Pesquisar

sábado, 20 de março de 2010

V - Antecedentes Apostólicos - Apóstolos do Século XXI


V - Antecedentes dos Apóstolos do Século XXI

{última atualização em dezembro de 2015}

O moderno movimento apostólico teve início no fim do século XX. E muita gente tenta saber exatamente quando isso aconteceu, e atribuir à C. Peter Wagner o papel de primeiro apóstolo.
Mas, na verdade, os primeiros novos apóstolos não surgiram no fim do século passado, a partir da Nova Reforma Apostólica (NRA). Mas, muito antes. Os "pioneiros apostólicos" surgiram há quase duzentos anos.

No artigo anterior, o próprio C. Peter Wagner reconheceu que movimentos como os Irvinguitas e a Igreja Apostólica, são os precursores da Segunda Era Apostólica.



== Edward Irving e a Catholic Apostolic Church ==

Edward Irving (04/08/1792 – 07/12/1834), pastor presbiteriano escocês, fundou em 1832 a Catholic Apostolic Church. Seus seguidores eram conhecidos como irvinguitas, e ele é reconhecido como precursor do pentecostalismo na Grã-Bretanha.

Pregador eloquente e popular, Irving atraiu multidões em Londres, onde inaugurou uma igreja presbiteriana em Regent Square em 1827. Influenciado pelas ideias de Samuel Taylor Coleridge e Thomas Carlyle, Irving ficou convencido de que devia atuar como profeta e pastor. Seu estudo sobre a Igreja Primitiva levou-o a crer que por causa do abandono dos ofícios quíntuplos de Ef 4.11, o Espírito Santo tinha deixado a Igreja à sua própria sorte. Esta convicção foi reforçada e aumentada com a visão milenarista e apocalíptica de Henry Drummond, um banqueiro milionário e futuro membro do Parlamento, com quem Irving se associou depois de 1825. Um grupo de estudo de temas espirituais em Albury, patrocinado pelo banqueiro, teve uma grade influência sobre Irving, que se tornara seu líder. Em 1825, ele pregou sobre “Babilônia”, desenvolvendo suas ideias e anunciando o fim do mundo. Além de suas ideias apocalípticas, as visões sobre liturgia e Cristologia também foram publicadas. Seus ensinos entraram em desacordo com a teologia presbiteriana.
Crentes começaram a orar por um novo derramamento do Espírito Santo e muitos foram orientados pelo assistente de Irving a buscar os dons descritos no Novo Testamento. A expectativa cresceu durante as viagens de Irving pela Escócia, em 1828 e 1829. No início de 1830, crentes perto de Glasgow começaram a experimentar os dons, especialmente o falar em línguas, e compreender isto à luz dos ensinos de Irving. Uma delegação de Albury foi investigar e concluiu que eram manifestações do Espírito Santo.
Ele foi chamado pelo Presbitério Geral da área de Londres para expor sua visão cristológica de um de seus livros. Os grupos de Albury começaram a falar em línguas e profetizar. Em 1831, muitos da igreja dele e de outras igrejas em toda a Grã-Bretanha começaram a falar em outras línguas e a profetizar. Em outubro de 1831, a prática desses dons já era parte da adoração na igreja pastoreada por Irving. Foi censurado pelo Presbitério de Londres em 1832 por permitir que homens e mulheres não-ordenados devidamente a falar nos cultos. Irving foi expulso de sua igreja em 26 de abril de 1832, e com cerca de 800 membros da igreja de Regent Street, fundou congregação Central Church, que se tornaria a Catholic Apostolic Church.
O primeiro apóstolo (John Bate Cardale) foi chamado por profecia em 1832. Em 1833, Henry Drummond tornou-se o segundo apóstolo. Nos dois anos seguintes, os profetas chamaram mais dez apóstolos, formando os Doze Apóstolos, equivalentes aos originais do Novo Testamento.
O título de ministro de Irving da Igreja da Escócia foi revogado em 13 de março de 1833. Ao retornar a Londres, por não ter recebido nenhum dom, Edward foi relegado a um papel menor em sua igreja. Quando a nova igreja ainda tomava forma, Irving foi reconhecido como um “anjo” (o que representaria um bispo no movimento), enquanto os primeiros apóstolos foram escolhidos. Houve uma clara decisão de retirá-lo do centro do poder. Em seu esforço para tal, os apóstolos o enviaram para Glasgow em 1834, onde morreu.

