Pesquisar

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reforma Apostólica - Brasil 35


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.
Se quiser entender o por quê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Eliã Marcos Caetano, Apóstolo da Comunidade Renovada de Pinhais, Edson Luiz Mesquita, Apóstolo da Primeira Igreja Batista em Blumenau, Bené Silva, Apóstolo do Ministério Apostólico Nova Terra, Arcélio Luís, Apóstolo do Ministério Colheita Internacional, Philomeno Romero, Apóstolo do Ministério Internacional Vida Abundante, Sílvio Roberto Nunes Ribeiro, Apóstolo do Centro de Avivamento para as Nações, e Renato Saito, Apóstolo da Casa de Profetas - Igreja da Palavra Viva.



Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI – Brasil 35

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Eliã Marcos Caetano (09/10/1972; Cruzeiro do Oeste/PR) – Apóstolo da Comunidade Renovada de Pinhais (CRP) em Pinhais/PR. Fundada como Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Pinhais em 22 de fevereiro de 1983, Eliã assumiu o pastorado da igreja em 6 de dezembro de 1996. Em 2001 entraram na Visão Celular.
Casado com a Pastora Tatiane Silva Vater Caetano (24/06/1974; Florianópolis/SC), tem três filhos. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte/PR, com integralização pela Faculdade Teológica Betânia em 2011, Eliã foi ordenado em 24 de fevereiro de 1999. É membro do Presbitério das Araucárias do Sul (PASUL) da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. Foi empossado seu primeiro presidente em 10 de agosto de 2007, quando o PASUL foi fundado. Serviu depois como vice-presidente (2009/2010 e 2011/2012), presidente para o biênio 2013/2014 e reeleito para 2015/2016. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Pinhais em 2012. Tatiana é pedagoga e educadora infantil na rede municipal desde 2011.
Eliã foi ungido apóstolo em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no MIR em Manaus/AM. Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Paraná por alguns anos.
Atualmente sua cobertura é o Pastor Dário José Caetano, seu pai, e um dos fundadores da IPRB, e está em aliança com a Associação Missionária Jeovah Jireh, presidida pelo Pr. Dário, uma agência interdenominacional atuando entre os indígenas no Brasil e em Moçambique, Zimbábue e Malawi. Também é discipulado pelo Bispo Mano Siqueira, presidente da Associação Internacional de Discípulos.
Endereço: Avenida Iraí, nº 1872 – Jardim Weissópolis – Pinhais/PR CEP 83323-000
Site: http://www.crp12.com.br/
Twitter: @EliaMarcosAP
Facebook: http://www.facebook.com/EliaMarcos
http://www.facebook.com/tatiane.caetano12
http://www.facebook.com/CRP12
Página: https://www.facebook.com/CRPinhais/

Edson Luiz Mesquita (21/02/1963; Blumenau/SC) – Apóstolo da Primeira Igreja Batista em Blumenau/SC. A PIB nasceu como uma congregação da Primeira Igreja Batista do Estreito, sendo organizada em 12 de maio de 1962 com dez membros. Em 1999, conheceram a Visão Celular. Também está presente em Gaspar e Indaial/SC.
Casado desde 30 de novembro de 1985 com a Apóstola Ilana Mara Nogueira Mesquita (05/05/1961; Almenara/MG), tem três filhos (Aline, Taíse e Lucas). Edson, formado em Economia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi consagrado ao ministério pastoral em 30 de novembro de 1991. Ilana é formada em Letras pela FURB, com licenciatura em Língua Portuguesa, e foi consagrada pastora em 22 de março de 2003.
A PIB em Blumenau é mantenedora do Colégio Shalom, escola por princípios da educação infantil ao ensino fundamental, fundada no início da década de 90, considerada pela Associação de Escolas Cristãs por Princípios como uma referência nacional. Entre os outros projetos sociais mantidos, estão grupo de apoio a dependentes de substâncias psicoativas, parcerias e apoio a casas de recuperação para dependentes, Projeto Habitação (construção de casas populares), escolinhas de futebol, capelania hospitalar, capelania escolar e capelania militar.
Ambos foram ungidos apóstolos no Ginásio Nilson Nelson em Brasília: Edson em 4 de novembro de 2006; Ilana em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze.
Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova em Santa Catarina, e foram os Coordenadores da Visão Celular no Modelo dos Doze no estado. Em 4 de junho de 2011, noticiaram seu desligamento da cobertura do Ap. Renê Terra Nova. Edson também foi o Embaixador Regional da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem) em Santa Catarina.
Endereço: Rua Frederico Bush Júnior, nº 455 – Garcia – Blumenau/SC CEP 89020-400
Site: http://www.pibblumenau.com.br/
http://www.portalshalom.com.br/
Página: https://www.facebook.com/pibblumenau/
https://www.facebook.com/colegioshalombnu/

