Pesquisar

quinta-feira, 11 de março de 2010

III - Quem escolhe Apóstolos Hoje? - Apóstolos do Século XXI


{última atualização: 27/01/2017}

É o Cabeça da Igreja que levanta apóstolos para Seu Corpo. Porém, muitos dos milhares de apóstolos não foi Deus quem chamou, mas eles chamaram a si próprios.

Não quero entrar na questão de dizer quem é um apóstolo chamado por Cristo e quem é um chamado por si próprio/pelos outros.

Há verdadeiros apóstolos e falsos apóstolos. Eu acredito que entre os milhares de apóstolos que existe por aí existem muitos apóstolos de verdade. Mas muitos não são. Muitos detêm apenas um título, não um chamado.

III - Quem escolhe Apóstolos hoje?


O que é um apóstolo? De acordo com a Coalizão Internacional de Líderes Apostólicos, um apóstolo é um dotado líder cristão, ensinado, comissionado, e enviado por Deus com autoridade para estabelecer o governo fundacional da Igreja dentro de uma designada esfera do ministério ao ouvir o que o Espírito está dizendo às igrejas e pondo as coisas em ordem, de acordo com a extensão do Reino de Deus.

Como mencionamos no artigo anterior, Jesus é quem chama apóstolos. Se alguém se diz um apóstolo, e não foi chamado por Jesus, está em erro. Ele pode ser um pastor, um mestre ou um profeta, mas se não foi chamado para ser apóstolo, está enganando a si mesmo e a Igreja. Não cumprirá o que Deus lhe chamou a fazer.

Jogando por baixo, devem existir uns seis mil apóstolos no Brasil. Muitos ministros tem se sentido inferiores diante da enxurrada de apóstolos pelo Brasil e o mundo. E por isso, muitos tem se tornado apóstolos também, pois ser apenas “pastor” pode ser uma “vergonha” diante de amigos com títulos poderosos.
Porém, se alguém se torna apóstolo sem o ser, está cometendo um pecado. Tanto ele quanto quem o ungiu.

== O recado de Paulo ==

Muitas pessoas se esquecem do que o apóstolo Paulo disse a Timóteo em 1 Tm 5.22. O conselho apostólico livraria Timóteo de entrar em impureza. Muitas pessoas só usam esse versículo para dizer que não se pode impor as mãos em uma pessoa, orando por cura por exemplo, sem ter certeza absoluta de que é isso que Deus quer, para não receber ou transferir pecados. Porém, o real sentido da advertência paulina é negligenciado.
Se tivesse sido entendido pelos líderes evangélicos, duas atitudes seriam tomadas: não ungir ninguém a um ministério que não tenha sido chamado e confirmado por Deus (seja apostólico, profético, pastoral ou diaconal) e não ungir ninguém antes do tempo determinado por Deus.
Timóteo não deveria nem pensar em ungir alguém a um ministério se essa pessoa, por melhor crente que fosse, não tivesse sido chamado ao ministério. Hoje vemos líderes de mercado sendo ungidos pastores apenas para participarem de convenções e votarem em certos candidatos. É errado ungir um empresário como apóstolo? Não se ele foi chamado assim por Deus. Muitos setores da Nova Reforma Apostólica acreditam em apóstolos de mercado. E outra... Há quantas centenas de anos vemos pessoas serem ungidos pastores sem o serem? Só ter Teologia não garante um chamado. Quantos deveriam ser diáconos e não pastores? Quantos deveriam ser evangelistas e não pastores de igrejas? Quantos acharam que não podiam servir a Deus como líderes de mercado e por isso deixaram suas carreiras, em que seriam bem sucedidos e agradariam a Deus, para serem pastores sem sucesso? Quantos deveriam ser pastores e não apóstolos? Quantos deveriam ser apóstolos e não pastores?
Se Deus me escolheu como um mestre, não devo querer/buscar ser reconhecido como pastor ou profeta. Se Deus me chamou apenas como mestre, e não como apóstolo-mestre ou profeta-mestre, não devo nem pensar em permitir ser ungido profeta se Deus não confirmou isso primeiramente a mim e depois ao Corpo.
Paulo diz para Timóteo não se precipitar. Paulo foi chamado como apóstolo em Atos 9, mas só anos depois, quando servia em Antioquia (At 13), é que chegou o tempo de ser reconhecido e comissionado ao ministério apostólico.
Paulo teria sido um bom apóstolo se já tivesse saído de Damasco ungido e consagrado ao apostolado? Não! Ele teve que ser treinado e discipulado, precisou orar, jejuar, ler, aprender, SERVIR a Deus e aos irmãos por alguns anos, primeiro como simples crente, e depois como profeta e/ou mestre, antes de chegar o tempo certo de ser lançado ao ministério às nações como predeterminado por Deus desde a eternidade. Como Rony Chaves lembra, apóstolos não surgem da noite para o dia, são o resultado de um processo de crescimento, amadurecimento e seleção do Senhor [1].
Já fui questionado se um "irmão simplesinho" da igreja poderia se tornar um apóstolo. Creio que esse ponto elucide isso. Ninguém se tornará pastor de uma igreja sem antes passar por uma caminhada. Ao listar as características de bispos e diáconos, Paulo diz que não pode ser um novo convertido. Não pode ser alguém que já não foi experimentado. José e Matias só foram apresentados para a vaga de Judas porque eram capacitados para isso; passaram pelo mesmo que os outros Doze, como parte dos Setenta. Paulo e Barnabé foram chamados depois de anos de serviço por vários lugares. Ninguém "nasce" apóstolo, no sentido de já começar seu ministério assim, mas vai passando pelos caminhos que o Senhor leva. Isso é bem lógico, mas muita gente não entende porque um apóstolo passa anos primeiro em outra função.
E, se você foi chamado por Deus para algum ministério, mas não foi ungido publicamente a esse ministério ainda, não se preocupe. Isso acontecerá no tempo de Deus. Você deve servir ao Senhor e a Igreja mesmo sem ser reconhecido. E quando você tiver sido edificado e preparado para o ministério (seja apostólico, pastoral, ensino ou diaconal), o Espírito dirá, como à Igreja de Antioquia: “Separem-no para a obra que o tenho chamado”.

