Pesquisar

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reforma Apostólica - Brasil 35


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.
Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Eliã Marcos Caetano, Apóstolo da Comunidade Renovada de Pinhais, Edson Luiz Mesquita, Pastor da Primeira Igreja Batista em Blumenau, Bené Silva, Apóstolo do Ministério Apostólico Nova Terra, Arcélio Luís, Apóstolo da Colheita Church, Philomeno Romero, Apóstolo do Ministério Internacional Vida Abundante, Sílvio Roberto Nunes Ribeiro, Apóstolo do Centro de Avivamento para as Nações, e Renato Saito, Apóstolo da Casa de Profetas.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI – Brasil 35

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Eliã Marcos Caetano (09/10/1972; Cruzeiro do Oeste/PR) – Apóstolo da Comunidade Renovada de Pinhais (CRP) em Pinhais/PR. Fundada como Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Pinhais em 22 de fevereiro de 1983, Eliã assumiu a igreja em 6 de dezembro de 1996. Em 2001 entraram na Visão Celular.
Casado com a Apóstola Tatiane Silva Vater Caetano (24/06/1974; Florianópolis/SC), tem três filhos. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte/PR em 1996, com integralização pela Faculdade Teológica Betânia em 2011, Eliã foi ordenado ao ministério pastoral em 24 de fevereiro de 1999. É membro do Presbitério das Araucárias do Sul (PASUL) da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. Foi empossado seu primeiro presidente em 10 de agosto de 2007, quando o PASUL foi fundado, como 43º presbitério da IPRB. Serviu depois como vice-presidente (2009/2010 e 2011/2012), presidente para o biênio 2013/2014, sendo reeleito desde então. Faz parte da diretoria da Missão Mãos Estendidas (MME), presidida pelo Pr. Elias Marcelo Caetano, fundada em 1999, ONG cristã atuando no continente africano, através do cuidado infantil, capacitação e sustento de líderes locais; Eliã é um de seus representantes, e a CRP um dos endereços da MME. Também é membro do Conselho de Pastores Evangélicos de Pinhais, e recebeu o título de Cidadão Honorário de Pinhais em 2012. Tatiana é pedagoga e educadora infantil na rede municipal desde 2011. Coordena o Projeto Manancial, ministério de ação social da CRP, atendendo crianças, famílias e adolescentes com educação e alimentação no Guarituba, em Piraquara. Também é líder da Rede de Mulheres e gestora dos ministérios. São filiados à Federação de Igrejas Evangélicas Locais (FIEL), presidida pelo Apóstolo Celsino Azevedo, e à Rede Inspire de Igrejas, presidida pelo Pastor Carlito Paes.
Eliã foi ungido apóstolo em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no MIR em Manaus/AM. Tatiane foi reconhecida e ordenada apóstola em 24 de abril de 2019, em um retiro apostólico em Pontal do Paraná, junto com Sônia Rodrigues, através de um conselho de apóstolos liderado pelo Ap. Celsino Marques de Azevedo, com os apóstolos Celsino e Júnia Azevedo, Nelson e Olívia Braido, Sérgio Santos e Cíntia Mesquita, João Maria Rodrigues, Eliã Caetano e Emerson Casburgo.
Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Paraná por alguns anos. Atualmente sua cobertura é o Pastor Dário José Caetano, pai de Eliã, e um dos fundadores da IPRB, e está em aliança com a Associação Missionária Jeovah Jireh, presidida pelo Pr. Dário, uma agência interdenominacional atuando entre os indígenas no Brasil e em Moçambique, Zimbábue e Malawi. Também é discipulado pelo Bispo Mano Siqueira, presidente da Associação Internacional de Discípulos.
Endereço: Avenida Iraí, nº 1872 – Jardim Weissópolis – Pinhais/PR
Site: https://crpchurch.com.br/
http://www.mmeafrica.org/
Twitter: @EliaCaetanoAP
@TatiCaetano12
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1383139180
http://www.facebook.com/tatiane.caetano12
Página: https://www.facebook.com/EliaCaetanoAP/
https://www.facebook.com/CRPChurch/

