Pesquisar

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Reforma Apostólica - Exterior 58


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.
Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Apóstolo Dr. Joseph Kayo, do Joe Kayo Ministries International, Apóstolo T. Garreston Saydee, da Christ International Church, Apóstolo Dr. Opoku Onyinah, da Church of Pentecost, Apóstolo Mosy Madugba, da Spiritual Life Outreach, Apóstolo Dr. Ezekiel H. Guti, da Zimbabwe Assemblies of God, Apóstolo Philip Igbinijesu, da Word Assembly, e Apóstolo Oumarou Dobgima, do Apostolic Prophetic Tabernacle.



Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI – Exterior 58


Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...



Joseph (Joe) Kayo (05/05/1937; Nyamira District/Quênia) – Apóstolo de Convocação da Kenyan Coalition of Apostolic Leaders, afiliada da International Coalition of Apostolic Leaders, estabelecida em agosto de 2015, tendo Dr. John Polis e Dr. Jonathan Hansen como Embaixadores da ICAL para a nação. Fundador e Presidente do Joe Kayo Ministries International (JKMI), é reconhecido como o Pai do Pentecostes no Quênia.
Casado desde 3 de junho de 1961 com Rose Kayo, tem três filhos. Joe perdeu sua mãe aos doze anos, abandonou a escola, tentou o suicídio três vezes e afundou-se na vida de crime. Em fevereiro de 1957, ficou doente e foi hospitalizado em Mombasa, recebendo previsão de morte dos médicos. Algumas enfermeiras levaram-no para uma cruzada de T. L. Osborn, onde foi salvo e curado. Duas semanas depois, foi batizado no Espírito Santo e ouviu a voz de Deus para ir e pregar ao mundo. Assim inicia seu ministério em agosto de 1957 na região Coast. Até 1960, duas congregações tinham sido estabelecidas em Mombasa e Kilifi. Mudou-se para Nyanza onde esteve com Derek Prince e depois mudou-se para Kampala/Uganda, onde com outros foi pioneiro da fé pentecostal e permaneceu por nove anos.
Fundou a Deliverance Church no Quênia, atualmente com mais de mil igrejas, e em Uganda, atualmente com mais de quatrocentas igrejas. Após alguns desacordos com membros do conselho, resignou sua posição na Deliverance Church na década de 70. Fundou a Juba Pentecostal Church e ajudou a fundar a Family of God Churches of Zimbabwe. Morou nos EUA por quatro anos, onde o Joe Kayo Ministries International foi registrado. Retornou para o Quênia com sua esposa e restabeleceu a Church of the Spirit and Truth, debaixo da qual muitas congregações tem operado.
Formou-se na University of Biblical Studies de Oklahoma City/Oklahoma. Através do Faith Bible College/Seminary em Lagos, obteve o Th.D e Ph.D. O European Bible Seminary, da Irlanda, lhe concedeu o D.Litt. em reconhecimento por seus escritos e ensinos, e a Esther Mallet International Christian University da Califórnia lhe concedeu um D.D. honorário. Dr. Kayo é autor de vários livros, como The Marvel of God’s Grace, The Lion has Prevailed, God’s Pattern for Daily Living, mantém a revista trimestral Revival Digest e o jornal Herald of the King’s Return.
Endereço: P.O Box 57328 Nairobi 00200, Kenya
Site: http://www.joekayoministries.com/

