Pesquisar

terça-feira, 11 de julho de 2017

Reforma Apostólica - Brasil 79


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.
Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Apóstolo Miguel Navarro, da Igreja Batista Apostólica Pão da Vida, Apóstolo Manoel Marcola Silva, da Comunidade Apostólica Deus Proverá, Apóstolo Jorge Eduardo Fernandes, do Ministério Internacional Maranatha, Apóstolo Alcides Mendes de Assis, da Casa Favorita Church, Apóstolo Ildésio Luís Alves, da Igreja Batista El-Shaday, Apóstolo Cláudio Mendes da Silva, do Ministério Apostólico Nova Terra, Apóstolo Ubirajara Martins Leite, do Ministério Apostólico Nova Terra, e Apóstolo Nilson Martins Rodrigues, do Ministério Apostólico Nova Terra.



Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 79


Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...


Miguel Oliveira Navarro (29/09) – Apóstolo da Igreja Batista Apostólica Pão da Vida (IBAPV), sediada em Salvador/BA.
Casado com a Apóstola Solange dos Santos Navarro (30/06), tem três filhos (Pr. Sérgio, Miss. Anna Paula e Mariana).
Salva desde 1979, quando moravam em Ilhéus, Solange começou a frequentar a Igreja Batista da Independência em Salvador em 1994, junto com sua filha. Miguel era contrário ao Evangelho, e só veio a se converter no ano seguinte, em um Encontro de Casais com Cristo, na Igreja Batista da Avenida em Feira de Santana. Voltando para Salvador, congregaram-se na Igreja Batista do Garcia, onde foram batizados em setembro de 1995, pelo Pr. Miguel Ângelo. Navarro foi depois um dos membros fundadores da Comunidade Evangélica, fundada pelo Pr. Miguel Ângelo. Em 1998, foi convidado pelo Pr. Rogério Dantas para ajudá-lo a abrir a Congregação Batista Lírio dos Vales no Costa Azul. Em 6 de julho de 1998 implantaram a congregação, com a benção do Pr. Jurandir Miguel (fundador do Ministério Lírio dos Vales), e os Navarro foram recebidos como membros, e Miguel foi escolhido tesoureiro. Pouco tempo depois, a congregação foi emancipada, e tornou-se vice-presidente do Pr. Dantas. Foi consagrado presbítero, evangelista e pastor, através do Pr. Dantas. Miguel serviu como coordenador das congregações, e abriu as congregações nos bairros Tancredo Neves, Vale dos Lagos, Federação e Stella Maris.
Em 1 de setembro de 1999, a Igreja Batista Lírio dos Vales de Stella Maris foi aberta, onde foi efetivado pastor, emancipada em 1 de junho de 2000, a seu pedido. Trabalhou sete anos na Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (ADHONEP), tendo participado de um capítulo no bairro Vitória, vice-presidente, presidente do capítulo 400, instrutor de seminários, coordenador e chegou a ser diretor em Salvador. Também fundou um capítulo em Stella Maris.
Cumprindo a ordem do Senhor, de abrir igrejas em cada cidade em que trabalhou, fundou igrejas em Ilhéus, Jequié, Itaparica, Lauro de Freitas e Mundo Novo. Nesse período de dez anos, embora emancipado, permaneceu debaixo da autoridade do Pr. Rogério Dantas, presidente do ministério, sucedendo Pr. Jurandir. Seguindo palavra profética, em 2 de agosto de 2009, em assembleia geral, a Lírio dos Vales de Stella Maris se tornou IBAPV, assim como suas igrejas filhas. Em 2014, a igreja iniciou a transição para o Modelo do Discipulado Apostólico (Visão MDA).
A IBAPV abriu o Projeto Crescer para o Bem, atendendo crianças de 5 a 15 anos, para protege-las das drogas, prostituição, exploração sexual e marginalidade; tem entre seus ministérios a Associação Beneficente Stella Maris.
Miguel e Solange foram ungidos apóstolos em 19 de março de 2011.
Endereço Sede: Alameda Dilson Jatahy Fonseca, Lote 14 – Stella Maris – Salvador/BA
Site: http://ibapaodavida.org.br/
Página: https://www.facebook.com/ibapvsm

Manoel Marcola Silva (04/07; Goiânia/GO) – Apóstolo da Comunidade Apostólica Deus Proverá (CADP) em Goiânia/GO, fundada em 2009. A CADP também está presente em Cuiabá e Canarana/MT.
Casado com a Apóstola Maria do Carmo Marcola.
Ambos foram ungidos apóstolos no Centro de Convenções em Manaus: Manoel em 20 de junho de 2010, no 13º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze; Maria em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze.
Até 2016, fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova em Goiás.
Endereço: Avenida T-09, nº 4760 – Jardim Planalto – Goiânia/GO
Facebook: http://www.facebook.com/manoel.marcola