== Como saber quem é um apóstolo? ==

Rony Chaves, um dos principais nomes da Nova Reforma Apostólica, de importância fundamental para o movimento apostólico na América Latina e Brasil, explica:

Apóstolos não surgem da noite para o dia, são o resultado de um processo de crescimento, amadurecimento e seleção do Senhor. Porém, necessitam-se de algumas coisas para reconhecê-los.
1 – O apóstolo pessoalmente deve conhecer e saber que Deus lhe chamou.
2 – Deve ser reconhecido pela liderança de sua própria congregação.
3 – A Congregação local deve também reconhecê-lo.
4 – Deve ser reconhecido como apóstolo por aqueles que ele estabeleceu e fundamentou na fé.
5 – Deve ter testemunho de seu ministério por outros Apóstolos.

O título "Apóstolo" de nada serve se estes itens forem ignorados. [1]

Como identificamos os apóstolos?
1 – Através de Apóstolos reconhecidos.
Através daqueles que já estão operando como apóstolos reconhecidos. Eles oraram e receberam revelação de quem é apóstolo. Seu testemunho em oração será muito valioso (Lc 6.12).

2 – Através da Profecia.
Faltam apóstolos por causa da ausência de profetas. A palavra profética ativa dons e funções ministeriais. Através de Profetas, Presbitérios Proféticos ou Companhias de Profetas, os Apóstolos são confirmados e reconhecidos (Atos 13.1-5).

3 – Através do Espírito Santo e Sua voz.
Mestres e Profetas com a Palavra e a Unção, estabelecem o ambiente operacional para que o Espírito chame a Seus apóstolos. A voz do Espírito identifica Seus apóstolos.

4 – Através da observação das obras apostólicas.
Se identificamos as obras apostólicas, encontraremos um apóstolo. O fruto de um ministério apostólico são as obras apostólicas. Estas obras sinalizam um apóstolo, embora não use o título para seu ofício. [2]

== Como alguém é reconhecido apóstolo no Brasil? ==

Eu reconheço quatro pontos, como base para meus estudos neste site.

1 – Um apóstolo já reconhecido como tal unge/reconhece/comissiona/ordena outro ministro como um apóstolo.
Como esse apóstolo já reconhecido chegou a essa conclusão? Profecia, revelação, sonhos, indicações, observação do ministério, etc.
Como se dará essa unção? Com imposição de mãos do apóstolo reconhecido, e talvez de outros ministros visitantes e da igreja em questão, e quase certamente com óleo. É comum, como lembrança das práticas de unção no Antigo Testamento, o uso do shofar para derramar o óleo.
Esse apóstolo que realizou essa unção pode ser:
- Um membro da International Coalition of Apostolic Leaders (antigamente, Apostles), organização internacional de apóstolos, liderados por John P. Kelly. Em 2001, Rony Chaves, ungiu os primeiros apóstolos da Nova Reforma Apostólica no Brasil e desde então ele (e outros apóstolos da ICAL) vem ungindo outros. Entretanto, a ICAL mesma não comissiona apóstolos; seus membros é que o fazem individualmente ou com outros.
– Um membro do Conselho Apostólico Brasileiro, composto por quinze apóstolos brasileiros; não é uma organização formal, como a anterior. Vários apóstolos já foram ungidos diretamente por eles (ou através de membros da Coalizão Apostólica Profética Brasileira), não tendo necessariamente a aprovação de todos os demais membros para que isso aconteça.
– Um apóstolo líder de uma rede apostólica, como a Rede Apostólica Servo da Orelha Furada, a Grace International Brasil, a Coalizão das Igrejas Apostólicas, ou a CIEAB. Quase todos os membros do Conselho e Coalizão anterior fazem parte de uma rede apostólica nacional.
– Um apóstolo que não faz parte de nenhuma rede apostólica e que pode mesmo não ter nenhuma cobertura apostólica sobre si.
– Através da Visão Celular no Modelo dos Doze. No M12 (Modelo dos Doze), seguindo o Patriarca Renê Terra Nova, existem milhares de apóstolos; o M12 é quem mais ungi e possui apóstolos, que são legitimados por Renê todos os anos. Existem apóstolos no G12, mas eles não foram ungidos pelo líder da Visão Celular no Governo dos Doze, César Castellanos, mas sim por outros apóstolos, nem sempre ligados a Visão Celular.