Edson Luiz Mesquita (21/02/1963; Blumenau/SC) – Pastor Sênior da Primeira Igreja Batista em Blumenau, também conhecida como Shalom Igreja. A PIB nasceu como congregação da Primeira Igreja Batista do Estreito, sendo organizada em 12 de maio de 1962 com dez membros. Em 1999, iniciaram a transição para uma igreja em células. A igreja faz parte da Associação Batista do Norte Catarinense (ABANC) e da Convenção Batista Catarinense (CBC).
Casado desde 30 de novembro de 1985 com a Pastora Ilana Mara Nogueira Mesquita (05/05/1961; Almenara/MG), tem três filhos (Aline, Taíse e Lucas) e cinco netos. Edson, formado em Economia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi consagrado ao ministério pastoral em 30 de novembro de 1991. É membro da Ordem dos Pastores Batistas de Santa Catarina e foi presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (OMEBLU). Ilana é formada em Letras pela FURB e foi consagrada pastora em 22 de março de 2003.
A PIB em Blumenau é mantenedora do Colégio Shalom, escola por princípios da educação infantil ao ensino médio, fundada no início da década de 90, considerada pela Associação de Escolas Cristãs por Princípios como uma referência nacional. O Grupo Shalom surgiu a partir da associação entre Escola Shalom e a Igreja Batista, por parte da população, já que ambas usam o mesmo espaço físico desde 1998. Com o crescimento da PIBB e expansão de suas áreas de atuação, e ao mesmo tempo com a popularização desse nome, optou-se por usá-lo para denominar o Grupo Shalom, que passou a incluir a Shalom Igreja (Primeira Igreja Batista em Blumenau), Shalom Gaspar, Shalom Indaial, Shalom Timbó, Colégio Shalom, Recanto Shalom e CAF Shalom (Centro de Apoio à Família), com diversas ações sociais. Entre os outros projetos sociais mantidos, estão grupo de apoio a dependentes de substâncias psicoativas, parcerias e apoio a casas de recuperação para dependentes, Projeto Habitação (construção de casas populares), escolinhas de futebol, capelania hospitalar, capelania escolar e capelania militar. Apoia projetos educacionais em Moçambique, Angola e Paquistão. A igreja também é filiada à Rede Inspire de Igrejas, presidida pelo Pastor Carlito Paes, e à Aliança das Igrejas Batistas em Células (AIBC).
Ambos foram ungidos apóstolos no Ginásio Nilson Nelson em Brasília: Edson em 4 de novembro de 2006; Ilana em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze.
Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova em Santa Catarina, e foram os Coordenadores da Visão Celular no Modelo dos Doze no estado. Em 4 de junho de 2011, noticiaram seu desligamento da cobertura do Ap. Renê Terra Nova. Edson também foi o Embaixador Regional da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem) em Santa Catarina. Atualmente, não costumam usar o título de apóstolos.
Endereço: Rua Pref. Frederico Busch Júnior, nº 455 – Garcia – Blumenau/SC
Site: http://www.pibblumenau.com.br/
http://www.portalshalom.com.br/
Página: https://www.facebook.com/shalomigrejablumenau/
https://www.facebook.com/colegioshalombnu/