Edward Irving

. O colégio completo dos doze realizou seu primeiro concilio em 1835. Durante 1837 e 1838, eles empreenderam jornadas missionárias para outros países europeus, Canadá e EUA. Os novos apóstolos organizaram uma liturgia para suas congregações (o que levou a igreja a assimilar elementos litúrgicos e arquitetônicos da Igreja Católica e Ortodoxa).
A profecia se tornou menos funcional a partir de 1868, com a publicação de uma obra de Cardale, e acabou cessando nas igrejas britânicas. Na Holanda e Alemanha, o ímpeto do movimento durou mais tempo. Sob Thomas Carlyle (um dos doze apóstolos) e outros dissidentes, apóstolos continentais foram escolhidos e o movimento nacionalizou-se como Neu-Apostolische Gemeinde.

Ao contrário dos atuais apóstolos que defendem o Ministério Quíntuplo, eles defendiam um Ministério Quádruplo (Apóstolo; Profeta; Evangelista; Pastor ou Professor). A Igreja estava dividida em Doze Tribos, definidos de acordo com o caráter espiritual dominante do país e apenas secundariamente geograficamente: cada um dos apóstolos (e seus co-ministros) respondia por uma delas.
Em 1855, após a morte de três apóstolos, os restantes declararam que não seriam mais chamados e ordenados novos apóstolos. Dois chamados de substitutos foram explicados em 1860 como coadjutores para os apóstolos remanescentes. Na Alemanha, um profeta chamou um novo apóstolo. Os Apóstolos da CAC não concordaram com o chamado e excomungaram Geyer (o profeta) e a congregação de Hamburgo. Esse grupo veio a formar a New Apostolic Church. Muitas outras igrejas apostólicas, antecedentes do atual movimento apostólico, são herdeiras de Irving. Abaixo algumas serão citadas, mas existem muitas outras.
No início do século 20, sua membresia era estimada em duzentas mil pessoas e quase mil congregações pelo mundo: 315 nos EUA; 28 na Escócia; 6 na Irlanda; 348 na Alemanha; 17 nos Países Baixos; 8 na Áustria/Hungria; 41 na Suíça; 10 na Noruega; 15 na Suécia; 59 na Dinamarca; 18 na Rússia, Finlândia, Polônia e Estados Bálticos; 7 na França; 3 na Bélgica, 2 na Itália, 29 nos EUA; 13 no Canadá; 15 na Austrália; 5 na Nova Zelândia e 1 na África do Sul. O último apóstolo (Francis Valentine Woodhouse) morreu em 1901, e depois o movimento começou gradualmente a declinar. O último anjo morreu em 1960 na Alemanha; o último padre em 1971 em Londres, e o último diácono em 1972 na Austrália.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal e na Wikipédia}

