Pesquisar

quarta-feira, 6 de março de 2019

Reforma Apostólica - Brasil 93


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.
Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Apóstolo Daniel Nogueira, da Igreja Apostólica Missionária, Apóstolo Luiz Bitencourt, do Projeto Juntos Alcançando Tribos, Apóstolo Jair de Oliveira, da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus – Casa da Benção, Apóstolo Luiz Antônio de Castro, da Igreja de Cristo Ministério Vida de Deus, Apóstolo Estevão Salles Wagner, do Centro Apostólico de Pelotas, Apóstolo Vinicius Sasaki, do Ministério Tehillah, Pastor Toni Castilho, da Igreja O Brasil para Cristo, e Apóstolo Sandro Alves de Carvalho, da Igreja Batista Oaken do Avivamento.
{última atualização: 2023}

Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 93

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...


Daniel Nogueira (15/05/1959) – Apóstolo Presidente das Igrejas Apostólicas Missionárias (IAM) no Brasil. Pastor da Igreja Apostólica Missionária de Soteco em Vila Velha/ES, sede nacional da IAM, fundada em 23 de setembro de 1984.
A Apostolic Church do Reino Unido enviou seu primeiro missionário ao Brasil no final da década de 1960, Caleb Price. Depois, veio o pastor Noel Quinlan. A Igreja Apostólica do Canadá enviou os pastores Ronald Morin e William English. Atualmente, existem duas agências da Igreja Apostólica no Brasil: uma ligada à Igreja da Inglaterra, com sede em Minas Gerais, e outra ligada à igreja canadense, a IAM. As Igrejas Apostólicas Missionárias estão presente em Vila Velha, Vitória, Serra/ES, Governador Valadares, Nova Serrana/MG, Aurelino Leal, Dias d’Ávila, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Serrinha/BA, e Jaboatão dos Guararapes/PE.
Casado com Iracema Nogueira, tem dois filhos e um neto. Daniel foi um dos jovens que se chegaram aos cultos dirigidos pelos missionários britânicos em Minas Gerais no começo dos anos 1970 e se tornou um dos primeiros pastores nacionais. Foi responsável pela implantação e consolidação da Igreja Apostólica em Vila Velha.
Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, nº 100 – Soteco – Vila Velha/ES
Página: https://www.facebook.com/apostolica.es/

Luiz Bitencourt (17/01/1950; Anastácio/MS) – Apóstolo do Projeto JAT (Juntos Alcançando Tribos) em Sidrolândia/MS, que trabalha com várias etnias indígenas do Brasil. Em parcerias, atuam com evangelismo, ministrações nas igrejas, assistência social e hospedagem e viagens. A Associação JAT desenvolve trabalhos com igrejas e aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Casou-se em 30 de maio de 1973 com a Apóstola Meire Regina Bitencourt, e tiveram dois filhos (Jael e Pr. Ewald) e duas netas. Luiz atuou na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e fez parte da equipe governamental que fiscalizou o sistema de transmissão de energia para todo o Brasil. Em 1985, deixou seu emprego e, com sua família, foi morar em uma tribo do norte de Mato Grosso, atendendo ao ministério missionário. Três anos depois, foi estudar Teologia no Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia. De etnia Terena, Luiz assumiu em 1990 o pastorado da Igreja Uniedas da Aldeia Córrego do Meio, em Sidrolândia. A partir de missionários americanos no início do século XX, a Missão Indígena UNIEDAS (União das Igrejas Evangélicas da América do Sul) existe desde 1972, com igrejas em quatro estados e tendo alcançado 23 etnias. A sede da UNIEDAS fica em Anastácio/MS, e seus líderes são principalmente Terenas. Após dois anos em Córrego do Meio, Bitencourt voltou às missões, e trabalhou muitos anos com os guaranis das aldeias dos municípios de Maracaju e Antônio João.
Pastor Luiz era uma das principais lideranças do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI). O CONPLEI nasceu em 22 de março de 1991, com seu primeiro encontro em Brasília, tornando-se o maior movimento de líderes indígenas cristãos da América Latina. Foi membro da diretoria por vários anos e presidente do CONPLEI-Sul. Também foi membro e presidente do Conselho de Pastores e Pastoras Evangélicos de Sidrolândia (COPPEVS). Em 2016, Luiz e Meire construíram uma casa na Aldeia Água Azul, na reserva indígena Buriti, em Dois Irmãos do Buriti/MS, onde pretendiam morar.
Debaixo da cobertura dos Apóstolos Gláucio e Marili Coraiola, desde 2010 Luiz e Meire fazem parte da Rede Apostólica Servo da Orelha Furada. Foram reconhecidos e ungidos como apóstolos em 2011, através do Apóstolo Coraiola e demais ministros da rede.
Internado desde 4 de maio, em decorrência do tratamento contra um câncer no intestino que lutava há oito meses, Luiz partiu para o Senhor em 15 de maio de 2018, aos 68 anos, em Campo Grande.