Jorge Eduardo Fernandes – Apóstolo Presidente do Concílio Geral do Ministério Internacional Maranatha, com sede internacional no Rio de Janeiro/RJ, com igrejas no Rio de Janeiro, Espanha, Itália, Moçambique, Peru e com projeto em andamento em Portugal. As igrejas do ministério são conhecidas como Igreja Evangélica Maranatha, e mais recentemente, como Maranatha Church. Pastor Presidente da Maranatha Church em Ilha de Guaratiba, igreja sede do ministério, fundada em 28 de abril de 1998.
A IEM nasceu em 1979, quando um grupo de jovens liderados pelos irmãos João Baptista e Eduardo Fernandes começaram a realizar cultos nos lares. Com o crescimento do grupo, no mesmo ano receberam o apoio da Igreja Presbiteriana em Renovação Espiritual de Cosmos, que enviou o Pr. Assuero Dias Teixeira para lhes dar cobertura espiritual. Com a necessidade de se organizarem em igreja local, se desligaram da Igreja Presbiteriana em Renovação Espiritual e fundaram a Igreja Evangélica Maranata em 31 de janeiro de 1980, em Jacarepaguá, com vinte e dois membros fundadores e Pr. Assuero como primeiro presidente. Em 1983, Pr. Assuero se une à Igreja Metodista Wesleyana, e a IEM se reúne em Assembleia Extraordinária, e com a presença de uma junta de pastores da Assembleia de Deus, consagra ao ministério pastoral João Baptista e Eduardo. No mesmo ano, abrem a primeira congregação, que Pr. João Baptista assume.
Em 1986, a IEM faz uma aliança com a Associação Missionária Evangélica Maranata (AMEM), liderada pelo Pastor Paulo César Brito; em 1987 Pr. Eduardo é designado pastor da AMEM em Vila Izabel, e em 1988 João Baptista é enviado para Praça Seca. Em abril de 1989, a liderança da IEM, entendendo não poder permanecer com a AMEM, pela diferença de visões, retoma suas atividades e os pastores João e Eduardo voltam à IEM em Jacarepaguá. Em 1993, é criado o Concílio Geral da IEM, que passa a se chamar Igreja Evangélica Maranatha, e Eduardo é eleito pastor presidente. Em Manaus, Eduardo e outros pastores conhecem a Visão Celular. Em maio de 2000, os pastores passam pelo Encontro com Deus em Volta Redonda/RJ, e depois toda a liderança, iniciando a transição da igreja.
Casado com a Apóstola Verônica M. L. Fernandes, tem dois filhos pastores e duas netas. Eduardo foi missionário da Missão Voz dos Mártires, até 1983, e é reitor do Christian Life College. Verônica foi consagrada ao ministério pastoral em 7 de outubro de 2000.
Eduardo foi reconhecido apóstolo em 4 de novembro de 2006, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Verônica foi consagrada apóstola em 27 de julho de 2014, no 17º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no MIR em Manaus/AM.
A Maranatha mantém a Missão Beneficente Bom Samaritano, com o centro de recuperação masculino R3 (Resgatando, Resocializando e Reenviando), e agora implantando o centro feminino. Também atuam com a ARC Churches, sediada no Alabama, voltada principalmente à plantação de igrejas. A Association of Related Churches (ARC), é presidida por Pastor Greg Surratt, e atua nos EUA, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Holanda e Irlanda. A ARC Brasil é dirigida pelo Pr. Jonathas Fernandes, da Maranatha Guaratiba. A equipe Brasil e constituída por Ap. Eduardo, Ap. Aluízio de Moraes e Pr. Philip Murdock.
Fizeram parte da Visão Celular M12 até 2015, quando saíram oficialmente. Foram da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Rio de Janeiro.
A Maranatha ainda conta com os Apóstolos Robson e Margareth Cabral, em Campo Grande.
Endereço Sede: Caminho do Portinho, nº 95 – Ilha de Guaratiba – Rio de Janeiro/RJ
Facebook: https://www.facebook.com/igrejamaranatha
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009607747401
Página: https://www.facebook.com/Maranatha-Church-1395209800804857/

