Pesquisar

terça-feira, 28 de julho de 2009

O Brasil contra o Câncer de Pênis


Prevenir é fácil! Jogue limpo com seu amigo!

A primeira vez que ouvi falar sobre Câncer de Pênis foi no Programa do , cerca de dois anos atrás. O urologista e o conversavam sobre o assunto, e foi lá que eu soube sobre a grande incidência do câncer e de como é fácil evitá-lo. Água e sabão. Puxar a pele e lavar a glande com água e sabão. Fácil e barato. Desde aquele dia, comecei a cuidar da minha higiene.

A Sociedade Brasileira de Urologia lançou dia 20 de Julho a II Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis. Como da primeira vez (2007), o porta-voz da Campanha é Zico.

A doença atinge principalmente as regiões Norte e Nordeste. Mas, todos nós, homens, devemos nos cuidar. E é muito fácil.

Cerca de 1000 homens têm seus "amigos" amputados por ano por causa do Câncer de Pênis. E eu tenho certeza que ninguém quer isso ?

Algumas dúvidas mais simples podem ser resolvidas.

- O que é o câncer de pênis?

Um tumor que acomete o órgão sexual masculino. Pode começar como uma ferida que não se cicatriza. É raro em países desenvolvidos, no entanto, no Norte e Nordeste do Brasil há grande incidência.

- Quais são as suas causas?
Suas causas estão relacionadas à irritação crônica da glande (cabeça do pênis) por má higiene, fimose ou doenças sexualmente transmissíveis como o HPV. O esmegma, que é uma secreção das glândulas do pênis, pode ser irritante e pode ajudar no desenvolvimento do câncer. Por isso é importante a limpeza do órgão após relações sexuais.

- O que é fimose?
É a impossibilidade de retrair o prepúcio, ou seja, de puxar para trás a pele que recobre a cabeça do pênis.

- É possível prevenir a doença?
Sim. É um dos poucos cânceres que pode ser evitado. É preciso lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação. Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis (é preciso puxar o prepúcio para trás e limpar a glande). Durante o banho, puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.

- Quais são os sintomas do câncer de pênis?
Ferimentos que não cicatrizam mesmo após tratamento médico; caroços que não desaparecem mesmo após tratamento e que apresentam secreções e mau cheiro; vermelhidão ou coceira duradouras na glande (cabeça do pênis); manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação em áreas do pênis; surgimento de tumores no pênis ou na virilha (íngua).

- Como é o tratamento?
É cirúrgico. Dependendo do estadiamento será adotado um procedimento. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor a mutilação.

- É possível reconstruir o pênis caso seja necessária a amputação?
Dependendo do caso sim, por meio de enxerto do antebraço e coxa.

- Quem eu devo procurar?
Um urologista.
O câncer de pênis é o mais fácil de ser evitado.
Eu sei que nós homens não gostamos muito de falar sobre nosso pênis, mas todos podemos e devemos lutar contra o câncer.

Cuide-se!

3 comentários :

  1. César

    Parabéns ótimo artigo, que bom que eu já tomo a maioria das medidas, tomas as pessoas devem ter a conciência e cuidar da higiene do corpo e também a higiene intima que muitas vezes é esquecida.

    http://www.pcsaudavel.com/

    Um Abraço

    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto além de servir como um alerta todos os brasileiros que somos os campeões do mahismo onde predomina a ignorância quase absoluta quando se trata em procura profissionais que tratam de problemas realcionado ao sexo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Roberto e Anônimo, por suas visitas e comentários!

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página