Jair de Oliveira (05/01/1952; Campo de Meio/MG) – Apóstolo da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus – Casa da Benção, fundada em 9 de junho de 1964, em Belo Horizonte/MG, pelo Apóstolo Doriel e Missionária Ruth de Oliveira. Sediada na Catedral da Bênção em Brasília/DF, a Igreja Casa da Bênção (ICB) possui mais de três mil templos, estando presente em todos os estados brasileiros, EUA, Paraguai, Portugal, Angola e Gana.
Casado desde 1976 com a Missionária Maria das Graças Diniz de Oliveira, tem quatro filhas (Pra. Raquel, Keila, Ana Paula e Priscila) e cinco netos. Jair converteu-se e foi chamado ao ministério em 1969 na ITEJ em Três Pontas, após sua irmã ser curada. Serviu como diácono, e um ano depois ajudou na abertura da igreja em Varginha, onde chegou a ser preso com o missionário. Tinha na época 17 anos, e ficou detido por onze dias de forma arbitrária, por pressão da Igreja Católica. Após isso, sofreu pressão familiar para deixar a igreja, em Três Pontas, mas pôde ir para Três Corações, onde foi batizado, e depois para Belo Horizonte, onde foi apresentado ao missionário Doriel de Oliveira. Foi batizado com o Espírito Santo em uma vigília no apartamento do fundador, e desde então esteve unido ao missionário Doriel. Discipulado por um evangelista, ajudou a igreja de Vespasiano. Em 1970, colabora na fundação da ICB em Juiz de Fora, e após uma visão, foi ungido evangelista na primeira Convenção da ITEJ em Brasília e enviado para iniciar a igreja em Conselheiro Lafaiete, com dezoito anos. Foi novamente preso e humilhado, não aceitou a ordem do delegado de ir embora, e permaneceu por dois anos na cidade. No dia de sua prisão, Graça começou a visitar a igreja, e no dia seguinte, levou uma marmita para Jair na delegacia. Em 1972, Jair é enviado para São João Del Rei, e depois do crescimento, foi convocado pelo fundador para Governador Valadares; foi consagrado missionário e inicia a igreja do nada, vindo a ser a igreja mãe de mais de duzentas congregações no Vale do Rio Doce. Depois de nove meses, a igreja cresceu e recebeu a direção de Doriel para abrir a igreja de Goiânia/GO.
Um ano depois Jair foi enviado para o Nordeste, assumindo a supervisão de Pernambuco e gerando mais de quarenta igrejas. Permaneceu na região por treze anos, plantando igrejas em todos os estados. Após oração e jejum, foi orientado a deixar Recife e abrir a Casa da Benção no Espírito Santo. Após a confirmação de Deus ao casal, Jair viajou pela primeira vez no final de 1986. Conseguiu programas de TV e rádio, e após sessenta dias, iniciou a igreja em Vitória com um grande culto em um ginásio. Após a consolidação do trabalho, o missionário Jair concorreu a deputado estadual em 1990, ficando na primeira suplência. Em 1992, foi eleito vereador de Vitória pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 1994 eleito deputado estadual, e ficou como suplente em 1998. Em 2002, ficou na suplência de deputado federal, mas, em 2005, filiado ao PMDB, assumiu como deputado federal, após a renúncia do titular. Não se candidatou à reeleição, para dedicar-se ao pastoreio de pastores. Em 2010, candidatou-se pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Além de superintendente do Espírito Santo, o missionário Jair servia como vice-presidente da Igreja Casa da Benção e do Supremo Concílio da ITEJ (SCT), que coordena e dá suporte a todas as atividades da igreja, auxiliando todos os pastores da igreja, espiritual e administrativamente. É autor de alguns livros, como Autobiografia e O vento sopra onde quer.
Apóstolo Doriel partiu para o Senhor em 17 de novembro de 2016. No final de 2016, Missionária Ruth assumiu como pastora da Catedral da Bênção e superintendente das mais de cem igrejas do Distrito Federal, e Jair de Oliveira assumiu o Supremo Concílio e a ITEJ, fazendo algumas mudanças na administração da denominação, da qual tornou-se o apóstolo. Em 2017, a Casa da Benção no Espírito Santo, onde também é conhecida como Igreja Cristo Verdade que Liberta, contava com quase cinquenta igrejas e um centro de eventos.
Sede Estadual: Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, nº 125 – Mário Cypreste – Vitória/ES
Centro de Eventos Casa da Benção: Avenida Dário Lourenço de Souza, nº 180 – Mário Cypreste – Vitória/ES
Site: http://supremoconcilio.org.br/
http://cb.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/people/Ap%C3%B3stolo-Jair-De-Oliveira/100008231976613
Página: https://www.facebook.com/apjairdeoliveira/
https://www.facebook.com/catedraldabencao/