T. Garreston Saydee – Um dos Apóstolos membros da International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL). Apóstolo de Convocação da Liberia Coalition of Apostolic Leaders (LCAL), afiliada da ICAL. Fundador e Supervisor do Christ International Ministries (CIM) e da Christ International Church (CIC).
Casado desde 4 de abril de 2009 com Geneva D. K. Saydee. Bacharel em Administração e Sociologia pela African Methodist Episcopal Zion University em Monróvia e Bacharelando em Educação Religiosa na mesma universidade. Serviu como diretor de coral, líder de louvor, organista, professor de escolar dominical e pastor sênior de outras igrejas desde 1997. Apóstolo Saydee recebeu um Doutorado honorário em Missões da Muskegon Christian University, de Indianapolis/Indiana, em 2016.
Em 2007, Saydee teve uma visão do Senhor, e no mesmo ano, foi chamado para servir uma congregação da Christian Community em Logan por quatro anos como pastor sênior. Em abril de 2007, começou a apresentar o programa de rádio Inside The Bible. Em 2009, estabeleceu o Conquerors’ Motivational Center (CMC), para encorajar, capacitar, equipar e estabelecer os líderes da igreja para a expansão do Reino. Hospeda anualmente desde 2009 a conferência ministerial Equip.
Em 3 de novembro de 2012, o Espírito Santo levou pastor Saydee para Upper Caldwell, e uma reunião em casas foi realizada até 8 de dezembro. Entre 12 a 15 de dezembro de 2012, um avivamento foi conduzido na comunidade alvo e em 16 de dezembro o primeiro culto da Christ International Church acontece com treze pessoas. Iniciou em 2013 a Eagle’s Bible School. É o visionário do Outreach Interior Liberia (OIL), iniciada em 2014 após uma viagem missionária, que pretende plantar uma igreja em cada cidade e aldeia rural da Libéria, realizar conferências e seminários de liderança, prover educação para cada criança, agricultura para a sustentabilidade e saúde e habitação para os menos afortunados.
Endereço: Upper Caldwell, Behind the Elizabeth Tubman Memorial Institute (E.T.M.I), Bushrod Island, Monrovia, Republic of Liberia
Site: http://christinternationalchurch.webs.com/
http://www.outreachinteirorliberia.webs.com/
Facebook: http://www.facebook.com/apostlessaydee

Opoku Onyinah (1954) – Apóstolo Presidente da Church of Pentecost (COP), com sede internacional em Acra/Gana. Fundada em 1 de agosto de 1962, a denominação possui mais de quinze mil congregações, mais de dois milhões de membros e está presente em oitenta e quatro países.
A Church of Pentecost teve início com o Pastor James McKeown, missionário escocês enviado pela Apostolic Church de Bradford/Reino Unido em março de 1937 para a Costa de Ouro (atual Gana) para ajudar um grupo de crentes da Fé Apostólica em Asamankese. Após sua chegada, adotaram o nome The Apostolic Church of Gold Coast. Em junho de 1937, McKeown ficou seriamente doente e, por causa das crenças da Fé Apostólica, não recebeu cuidado médico algum, somente orações, até que o comissário de distrito o levou ao hospital, onde foi tratado e recuperou-se. Ao voltar, foi confrontado pelos líderes por ter violado suas leis e crenças e procurado tratamento médico. Em junho de 1938, uma assembleia geral foi realizada por todos os membros do país para discutir a situação, mas os líderes em Asamankese recusaram e condenaram McKeown por sua falta de fé em orações para a cura. Isso levou a um grande conflito, e uma fração exigiu que McKeown voltasse para casa. Os líderes de Asamankese separaram-se em 1939 da maioria dos membros, que apoiaram seu pastor. Eles formaram a Christ Apostolic Church, enquanto a Apostolic Church Gold Coast continuou liderada por McKeown, tendo após isso um rápido crescimento. Winneba tornou-se a sede da igreja, seguida por Cape Caost em 1942, e finalmente Acra em 1947. Uma crise constitucional na igreja em 1953 levou a fundação da The Gold Coast Apostolic Church, com Pastor McKeown como líder. Em 1957, com a independência do país e a mudança de nome para Gana, a igreja é renomeada The Ghana Apostolic Church. Finalmente, o nome The Church of Pentecost foi adotado em 1 de agosto de 1962.
A COP mantém: o Pentecost Social Services (PENTSOS), fundado em 1980 como Pentecost Welfare Association, e registrado em 2000 com o Department of Social Welfare e a Association of Private Voluntary Organizations, para fornecer educação, serviço de saúde, serviços de alívio, e para atender às necessidades sociais entre seus membros e as comunidades em que a igreja opera; o PENTSOS Endowment Fund (PEF), fundo de longo prazo para ser utilizado nos serviços sociais da igreja; a Pentecost Media (PENTMEDIA); a Pentecost Press Limited (PPL); quase setenta escolas básicas, duas escolas de ensino médio, duas escolas técnicas femininas, um instituto técnico masculino e a Pentecost University College; seis clínicas e o Pentecost Hospital Madina, servindo predominantemente as comunidades pobres.
Dr. Onyinah foi chamado ao ministério em tempo integral em 1976. Serviu como líder regional na região de Volta de 1984 a 1986, e como apóstolo regional para Região Leste de 1988 a 1991. Foi o primeiro Diretor de Missões Internacionais da Church of Pentecost, servindo de 1991 a 1996. Foi o primeiro reitor da Pentecost University College (PUC) em Sowutuom de 2003 a 2008. Foi eleito o quinto Presidente da Church of Pentecost em 2008, sucedendo Apóstolo Dr. Michael Ntumy. Foi reeleito em 2013 para mais cinco anos. É PhD em Teologia pela University of Birmingham e Mestre em Teologia. Também é autor de mais de vinte livros, como Pentecostal Exorcism: Witchcraft and Demonology in Ghana e Spiritual Warfare: A Centre for Pentecostal Theology Short Introduction.
Apóstolo Onyinah é é Presidente do Ghana Pentecostal & Charismatic Council (GPCC), fundado em 1969 pela The Church of Pentecost e outras quatro igrejas, e do Ghana Evangelism Comittee (GEC). Também é comissário de Missões Mundiais e Evangelismo do World Council of Churches (WCC), membro do Conselho do Ghana Institute of Linguistics, Literacy and Bible Translation (GILLBT) e do Ghana Peace Council. É membro do Conselho Global do Empowered21, copresidido por Dr. Billy Wilson (Oral Roberts University) e Dr. George Wood (Assemblies of God USA) e copresidente do Empowered21 Africa, com Frank Chikane (Apostolic Faith Mission, África do Sul).
Também presente no Brasil, a The Church of Pentecost, em Brasília, é liderada pelo Apóstolo Daniel Sey.
Endereço Sede: P.O. BOX 2194, 00233 Acra, Gana
COP Brazil: Samambaia Norte, Quadra 204, Conjunto 16, Casa 3 - Brasília/DF
Site: http://www.thecophq.org/
http://www.opokuonyinah.info/
Twitter: @thecophq
Página: http://www.facebook.com/cophq
http://www.facebook.com/Aps.opokuonyinah
http://www.facebook.com/sethboateng13.4/