Benedito (Bené) Pereira Silva (07/05/1965; Orizona/GO) – Apóstolo Presidente da Igreja de Cristo – Ministério Apostólico Nova Terra (MANT), com sede em Palmas/TO. O MANT conta com mais de 200 igrejas no Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além de Argentina, EUA, Holanda, Israel, Nigéria, Paraguai, Portugal e Venezuela.
Casado desde 1990 com a Apóstola Veralúcia Azevedo Borges Silva, tem dois filhos (Matheus e Hadassa). Bené foi salvo na Igreja de Cristo de Pires do Rio/GO em 1981, ainda jovem e solteiro, de onde foi enviado para pastorear a Igreja de Cristo de Urutaí/GO. Em 1986, foi enviado para iniciar um trabalho em Paraíso do Tocantins, então em Goiás. Com a criação do estado do Tocantins e o início da construção de Palmas, Bené e sua família se mudaram para a capital em janeiro de 1993, iniciando uma nova igreja com uma equipe de obreiros. É membro da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP). Bené foi um dos homenageados com o Troféu do Mérito Legislativo da Frente Parlamentar Evangélica, no final de 2019.
A Igreja de Cristo no Brasil foi iniciada por David e Ruth Sanders, missionários da Igreja de Cristo nos EUA, nascida do Movimento de Restauração (ou Movimento Stone-Campbell), iniciado no começo do século XIX. Os Sanders estabeleceram-se em Goiânia/GO, fundando a primeira igreja em 7 de setembro de 1948. Na década de 1970, parte da Igreja de Cristo brasileira também se torna parte da renovação espiritual que varria todas as denominações, mas por serem igrejas locais independentes, não sofreram divisão. Na igreja de Pires do Rio surgiu o sistema de ministérios, reunindo todas as igrejas filhas, o que fez surgir as primeiras igrejas a ultrapassarem os 150 membros e chegar a mais de mil membros. Em 1996, em uma reunião ministerial em Pires do Rio, pela necessidade de se ter um ministério estruturado, as igrejas ali reunidas passaram a se chamar Igreja de Cristo Ministério Nova Terra. Surgiram novas igrejas debaixo dessa cobertura, atingindo outros estados da nação. Em 1999, o ministério abraçou a Visão Celular no Governo dos Doze, e em 2009, após a unção apostólica de Bené, o ministério passou a se definir como Ministério Apostólico Nova Terra. Realizam anualmente o Congresso Internacional Liberação Profética em Palmas, na 32ª edição em 2023.
Então bispo, Bené foi ungido apóstolo em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Bispa até então, Vera foi ungida apóstola pelo Ap. Bené em abril de 2010 na 19º Conferência Liberação Profética em Palmas.
O MANT conta com outros apóstolos, como: Ulysses e Vanda de Oliveira (Pires do Rio/GO), Nilson e Tereza Rodrigues (Bela Vista de Goiás/GO), Cláudio e Márcia Mendes (Paraíso/TO), Valdemir e Margareth Carneiro (Marabá/PA), Bira e Maria dos Anjos Leite (Porto Nacional/TO), Jesiel Arnold e Vânia Caixeta (Araguaína/TO), Sérgio e Nilza Jesseni (Imperatriz/MA), Vicente e Marlene Mesquita (Ribeirão Preto/SP), Coracy Caixeta (São Miguel do Araguaia/GO), Jailson Silva e Marivan Lopes (Guaraí/TO), Valdo Monte e Nadir Lemes (Goiânia/GO), João Batista e Luciane Rodrigues (Tucumã/PA) e Wilton e Tânia Duarte (Águas Claras/DF).
Endereço Sede: Q 106 Norte, Alameda 18 – Plano Diretor Norte – Palmas/TO
Página: http://www.facebook.com/Apostolo-Bené-Silva-2304163859844603/
http://www.facebook.com/mantpalmasoficial/