== New Apostolic Church ==

Quando os apóstolos da Catholic Apostolic Church começaram a morrer, os remanescentes declararam que não seriam chamados e ordenados novos apóstolos além dos Doze originais. Entretanto, em outubro de 1862, um profeta de uma igreja alemã chama um novo apóstolo. Os apóstolos ingleses não aceitam e em 1863 excomungam a liderança e a igreja de Hamburgo, que aceitaram o novo apóstolo. O grupo excluído veio a ser a New Apostolic Church. Além de acreditarem que o ministério apostólico continuava e que não estava restrito aos Doze originais da CAC, em 1899 também descartam a hipótese do apostolado ser restrito a apenas doze homens.
Em 1895, 1896 ou 1897, foi escolhido seu primeiro Apóstolo Maior, cuja posição é “equiparável àquela que Pedro tinha há dois mil anos no círculo dos apóstolos”. Oito apóstolos já serviram como Apóstolo Maior da NAC: Friedrich Krebs (até 1905), Hermann Niehaus (1905-1930), Johann Gottfried Bischoff (1930-1960), Walter Schmidt (1960-1975), Ernst Streckelsen (1975-1978), Hans Urwyler (1978-1988), Richard Ferr (1988-2005), Wilhelm Leber (2005-2013), e atualmente Jean-Luc Schneider (2013-). A igreja conta com um Apóstolo Maior, dezoito Apóstolos de Distrito e trezentos e sessenta Apóstolos. Na INA, todos os apóstolos (inclusive o Maior) entram em descanso ministerial após o 65º aniversário. Havendo fortes motivos para tal, o Apóstolo Maior (o único com poder para apontar novos apóstolos) pode reduzir a atividade ministerial (por exemplo, em casos de doença), mas também a pode prolongar.
Em inglês, New Apostolic Church, a igreja em alemão é chamada Neuapostolische Kirche (NAK), em francês Église Néo Apostolique (ENA), Igreja Nova Apostólica em português e Iglesia Nueva Apostólica em espanhol. A igreja já passou por muitas cismas, originando outras igrejas, muitas vezes por disputas com relação ao ministério central do Apóstolo Maior. Entre suas divisões, temos, por exemplo, a Reformiert-Apostolischen Gemeindebund (1921), a United Apostolic Church (1956) e a Old Apostolic Church, as quais também através de cismas dão origem a outras.
Entre suas declarações doutrinárias está: “A afirmação de que o ministério de apóstolo é necessária para a salvação significa que o ministério de apóstolo é indispensável para atingir a salvação em Cristo. A questão da indispensabilidade só se aplica a esse período na história da salvação na qual o ministério de apóstolo está ativo para a preparação da congregação nupcial.” Outra de suas declarações é: Creio que os batizados com água têm de receber o Espírito Santo das mãos de um apóstolo para obterem a filiação divina, o que os torna membros do corpo de Cristo. Um dos mais importantes elementos da Catholic Apostolic Church, as profecias, tornaram-se raras (a última data da década de 80) e o ministério de profeta desapareceu.
Sediada em Zurique/Suíça, a Igreja Nova Apostólica, maior representante do movimento Catholic Apostolic Church, está presente em dezenas de nações, inclusive no Brasil. Segundo estimativas de 2007, a NAC possui mais de sessenta mil congregações, onze milhões de membros e duzentos e cinquenta mil ministros. A maior parte dos membros está na África: três milhões apenas na República Democrática do Congo e aproximadamente 12% dos habitantes de Zâmbia, sem contar os outros países africanos. A primeira reunião no Brasil aconteceu em 1928 no bairro de Santana em São Paulo. Em 2002, as regiões Norte e Sul da INA no país foram unidas, dando origem à Igreja Nova Apostólica do Brasil, atualmente com mais de sessenta mil membros. O primeiro Apóstolo de Distrito para todo o país foi instituído então, Guillermo Vilor. Atualmente, Rául Montes de Oca é o Apóstolo de Distrito do Brasil e Bolívia.
{informações colhidas na Wikipédia e sites da NAKI}

== John Alexander Dowie ==

Dowie em suas vestes
de Elias, o Restaurador

John Alexander Dowie (25/05/1847 – 09/03/1907), um evangelista de cura, tornou-se conhecido em Chicago/Illinois durante a década de 1890 por seu ministério de curas. Ele lançou uma revista e abriu uma casa de cura na cidade. Várias casas e um grande trabalho editorial tomaram forma, e Dowie começou a realizar cultos em seu espaçoso Zion Tabernacle. Em 1896, ele fundou a a Christian Catholic Church, da qual era o supervisor geral.