2 – Profecias e Revelações.
“A partir de hoje sou apóstolo, pois Deus me revelou assim”, “o Senhor me disse que você é apóstolo”, “Eu te digo, meu servo, que te chamei para apóstolo”, e outras frases assim expressam esse conceito.
Essa forma de unção apostólica pode ou não estar conectada com o primeiro ponto. Diversas pessoas foram ungidas ao apostolado porque alguém de sua igreja, ele próprio ou outro ministro teve um sonho ou uma revelação de que tal pessoa é um apostolo e por isso devia ser assim ungida. Isso pode ter acontecido dias antes da tal unção ou no mesmo culto alguém tem uma revelação e uma pessoa é ungida.

3 – Decisão da igreja ou do ministro.
Já fui contatado por uma pessoa me perguntando como deveriam fazer para ungir o pastor presidente de sua igreja como apóstolo durante as festividades de aniversário da comunidade.
Conectado ou não ao ponto 2, uma equipe de liderança de uma igreja, se reúne e ordena seu líder como apóstolo. É de se esperar que eles tenham a direção do Espírito Santo para fazerem isso, e não buscando glória e reconhecimento humano. E lembrei isso ao perguntador em questão.

4 – Sem cerimônia/culto de unção/ordenação.
Conheço pessoas que são apóstolos sem terem sido ungidos apóstolos.
Como? Eles, certos de que foram chamados assim, e seu rebanho, certos de que Deus chamou seu líder assim, aceitam ser conhecidos e chamados como apóstolos, mesmo sem haver um culto especial para ordenação.

Título Emérito de Apóstolo (2010)
E ainda tem um jeito que é o pior que existe. Esse é tão tosco (pra dizer o mínimo) que eu não quis mencioná-lo com os outros acima. Pelo menos os de cima, tanto verdadeiros quanto falsos, alegam um motivo melhor para seu apostolado.
O Seminário Internacional de Teologia Gospel oferece diversos cursos e títulos de apóstolo. Entre as vastas opções com a tag "apóstolo", todos com 80% de desconto, estão [3]: Curso de Aperfeiçoamento em Apóstolo (R$ 450,00), Curso Livre Confessional de Bacharel Eclesiástico em Apóstolo (R$ 1.950,00), Curso Livre Confessional de Doutor em Apóstolo (R$ 2.000,00), Curso Nacional em Apóstolo (R$ 1.300,00), Curso Internacional em Apóstolo (R$ 1.300,00), Curso Livre Confessional de Mestre em Apóstolo (R$ 1.950,00), Curso Livre Confessional de PhD em Apóstolo (R$ 2.500,00), Curso Livre Confessional de Pós Internacional Cristã em Apóstolo (R$ 1.500,00), Curso Livre Confessional de Graduação Ministerial em Apóstolo (R$ 1.300,00). Pode-se comprar Título Honorífico em Apóstolo ou Título Emérito em Apóstolo, Título Honoris Causa de Doutor em Apóstolo), Título Honoris Causa de Mestre em Apóstolo e Título Honoris Causa de PhD em Apóstolo; qualquer um por R$ 800,00, além do "título internacional" do Conselho Hispano Americano de Pastores e Apóstolos ou do Conselho Internacional de Bispos, Apóstolos e Ministros, ambos pelo mesmo valor.

Em relação ao curso apostólico mais barato, afirma: "O Curso de Aperfeiçoamento em Apostolo do Seminário Gospel é pioneiro na modalidade 100% à distância, você recebe os livros impressos em casa, o Seminário foi o primeiro do Brasil a receber autorização oficial para funcionamento da CGIADB e do Conselho Nacional de Pastor é, a melhor escola teológica da América Latina e aparece no ranking das dez melhores dos EUA. O Curso de Aperfeiçoamento em Apostolo é reconhecido em convenções e igrejas no Brasil, EUA, Japão, Inglaterra e outros 200 países. Este ano o curso foi premiado com a nota máxima pela sua qualidade no ensino eclesiástico." [4]

Eu já encontrei pessoas que se tornaram apóstolos assim, mas passei por cima e não os mencionei nos artigos. Não sou Jesus, Cabeça da Igreja, mas não reconheço "apóstolos" que compraram seu título.

== A Nova Reforma Apostólica ==

A Nova Reforma Apostólica, que tem como pai o Apóstolo Dr. C. Peter Wagner, prega a restauração dos apóstolos e profetas. Isso é chamado de Ministério Quíntuplo: todos os cinco ministérios retratados em Efésios 4.11 ativos na Igreja hoje. Mas, nem todos os apóstolos que existem hoje estão ligadas à International Coalition of Apostolic Leaders, da qual Wagner é Presidente Emérito. Todos acreditam que são apóstolos, e que apóstolos são para os dias de hoje, mas muitos nem estão remotamente ligados a alguém da ICAL ou sequer reconhecem Wagner como uma inspiração.