Benedito (Bené) Pereira Silva (07/05/1965; Orizona/GO) – Apóstolo da Igreja de Cristo – Ministério Apostólico Nova Terra (MANT), com sede em Palmas/TO. O MANT conta com mais de cem igrejas, em Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, EUA, Venezuela, Portugal, Israel, Nigéria, Argentina, Paraguai e Holanda.
Casado com a Apóstola Veralúcia Azevedo Borges Silva, desde 1990, tem dois filhos (Matheus e Hadassa). A Igreja de Cristo foi iniciada pelos missionários David e Ruth Sanders, ligados ao Movimento de Restauração dentro da Igreja de Cristo americana. O casal chegou ao Brasil em 1948, com destino à futura capital federal, e estabeleceram-se em Goiânia/GO, fundando a primeira igreja em 7 de setembro de 1948. Na década de 1970, a Igreja de Cristo também se torna parte da renovação espiritual que varria todas as denominações, mas por serem igrejas locais independentes uma das outras, não tendo uma sede geral ou presidente, não sofrem divisão. Bené foi salvo na Igreja de Cristo de Pires do Rio/GO em 1981, ainda jovem e solteiro, de onde foi enviado para pastorear a Igreja de Cristo de Urutaí/GO. Em 1986, é enviado para iniciar um trabalho em Paraíso do Tocantins/TO (então em Goiás). Com a criação do estado do Tocantins e o início da construção de Palmas, Bené e sua família se mudaram para a capital em janeiro de 1993, iniciando uma nova igreja com uma equipe de obreiros. Em 1996, em uma reunião ministerial na Igreja de Cristo de Pires do Rio, onde tinha surgido o sistema de ministérios (que reúne todas as igrejas filhas), que faz surgir as primeiras igrejas a ultrapassarem os 150 membros e chegar a mais de mil membros, em vista da necessidade de se ter um ministério estruturado, as Igrejas de Cristo que estavam ali reunidas passam a se chamar Igreja de Cristo Ministério Nova Terra. Surgiram novas igrejas debaixo dessa cobertura, atingindo outros estados da nação. Em 1999, o ministério abraça a Visão Celular no Governo dos Doze. Em 2009, após a unção apostólica de Bené, o ministério passa a se definir como Ministério Apostólico Nova Terra. Realiza anualmente o Congresso Internacional de Liberação Profética em Palmas.
Bené foi ungido apóstolo no Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Bispa até então, Vera foi ungida apóstola pelo Ap. Bené em abril de 2010 na 19º Conferência Liberação Profética em Palmas. É membro da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP).
O MANT conta com outros apóstolos: Ulysses e Vanda de Oliveira (Pires do Rio/GO), Nilson e Tereza Rodrigues (Bela Vista de Goiás/GO), Cláudio e Márcia Mendes (Paraíso/TO), Valdemir e Margareth Carneiro (Marabá/PA), Bira e Maria dos Anjos Leite (Porto Nacional/TO), Jesiel Arnold e Vânia Caixeta (Araguaína/TO), Sérgio e Nilza Jesseni (Imperatriz/MA), Vicente e Marlene Mesquita (Ribeirão Preto/SP), Coracy Caixeta (São Miguel do Araguaia/GO), Maurício e Caroline Fialho (Tuntum/MA), Valdo Monte e Nadir Lemes (Goiânia/GO), João e Luciane Rodrigues (Tucumã/PA), entre outros.
Endereço Sede: 106 Norte, Alameda 18 Lote 12 – Centro – Palmas/TO CEP 77006-072
Site: http://www.mantpalmas.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/apostolobene.silva.79