Luiz Antônio de Castro – Apóstolo Presidente do Ministério Vida de Deus no Brasil e pastor titular da Igreja de Cristo Jardim América em Goiânia/GO, iniciada em 18 de setembro de 2005, na sua casa, com vinte e quatro pessoas.
Casado com a Bispa Sandra Silva Siqueira de Castro, tem dois filhos (Samuel e Luiz Gabriel). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico do Estado de São Paulo (FAETESP). Foram ordenados ao ministério pastoral na Igreja de Cristo em Itapuranga, igreja mãe do Ministério Vida de Deus, onde serviram como pastores. Ouvindo a direção de Deus para viverem seu chamado em Goiânia, em 2005, Luiz e sua família deixaram Itapuranga para implantar a igreja do Jardim América, trinta e dois dias depois.
O Ministério Vida de Deus no Brasil é um dos ministérios dentro da Igreja de Cristo no Brasil, iniciada em 1948 a partir dos missionários David e Ruth Sanders, gerando centenas de igrejas pelo país. O ministério conta com igrejas em várias cidades, como Caldas Novas, Itapirapuã, Itapuranga, Jussara, Mozarlândia, Uruana/GO, Balsas/MA, Luiz Eduardo Magalhães/BA, Cuiabá, General Carneiro/MT, e mantém o Instituto Teológico Vida de Deus (ITEVIDE).
Um dos bispos do Ministério Vida de Deus até então, Luiz Antônio foi ungido apóstolo em 2013. Sandra recebeu a Comenda Berenice Artiga da Assembléia Legislativa de Goiás em 2022.
Endereço: Rua C-23, Quadra 48, Lote 12 – Setor Jardim América – Goiânia/GO CEP 74265-130
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010881990513
Página: https://www.facebook.com/igrejadecristoja/

Vilmar Dacampo (23/11/1966; Erechim/RS) – Apóstolo da Missão Assistencial Paz e Vida – Tenda da Família em Mogi Mirim/SP, fundada em 1988. A Paz e Vida foi fundada em em Mogi-Guaçu/SP, em 12 de outubro de 1984 pelo Apóstolo José Armando e Bispa Sara Vanelli.
Casado desde maio de 1987 com a Apóstola Sueli Siqueira Dacampo, tem dois filhos (Estevão e Suzana). Conhecido por seu envolvimento nas drogas e no rock, Vilmar converteu-se na Missão Paz e Vida em 1985, sendo discipulado pelo Pastor Vanelli e consagrado ao ministério pastoral. Algumas pessoas de Mogi Mirim congregavam-se na Paz e Vida em Mogi-Guaçu, então Vilmar foi enviado para assumir a congregação Paz e Vida em Mogi Mirim, iniciando-a com seis irmãos. Formou-se em Teologia e foi comerciante. Quando foi escolhido superintendente do campo missionário de Mogi Mirim, abrangendo cidades da região, foi reconhecido como bispo. É autor de alguns livros, como A Glória da Cruz e Fredd e Eu – Lições de Amor e Fé. Recebeu o Título de Cidadão Mogimiriano em 2009. É membro do Conselho de Pastores de Mogi-Mirim.
Vilmar foi ungido apóstolo em 26 de maio de 2013, pelo Apóstolo Vanelli. A igreja Paz e Vida de Mogi Mirim gerou outras igrejas, que estão debaixo da cobertura do Apóstolo Dacampo.
Endereço: Rua Retirada da Laguna, nº 11 – Mirante – Mogi-Mirim/SP
Facebook: https://www.facebook.com/bispovilmar.dacampo
Página: https://www.facebook.com/mapvtenda/