O alvorecer do ministério apostólico no Brasil, o início oficial da Nova Reforma Apostólica no Brasil, foi em 2001, mesmo ano que Wagner reconhece como início da Segunda Era Apostólica. Em 5 de agosto de 2001, o Apóstolo Rony Chaves consagrou os quatro primeiros apóstolos brasileiros, durante o Seminário da Rede de Intercessão Estratégica patrocinado pela Dra. Neuza Itioka. [Não estou dizendo que foram os primeiros apóstolos do Brasil... Veja no artigo Apóstolos no Brasil 1 a lista de apóstolos mais antigos do país.]
Mas, como já dito antes, a maioria dos apóstolos brasileiros está ligada às Igrejas em Células no Modelo dos Doze (M12).

Mais uma vez repito: acredito na atualidade do ministério apostólico. Se você não quer acreditar, rasgue de sua Bíblia Efésios 4.11-12. Pois se você acredita que a Igreja precisa de pastores, porque também não dos outros ministérios?

Acredito também que muitos que se chamam apóstolos estão enganando e se enganando. O título não faz de ninguém um verdadeiro apóstolo. Talvez não seja preciso ser chamado de apóstolo para ser um.

== É necessário chamar de apóstolos? ==

Muitas pessoas até aceitam como verdade a permanência do apostólico, mas dizem que não é preciso que apóstolos usem o título Apóstolo para funcionarem como um. Gunnar Vingren, Daniel Berg, Harold Williams, Raymond Boatright, Manoel de Mello, foram apóstolos, mesmo sem serem chamados assim. Porém, tais pessoas não dizem o mesmo sobre o título Pastor, Reverendo (que eu particularmente considero sem sentido), Diácono ou mesmo Bispo.

C. Peter Wagner, apóstolo e mestre, diz [5]:
O fato é que o título “Pastor” ou algumas vezes “Reverendo”, implica em certa descrição de cargo reconhecida dentro da congregação e em determinado papel na comunidade fora da congregação (...) Se nos sentimos confortáveis com os títulos de pastor e mestre, por que nos sentiríamos desconfortáveis com o título de apóstolo? (...)
Jesus não se sentia desconfortável. Foi Ele quem introduziu o título “apóstolo” na vida do Novo Testamento (...) Na sociedade dos dias de Jesus, a palavra “apóstolo” tinha implicações militares e políticas, e Jesus adotou o termo para indicar um papel específico na extensão do Reino de Deus. O significado básico da raiz da palavra em grego é alguém enviado com uma missão.
O título “apóstolo” segue ao longo do restante do Novo Testamento. Aparece 74 vezes, enquanto “mestre” aparece 14 vezes, “profeta” 8 vezes, “evangelista” e “pastor” 3 vezes cada.

== Um apóstolo faz outro apóstolo? ==

Para encerrar este artigo, vale lembrar uma coisa: só um apóstolo pode ungir um apóstolo?

Precisamos lembrar de algo bem bíblico: apesar de em Atos 1 uma equipe de apóstolos escolher um apóstolo, em Atos 13 uma equipe de profetas/mestres e uma igreja comissionam dois apóstolos.
Diversos opositores da Reforma Apostólica negam a validade dos reconhecimentos e ordenações de apóstolos no século XXI, por que estes não teriam recebido autoridade dos apóstolos do Novo Testamento, mortos há quase dois milênios.
Porém, essa ideia vem da herança romana, que criou a sucessão apostólica (como meio de defesa contra as constantes heresias dos primeiros séculos), que defende que os bispos e padres são os sucessores dos apóstolos e pela qual qualquer sacerdote dessa igreja consegue retroceder sua ordenação até os apóstolos (Paulo ordenou Fulano, que ordenou Sicrano, que ordenou Cardeal Beltrano, que ordenou Bispo Tal, que ordenou o sacerdote). Isso é algo sem qualquer respaldo bíblico. Não entendo porque protestantes usam esse argumento, já que é normalmente usado por católicos conservadores para rejeitar o ministério de líderes protestantes.
Tais opositores da restauração dos ministérios zombam perguntando: “Quem ungiu o primeiro apóstolo atual?” Como não posso saber tudo, minha resposta é: “O que importa?” Se foi Deus quem chamou alguém como apóstolo, e ordenou esse reconhecimento, que importa a forma como isso aconteceu?
No exemplo da igreja de Irving, em Antecedentes Apostólicos, um profeta chamou o primeiro apóstolo, J. B. Cardale. Se foi dessa forma que alguns dos primeiros apóstolos da Nova Reforma Apostólica foram chamados, o que há de errado nisso, se o próprio Paulo foi comissionado assim?


Que Deus nos dê verdadeiros apóstolos!

Referências
[1] - CHAVES, Rony. Apuntes sobre el Ministerio Apostólico. S/d, p. 83. Tradução minha.
[2] - CHAVES. p. 86.
[3] - Seminário Gospel. "Apóstolo". Acesso em 26 de janeiro de 2017.
[4] - Curso de Aperfeiçoamento em Apostolo. Seminário Gospel. Acesso em 26 de janeiro de 2017.
[5] - WAGNER, C. Peter. Assim na Terra como no Céu. Belo Horizonte: Sete Montes, 2013, p. 34-35.

Aproveite para ver fotos de unções de apóstolos em Fotos Apostólicas 1, Fotos Apostólicas 2, Fotos Apostólicas 3, Fotos Apostólicas 4, Fotos Apostólicas 5 e Fotos Apostólicas 6.