Em 1990, Dowie revelou seu plano de estabelecer uma comunidade que seria moldada por sua visão do que seria uma sociedade santa. Ele adquiriu os comércios locais, proibiu os moradores de usarem bebidas alcoólicas, fumo e de comerem ostra e porco. A comunidade – a cidade de Zion, ao norte de Chicago – cresceu, alcançando aproximadamente seis mil pessoas durante os anos seguintes. Entretanto, Dowie tornou-se grandemente excêntrico para seus contemporâneos.
Em 1901, reafirmando suas esperanças restauracionistas, Dowie anunciou que ele era o profeta Elias, o Restaurador. Em 1904, convoca seus seguidores a desejarem a restauração completa do Cristianismo Apostólico e revela que tinha sido comissionado por Deus a ser o primeiro apóstolo dos tempos finais renovados da Igreja. No mesmo ano, a igreja é renomeada Christian Catholic Apostolic Church.

Em setembro de 1905, Dowie se preparava para construir Zions em outras regiões, mas sofreu um ataque. Isso aconteceu depois dos vários fortes confrontos com os críticos em Nova Iorque (em 1903) e na Austrália (onde atraiu atenção da imprensa mundial ao atacar os vícios da monarquia britânica). Enquanto viajava por interesses de sua saúde e de Zion, em 1906, perdeu o controle de sua comunidade. Sua má administração financeira levou muitas pessoas a sofrer duramente. Ele morreu em 1907, sem prestígio e ignorado pela maioria dos que o apoiaram no passado.
Dowie é reconhecido como um importante precursor do Pentecostalismo. Muitos dos seus discípulos aceitaram a doutrina pentecostal e foram pioneiros pentecostais nos EUA e em outros países.
Em 1997, a igreja altera seu nome para Christian Community Church. O nome Christian Catholic Church é ainda usado para a associação de igrejas da Christian Community Church e as obras missionárias pelo mundo.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal e Wikipédia}

== Apostolic Church ==

A Apostolic Church, uma denominação cristã protestante pentecostal da Inglaterra, foi fundada em 1916 pelos irmãos Daniel Powell Williams (1882-1947) e William Jones Williams (1891-1945).
Os irmãos Williams, trabalhadores de minas de carvão, se converteram no Avivamento de Gales, sob o ministério de Evan Roberts, no início do século XX. Eram membros da Apostolic Faith Church, fundada por William Oliver Hutchinson em Bournemouth/País de Gales em 1908, a primeira denominação pentecostal da Grã-Bretanha. Daniel iniciou seu ministério em tempo integral em 1911. Em junho de 1914, durante uma Convenção em Londres, uma profecia é dada que chama D. P. Williams como um Apóstolo para liderar as Apostolic Faith Churches em Gales. É ordenado pelo Pastor Hutchinson, descrito como “the Chief Apostle”.
Daniel P. Willians

Após desentendimentos a respeito do governo da igreja, propriedades e finanças, a maioria das igrejas galesas cortaram os laços com a Apostolic Faith Church em 8 de janeiro de 1916, para formar a Apostolic Church in Wales (ACW), com sede em Penygroes/País de Gales.
Nos anos seguintes, diversas igrejas se unem a ACW. O encontro da Páscoa de 1922 em Bradford é o inicio da Apostolic Church. Quatro grupos estavam presentes: ACW, Burning Bush Congregation, Apostolic Church in Hereford e a Apostolic Church of God. Uma palavra profética os dirige a formar uma união administrativa: Penygroes torna-se o centro administrativo, Glasgow o centro financeiro, e Bradford o centro missionário. A convenção Ablaze UK, anteriormente The International Apostolic Convention, é realizada anualmente em agosto desde 1916.
Por causa de seu trabalho missionário e pioneiro, iniciado em 1922, atualmente existem igrejas Apostolic Church em mais de 80 nações, sendo autônoma em vários países. A maior igreja nacional é a Apostolic Church of Nigeria com cerca de 5 milhões de membros. No Reino Unido, Apóstolo Emmanuel Mbakwe é o atual líder nacional.
No Brasil, a igreja chegou através do missionário inglês Caleb Price e sua esposa em 1969. Os primeiros trabalhos se concentraram no centro-oeste de Minas Gerais. As igrejas de São Gonçalo do Pará, Itabirito, Pará de Minas (a sede da Igreja Apostólica no Brasil), Tavares e Florestal foram as primeiras igrejas organizadas.
Vários missionários ingleses e canadenses da Apostolic Church serviram no nosso país, inclusive Noel Quinlan, pai do cantor David M. Quinlan. A igreja do Brasil recebeu o certificado de autonomia do Apostolic Church of United Kingdom em 2008. No mesmo ano, Flávio Aredes foi apontado presidente do Conselho Geral da Igreja Apostólica no Brasil.
Em abril de 2013, eram vinte e três igrejas em Minas Gerais e uma em Recife.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal, na Wikipédia e nos site da igreja inglesa e da Igreja Apostólica de Recife}