Estevão Salles Wagner (14/04/1979; Gramado/RS) – Apóstolo do Centro Apostólico de Pelotas. A então Comunidade Cristã de Pelotas foi fundada em 20 de setembro de 2008, a partir da Comunidade Cristã de Encruzilhada do Sul/RS. Gerou duas novas igrejas em Capão do Leão, uma em Rio Grande e outra em Morro Redondo, além de células implantadas em Canguçu, São Lourenço do Sul, Piratini, Pinheiro Machado/RS, Maricá e São Pedro da Aldeia/RJ. Fazem parte da Rede Apostólica Cristã, liderada pelo Apóstolo Ricardo Wagner.
Casado desde 19 de janeiro de 2002 com a Profeta Marlise Wagner, tem três filhas (Bél, Ester e Isabeli). São os líderes da Rede Apostólica Cristã (RAC) em Pelotas e região. Formado em Teologia pelo Centro Universitário Uninter, Estevão foi ministro de louvor do Ministério Atmosfera de Glória. Atua como professor da Academia Apostólica da RAC.
Estevão e Marlise foram comissionados como apóstolo e profeta em 15 de novembro de 2014, através do Apóstolo Ricardo Wagner, durante a Conferência de Líderes da Rede Apostólica Cristã, em Teutônia.
Endereço: Avenida Saldanha Marinho, nº 80 – Centro – Pelotas/RS
Facebook: http://www.facebook.com/estevao.wagner
https://www.facebook.com/marlise.wagner.9
Página: https://www.facebook.com/centroapostolicopel/

Vinicius Eiiti Sasaki (12/12/1970; Londrina/PR - 19/03/2021) – Apóstolo do Ministério Tehillah em São Paulo/SP, fundado em 2006, levando adoração para igrejas e realizando seminários.
Foi casado com a Apóstola Cássia Maria Lago do Nascimento Sasaki (01/11/1964). Formados em Teologia, Vinicius e Cássia foram ordenados ao ministério pastoral em 27 de março de 2001. Pastorearam a Igreja Presbiteriana Tehillah. Assumiram a Igreja Assembleia de Deus Mooca, então liderada pelo Apóstolo Otávio Ramos do Nascimento Filho, quando este os ordenou apóstolos e passou o legado da igreja, agora a Tehillah. Por direção de Deus, a igreja local não se reúne mais em templos, estando hoje em diversas localidades com pastores debaixo da supervisão dos apóstolos Sasaki. Por causa da orientação do Senhor, estão mudando estatutos, nome e dados desde 2018. São também ministros de Libertação e Cura Interior no Ministério Ágape Reconciliação, debaixo da cobertura da Dra. Neuza Itioka.
Vinicius e Cassia foram ungidos apóstolos em 1 de novembro de 2015, através do apóstolo Otávio Ramos do Nascimento Filho, durante o Seminário Maturidade Profética em Adoração, no Sítio Libertador de Israel em Mogi das Cruzes/SP. Foram reconhecidos publicamente em abril de 2017, por Neuza Itioka, Gláucio Coraiola, Marili Coraiola, Egon Laske, José Levi Domingos, Russiu Domingos, e Gisela Guth, no Congresso AMAR, realizado no MCI São Paulo.
São membros da Associação Ministério Ágape Reconciliação (AMAR), da Coalizão de Ministérios do Brasil, da Blaze of Fire (liderada pelo Apóstolo Marcelo Sá), e lideram a Rede Cobertos pelo Sangue. Em 19 de novembro de 2018, convidado pelos membros, apóstolo Vinicius passou a fazer parte do Conselho Apostólico Brasileiro, sendo recebido durante visita dos apóstolos à Brasília.
Apóstolo Vinicius Sasaki partiu para o Senhor em 19 de março de 2021, em decorrência de complicações da Covid19.