<< II - A Chamada Apostólica
>> IV - A Nova Reforma Apostólica

P.S. A versão desse texto, de 2017, representa um outro momento de minha vida, em que ainda cria totalmente em tais coisas e até mesmo nas promessas de que eu mesmo seria apóstolo um dia. Desde lá, muita coisa aconteceu. Hoje, quase nada daqui mais faz sentido pra minha trajetória; mas não apagarei ou tornarei o texto mais 'limpo' em consideração a quem ainda chegar aqui.

28 comentários :

  1. Relamente, e infelizmente, a imensa maioria dos apóstolos que tem surgido no Brasil e nas nações não são verdadeiros apóstolos, pois o verdadeiro apóstolo deve viver desprendido do mundo, levando o evangelho onde as boas novas ainda não chegaram. O que vemos (principalmente na visão celular - infelizmente) é que os apóstlos são levantados e imediatamente começam a receber honras da igreja ($) e montam os tais gabinetes apóstolicos e se acomodam em seus megatemplos.
    Que Deus nos dê apóstolos verdadeiros!
    Abcos Cesar!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário querido amigo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, estamos precisando de clareza nesse tempo "do profético", "do apostolado"...já enjoei de ouvir isso. Temos visto que esse movimento está aumentando a cada dia, e isso é preucupante! A igreja onde congrego está começando a ter essa visão, "infelizmente". Os pastores convidam esse tais "apóstolos" para pregarem e eles realmente se acham os caras, pensam que tem a chave do mundo espiritual, é só dizer "abençoado" e você é! Fora que o povo idolatra né!
    Certa vez perguntei a um apóstolo que não quero comentar o nome, quem ungiu o "apostolão" Rony chaves? Me respondeu que Deus deu uma revelação pra ele que era apóstolo e passou a visão adiante, ungiu outros e agora ele é o nosso pai, ou "papa" evangélico...sei lá o que, basta ver nas (guias proféticas) que todo ano é colocado por eles...coisa tremenda mesmo. Sabe isso me dá até "nojo".
    Fora essa frescura que existe nesse meio: "meu pai espiritual", "meu filho espiritual", até apóstola temos hoje, olha que legal.

    Eu tive uma visão essa noite, também serei "apóstolo", quem quizer ser abraçar minha visão é só me acompanhar e será apóstolo também, alguém topa??.

    Abraços.

    Sola Scriptura.

    ResponderExcluir
  4. Querido Kleber, agradeço pela visita e comentário!
    E não perca os próximos artigos sobre as apostolices!

    ResponderExcluir
  5. Cesar Ministro! Salve!
    Sou eu, o "Uchiha Sasuke" do Forum Gospel.
    Ótima série de artigos essa que tu escreveste! Aprendi muito com ela.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu amigo!
    Muito obrigado Felipe! É uma honra tê-lo aqui...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. A paz de cristo a todos, sou um apostolo, dou a vida pela obra de Deus.
    amo o que faço, sei que é o espirito santo de Deus que me usa.
    no lugara de criticar vai fazer o que fazemos, orar no monnte 3 dias sem descer de la, a pão e agua.
    acredito que muitos saõ usados, pelo diabo para nos dixar triste - que Deus tenha misericordia desses - Apóstolo Claudio

    ResponderExcluir
  8. Ops lugar e monte erro de digitação DESCULPE

    ResponderExcluir
  9. Apóstolo Claúdio, eu agradeço sua visita e seu comentário neste blog.

    Eu estou lhe criticando? Não lhe conheço, não sei se o senhor é mesmo um apóstolo...

    Fazer o que fazemo? Orar no monte não é uma ordenança...

    E como o senhor mesmo reconheceu, muitos dos apóstolos de hoje são falsos.

    Paz!

    ResponderExcluir
  10. quando orar nao o faça de pé com palavras bem elaboradas,ou se jejuares não se mostre fraco e dizendo passar fome para que o galardão não venha dos homens,mas quando estas coisas o fizer,faça em silencio e no seu quarto para que aquele que vê até o secreto em secreto te compensará.
    é bem isso que nós vemos hoje nesses homens semi deuses,#sarcasmo,sem mais.

    ResponderExcluir
  11. PELO AMOR DE DEUS! CÉSAR AUGUSTO E TODOS QUE SE APRESENTAM COMO APÓSTOLOS SÃO FALSOS APÓSTOLOS! O MINISTÉRIO APOSTÓLICO NÃO É PARA NOSSOS DIAS!

    REV. DR. JOSÉ KENNEDY DE FREITAS

    ResponderExcluir
  12. O MINISTÉRIO APOSTÓLICO EXISTE EM NOSSOS DIAS?
    É curioso observar como algumas Igrejas Evangélicas tem facilidade em aceitar novidades. E é triste verificar a falta de empenho dos cristãos em observar as Sagradas Escrituras e analisá-las com sensatez e cuidado. Triste também é saber que poucas são as igrejas que motivam seus membros ao estudo sistemático da Bíblia, ao aprofundamento teológico, a formação de grupos de estudo e discussão sobre as doutrinas cristãs e que verifiquem na Bíblia se as coisas realmente são como é pregado. Aliás, não é pecado analisar se os ensinos e a pregação estão em conformidade com as Sagradas Escrituras (Atos 17.10-11).
    Dentro desta miscelânea de revelações e novidades que temos observado, é importante expressar-se sobre o caráter das revelações: 1) As revelações nunca deverão ser colocadas acima da Bíblia. A Bíblia é a palavra final e autoridade máxima, já que se trata da inerrante Palavra de Deus; 2) Se a revelação está em desconformidade com a Bíblia Sagrada, descarte imediatamente tal revelação. Deus não é Deus de confusão (I Coríntios 14.33) As experiências pessoais não podem ser colocadas acima das Escrituras Sagradas, pois estas já contêm a revelação do propósito de Deus ao homem.

