Pesquisar

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pergunta: Por que Nabucodonosor atacou Jerusalém?


Nossa leitora Marcley Galvão, acessou a seção Perguntas? e fez a sua:

Por que Nabucodonosor invadiu Jerusalém e causou tamanha destruição, citada nas Lamentações de Jeremias?

Porque eles eram culpados. Deus os avisara. Nabucodonosor cumpriu a Palavra.


Nabucodonosor II era o rei do maior império da época, o Império Babilônico, e reinou entre 605 e 562 a.C. Na verdade, nessa época ele era co-regente de seu pai Nabopolassar.

Jerusalém caiu em 18 de julho de 586 a.C. Nabucodonosor não atacou a cidade apenas por suas ambições imperialistas. Ele atacou Jerusalém porque era essa a ordem de Deus.

Deus não era mau com Seu povo.

A nação judia andava em pecado e totalmente afastada de Deus. Ele enviou profetas para anunciar ao povo que deviam se arrepender. O povo preferia continuar na idolatria e a desobedecê-Lo.

O Reino do Norte (Israel) caiu muitos anos antes, mas eles não atentaram ao aviso. Deus já avisara, através de Moisés, que a consequência da desobediência seria o cativeiro e o exílio (Dt 28.36). O capítulo de Deuteronômio 28, dos versículos 36 ao 68 mostra o que aconteceria se o povo desobedecesse ao Santo de Israel e se voltassem a deuses que não podem salvar.
Tudo o que acontece com o povo, já estava escrito centenas de anos antes de acontecer. Eles sabiam das consequências de seus erros, e não ouviram porque não quiseram.

Não só nesses, mas em vários versículos nas Escrituras, Deus diz que a deportação da Terra Prometida era inevitável se o povo se revoltasse contra o seu Criador e Rei.

Lamentações registra o castigo de Deus sobre sua esposa infiel. O sofrimento do povo era por causa da dureza de seu coração. Deus os amava e tentou mudar a situação. Ele os avisou, exortou a se concertarem, mas eles não quiseram. Depois da queda de Jerusalém alguns que sobreviveram e não foram levados para a Babilônia, acharam que tudo isso acontecera porque deixaram de sacrificar à Rainha dos Céus, um demônio que opera até hoje cegando multidões.

Tudo isso teria sido evitado se o povo se arrependesse. Jeremias, o profeta de Judá nos dias antes do cativeiro, disse que se eles se rendessem, seriam poupados. Mais uma vez, eles não quiseram ouvir a voz profética.

A cidade foi conquistada. O rei teve seus olhos vazados. Os filhos do rei, o sumo sacerdote e muitos dos principais líderes do Reino de Judá foram mortos. A cidade, as casas, os muros, tudo, foi destruído. O Templo do SENHOR foi destruído; os tesouros do Templo foram levados para Babilônia. O povo levado cativo. Jeremias, o profeta, liberto do cárcere. Aqueles que ouviram a Deus e se renderam, foram poupados.

Israel foi castigado. E Nabucodonosor foi o canal de Deus para o cumprimento da Sua Vontade. É claro que ele não foi bonzinho com o povo, e Deus já profetizara através de Jeremias e outros profetas que a Babilônia também cairia. Não só você, Marcley, mas o profeta Habacuque perguntou a Deus porque Ele castigaria seu povo pecador através de um povo mais ímpio ainda. Deus disse que os caldeus também receberiam a paga de seus feitos.

O Cativeiro doeu. Mas cumpriu seu propósito. O remanescente fiel, que voltou à Canaã 70 anos depois, voltou com o coração curado e livre da idolatria.

Faça também como a Marcley, e pergunte.
Acesse a seção "Contato" lá em cima e faça a sua que eu, do alto dos meus 18 anos de idade, tentarei te responder.

18 comentários :

  1. Um relato objeivo, simples de entendimento.
    Realmente Deus o usou para tal resposta.

    Edson Chapine

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua visita e seu comentário Edson!

    ResponderExcluir
  3. ki papo furado e esse nebucondonosor metel fogo no templo de srael porque sabia que o maluco do a braoa o moises copiarao suas lendas e tudo que eles pregava era mentira compiada de outros povos

    ResponderExcluir
  4. o tal do fanatico tem respostas para tudo qui conversa e essa que deus usou nebucondonosor para destruir o templo um cara que criou o universo com 100 bilhoes de trilhoes de galaxia iria preocupar em usar uma formiguina para destruir uma caixinha de fosforo ja que o todo poderoso fez as coisas erradas porque ele nao conserta sabe porque ele tem o mesmo poder que o saçi perere tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse um milhao de criacao ainda criou um parasita como vc , que bença

      Excluir
    2. precisa ler mais a biblia, pq quando esse Deus que "tem o mesmo poder que o saçi tem" voltar, você vai ficar. arrependa-se e entregue seus caminhos a ele agora.

      Excluir
  5. Marlon, Deus criou sim tudo o que você disse, porém ele nos da a livre escolha.
    Ninguém é obrigado a fazer o certo, porém os atos têm consequências, sejam elas boas ou mas.
    O que acontece é que Deus age como as pessoas que nos amam, nos dando conselho para não sofrermos mas nem sempre damos ouvido. O amor dEle é tão grande que ele não quer as pessoas de forma obrigada, ele nos da a liberdade de escolher, errar/acertar, mas o melhor de tudo é que Ele está pronto para nos receber quando nos arrependemos dos erros de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Eliane Silva o espírito santo te usa para levar a palavra de deus até àqueles que ainda estão com escama nas vista e tampão nós ouvidos para a palavra santa de Deus amém!

      Excluir
  6. Muito bom, agrega conhecimento para pregações.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom agrega conhecimento para pregações

    ResponderExcluir
  8. Estudo profundo que Deus possa continuar usando seus servos para escrever alimento espiritual maravilhoso como esse estudo

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o estudo meu irmão,
    Não dê ouvidos à críticas, más continue neste propósito.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. A msg de Deus sempre será lida em olha quanto tempo se passou ela permanece fiel

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Irmão nos dias de hoje pessoas procuram conhecimento através da Bíblia e pessoas usadas pelo Espírito Santo para nos estruir ao conhecimento

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página