Pesquisar

terça-feira, 19 de junho de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 3


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos os apóstolos Márcio Roberto Vieira Valadão, Presidente da Igreja Batista da Lagoinha, e Renê de Araújo Terra Nova, Presidente do Ministério Internacional da Restauração e Patriarca da Visão Celular no Modelo dos Doze. Os dois pastores foram reconhecidos e ungidos apóstolos na I Conferência Profética em novembro de 2001 em Belo Horizonte/MG.


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 2

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Márcio Roberto Vieira Valadão (24/11/1948; Belo Horizonte/MG) – Apóstolo Presidente da Igreja Batista da Lagoinha (IBL) em Belo Horizonte/MG, igreja em células com mais de sessenta e cinco mil membros.
A IBL foi fundada em 20 de dezembro de 1957 como Sexta Igreja Batista de Belo Horizonte no bairro da Lagoinha, por cerca de vinte pessoas vindas da Igreja Batista do Barro Preto. Esses irmãos convidam o Pr. José Rego do Nascimento para pastorear a nova igreja, que a assume em 1958. Por causa de sua orientação “pentecostal”, Rego e alguns irmãos tiveram que deixar o prédio em que se reuniam (pois estava em nome dos contrários à renovação espiritual, que o fecharam com cadeados novos) e ir para endereços provisórios, até conseguirem o atual endereço. Devido à divergência teológica por causa do batismo no Espírito Santo, a Igreja da Lagoinha e outros treze igrejas batistas foram excluídas da Convenção Batista Brasileira em 1965 em Niterói/RJ. A renovação espiritual no meio batista deu origem à Convenção Batista Nacional, que teve sua reunião de origem na IBL em 1967. Vários pastores presidiram a igreja até Márcio a assumir em 1972.
De família presbiteriana, Márcio começou a trabalhar ainda na infância. Após a morte do pai, assume sua pequena fábrica de sapatos, que prosperou sobre sua direção. Começa a frequentar a Lagoinha, e em maio de 1966, em uma vigília na casa de uma irmã da Lagoinha, recebe a Jesus como Salvador, é batizado no Espírito Santo e chamado ao ministério. Vende sua loja, e aos 18 anos, em 1967, vai estudar no Seminário Teológico Evangélico do Brasil (STEB), onde se forma Bacharel em Teologia. Ainda seminarista, foi missionário em Martinho Campos/MG e depois em Diamantina. Ordenado pastor em dezembro de 1970, pastoreia por quinze meses a Igreja Batista de Ponta Grossa/PR, voltando depois para Belo Horizonte e inicia o Ministério Nova Vida, para alcançar marginalizados. É convidado a assumir interinamente o pastorado da Lagoinha, substituindo o pastor que sofrera um acidente. Considerado digno pelos irmãos da igreja, e aprovado em uma votação em 2 de julho, toma posse em 31 de julho de 1972. A igreja tinha então mais de trezentos membros.
Casado desde 1 de março de 1975 com a Pastora Renata Valadão (10/01/1959), tem três filhos (os pastores e ministros de louvor Ana Paula, André e Mariana), e seis netos.
Nos anos 80, a IBL fundou cerca de sessenta congregações, em vários estados, somando cerca de cinco mil membros. Por Márcio passar muito tempo fora da sede, cuidando das novas igrejas, e por não desejarem se tornar uma denominação, em abril de 1987, de uma só vez, todas as congregações foram emancipadas; a sede ficou com mais de mil membros e começaram a investir nos grupos pequenos. Atualmente, a Lagoinha possui núcleos em várias cidades, mantém trabalhos missionários em diversas cidades e em outras nações, e realizam periodicamente viagens missionárias a diversos campos. Em julho de 1999, Márcio conheceu a Visão Celular no Governo dos Doze, no MIR em Manaus; Márcio e Renata fizeram parte da Equipe Nacional G12 dos Pastores César e Cláudia Castellanos. No começo do milênio, Pr. Márcio lançou o alvo para a IBL de alcançar 10% de Belo Horizonte para Cristo.