Arcélio Luís Correia Silva (12/03/1970; Rio de Janeiro/RJ) – Apóstolo da Colheita Church, com sede em Teresópolis/RJ. Fundada em 2005, como Ministério Colheita Internacional, a igreja também está presente em Cabo Frio, Duque de Caxias, Rio de Janeiro/RJ e Juiz de Fora/MG.
Casado desde 4 de outubro de 1997 com a Apóstola Márcia Daniela (10/03/1977; Teresópolis/RJ), tem dois filhos (Victor e Rafael). Arcélio é formado em Teologia Ministerial pelo Instituto Bíblico Betel Brasileiro em João Pessoa em 1991, Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida, com formação em Hebraico pelo Israel Institute of Biblical Studies, além de Leader and Professional Coach. Foi ordenado ao ministério pastoral em 10 de janeiro de 1993. Foi professor de Teologia em vários seminários e atualmente desenvolve o Seminário Teológico Intencional (STI). É autor de quinze livros, como Teshuvah, voltando ao original e Conexão: o que você precisa saber para ter sucesso na pós-modernidade, e apresentador de programa de TV. Márcia formou-se em Teologia e em Psicologia.
Arcélio foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no 1º Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Márcia Daniela, então bispa, foi ungida apóstola em 14 de fevereiro de 2016, no MIC, pelo Ap. Arcélio Luís.
Já fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Rio de Janeiro. Atualmente estão debaixo da cobertura dos Pastores Laudjair e Elaine Guerra (SuperNatural Church de Brasília), na Visão G12.
Endereço Sede: Rua Tenente Luiz Meirelles, nº 1486 – Bom Retiro – Teresópolis/RJ
Twitter: @arcelioluisofic
Facebook: https://www.facebook.com/bispamarciadaniela
Página: http://www.facebook.com/arcelioluisoficial
http://www.facebook.com/colheitachurchoficial/

Philomeno de Carvalho Romero (24/10/1955; Duque de Caxias/RJ - 21/09/2020) – Apóstolo do Ministério Internacional Vida Abundante (MIVA), sediado em Ceilândia/DF. O MIVA também está presente em Via Leste, Pôr-do-Sol/DF, Bela Vista/GO e João Pessoa/PB.
Casado com a Apóstola Leila de Fátima Pereira Alves Romero (25/08/1956; Campos dos Goytacazes/RJ), tiveram três filhos (Rachel, Miriã e Thiago) e seis netos. Formado em Direito pela UniCEUB em 1983, Philomeno foi funcionário da Caixa Econômica Federal por vinte anos, sendo administrador do Edifício Sede, além de cargos na assessoria da presidência. Também foi escrivão chefe da Polícia Civil do Distrito Federal. Aos 32 anos, foi acometido de um profundo stress e sofreu um infarto e uma parada cardíaca. Foi ressuscitado através de oração de Leila, e foi socorrido no Instituto do Coração, onde em uma maca ouviu o Senhor o chamando para o ministério. Leila converteu-se ao ter uma visão e experiência com o Senhor em 1975. Estudou Ciências Sociais na Universidade de Brasília e Psicologia na Universidade Católica de Brasília. Cursou Contabilidade e trabalhou no Banco do Brasil por vinte e um anos, saindo para se dedicar ao ministério. Também cursou Teologia no Instituto Kairós.
Em agosto de 1988, o então presbítero Philomeno, Leila e cerca de trinta irmãos iniciaram um trabalho evangelístico em uma garagem, gerando a Comunidade Cristã Vida Abundante (CCVA). Em 1997 nasceu dentro da CCVA a Visão de Prosperidade Bíblica com reuniões regulares da Associação Vida Abundante de Homens e Mulheres de Negócios (AVAHMNE), com o Profeta J. Rubens e o Pr. Philomeno. Em 1999, através do Ap. Sebastião Sousa, a CCVA entrou na Visão Celular no Governo dos Doze, e depois tornou-se o MIVA. Philomeno recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em 2006.
Philomeno foi ungido apóstolo em 4 de novembro de 2006, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Distrito Federal.
Em 2011, se desligaram da cobertura dos Apóstolos Terra Nova e passaram a fazer parte da Visão G12 Brasil. Em 26 de janeiro de 2012, em Bogotá/Colômbia, foram ungidos 12 dos Pastores César e Claudia Castellanos no Brasil.
Apóstolo Philomeno partiu para o Senhor em 21 de setembro de 2020. Apóstola Leila continua liderando o MIVA.
Endereço Sede: EQNP 08/12, Área Especial de A a D – Setor Plano Sul – Ceilândia/DF
Site: https://miva.org.br/
Facebook: http://www.facebook.com/apleilaromero.romero
Página: http://www.facebook.com/mivaoficial/

