Pesquisar

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Como aumentar a sua temperatura espiritual


9 passos para aumentar a sua temperatura espiritual

J. LEE GRADY, em 22 de janeiro de 2014

Eu não sou um cara de tempo frio. Eu vivo no centro da Flórida, uma terra de chinelos, shorts e parques aquáticos que ficam abertos 365 dias por ano. Nossa temperatura média em Orlando em janeiro é de 71 graus. No verão, um tempo quente e úmido é bom para mim.

Mas eu tenho amigos em Minneapolis/Minnesota, Rochester/Nova York, Filadélfia/Pensilvânia e Baltimore/Maryland, que suportaram o "vórtice polar" de 2014. Nós não víamos temperaturas como essa há mais de duas décadas. Foram 40 graus negativos em Minnesota no início de janeiro. O mercúrio foi afetado a 13 graus negativos em Milwaukee/Wisconsin. Estava tão frio em Chicago (16 abaixo de zero) que o urso polar no zoológico Lincoln Park se sentiu em casa!

Quando aconteceu este recorde de frio, eu estava lendo o livro de Romanos – e Romanos 12.11 saltou para fora da página. O apóstolo Paulo disse aos seus seguidores que, a fim de agradar a Deus eles precisavam ser "fervorosos no espírito" (NVI). A palavra grega para "fervoroso", zeo, significa "ferver com o calor." Temos a responsabilidade de ficar quente para Deus, não importa quão frio seja nosso ambiente espiritual.


Mas como você ficar "pegando fogo" para o Senhor? Como você pode aumentar sua temperatura espiritual numa época em que a fé de muitas pessoas passou de morna para congelada? Aqui estão alguns passos que você pode tomar para alcançar o ponto de ebulição:

1. Volte para a Palavra.
Zelo espiritual se acende em seu coração quando você ouve Deus falar através das páginas da Bíblia. Eu não estou falando de devocionais diários que você abre e lê na metade. Quando você cavar desesperadamente nas Escrituras para encontrar a verdade, você vai dizer, como os discípulos que andaram com Jesus no caminho de Emaús, "Não estava queimando o nosso coração, enquanto Ele... nos expunha as Escrituras?" (Lucas 24.32). A Palavra vai colocar o seu coração em chamas.

2. Alimente a fornalha da oração privada.
Fogos não duram muito tempo se você não coloca regularmente lenha nas chamas. Você deve guardar o seu tempo de silêncio com Deus, como se a sua vida dependesse disso. Você não pode sobreviver espiritualmente sem comunhão regular com o Senhor. Oswald Chambers coloca sem rodeios: "A oração é a respiração vital do cristão; não a única coisa que faz com que ele viva, mas a evidência de que ele está vivo."

3. Louve a Deus com abandono.
Às vezes, o desânimo, o medo e a ansiedade podem formar gelo em nossas almas. A única maneira de derretê-los é alegrar-se no Senhor. Você está passando por um período prolongado de tristeza ou decepção? Você precisa cantar e gritar! Quando você louva a Deus com exuberância, nova força surgirá. Tome uma decisão que você vai louvar a Deus este ano de uma forma mais vocal e desinibida do que nunca. Se você precisa de ajuda para louvar a Deus, coloque para tocar o CD de um de seus artistas cristãos favoritos e cante junto.

4. Liberte-se de maus hábitos.
Paulo disse aos tessalonicenses, "Não extingais o Espírito" (1 Tessalonicenses 5.19). O que você está fazendo que está extinguindo as chamas do Espírito em sua vida? Muitos cristãos permanecem perpetuamente imaturos, incapaz de crescer espiritualmente, porque eles não deixam seus hábitos lascivos ou vícios. Se você optar por viver em cativeiro, você nunca vai ser quente para Deus.

5. Livre-se de seus ressentimentos.
Jesus disse que nos últimos dias "o amor da maioria das pessoas se esfriará" (Mateus 24.12). Não seja uma parte dessa tendência de resfriamento. Nada apaga a chama do amor de Deus mais rápido do que amargura. Não permita que a falta de perdão congele a sua alma. Guarde seu coração e lide com ofensas rapidamente.

6. Entre em íntima comunhão.
Fogos se apagam quando as brasas estão distantes. Mas quando você junta as brasas, as chamas retornam. É por isso que nunca devemos viver a vida cristã em isolamento. Deus nos chamou para estar em comunidade. Mas certifique-se que você está em uma igreja que está em chamas para Deus – porque uma igreja morta pode colocar para fora o que resta do seu fogo. Se a sua igreja compromete a Palavra de Deus ou ignora a Grande Comissão, você deve encontrar uma nova igreja como lar.

7. Comece a usar seus dons espirituais.
Paixão espiritual real é inflamada quando você serve os outros. Todo cristão tem um dom espiritual – e você não é exceção. Você tem que enfrentar seus medos e aumentar a sua fé enquanto você começa a andar para fora, mas logo você vai descobrir que não há alegria maior do que ser um instrumento do Espírito Santo para abençoar as pessoas. E quando o óleo de Sua unção fluir através de você, sua temperatura espiritual vai subir.

8. Encontre um mentor.
Gosto de estar com cristãos apaixonados, entusiastas, porque o calor deles afeta diretamente o meu. Às vezes peço para estes tições imporem as mãos sobre mim e orar. Às vezes eu faço compromissos com eles para que eu possa obter de sua sabedoria e experiência. Você pode ter certeza que quando Eliseu viu Elias ir para o céu num carro de fogo, ele foi afetado pelo calor. Chegue o mais perto possível daqueles que estão queimando para Deus, e você vai ser inflamado.

9. Compartilhe a sua fé.
Não há nada mais emocionante, em minha opinião, do que levar uma pessoa à fé em Cristo. No entanto, as estatísticas mostram que 95% dos cristãos nunca levaram uma alma para a salvação. Eu garanto que se você sair da sua timidez e compartilhar o evangelho com um vizinho, um colega de trabalho, um garçom em um restaurante ou um estranho no metrô, a sua temperatura espiritual subirá imediatamente 30 graus – e você vai querer compartilhar novamente com outra pessoa.

Neste novo ano, eu quero encorajar você tirar a sua chama debaixo do cesto e deixá-la brilhar diante dos homens. Este mundo frio e escuro precisa de cristãos fervorosos que tenham alcançado o ponto de ebulição da paixão espiritual.

J. Lee Grady é ex-editor da revista Charisma e diretor do Projeto Mordecai, dedicado a enfrentar a opressão mundial de mulheres, capacitar as mulheres para descobrir os seus dons espirituais e ministérios dados por Deus, e equipar os homens cristãos, inclusive líderes da igreja, para reconhecer, valorizar, proteger e orientar as mulheres. Escreve a coluna Fire in my Bones na Charisma. É o autor de The Holy Spirit Is Not for Sale e outros livros.

Traduzi este artigo com a ajuda do Google Tradutor e do meu dicionário de inglês, do original 9 Ways to Raise Your Spiritual Temperature, postado na coluna de J. Lee Grady na Charisma Magazine.
Não deve ter ficado muito bom... Quem for fluente na língua inglesa pode verificar o post e até me ajudar onde eu tenha errado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página