== Apóstolo Babalola ==


Joseph Ayodele Babalola (25/04/1904 – 26/07/1959) foi um profeta e apóstolo nigeriano, fundador da Christ Apostolic Church.
De família anglicana, Joseph começou a pregar após uma visão, e depois de expulso da Igreja Anglicana, se juntou à Faith Tabernacle em Lagos. Um avivamento promovido por ele em Oke-Oye, iniciado com a ressurreição de um garoto em setembro de 1930, durante dois meses, é considerado o maior já acontecido na Nigéria.
Rivalidades na liderança e disputas doutrinárias sobre assuntos como o batismo infantil, a poligamia, a cura espiritual versus medicina convencional, levou à divisão do Faith Tabernacle em 1939. Os discípulos de Babalola formaram uma nova igreja independente, a Christ Apostolic Church, onde continuou seu ministério de curas e avivamento até sua morte. Por sua postura ofensiva contra os cultos tradicionais e o islamismo, o apóstolo foi diversas vezes detido.
Babalola e a CAC foram alguns dos pioneiros da Igreja Independente Africana. A igreja é uma precursora do Movimento Aladura (do ioruba “Povo que Ora”), classificação de diversas igrejas pentecostais autóctones, não necessariamente conectadas. A CAC e seus descendentes veem o Apóstolo Babalola da mesma forma que os apóstolos bíblicos, como Pedro e Paulo. Com milhões de membros, a igreja está presente em quatro continentes.div>
{informações colhidas na Wikipédia}

== Chuva Serôdia ==

O Movimento Chuva Serôdia (Latter Rain Movement), teve início no Canadá em 1948 com os pastores George Hawtin, Ern Hawtin, P. G. Hunt, Herrick Holt e Milford Kirkpatrick, e logo se espalhou nos EUA.
Entre as influências que precipitaram o Movimento Chuva Serôdia estão: o profeta William Branham, que usava a imposição de mãos em seu ministério de cura; a ênfase no jejum e oração do evangelista de cura Franklin Hall; o formato de governo da Independent Assemblies of God, que enfatizava a autonomia da igreja local; e a ênfase em Isaías 43.19, que já havia sido enfatizado nos cultos do começo do movimento pentecostal.
Algumas características do movimento foram: curas e fenômenos miraculosos voltaram a ser vistos, em contraste com a seca espiritual da década de 30; o destaque no retorno iminente premilenarista de Jesus Cristo, que seria precedido por um derramamento do Espírito Santo, que era esperado de acordo com as primeiras chuvas e as últimas chuvas (serôdia) de Joel 2.28 (visto como uma profecia dupla de Atos 2 e o derramar que precederia o arrebatamento); dons espirituais serem recebidos pela imposição de mãos. Entre os diversos ensinos que distinguiam a Chuva Serôdia estavam a restauração do ministério quíntuplo de Efésios 4.11.
Considerado herético pela maioria das denominações, o movimento causou divisão dentro de várias igrejas, e levou avivamento a muitas outras. Porém, muitos dos princípios da Chuva Serôdia tornaram-se parte vital para a Renovação Carismática nos anos 60 e 70 nos EUA.
Deu origem a muitos outros subensinos. Um deles foi o Movimento Manifestação dos Filhos de Deus, também considerado uma heresia.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal e Wikipédia}

== John Robert Stevens e A Palavra Viva ==

The Walk (O Caminho), iniciado pelo Apóstolo John Robert Stevens), é normalmente classificado como membro da Chuva Serôdia, mas ele e seus herdeiros espirituais, reconhecem a similaridade entre suas crenças, mas não se afirmam parte do movimento.