Moyses (Mosy) Uzoma Madugba – Apóstolo Fundador e Diretor Internacional da Spiritual Life Outreach, Inc., uma agência missionária multinacional e ministério evangelístico com sede em Port Harcourt/Nigéria, que pretende levar o Evangelho para grupos alcançados e não alcançados da África e do mundo. Coordenador Internacional da Ministers Prayer Network (MPN), iniciada oficialmente em 18 de janeiro de 1995, que tem crescido de uma rede de oração e de liderança de líderes cristãos para uma rede apostólica e profética em mais de setenta nações.
A Spirit Life Outreach possui as seguintes armas de ministério: evangelismo e missões locais; missões estrangeiras; Calebs International; West Africa School of Missions (WASOM), oferecendo treinamento de missionários, especificamente para o mundo árabe e outras áreas onde o Cristianismo é ameaçado pela militância islâmica, além de dezenas de outros cursos; periodicamente, sessões de treinamento em nível operacional são oferecidas através da Global Harvest Missions School of Prayer and Spiritual Warfare em diferentes parte dos EUA; a Outreach Christian Books/Resources Centres; e a Spiritual Life Publications. O ministério possui filiais em Umuahia, Enugu, Calabar, Uyo e Abuja. A MPN, o mais importante encontro não denominacional de ministros e líderes de igreja africanos, reunindo anglicanos, presbiterianos, pentecostais e carismáticos, realiza anualmente a Global Prayerquake, uma conferência de oração e liderança com quase quinze mil líderes cristãos de todo o mundo.
Casado com a Rev. Gloria Chinyere Madugba, tem três filhos (Michelle, Michael e David). Um líder cristão desde 1971, ainda adolescente Mosy serviu no campo missionário na comunidade de Bane, no delta do rio Níger. Depois de seu tempo de serviço missionário, formou-se em Contabilidade, Educação e Teologia. Em 1981, juntou-se a Scripture Union como contador, cumprindo um ano de serviço obrigatório exigido de graduados universitários. Continuou servindo a Scripture Union como secretário viajante por nove anos, até ser chamado novamente para evangelizar e plantar igrejas. Foi membro das Assemblies of God. Em 1991, fundou a Spiritual Life Outreach. Mosy recebeu prêmios de cinco universidades e instituições de ensino superior de todo o mundo por excelência na liderança. Possui Mestrado e Doutorado em Divindade. Gloria é Bacharel em Língua Inglesa pela University of Nigeria em Nsukka e Mestre em Administração pela University of Port Harcourt.
Dr. Madugba é Presidente e CEO da Saferworld Global Foundation, uma ONG cofundada com Gloria, para apoiar viúvas e órfãos em toda a África. Diretor Nacional da Nigéria e Coordenador para a África da International Christian Embassy of Jerusalem (ICEJ), levando anualmente caravanas para Israel e ministrando na Festa dos Tabernáculos da ICEJ. Também é Diretor Executivo da Africa Leadership Institute, com diretores para Nigéria, Gana, Libéria, Serra Leoa, Camarões e África do Sul. Provê cuidado pastoral e cobertura para mais de três mil pastores, apóstolos, profetas e bispos em mais de setenta países (Lee Grady o chama de seu mentor africano). Tem ainda ministrado para presidentes e líderes chaves de vários países. Rev. Gloria é vice-presidente executiva da Spiritual Life Outreach e coordenadora internacional da MPN Apostolic Women.
Apóstolo Mosy é autor de vários livros, como Four Levels of Spiritual Warfare, Elders At The Gate, Dealing With Evil Foundations, Missions: Now as Never, e Kingdom Marriage. Rev. Gloria também é autora de alguns livros, como Brokenness: An Inevitable Experience for Spiritual Significance, The Jael Company: God’s Secret Army e Killing the Marriage Killers.
Endereço: #3 Babbe Street, D/Line – Port Harcourt/Nigeria
1st Floor,Kings Plaza,11B Opara Street, Off Olu-Obasanjo Road – Port Harcourt, Rivers State – Nigeria
Site: http://www.mosymadugba.org/
http://www.ministersprayernetwork.net/Home2/
Página: http://www.facebook.com/revmosymadugba