    Nestes tempos de tantas novidades, algo chama atenção de maneira muito preocupante na história recente da igreja: trata-se do Apostolado Contemporâneo, ou Restauração Apostólica. Muitos têm se levantado como Apóstolos nestes dias. Apóstolos ungindo Apóstolos e criando uma hierarquia Apostólica. Alguns "pastores" e "missionários" que, talvez por se sentirem menores que seus colegas de Ministério que foram ungidos como "Apóstolos", ungem-se a si mesmos e se auto-proclamam "Apóstolos". Não há fundamento para o chamado Ministério Apostólico Contemporâneo pelo simples fato do mesmo não possuir respaldo bíblico.

    ResponderExcluir
  13. CONTINUAÇÃO:


    O termo

    Segundo o Dicionário Bíblico Universal, o termo Apóstolo “Significa mais do que um ‘mensageiro’: a sua significação literal é a de ‘enviado’, dando a idéia de ser representada a pessoa que manda. O apóstolo é um enviado, um delegado, um embaixador” (Buckland & Willians, p. 35) . A Bíblia de Estudo de Genebra também aplica esta descrição, dizendo que Apóstolo “significa ‘emissário’, ‘representante’, alguém enviado com a autoridade daquele que o enviou” (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1272).

    A frágil sustentação

    Aqueles que defendem esta frágil posição, têm se sustentado principalmente na má interpretação do texto de Efésios 4.11 para o uso do Ministério Apostólico para nossos dias. O texto de Efésios 4.11 diz: “E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

    ResponderExcluir
  14. CONTINUAÇÃO:

    A refutação

    As regras mais simples de hermenêutica bíblica nos ensinam que os textos Sagrados nunca devem ser tirados de seu contexto. E no contexto da epístola de São Paulo aos Efésios, temos no capitulo 2 o texto que prova que este Ministério não mais existe.

    Antes de citar o texto, é importante refletir: Quando um prédio é construído, o que é feito primeiro? As paredes ou a fundação da obra? É obvio que todo alicerce, toda fundação é feita em primeiro lugar. Não é possível construir as paredes e no meio das paredes fazer a fundação. Efésios 2.19-20 diz: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”.

    O Senhor Jesus Cristo é a Pedra Angular e os fundamentos foram postos pelos Apóstolos e Profetas. Os Evangelistas, Pastores e Mestres são os responsáveis pela construção das paredes desta obra. Como bem explica Norman Geisler “De acordo com Efésios 2.20, os membros que formam a igreja estão ‘edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas’. Uma vez que o alicerce está pronto, ele não é jamais construído novamente. Constrói-se sobre ele. As Escrituras descrevem o trabalho dos apóstolos e dos profetas, quanto à sua natureza, como um trabalho de base” (Geisler, p. 375).

    ResponderExcluir
  15. CONTINUAÇÃO.....

    A Bíblia Sagrada registra o uso do termo Apóstolo a outros personagens. Russel N. Champlin explica que “há também um sentido não técnico, secundário, da palavra ´apóstolo´. Trata-se de uma significação mais lata, em que o termo foi aplicado à muitas outras pessoas, nas páginas do NT. Esse sentido secundário dá a entender essencialmente ´missionários´, enviados dotados de poder e autoridade especiais” (Champlin, p. 288, v. 3). Nesse sentido o Apóstolo São Paulo chamou a alguns irmãos por Apóstolos seguindo este termo não técnico:

    Personagem Texto
    Tiago, irmão do Senhor Gálatas 1.19
    Epafrodito Filipenses 2.25
    Apolo 1 Coríntios 4.9
    Andrônico e Junias Romanos 16.7

    No contexto de Efésios 4.1, São Paulo não estava se referindo a estes homens, mas sim aos 12, São Matias (que substituiu Judas Iscariotes), e a si mesmo.

    Estes compunham, juntamente com os profetas, o fundamento da Igreja (Efésios 2.19-20).

    Existiam duas exigências fundamentais para que um Apóstolo fosse reconhecido para tal função:

    1) Ser testemunha ocular da ressurreição de Jesus Cristo (Atos 1:21-22; Atos 1.2-3 cf. 4.33; I Coríntios 9.1; 15.7-8);

    2) Ser comissionado por Cristo a pregar o Evangelho e estabelecer a Igreja (Mateus 10.1-2; Atos 1.26).

    ResponderExcluir
  16. CONTINUAÇÃO .....

