Pesquisar

domingo, 20 de setembro de 2009

Buscando a Presença - Parte 3


Por Nívea Soares

2- A Necessidade de Afirmação

Uma das falhas notórias no caráter de Saul era sua insegurança quanto ao conceito que as pessoas tinham dele. Saul parecia não crer que obedecer a Deus e crer Nele fosse o suficiente. Ele precisava desesperadamente da afirmação dos homens. Queria tanto ser alguém popularmente aceito, que acabou desobedecendo a Deus e perdendo sua dinastia. Sua insegurança o levou a ter um ciúme doentio de Davi, a ponto de tentar mata-lo por diversas vezes. O orgulho o levou a ruína.

No capitulo 13 de I Samuel, vemos a ocasião em que Saul oferece sacrifícios ao Senhor precipitadamente, sem esperar que Samuel chegasse. Saul sucumbiu à pressão de “perder a confiança do povo”. O texto diz a partir do verso 11: “Então, disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados (…) forcei-me e ofereci holocausto”.

Outra ocasião em que Saul desobedeceu às ordens de Deus foi quando ele tomou despojos dos amalequitas. Eles e tudo o que possuíam deveriam ser totalmente destruídos, pois eram inimigos do povo de Israel. Samuel repreende Saul em nome do Senhor e Saul diz no verso 30 do capitulo 15: “Pequei, honra-me, porem, agora diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o Senhor, teu Deus”. Saul estava muito preocupado com a opinião dos homens, e pouco interessado em ter comunhão verdadeira com Deus. Ele distorceu a ordem de Deus para agradar ao povo.

A necessidade de afirmação tem sido uma grande cilada nos nossos dias. Alguns homens e mulheres de Deus deixam de servir ao Senhor e começam a servir aos homens. O “mercado gospel” dita as ordens do que deve ser dito, pregado, cantado e vivido. O ponto principal na vida de alguns deixa de ser o centro da vontade de Deus, e passa apenas a vontade dos homens. Nós servimos a quem tememos. Se temermos ao Senhor serviremos ao Senhor. Se temermos aos homens serviremos aos homens.

Com quem temos compromisso? Com a verdade da palavra de Deus ou com a popularidade diante dos homens? Certamente quem esta preocupado com auto-promoção como Saul estava, não tem tempo de buscar a presença de Deus.

Creio que Deus tem separado remanescentes nesses dias. Pessoas que não se venderão a popularidade e as riquezas. Pessoas que terão temor pela presença do Senhor e que terão zelo pela unção que receberam. Gente que não fala de si mesma. Jesus afirmou que aquele que fala de si mesmo busca seus próprios interesses. Deus tem separado nesta geração pessoas interessadas em Seu coração e em levar outros de volta ao coração de Deus. Que sejamos eu e você estes que vão amar a presença e a glória do Senhor.

Continua.

Veja também:
 - Buscando a Presença Parte 1
 - Buscando a Presença Parte 2

2 comentários :

  1. olá!
    só passando para agradecer a visita em em blog e desejar uma ótima semana!
    ;-)
    bjoss
    gostei do blog! estou te seguindo! hehehehe

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página