Sílvio Roberto Nunes Ribeiro – Apóstolo do Centro de Avivamento para as Nações (CAN), sediado em Porto Alegre/RS, fundado em 2001. Além de Porto Alegre, o CAN também está presente em várias cidades, como Charqueadas, Guaíba, Parobé, Taquara, Venâncio Aires, Viamão/RS e Içara/SC.
Casado com a Apóstola Maria Araci Pimentel Ribeiro, tem um filho (Israel Evangelista). Sílvio estudou Teologia no Instituto Teológico Quadrangular, onde Maria também estudou, e no Instituto Teológico Dr. Pedro Tarsier. Em 1999, guiados por Deus, foram para a Argentina, onde tiveram um encontro com o Espírito Santo. Começaram então a realizar viagens dentro e fora do Brasil. Em 2000, na Argentina, recebem a visão de voltar para o Rio Grande do Sul e iniciar uma igreja o Centro Cristão de Canoas, no bairro Mathias Velho, que gerou o Avivamento para as Nações. No ano seguinte foram ordenados pastores por uma série de ministros de várias denominações. No final de 2004 iniciaram sua programação na rádio. Em 2006, a sede do Centro é transferida para Porto Alegre. Sílvio e Maria foram ungidos apóstolos em 6 de fevereiro de 2009, por apóstolos, profetas, mestres, evangelistas e pastores da Argentina e EUA. Também são conhecidos e se apresentam como Profetas. Atualmente são filhos espirituais do Apóstolo Guillermo Maldonado.
Entre seus eventos, o CAN realiza a Conferência de Fogo, que já contou algumas vezes com a presença do Pastor Benny Hinn, que Ap. Sílvio reconhece como um pai espiritual. Em 2018, pré-inauguraram a Catedral Global do Espírito Santo - A Casa dos Milagres, com espaço para três mil pessoas, que serviu como sua sede até 2020. Recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2018. Inauguraram a Escola de Ministros, Apóstolos e Profetas, curso teológico reconhecido pela Oral Roberts University.
Sílvio já ungiu diversos apóstolos, tanto para o CAN como para outras igrejas, como Valdir e Keller Reis, Luiz Gabriel e Lucilene Luz, Márcio e Tânia Morais. Além de apóstolos de outros CAN, como Guaraci e Jaina Cardoso (Charqueadas), Mathias e Patrícia Gonzalez (Venâncio Aires), Rodrigo e Letícia Gomes (Taquara) e Marciel e Aline Antunes (Içara).
Endereço Sede: Avenida Tenente Ary Tarragô, nº 3225 – Jardim Itu – Porto Alegre/RS
Twitter: @ApSilvioRibeiro
Página: http://www.facebook.com/ApSilvioRibeiro

Renato Saito (03/08/1961; São Paulo/SP) – Apóstolo da Casa de Profetas em Osasco/SP, fundada em agosto de 2007. A Casa de Profetas é originária da Igreja A Palavra Viva, fundada pelo Apóstolo John Robert Stevens.
Casado desde 27 de maio de 2007 com Fabiana Silva Saito (30/08/1977), tem uma filha. Renato é jornalista e escritor. Foi idealizador do Celebrando a Unidade, evento para fortalecer a unidade entre o Corpo de Cristo, e membro da Rede Apostólica de Ministérios Cristãos (RAMC). Também faz parte do Conselho dos Pastores Evangélicos de Osasco (CPEO). Foi coordenador nacional da Casa da Pátria, iniciativa de pastores e empresários de apoio e financiamento a campanha de reeleição de Jair Bolsonaro.
Endereço Sede: Avenida Olavo Bilac, nº 530 – Km 18 – Osasco/SP
Facebook: http://www.facebook.com/renato.saito.5
http://www.facebook.com/fabiana.silvasaito.1



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página