Márcio é Presidente Executivo do Ministério de Louvor Diante do Trono, fundado em 1998, liderado pela Pra. Ana Paula Valadão Bessa, com vários CDs e DVDs gravados, e reconhecido internacionalmente; presidente do Colégio Cristão de Belo Horizonte, com educação do ensino infantil ao médio, fundado em 1989 como Escola Cristã da Igreja Batista da Lagoinha; presidente do Conselho Curador da Fundação Oásis, criada em 1995, incorporando todos os trabalhos sociais desenvolvidos pela IBL, oferecendo cursos e projetos assistenciais; foi o primeiro presidente da Rede Super de Televisão, adquirida em 17 de julho de 2002. Autor de dezenas de livros, apresenta o programa de TV Profetizando Vida na Rede Super. Márcio e Renata são membros do Capítulo Brasil do Global Kingdom Partnerships Network (GKPN), fundado pelo Dr. Elias Dantas, uma rede de relacionamentos de pastores e líderes cristãos das maiores igrejas de todos os continentes para promover a expansão do evangelho.
Márcio foi ungido Apóstolo junto com Renê Terra Nova, em 18 de novembro de 2001, na I Conferência Profética, na templo da IBL, pelos apóstolos Cindy Jacobs, Mike Shea, Valnice Milhomens e Harold Caballeros. Mesmo tendo sido reconhecido apóstolo, Márcio não usa o título, continua sendo chamado de Pastor. É um dos membros originais do Conselho Apostólico Brasileiro, até que, pela impossibilidade de participar ativamente, deixou o CAB em 2015. Recebeu em 2005 o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Afonso Arinos de Melo Franco, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, e em 2010 o Colar de Mérito da Corte de Contas José Maria de Alkmin, do Tribunal de Contas de Minas Gerais.
Mais de duzentos ministérios compõem a Lagoinha, entre eles: Central de Células; Intercessão; Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT), fundado em 2003, para treinar e capacitar pessoas envolvidas com os ministérios de louvor e adoração, e também pessoas com vocação para missões transculturais; Seminário Teológico Carisma; Apoio a Mulheres numa Gravidez Indesejada (AMGI); Jornal Atos Hoje; Livraria Seara; Centro de Formação Cristã; Gideões 24H Diante do Senhor, iniciado em 2003, para levar a Igreja a orar por 24 horas diárias, ininterruptamente, até a volta de Cristo; Veredas Antigas; Rhema Reconciliação; Central Ministerial da Família; Obra Prima, para portadores de necessidades especiais; Impacto Vida, retiro evangelístico; Justiça de Deus, orientação jurídica gratuita; Telefone da Paz; Onésimo, para dependentes químicos e presidiários; Estância Paraíso – Ministério Restaurando Vidas; Jornada da Aliança; Centésima Ovelha, em busca das ovelhas perdidas; Casados para Sempre; Edificando um Novo Lar, acompanhamento do namoro, passando pela Classe dos Noivos, até o casamento; Adotar; Coral Iblack; Valentes de Davi, capoeira; Evangelismo nas Praças com os Jovens; Projeto Nova Vida, fundada na década de 90, para a recuperação de ex-prostitutas; Siloé, fundado em 1998, para deficientes visuais; Ephatá, surdos; Rede de Esportes e Atletas de Cristo; Águias de Cristo, motociclistas; BRIT; Clínica da Alma; Aliança Universitária (AUNI); Mocidade Dependente de Deus, bateria de escola de samba; Companhia de Teatro Arena; Mulheres Ajudando Mulheres, visitas e atividades profissionais para detentas; Gerando Vidas, grávidas; Curando com um Sorriso, crianças, adultos e idosos em hospitais, abrigos e asilos; Mães Solteiras; Viúvas Cristãs em Ação; Enquanto o Noivo Não Vem, mulheres solteiras adultas; Pérolas, separadas e divorciadas; Desperta Débora – Mães de Joelhos, Filhos de Pé; Mulheres em Ação; Escola de Pais; Eliezer, separados e divorciados solteiros; Acampamento de Casais; Centuriões do Templo; Casa das Vovós; cultos em espanhol e inglês; Fábrica de Artes; e CROWN, curso de finanças baseado na Bíblia. Conhecida pelo louvor, além do Diante do Trono e dos próprios filhos do Apóstolo Márcio, a IBL também lançou os ministérios de Nívea Soares, Helena Tannure e Ana Nóbrega.