John Robert Stevens (1919-1983) fundou em 1951 na Califórnia o que veio a ser conhecido como a comunhão de igrejas The Living Word Fellowship (Comunidade A Palavra Viva). Em 1949, recebeu uma revelação do Senhor, abrangendo a restauração progressiva da pureza e do poder da Igreja apostólica retratada em Atos. Começou a ensinar sua congregação sobre a restauração da Igreja, mas a visão não foi aceita nas Assemblies of God, e foi demitido do pastorado. A maior parte da congregação o seguiu, fundando a Grace Chapel em South Gate em junho de 1951, a primeira das igrejas que formariam a Living Word. Em 1962, em mais uma visão, o Senhor estabeleceu seu ministério como apóstolo.
Esteve várias vezes no Brasil, onde A Palavra Viva foi estabelecida em 1972. A Palavra Viva é a pioneira da Restauração Apostólica no Brasil, tendo comissionado o primeiro brasileiro ao ministério apostólico, Adiel Almeida de Oliveira, em 1973.
Além de Adiel, também foram comissionados apóstolos, Benedito Borges, de Belo Horizonte/MG, em 1987, e Adauto Silva, de Salvador/BA, em 1990.
Gary e Marilyn Hargrave foram comissionado por Stevens para liderar a Living Word após sua morte. Silas Esteves supervisiona todas as igrejas no Brasil desde 1984, e em janeiro de 1991 foi comissionado apóstolo para o Brasil e América Latina.
{informações colhidas no nos sites da igreja e com Apóstolo Renato Saito}

== United Apostolic Church ==

A United Apostolic Church, mais uma das herdeiras do movimento de Irving, é uma dissidência da New Apostolic Church. Eles não concordavam com o cargo de Apóstolo Maior (literalmente Chefe dos Apóstolos), e com a profecia de um desses (J. G. Bischoff, no Natal de 1951) de que não morreria antes de Cristo voltar (ele já morreu é claro, em 1960). Isto tornou-se um dogma em 1954, e muitos ministros que não pregaram essa mensagem perderam suas posições e foram excomungados.
Em 1956, oito apóstolos que foram excomungados da New Apostolic Church em várias ocasiões, reuniram-se em Düsseldorf/Alemanha, e fundaram a Association of Apostles of the Apostolic Churches, que depois foi renomeada United Apostolic Church. Mais cinco apóstolos da Alemanha e outros países se associaram ainda em 1956.
De fato, essa associação não tem estrutura jurídica própria e é apenas uma associação de líderes de igrejas. É liderada por nove apóstolos.
Atualmente, os apóstolos de nove igrejas são membros da associação UAC: a Apostolic Church of Queensland (Austrália), que cobre a United Apostolic Church India, a United Apostolic Church Philippines, United Apostolic Church Pakistan, Unity Apostles Church Kenya, Unity Apostles Church New Zealand; a Apostolic Church of South Africa – Apostle Unity (África do Sul); a Apostolische Gemeinschaft (Alemanha); a Gemeente van Apostolische Christenen (Holanda); a Igreja Evangélica Apostólica (Brasil); a Union des Chrétiens Apostoliques (França) e a Vereinigung Apostolischer Christen (Suíça).
{informações colhidas na Wikipédia}