Ezekiel Handinawangu Guti (1923; Ngaone/Zimbábue) – Apóstolo e Arcebispo da Zimbabwe Assemblies of God (ZAOGA), conhecida internacionalmente como Forward in Faith Ministries International (FIFMI), com sede em Harare/Zimbábue. O ministério teve início em 12 de maio de 1960, quando Ezekiel respondeu ao chamado de Deus, liderando um grupo debaixo de uma árvore em Bindura, em uma das áreas mais primitivas do país. A FIFMI está presente em mais de cem estados e nações, como África do Sul, Angola, Austrália, Bangladesh, Benin, Botsuana, Brasil, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Cingapura, China, Comoros, Congo, Egito, Etiópia, EUA, França, Gabão, Gâmbia, Índia, Indonésia, Itália, Jamaica, Japão, Lesoto, Malásia, México, Moçambique, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rep. Centro Africana, Rep. Dem. do Congo, Suíça, Tailândia, Timor Leste, e Zâmbia.
Casado com a Apóstola e Profetisa Eunor Guti. Um reconhecido evangelista, pastor e profeta, Dr. Guti é BA, MA, Doutor em Divindade, Doutor em Ministério e PhD em Religião, além de Bacharel em Educação Cristã e Doutorado pela Northgate Graduate School e Zoe College nos EUA. Dra. Eunor é BA, MA e Doutora em Ministério pela Friends University, e recebeu o Esther’s Leadership Award da Third World Leaders Association, entregue pelo Primeiro Ministro das Bahamas.
Dr. Guti fundou as Africa MultiNation For Christ Colleges (AMFCC) no Zimbábue, Gana, Zâmbia e Moçambique, que têm treinado mais de quatro mil pastores de mais de cinquenta nações. Fundou também o Forward in Faith Orphanage Center, o F.I.F Children’s Ministry, o F.I.F College and High School Ministry, a Gracious Women’s Fellowship International, a Husband’s Agape International Fellowship, o hospital Mbuya Dorcas Health Centre em Waterfalls Harare e a Zimbabwe Ezekiel Guti University (ZEGU) com sede em Bindura, inaugurada em 2012, com cinco faculdades. Fundou também a Ezekiel TV, uma rede de televisão cristã transmitindo da África do Sul. Outros ministérios da FIFMI incluem: a Ezekiel Guti Evangelistic Association (EGEA), uma equipe de cruzada evangelística que viaja pregando, além de um ministério de literatura e mídia, ativo no Zimbábue, Reino Unido, América do Norte e Austrália; o The Blind and Sighted Integration Ministry, iniciado na década de 90, pregando para deficientes visuais, promovendo sua autosuficiência e sucesso na sociedade; e a The Disabled Helping Hand Association, criado em 1992, pregando para os menos afortunados e deficientes, além de ajudar a melhorar a relação entre eles e a sociedade, aumentar a conscientização sobre a questão do HIV/AIDS entre pessoas com deficiência, e os incentivando a se envolver em projetos de geração de renda e autoajuda. Apóstolo Ezekiel supervisiona mais de cinco mil pastores e evangelistas ao redor do mundo.
Apóstola Eunor é diretora do Ministério de Mulheres da FIFMI, e fundou diversos ministérios de mulheres que tem impactado milhões, incluindo líderes políticas através da África. Entre seus méritos, consta o ter sido a primeira mulher casada a ser funcionária do governo do Zimbabue. Em 2005, foi comissionada pelo Arcebispo Ezekiel Guti para fundar o movimento Good News Deliverance Explo, que vai progredindo através das igrejas Forward in Faith mundialmente, com pregadores, professores, e evangelistas viajando e levando a mensagem através das cidades.
É autor de mais de oitenta livros, como Maturity Which Comes by Knowing the Ways of God, Understanding Your Angels, New African Apostle, e Laws and Responsibilities of a Leader.
FIFMI é como o ministério é conhecido internacionalmente, enquanto ZAOGA é como é conhecido no Zimbabue e Zambia; em Moçambique é chamado como Assembleia de Deus Africana (ADA), enquanto é conhecido como Congo Assemblies of God Africa (CAOGA) no Congo e Igreja Avante na Fé Internacional no Brasil.
Endereço Sede: 13A Powell Rd. Waterfalls – Harare, Zimbabwe
Site: http://www.fifmi.org/
http://www.facebook.com/ZAOGA-FORWARD-IN-FAITH-MINISTRIES-INTERNATIONAL-126608620690508