Arcélio Luís Correia Silva (12/03/1970) – Apóstolo do Ministério Colheita Internacional (MCI), fundado em 2005, com sede em Teresópolis/RJ. O MCI também está presente em Juiz de Fora/MG e Duque de Caxias/RJ.
Casado desde 4 de outubro de 1997 com a Apóstola Márcia Daniela (10/03/1977; Teresópolis/RJ), tem dois filhos (Victor e Rafael). Arcélio formou-se no Instituto Betel Brasileiro, foi professor de Teologia, tendo lecionado no STENF e outros seminários. Márcia formou-se em Psicologia na Estácio em 2001. O MCI mantém o Seminário Teológico Escola de Ministérios.
Arcélio foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no 1º Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Márcia Daniela, então bispa, foi ungida apóstola em 14 de fevereiro de 2016, no MIC, pelo Ap. Arcélio Luís.
Já fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Rio de Janeiro. Atualmente estão debaixo da cobertura dos Pastores Laudjair e Elaine Guerra (Igreja Batista Celular Internacional de Brasília), na Visão Celular no Governo dos Doze.
Endereço Sede: Rua Tenente Luiz Meirelles, nº 1486 – Bom Retiro – Teresópolis/RJ CEP 25954-000
Site: http://www.colheita12.com.br/
Twitter: @aparcelioluis
@colheita12tere
Facebook: http://www.facebook.com/arcelio.luis
https://www.facebook.com/bispamarciadaniela
Página: http://www.facebook.com/aparcelioluis
http://www.facebook.com/ColheitaTeresopolis/

Philomeno de Carvalho Romero (24/10/1955; Duque de Caxias/RJ) – Apóstolo do Ministério Internacional Vida Abundante (MIVA) em Ceilândia/DF. Em agosto de 1988, o então presbítero Philomeno, com sua esposa, e alguns irmãos iniciaram um trabalho evangelístico em uma garagem, denominando-se como Comunidade Cristã Vida Abundante (CCVA). Em 1997 nasceu dentro da CCVA a Visão de Prosperidade Bíblica com reuniões regulares da Associação Vida Abundante de Homens e Mulheres de Negócios (AVAHMNE), com o Profeta J. Rubens e o Pr. Philomeno. Em 1999, através do Ap. Sebastião Sousa, a CCVA entra na Visão Celular no Governo dos Doze, e depois torna-se o MIVA. O MIVA também está presente em Taguatinga, Santa Maria, Guará, Ceilândia Sul, Samambaia, Alexânia/GO, Anápolis/GO, Bela Vista/GO e João Pessoa/PB.
Casado com a Apóstola Leila de Fátima Pereira Alves Romero (25/08/1956; Campos dos Goytacazes/RJ), tem três filhos (Rachel, Miriã e Thiago) e três netos. Formado em Direito pela Universidade CEUB em 1983, Philomeno foi funcionário da Caixa Econômica Federal por vinte anos, sendo administrador do Edifício Sede, além de cargos na assessoria da presidência. Também foi escrivão chefe da Polícia Civil do Distrito Federal. Com 32 anos, foi acometido de um profundo stress e sofreu um infarto e uma parada cardíaca. Foi milagrosamente ressuscitado através de oração de Leila, e foi socorrido no Instituto do Coração, onde em uma maca ouviu o Senhor o chamando para o ministério. Leila converteu-se ao ter uma visão e experiência com o Senhor em 1975. Estudou Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB) e Psicologia na Universidade Católica de Brasília. Cursou Contabilidade e trabalhou no Banco do Brasil por vinte e um anos, saindo para se dedicar ao serviço do Senhor. Philomeno ministra congressos de prosperidade e campanhas de cura e libertação.
Philomeno foi ungido apóstolo em 4 de novembro de 2006, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Distrito Federal.
Em 2011, se desligaram da cobertura dos Apóstolos Terra Nova e passaram a fazer parte da Visão G12 Brasil. Em 26 de janeiro de 2012, em Bogotá/Colômbia, foram ungidos 12 dos Pastores César e Claudia Castellanos no Brasil.
Endereço Sede: EQNP 08/12, Área Especial de A a D - Setor Plano Sul – Ceilândia/DF
Site: http://www.miva.org.br/