    Assim como São Matias, que passou a integrar o corpo Apostólico por ser uma testemunha, São Paulo, que se considerava o menor, por ser o último dos apóstolos, contemplou ao Senhor Jesus Cristo no caminho de Damasco (Atos 9.1-9; 26.15-18), onde ocorreu o início de sua conversão. Ou seja, ambos preenchem os pré-requisitos para tal função. No entanto, os que se intitulam Apóstolos em nossos dias não se encaixam nos padrões bíblicos que validam o Apostolado.

    É interessante que, enquanto o Apóstolo São Paulo refere-se a si mesmo como “o menor dos apóstolos” (I Coríntios 15.9), os atuais Apóstolos tem por característica a fama e a ostentação do título. Tudo é apostólico! A unção é apostólica! Os eventos são apostólicos! As músicas são apostólicas!

    Nem de longe se assemelham com a humildade dos apóstolos bíblicos. Eventos, cultos e seminários se tornam mais interessantes quando a presença do Apóstolo Fulano é confirmada. É um chamariz: “venha e receba a unção apostólica diretamente do Apóstolo Beltrano”.

    ResponderExcluir
  17. CONTINUAÇÃO.....

    Tais Apóstolos têm se colocado como super-crentes, uma nova e especial classe da Igreja, a elite cristã dos tempos modernos. Hoje existe de tudo um pouco neste balcão mercantil da fé: Apóstolo do Brasil, Apóstolo da Santidade, Apóstolo do Avivamento e até mesmo o mais popular Apóstolo Brasileiro, chamado por muitos por “Paipóstolo”. Rsrsrs temos que rir dessa palhaçada "Apostólica"!

    Existem hoje ministérios com características apostólicas, no sentido das missões (envio) e no estabelecimento de Igrejas. No entanto, isso não faz de ninguém um Apóstolo nos padrões bíblicos.

    A forma como o pastor batista Wayne Grudem explica esse fato é muito esclarecedora: “Embora alguns hoje usem a palavra apóstolo para referir-se a fundadores de igrejas e evangelistas, isso não parece apropriado e proveitoso, porque simplesmente confunde que lê o Novo Testamento e vê a grande autoridade ali atribuída ao ofício de ‘apóstolo’. É digno de nota que nenhum dos grandes nomes na história da igreja – Atanásio, Agostinho, Lutero, Calvino, Wesley e Whitefield – assumiu o título de ‘apóstolo’ ou permitiu que o chamassem apóstolo. Se alguns, nos tempos modernos, querem atribuir a si o título ‘apóstolo’, logo levantam a suspeita de que são motivados por um orgulho impróprio e por desejos de auto-exaltação, além de excessiva ambição e desejo de ter na igreja mais autoridade do que qualquer outra pessoa deve corretamente ter”. (Grudem, p. 764).

    É equivocado aplicar o termo “Apóstolo” para ministros contemporâneos. A Bíblia de Estudo de Genebra concluí que “Não há Apóstolos hoje, ainda que alguns cristãos realizem ministérios que, de modo particular, são apostólicos em estilo. Nenhuma nova revelação canônica está sendo dada; a autoridade do ensino apostólico reside nas escrituras canônicas” (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1272).

    Tamanho o fascínio que os crentes possuem por essa Restauração Apostólica, gera preocupação nas lideranças mais sóbrias. Vale citar as sábias palavras do Rev. Augusto Nicodemus Lopes: “Há um gosto na alma brasileira por bispos, catedrais, pompas, rituais. Só assim consigo entender a aceitação generalizada por parte dos próprios evangélicos de bispos e apóstolos auto-nomeados, mesmo após Lutero ter rasgado a bula papal que o excomungava e queimá-la na fogueira.” (Lopes, cf. blog do autor).

    Conclusão

    Os ofícios que o Novo Testamento expõem para a Igreja, para aqueles que compõem sua liderança, são: Apóstolos, Pastores (ou Presbíteros, ou Bispos – já que todos os termos representam a mesma função/ofício – Tito 1.5-7; Atos 20.17,28) e Diáconos. Esta Restauração Apostólica não encontra subsídio bíblico ou histórico, portanto, levando em conta este contexto, e considerando principalmente que São Paulo foi o último Apóstolo a ser chamado pelo Senhor Jesus Cristo, conclui-se que não existem Apóstolos em nossos dias. Cabe a Igreja Cristã de nossos dias, exercer suas funções sem invencionices e modismos, seguindo o puro e verdadeiro Evangelho.

    Referências:

    Buckland, AR. e Willians, L. Dicionário Bíblico Universal. São Paulo: 2001. Editora Vida
    Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo: 1999. Editora Cultura Cristã
    Geisler, N. e Rhodes, R. Resposta às Seitas. Rio de Janeiro: 2004. CPAD.
    Champlin, RN. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, v. 3 e 4. São Paulo: 2002. Hagnos
    Grudem, W. Teologia Sistemática. São Paulo: 1999. Edições Vida Nova.
    AGIR – Agência de Informações Religiosas – www.agirbrasil.com
    Augusto Nicodemus Lopes – http://tempora-mores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. CONTINUAÇÃO FINAL

    É equivocado aplicar o termo “Apóstolo” para ministros contemporâneos. A Bíblia de Estudo de Genebra concluí que “Não há Apóstolos hoje, ainda que alguns cristãos realizem ministérios que, de modo particular, são apostólicos em estilo. Nenhuma nova revelação canônica está sendo dada; a autoridade do ensino apostólico reside nas escrituras canônicas” (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1272).