Philip Igbinijesu – Apóstolo do Philip Igbinijesu Ministries International (PIMI) e Pastor Sênior da Word Assembly, sediada em Lagos/Nigéria, fundada em 31 de julho de 1994. A Word Assembly também está presente em várias cidades da Nigéria, e na Zâmbia, África do Sul, Bélgica e EUA.
Casado com a Pastora Olubunmi (Bunmi) Igbinijesu, tem três filhos (Joshua, Jochebed e Joel). Nascido de novo em 1982, Philip pastoreou a filial da Christian Gospel Church em Obazagbon Village, entre 1986-1990. De 1991 a 1994, foi pastor associado da The Anointed Word Church em Lagos. É LL.B em Direito pela University of Benin, e B.L. pela Nigerian Law School, depois que foi admitido na Nigerian Bar Association (ordem dos advogados), MBA pela Netherland Business School e busca o PhD em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Regents University. É autor, apresentador de televisão, e life coach.
Pastor Philip é Presidente do Just Couples, voltado a restaurar, reviver e renovar casamentos e valores familiares, do Leadership Development Institute (LDI), Diretor Executivo para África Ocidental do Institute for National Transformation (INT), Diretor Executivo da S.H.A.P.E. Empowerment Foundation (SEF), voltado a agregar valor à sociedade e encontrar maneiras de melhorar a vida humana, incentivando o desenvolvimento educacional e a excelência em escolas públicas, e vários outros projetos, Diretor da Surepace Business Academy (SBA) e CEO da Kings Court LP. Também serve no Conselho de diversos ministérios. Entre os outros ministérios da Word Assembly também estão a Proof Producers Bible College (PPBC) e a The King’s Daughter, para a dignidade da feminilidade, impactando e equipando as mulheres a aproveitar suas potencialidades e cumprir o seu propósito na vida.
Apóstolo Igbinijesu já esteve ministrando no Brasil.
Endereço Sede: Vision House, Beside Pan-African University (LBS), Hitech Road, Alasia, Lekki Peninsula, Lagos, 101245
Site: http://www.philipigbinijesu.com/
http://www.wordassemblyonline.com/
Twitter: @philigbinijesu
Página: http://www.facebook.com/P.I.M.International
http://www.facebook.com/WordAssemblyonline

Oumarou Dobgima – Apóstolo do Apostolic Prophetic Tabernacle International (APTI) em Douala/Camarões. A igreja é filiada à CCF International Church, sediada em Durban/África do Sul, presidida pelo Apóstolo Roy Pillay, sua cobertura.
Casado com Lucie Dobgima. Dobgima foi ordenado como Apóstolo em maio de 2011 pelo Ap. Roy Pillay, em uma conferência na APTI.
Apóstolo Oumarou já esteve várias vezes ministrando no Brasil.
Facebook: http://www.facebook.com/oumarou.dobgima
Página: https://www.facebook.com/pages/Apostolic-Prophetic-Tabernacle-international-APTI/448377378631538