Da Igreja Batista da Lagoinha também faz parte o apóstolo Ronaldo Moreira de Faria. Fernando Guillen também já serviu na Lagoinha. Atualmente a igreja está preparando a construção de um novo templo, com capacidade para mais de trinta mil pessoas.
Veja fotos do Apóstolo Márcio em Fotos Apostólicas 1, inclusive de sua unção apostólica, Fotos Apostólicas 2 e Fotos Apostólicas 3.
[Também fiz o artigo da Wikipédia sobre a Lagoinha.]
Endereço Sede: Rua Manoel Macedo, nº 360 - São Cristóvão - Belo Horizonte/MG
Carisma: Rua Araribá, nº 543 - Concórdia - Belo Horizonte/MG CEP 31110-510
CTMDT: Rua Presidente Washington Luiz, nº 150 - Boa Esperança - Santa Luzia/MG
Rede Super: Rua Professor Magalhães Penido, nº 460 - São Luiz - Belo Horizonte/MG CEP 31270-70
Oásis: Rua Angico, nº 283 - Belo Horizonte/MG
Site: www.lagoinha.com/
www.redesuper.com.br/
www.carisma.org.br/
www.ctmdt.com.br/
http://www.fundacaooasis.org/oasis/index.php
http://www.diantedotrono.com/
Twitter: @Lagoinha_com
@ValadaoMarcio
@stcarisma
@diantedotrono
Facebook: http://www.facebook.com/marcio.valadao.3
Página: http://www.facebook.com/IgrejaLagoinha
http://www.facebook.com/marciorvvaladao
http://www.facebook.com/carismaoficial
http://www.facebook.com/redesupertv
http://www.facebook.com/DianteDoTronoOficial

Renê de Araújo Terra Nova (19/06/1961; Serrinha/BA) – Apóstolo Presidente do Ministério Internacional da Restauração (MIR), com sede internacional em Manaus/AM, com cerca de oitenta mil pessoas, e Patriarca da Visão Celular no Modelo dos Doze. Um dos Apóstolos membros da International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL), e membro do Conselho Apostólico, apontado pelo Dr. John P. Kelly. Apóstolo Moderador (Convening Apostle) da Coalizão Brasileira de Líderes Apostólicos (COBLAP), e Facilitador da ICAL para todos os países de Língua Portuguesa.
Casado desde 2 de fevereiro de 1986 com a Apóstola Ana Marita Nogueira Terra Nova (24/12/1963; Itagibá/BA), tem quatro filhos (Pra. Larissa, Agnes, Rachel e Davih).
Salvo em abril de 1981, em Feira de Santana, Renê foi chamado ao ministério pastoral um mês depois e ingressa no seminário em 1982. Graduou-se Bacharel em Teologia e Mestre em Psicologia Pastoral pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) em Recife/PE. Ainda seminarista pastoreou como adjunto em 1984 a Primeira Igreja Batista em Boa Viagem, em Recife, e em 1985 torna-se presidente do Projeto Norte da América do Sul (PRONAMS), um projeto transcultural apoiado pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira. Foi ordenado ao ministério pastoral em 28 de junho de 1987, na PIB em Boa Viagem. Em 1988, assume o pastorado da Igreja Batista da Encruzilhada em Recife, e, em 1989, assume a Igreja Batista Memorial em Feira de Santana/BA. Ana Marita formou-se em Educação Religiosa, com habilitação em Ministério Social pelo Seminário de Educadoras Cristãs de Recife. No período de férias do seminário, participava de projetos missionários em diversas cidades do sertão, Colômbia e Bolívia. Ministrava em algumas igrejas palestras para crianças e adolescentes. Também é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Renê foi convidado em 1990 a pastorear a Igreja Batista Memorial em Manaus, assumindo-a em 20 de outubro do mesmo ano. Nesse dia nasceu o MIR. Pr. Renê trouxe uma renovação espiritual para igreja, o que, além do crescimento, gerou animosidade com alguns membros e a Convenção Batista. Em 1992, entrega a liderança da Memorial para iniciar na garagem do Ap. Anselmo Vasconcelos, com 169 pessoas, em 19 de