    Tamanho o fascínio que os crentes possuem por essa Restauração Apostólica, gera preocupação nas lideranças mais sóbrias. Vale citar as sábias palavras do Rev. Augusto Nicodemus Lopes: “Há um gosto na alma brasileira por bispos, catedrais, pompas, rituais. Só assim consigo entender a aceitação generalizada por parte dos próprios evangélicos de bispos e apóstolos auto-nomeados, mesmo após Lutero ter rasgado a bula papal que o excomungava e queimá-la na fogueira.” (Lopes, cf. blog do autor).

    Conclusão

    Os ofícios que o Novo Testamento expõem para a Igreja, para aqueles que compõem sua liderança, são: Apóstolos, Pastores (ou Presbíteros, ou Bispos – já que todos os termos representam a mesma função/ofício – Tito 1.5-7; Atos 20.17,28) e Diáconos. Esta Restauração Apostólica não encontra subsídio bíblico ou histórico, portanto, levando em conta este contexto, e considerando principalmente que São Paulo foi o último Apóstolo a ser chamado pelo Senhor Jesus Cristo, conclui-se que não existem Apóstolos em nossos dias. Cabe a Igreja Cristã de nossos dias, exercer suas funções sem invencionices e modismos, seguindo o puro e verdadeiro Evangelho.

    Referências:

    Buckland, AR. e Willians, L. Dicionário Bíblico Universal. São Paulo: 2001. Editora Vida
    Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo: 1999. Editora Cultura Cristã
    Geisler, N. e Rhodes, R. Resposta às Seitas. Rio de Janeiro: 2004. CPAD.
    Champlin, RN. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, v. 3 e 4. São Paulo: 2002. Hagnos
    Grudem, W. Teologia Sistemática. São Paulo: 1999. Edições Vida Nova.
    AGIR – Agência de Informações Religiosas – www.agirbrasil.com
    Augusto Nicodemus Lopes – http://tempora-mores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Essa é a minha opinião biblicamente falando! Pela preciosa graça de Deus sou Anglicano, mas tenho lamentado ver tanta invenção no meio do povo de Deus. Uma delas é a "Ordenação" de mulheres ao Sacerdócio! Mas fazer o que? Isso tudo tem que se cumprir!

    Boas festas para todos

    ResponderExcluir
  20. É tão simples resolver isto! Quando chegar alguèm cego ou coxo na igreja - pede para o apóstolo levantar o coxo e andar e pedir pro cego enxaguar os olhos. Se o cego voltar a enxergar e coxo andar então é um enviado de DEUS. Os apóstolos faziam isto em nome de Jesus porque para eles foram dados poderes. Estes falsos profetas que temos nas igrejas que profetizam e nada se vê, e agora , temos que aguentar estes falsos apóstolos. Mas tudo isso já está escrito, que nos últimos dias levantarão falsos profetas e pastores esfolando as ovelhas do SENHOR.Para finalizar - meu pastor é JESUS CRISTO...
    email: elizeurepres@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. É realmente muito triste e vergonhoso o que acontece com os cristão de hoje em dia,julgam uns aos outros em vez de se unir com o propósito de ganhar vidas,olha a obra os frutos destes que vocês julgam e condenam,vêem quantas almas são ganhas para o Senhor Jesus em suas igrejas, E o que vocês estão fazendo com este infeliz blog...difamando o evangelho e afastando a igreja do senhor de sua vontade que é a unidade uns com os outros.Que vocês se arrependam e que Deus tenha misericórdia de sua vidas....

    ResponderExcluir
  22. Os milagres de Deus continuam acontecendo sim em nossos dias e não ficou retida aos primeiros seculos, pois o Senhor é o mesmo.
    Falsos profetas sempre existiram no tempo dos primeiros apostolos e tambem hoje, não devemos julgar.
    Que Deus continue usando seus Apóstolos, profetas, pastores, evangelistas e doutores para a edificação de sua igreja.

    ResponderExcluir
  23. Muito interesante meu amigo!
    Mais vc nao acha que Efesios 4:11 estaria se referindo a um Missionario? Eu acho q o titulo "apostolo" seria um titulo restrito so para os escolhidos de Jesus. Pq se nao estiver se referindo a somente um missionario, aonde temos a certeza na Biblia que esses apostolos de hoje tem os requerimentos necessario? E aonde esta a semelhanca dos apostolos de hj, com os de antes?
    Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  24. interessante é que não vemos,antes do final do século xx,ninguem,nem os pais da fé,nem em outro tempo,reivindicando o titulo de apóstolo.
    e olha que existiram homens notáveis.
    agora hoje é como a descoberta do ouro,todo mundo quer ser apostolo

    ResponderExcluir
  25. O ULTIMO APOSTOLO FOI PAULO E ACABOU.

    ResponderExcluir
  26. Realmente, o último apóstolo foi Paulo.

    ResponderExcluir
  27. Quanta bobagem escrita para enganar os que não leem a Bíblia. Sem qualquer fundamentação aplica erroneamente os textos bíblicos. Além do que, apresentam as suas próprias revelações em pé de igualdade com a Bíblia. Ministério apostólico é seita!

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página