Sílvio Roberto Nunes Ribeiro – Apóstolo do Centro de Avivamento para as Nações (CAN), sediado em Porto Alegre/RS, fundado em 2001. Além de Porto Alegre, o CAN também está presente em várias cidades, como Alvorada, Butiá, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Gravataí, Guaíba, Imbé, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Sapiranga, São Jerônimo, Palmares do Sul, Taquara e Viamão.
Casado com a Apóstola Maria Araci Pimentel Ribeiro, tem um filho (Israel Evangelista). Sílvio estudou Teologia no Instituto Teológico Quadrangular, onde sua esposa também estudou, e no Instituto Teológico Dr. Pedro Tarsier. Em 1999, guiados por Deus, foram para a Argentina, onde tiveram um encontro com o Espírito Santo. Começaram então a realizar viagens dentro e fora do Brasil. Em 2000, na Argentina, recebem a visão de voltar para o Rio Grande do Sul e iniciar uma igreja. No ano seguinte foram ordenados pastores por uma série de ministros de várias denominações. No final de 2004 iniciaram sua programação na rádio. Sílvio e Maria foram ungidos apóstolos em 6 de fevereiro de 2009, por apóstolos, profetas, mestres, evangelistas e pastores da Argentina e EUA.
Realiza anualmente a Conferência de Fogo, que já contou algumas vezes com a presença de Benny Hinn, que reconhece como seu pai espiritual.
Sílvio já ungiu diversos apóstolos, tanto para o CAN como para outras igrejas, como os Apóstolos Valdir e Keller Reis, Luiz Gabriel e Lucilene Luz, Márcio e Tânia Morais. Sidinei e Abigail Monjeló são os apóstolos do CAN em Canoas.
Endereço Sede: Avenida Bernardino Silveira Pastoriza, nº 1170 – Sarandi – Porto Alegre/RS
Site: http://www.avivamentoparaasnacoes.com.br/
Twitter: @ApSilvioRibeiro
@ApMariaRibeiro
Página: http://www.facebook.com/ApSilvioRibeiro

Renato Saito (03/08/1961; São Paulo/SP) – Apóstolo da Casa de Profetas - Igreja da Palavra Viva em Osasco/SP, fundada em agosto de 2007. A Casa de Profetas é originária da Igreja A Palavra Viva, fundada pelo Apóstolo John Robert Stevens. Também está presente em São Roque/SP.
Casado desde 27 de maio de 2007 com Fabiana Silva Saito (30/08/1976), tem uma filha. Idealizador do Celebrando a Unidade, evento para fortalecer a unidade entre o Corpo, é membro da Rede Apostólica de Ministérios Cristãos (RAMC) e do Conselho dos Pastores Evangélicos de Osasco (CPEO).
Endereço Sede: Avenida Olavo Bilac, nº 530 – Km 18 – Osasco/SP
Twitter: @Renatosaito
Facebook: http://www.facebook.com/renato.saito.5
http://www.facebook.com/fabiana.silvasaito
Página: http://www.facebook.com/pages/Casa-de-Profetas/247001545327016