julho a Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus (PIBREM). Em 15 de agosto, mudam-se para um antigo cinema. Alguns anos depois, um membro comprou e doou a metade de um terreno, e a igreja comprou a outra metade, de onde hoje é o seu templo sede, com capacidade para seis mil e quinhentas pessoas. Ainda no seu início, a PIBREM começou a trabalhar com grupos familiares, inspirada em David Yonggi Cho, até que em 1998 conheceram e transicionaram para a Visão Celular no Governo dos Doze (G12). Renê esteve em Bogotá, com a Pra. Valnice Milhomens, e foram responsáveis por trazer os Pastores César e Cláudia Castellanos ao Brasil. Foi membro da Equipe G12 no Brasil, e principal divulgador da Visão, para que alcançasse todo o país. Deixou a cobertura de César Castellanos em março de 2005, e, adaptando-o formou a Visão Celular no Modelo dos Doze (M12), adicionando novas estratégias, como o Fruto Fiel. A partir de 2010, com o Mover Urbano, o MIR implantou bases setoriais em diversos bairros de Manaus. O MIR também está presente em Iranduba/AM, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Santarém/PA, Natal/RN, Araruama/RJ, Salvador/BA, Roma/Itália, Nagoya/Japão e Atlanta/EUA. Oferece cobertura para milhares de igrejas, das mais diversas denominações, e a milhões de pessoas na Visão Celular no Modelo dos Doze, em mais de metade das cidades do Brasil, em todos os estados, e em cerca de trinta nações, como EUA, Japão, Bolívia, Portugal, Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha. Atualmente, está debaixo da cobertura do Dr. John P. Kelly.
Em 2002, na Suíça, Ap. Renê foi nomeado Presidente e Embaixador da International Christian Embassy of Jerusalem (ICEJ, Embaixada Cristã Internacional em Jerusalém) para o Brasil. Membro da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (OMEAM), apresentador do programa de TV Semente de Vida, é autor de mais de cem livros, como Abecedário das Células, Atos Proféticos, comando de Deus ou invenção humana?, Babilônia e Roma: a diferença é o nome, Ideia, Sarkós, A Presença fala mais que palavras e Korban. Ana Marita também é autora de alguns livros, como Edificando Pérolas do Reino, Vencendo as Crises do Século e Mentes Brilhantes. Organiza anualmente o Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze em Manaus, desde 1998, o Congresso para o Resgate da Nação em Porto Seguro/BA, desde 2000, e outros congressos em Manaus. Realiza, também, congressos nos estados brasileiros e em outros países, além de liderar caravanas para Israel, Egito, Dubai e Jordânia, durante a Festa dos Tabernáculos, e para congressos com David Yonggi Cho em Seul.
Renê foi ungido apóstolo em 18 de novembro de 2001 junto com Márcio Valadão, durante a I Conferência Profética, na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte/MG, pelos apóstolos Cindy Jacobs, Mike Shea, Valnice Milhomens e Harold Caballeros. Ana Marita foi ungida apóstola em 7 de julho de 2002, no encerramento do 3º Congresso Juvenil no MIR, pelo Ap. Renê. Durante o 13º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze no MIR em Manaus, em 19 de junho de 2010, seu aniversário, Renê foi reconhecido Patriarca diante dos seus 12, dos estados brasileiros e das nações. Em 9 de novembro de 2011 foi recebido oficialmente como membro da International Coalition of Apostles, atual ICAL, e nomeado Apóstolo Embaixador para o Brasil e América do Sul. Comissionado pela ICAL, e a representando no Brasil, em 29 e 30 de julho de 2014, em São Paulo/SP, lançou a Coalizão Brasileira de Líderes Apostólicos (COBLAP).