== Mórmons ==

Sem contar, os Mórmons. Fundada em 6 de abril de 1830 por Joseph Smith Jr., a The Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints (LDS), com sede internacional em Salt Lake City/Utah, é uma das maiores seitas do planeta. Suas heresias e seu afastamento do Cristianismo Bíblico são alarmantes. O termo mórmon deriva do nome do profeta Mórmon, que teria sido um dos autores e compiladores do Livro de Mórmon (chamado de O Outro Evangelho de Jesus Cristo, possui para eles a mesma autoridade da Bíblia), e pai de Moroni, o anjo que apareceu a Smith em 1820.
Com congregações em todo o mundo, afirmava possuir em 2009 mais de 13,8 milhões de adeptos em todo o mundo; é a 15ª maior denominação religiosa no mundo e quarta maior dos EUA. No Brasil, onde chegou antes da Segunda Guerra Mundial, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), possui sete templos e mais de 1,1 milhão de adeptos.
Entre suas crenças básicas estão: Deus e Jesus Cristo são dois Seres separados; Adão, em sua pré-existência, foi o arcanjo Miguel; Adão já batizava em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; A Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina & Convênios e a Pérola de Grande Valor, são a Palavra de Deus; Joseph Smith foi o primeiro profeta após a morte de Jesus Cristo e seus apóstolos. Após ele outros homens vêm sendo chamados e ordenados por Deus, para guiar e orientar os santos de acordo com a autoridade recebida por Deus para agir em seu nome; As famílias podem ficar juntas para sempre; os mortos podem ser batizados por procuração.
A igreja é organizada em uma estrutura hierárquica do sacerdócio administrada por homens. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Jesus Cristo dirige a igreja através de revelações, quase sempre obtidas através de um único homem, o profeta ou presidente. O presidente da igreja, atualmente o Apóstolo Thomas S. Monson., com dois conselheiros formam a Primeira Presidência, organismo que preside a igreja, juntamente com outros doze apóstolos chamados de Quórum dos Doze Apóstolos. Quando o presidente morre, seu sucessor é invariavelmente o membro mais antigo do Quórum dos Doze Apóstolos, que reconstitui, em seguida, uma nova Primeira Presidência. Estes homens, e os outros membros masculinos da liderança da igreja, são chamados de Autoridades Gerais.
Todos os homens, acima de doze anos, são convidados a receber o Sacerdócio, dividido em dois: Sacerdócio Aarônico, para homens de doze aos dezessete anos; e Sacerdócio de Melquisedeque, para homens acima dos dezoito anos. Desde 1978, a adesão, no sacerdócio foi aberto a todos os homens de todas as etnias, pois antes negros eram proibidos.
{informações colhidas na Wikipédia}

É claro que esses movimentos e igrejas não foram os únicos a reconhecerem apóstolos antes da década de 1990. Existiram dezenas de igrejas e ministérios, tanto anteriores como posteriores ao Avivamento de Azuza, que acreditavam na atualidade dos cinco ministérios de Efésios 4.11. Mas, além das poucas informações sobre elas, eu não quis ser exaustivo no artigo.

Wagner citou a African Independent Church (Igreja Independente Africana), mas, eu não achei informações relevantes a respeito. A respeito delas só o que posso afirmar é que nasceram em reação à séria falta de contextualização nas igrejas das missões tradicionais. O Apóstolo Babalola, citado neste artigo, é um de seus precursores.

Peço desculpas por não oferecer melhores e maiores dados históricos como eu gostaria.

== Apóstolos no Brasil ==

No Brasil, vários apóstolos foram ungidos antes de 2001. Claro que as informações que conheço são poucas, e a cada nova informação vou relacionando em Reforma Apostólica - Brasil 1.
Apesar do que é dito, nem Miguel Ângelo (1991, Cristo Vive) nem Estevam Hernandes (1996, Renascer em Cristo) são o primeiro apóstolo do Brasil. Você pôde ver mais em cima que A Palavra Viva já tinha apóstolos antes de 1991, e acho provável que a Igreja Apostólica também.
Oficialmente, o início da Nova Reforma Apostólica no Brasil se deu em 5 de agosto de 2001, quando o Apóstolo Rony Chaves reconheceu ao Ministério Apostólico Jesher Cardoso, Valnice Milhomens, Arles Marques e Mike Shea, durante o Seminário da Rede de Intercessão Estratégica patrocinado pela Dra. Neuza Itioka.


<< IV - A Nova Reforma Apostólica
>> VI - Organizações Apostólicas