relembra a instituição do sistema de sacrifícios.

Os levitas

Os levitas eram os descendentes do terceiro filho de Jacó, Levi. Eles não receberiam herança na Terra Prometida. Receberiam 48 cidades para habitar, repartidas entre as terras das outras tribos. Eles haviam recebido algo melhor como herança: o SENHOR era a sua herança. Eles foram separados para servir ao SENHOR. Deveriam cuidar das coisas sagradas e celebrarem os ofícios religiosos.

Algo de Levítico

O livro da expiação e da santidade.

Os termos "santidade", "santo" e "santificar" aparecem 152 vezes; "expiação" aparece cerca de 45 vezes; "sacerdote", 189 vezes. O Novo Testamento cita Levítico pelo menos 90 vezes.

As sete festas do Senhor no capítulo 23 antecipam :
1º Páscoa - Cristo nossa Páscoa
2º Pães Ázimos - o Pão da Vida
3º Primícias - a ressurreição de Cristo
4º Semanas - cinquenta dias depois das Primícias - Pentecostes
5º Trombetas - a reunião futura de Israel
6º Dia da Expiação - Cristo e Israel nos últimos dias
7º Tabernáculos - uma celebração das libertações, a passada e a futura.

A teologia do Livro de Levítico liga a idéia de santidade à vida cotidianaO conceito de santidade afeta não somente o relacionamento que cada indivíduo tem com Deus, mas também o relacionamento de amor e respeito que cada pessoa deve ter com o seu próximo. O código de santidade permeia a obra porque cada indivíduo deve ser puro, pois Deus é puro e porque a pureza de cada indivíduo é a base da santidade de toda a comunidade do concerto.

O ensinamento de Jesus Cristo—”Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mt 7.12)- reflete o texto de Lv 19.18, “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

De acordo com a tradição primitiva, foi o primeiro livro a ser ensinado para as crianças na educação judaica. Ele lida com o caráter e a vontade de Deus especialmente em assuntos de santidade, que os sábios judeus consideravam de importância primária. Eles sentiram que, antes de proceder a outros texto bíblicos, as crianças deveriam, antes de mais nada, ser educadas sobre a santidade de Deus e a responsabilidade de cada indivíduo pra viver uma vida santa.
A Santidade (hebr. Kedushah) é uma palavra-chave em Levítico, descrevendo a santidade da presença divina. A santidade está sendo separada do profano, e santo é oposto do comum ou secular.

Os holocaustos (hebr.olah) referem-se ao sacrifício que é totalmente consumido sobre o altar, é chamado de oferta queimada. As ofertas de manjares (hebr. Minchah) são uma oferta de tributo feita a fim de garantir ou manter o favor divino, indicando que os frutos do trabalho de uma pessoa devem ser dedicados a Deus. Os sacrifícios de paz ou das graças (hebr.shelamim) são designados para fornecer expiação e permitem que a pessoa que faz a oferta coma da carne do sacrifício. Isso costumava acontecer em ocasiões de alegria. O sacrifício pelos erros (hebr.chatta’t) é empregado para tirar a impureza do santuário. O sacrifício pelo sacrilégio (hebr. Asham), oferta pela culpa ou oferta de compensação, é preparado para a violação da santidade da propriedade de Deus ou de outras pessoas, normalmente pelo uso de um falso testemunho. Os erros profanaram a santidade de Deus e é exigida uma oferta.

O Ano de Jubileu refere-se ao fato de que as terras de Israel, bem como o povo, pertencem a Deus e não a qualquer indivíduo.

Cristo não é mencionado em Levítico. Entretanto, os sacrifícios pelo pecado nos lembram que Ele foi sacrificado por nós. Além de falar muito em sacerdotes, Ele é o nosso Sumo Sacerdote, como ensina Hebreus.

Levítico 19:2 "Sede santos, porque Eu, o SENHOR, vosso Deus, sou Santo." , é a mesma exortação de I Pedro 1:16. E na minha memória, é o texto de Levítico que mais é frequente.
Levítico apresenta Jesus Cristo, nosso sacrifício pelo pecado.

SANTIDADE AO SENHOR

Fontes:
- minha cabeçona;
- Bíblia de Estudo Plenitude, SBB;
- Bíblia de Estudo Profética de Tim La Haye, Hagnos;
- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.