Cidadão Amazonense em 2000, Ap. Renê também recebeu o título de cidadão de Feira de Santana e Brasília/DF. Em 2003, foi condecorado com a Medalha Tiradentes pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Em 2005, recebeu da Assembléia Legislativa do Amazonas a Medalha da Ordem do Mérito do Estado do Amazonas (Medalha Comendador). Em 2006, o título de Cidadão Cearense, e a Medalha Rodolpho Valle da Câmara Municipal de Manaus, o que lhe confere o título de Cidadão Manauara. Em 2007, recebeu um Doutorado Honoris Causa em Teologia, pela Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia (FATEF). Em 2010, recebeu o título de Cidadão Espírito-Santense e a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 28 de janeiro de 2013, Apóstolo Renê foi homenageado pelo Knesset (Parlamento) e o Ministério do Turismo de Israel, no King David Hotel em Jerusalém, como um dos líderes religiosos mundiais que divulgam o nome de Israel e que são incentivadores da ascensão de milhares de peregrinos a Terra Santa, contribuindo com o crescimento da economia israelense. O Apóstolo recebeu o título de Honra ao Mérito durante a sétima edição anual da Night to Honor our Christian Allies, patrocinado pelo Knesset Christian Allies’ Caucus, o Ministério de Turismo, o World Jewish Congress e a International Christian Embassy of Jerusalem. No mesmo ano, recebeu os títulos de Cidadão Mato-Grossense, Cidadão Goiano, Cidadão Paulistano e Cidadão Soteropolitano. Recebeu os graus de Mestre em Psicologia Pastoral e Doutor em Psicanálise pela Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia (FATEF) do Rio de Janeiro, e a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11º Região. Em 2014, Cidadão Natalense. Em 2016, recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta condecoração da Câmara Municipal de Manaus. Também recebeu o título de Cidadão de Honra de Terma de Rio Hondo, na província de San Tiago de Estero/Argentina.
As suas equipes de 12 do MIR Manaus são constituídas de apóstolos e apóstolas legitimados por ele: Marcel e Joice Alexandre, Arão e Ester Amazonas, Wilson e Cláudia Ayub, Anselmo e Rose Vasconcelos, Eurípedes e Márcia Souza, Gean e Daniela Muniz, Gilvan e Thelma Santos, Luiz e Regina Vasconcelos, Wagner e Adriana Pacheco, Robson e Neliana Mendonça, José e Lene Monteiro, Amsterdam Leitão, Túlio e Marineth Almeida, Elionaldo e Jeruza Costa, Gilmar e Ana Márcia Britto, Osvaldo e Marília Nascimento, Jair Júnior, Sandro e Tenessa Nahmias, Marcos e Rosângela Matos, Idenilson e Clice Nascimento, Leonete Cunha, Dejanira Vieira e Marisa Rodrigues. Sem contar as equipes estaduais e internacionais.
Reconheceu os primeiros apóstolos da Visão Celular no Modelo dos Doze, 56, em 2006 em Brasília. Em 2007, durante o Congresso Nacional da Visão Celular em Brasília, ungiu 70 apóstolos. Ungiu outros no mesmo Congresso em 2008, e 120 durante o 12º Congresso Internacional em Manaus em 2009. Ungiu 200 apóstolos durante o 13º Congresso Internacional em Manaus em 2010. Em 2011, no 14º Congresso Internacional em Manaus legitimou quase mil apóstolos. E outros em 2012, no 15º Congresso Internacional em Manaus. Em 2013, ungiu 104 apóstolos, no 16º Congresso Internacional, entre os quais sua mãe, Guiomar Terra Nova, como Apóstola Matriarca. Assim como outros tantos em 2014, 2015 e 2016. Também já ungiu apóstolos nos EUA em três ocasiões.
Veja fotos dos Apóstolos Renê e Marita em Fotos Apostólicas 1, inclusive da unção apostólica de Renê, Fotos Apostólicas 2, Fotos Apostólicas 3, Fotos Apostólicas 4 e Fotos Apostólicas 5.
Endereço Sede: Estrada da Ponta Negra, nº 5001 - Santo Agostinho - Manaus/AM
ICEJ Brasil: Avenida Coronel Teixeira, nº 5201 - Santo Agostinho - Manaus/AM
Site: http://www.mir12.com.br/br/2016/
www.reneterranova.com.br/
http://www.coblap.com/
http://www.icejbrasil.com/
http://www.svbrasil.com.br/
Twitter: @ReneTerraNova
@MaritaTerraNova
@OficialMIR
@ReneTN_News
Facebook: http://www.facebook.com/apostolamarita.terranova
Página: http://www.facebook.com/ReneTerraNova12
http://www.facebook.com/oficialmir



<< Valnice Milhomens, Arles Marques, Mike Shea e Jesher Cardoso
>> Neuza Itioka, Sinomar Silveira, Léo Oliveira e Ebenézer Nunes