Toni Douglas Castilho (01/03/1973; Curitiba/PR) – Pastor da Igreja O Brasil para Cristo (OBPC) em Colombo/PR. Anteriormente, foi apóstolo da Igreja Evangélica Rios de Unção (IERU), sediada em Colombo/PR, fundada em 6 de junho de 2009. A Rios de Unção ainda gerou igrejas filhas em Guairaçá, Amaporã e Planaltina/PR.
Casado desde 5 de novembro de 1994 com a Pastora Viviane Castilho, tem duas filhas. Toni e Viviane foram salvos em fevereiro de 2000, e após cursar o Instituto Teológico Quadrangular, foram consagrados ao ministério pastoral em 13 de fevereiro de 2004 na Igreja do Evangelho Quadrangular. Após servir em missões no interior do Paraná por cinco anos, em 2009, Toni sente a direção para abrir a Rios de Vida. Atualmente é hipnoterapeuta.
Em 17 de fevereiro de 2013, Toni foi comissionado ao apostolado pelo Apóstolo Renato Saito (Casa dos Profetas), na Rios de Unção. Em 2019, a IERU se tornou Comunidade Carismática de Colombo. Em janeiro de 2020, Pastor Toni transicinou para a OBPC, inaugurando a igreja primeiro no bairro Santa Cândida, em Curitiba, depois transferida para Colombo.
Veja uma foto da unção apostólica de Ap. Toni em Fotos Apostólicas 7.
Endereço Sede: Rua Ilídio Dalpra, nº 595 – Guaraituba – Colombo/PR
Facebook: https://www.facebook.com/toni.castilho
https://www.facebook.com/pra.vivicastilho
Página: https://www.facebook.com/people/OBPC-Colombo/100064740521248//

Sandro Alves de Carvalho (21/09/1964; Uberlândia/MG) – Apóstolo da Igreja Batista Oaken do Avivamento (IBOA) em Uberlândia/MG, fundada em 14 de outubro de 2007.
Casado com a Profetisa Rita de Cássia Caetano Fernandes de Carvalho, tem três filhos (Verônica, Samanta e Sandro Filho). Sandro formou-se em Ciências Econômicas em 1986 e especialização em Economia Regional em 1987 pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou em uma empresa química e área de planejamento na Prefeitura de Uberlândia, e a partir de 1989, foi diretor financeiro e de negócios por vários anos de uma empresa local. Rita é graduada em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia em 1989. Foram salvos em 1997, após participarem de jantares da ADHONEP. Ingressaram na Sara Nossa Terra de Uberlândia, e posteriormente, no Ministério Internacional Gera Vida, onde atuaram como líderes do Ministério de Casais e Sandro iniciou o Ministério de Empresários em Uberlândia. Em agosto de 2005, Sandro e Rita foram ordenados ao ministério pastoral. Em outubro de 2007, iniciaram um trabalho debaixo da cobertura da Igreja Batista do Avivamento de Araxá/MG, constituindo a Batista Oaken.
Sandro e Rita são diretores do Ministério Gideões da Oração em Uberlândia, ligado ao Ministério 24 Horas Diante do Senhor, da Igreja Batista da Lagoinha. Estão debaixo da paternidade do Apóstolo Paulo de Tarso e Profetisa Karla Fernandes (Igreja Apostólica Betlehem) e são pais para vários ministérios no Brasil. Foram colaboradores diretos do movimento Ouviram do Ipiranga?, liderado por Paulo de Tarso e Karla Fernandes.
Sandro e Rita foram ungidos apóstolo e profetisa em 30 de setembro de 2014, durante o primeiro Encontro de Pais e Filhos, da Casa Apostólica Bethlehem, através do Apóstolo Paulo de Tarso e outros ministros.
Em 19 de novembro de 2018, convidado pelos membros, apóstolo Sandro passou a fazer parte do Conselho Apostólico Brasileiro, sendo recebido durante visita dos apóstolos à Brasília.
Endereço: Rua Adelino Franco, nº 207 – Cazeca – Uberlândia/MG
Página: https://www.facebook.com/batistaoaken/



Um comentário :

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página