Alcides Mendes de Assis (07/09/1955; São Caetano do Sul/SP) – Apóstolo da Casa Favorita Church em Birigui/SP, fundada em 12 de dezembro de 2004. A igreja já foi conhecida como Casa Favorita – Igreja em Células e Ministério Apostólico Casa Favorita.
Casado desde 11 de abril de 1981 com a Apóstola Maria Alice Assis (24/02/1958; São Caetano do Sul/SP), tem três filhos (Pr. Eduardo, Marcelo e Guilherme) e uma neta. Alcides é formado em Teologia na Faculdade Teológica Batista de Campinas. Pastorearam em Botucatu/SP de 1990 a 2002, e depois foram para Birigui. Da igreja faz parte a Casa Favorita Music, iniciada em 2009, com dois álbuns gravados.
Alcides e Maria Alice foram ungidos apóstolos em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus.
Estiveram debaixo da cobertura dos Apóstolos Luiz e Cristina Valle, até seguirem uma direção do Senhor e deixarem a Visão Celular M12.
Endereço: Avenida Nove de Julho, nº 2554 – Birigui/SP
Facebook: http://www.facebook.com/alcidesmendes.assis.5
http://www.facebook.com/mariaalice.assis.79
Página: http://www.facebook.com/CasaFavoritaChurch

Ildésio Luís Alves (01/09/1968; Sertãozinho/SP) – Apóstolo da Igreja Batista El-Shaday (IBES) em Araguaína/TO, fundada em junho de 1994. A IBES realiza também um trabalho social e missionário no Peru.
Casado com a Apóstola Leide Alves, tem duas filhas. Formado no Instituto Bíblico Betel Brasileiro em João Pessoa/PB, Ildésio foi ordenado ao ministério pastoral em 7 de março de 1993, pela Ordem dos Ministros Batistas Nacionais – Seccional Tocantins (ORMIBAN). Leide foi ordenada pastora em 2000, pela IBES. Pastorearam a Igreja Batista Nacional em Balsas/MA, antes de fundar a IBES. Ildésio é membro do Conselho de Pastores de Araguaína, tendo sido presidente até dezembro de 2013. Por indicação do Apóstolo Bueno Júnior, que o sucedeu na presidência, e com aprovação unânime, foi nomeado presidente de honra do Conselho, com assento permanente na diretoria.
Ambos foram ungidos apóstolos em Manaus: Ildésio em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no MIR; Leide em 20 de junho de 2010, no 13º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções.
Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova em Tocantins, mas se desligaram em 2013.
Endereço: Rua Doze de Outubro, nº 438, atrás do Posto Tawan – Centro – Araguaína/TO
Facebook: http://www.facebook.com/ildesio.alves

Cláudio Mendes da Silva – Apóstolo da Igreja de Cristo Ministério Apostólico Nova Terra de Paraíso do Tocantins/TO. O Ministério Apostólico Nova Terra (MANT), sediado em Palmas/TO, é presidido pelos Apóstolos Bené e Veralúcia Silva. Bené fundou a igreja de Paraíso em 1986, e de lá foi iniciar a futura sede em Palmas, em 1993.
Casado com a Apóstola Márcia Helena Mendes. A Igreja de Cristo foi iniciada pelos missionários David e Ruth Sanders, ligados ao Movimento de Restauração dentro da Igreja de Cristo americana. O casal chegou ao Brasil em 1948, com destino à futura capital federal, e estabeleceram-se em Goiânia/GO, fundando a primeira igreja em 7 de setembro de 1948. Na década de 1970, a Igreja de Cristo também se torna parte da renovação espiritual que varria todas as denominações, mas por serem igrejas locais independentes uma das outras, não tendo uma sede geral ou presidente, não sofrem divisão.
Na Igreja de Cristo de Pires do Rio surge o sistema de ministérios, reunindo todas as igrejas filhas, o que faz surgir as primeiras igrejas a ultrapassarem os 150 membros e chegar a mais de mil membros. Em 1996, em uma reunião ministerial em Pires do Rio, pela necessidade de se ter um ministério estruturado, as Igrejas de Cristo ali reunidas passam a se chamar Igreja de Cristo Ministério Nova Terra. Surgiram novas igrejas debaixo dessa cobertura, atingindo outros estados da nação. Em 1999, o ministério abraça a Visão Celular no Governo dos Doze. Em 2009, após a unção apostólica de Bené Silva, o ministério passa a se definir como Ministério Apostólico Nova Terra.
Bispos até então, Cláudio e Márcia foram ungidos apóstolos em abril de 2010, na 19º Conferência Liberação Profética em Palmas, pelo Apóstolo Bené Silva.
A MANT Paraíso Tocantins organiza a Conferência Clama Paraíso.
Endereço: Rua L 10 – Interlagos – Paraíso do Tocantins/TO
Facebook: https://www.facebook.com/ap.claudiosilva
Página: https://www.facebook.com/igrejadecristopso/

Ubirajara Martins Leite (Bira) (20/11/1951) – Apóstolo da Igreja de Cristo Ministério Apostólico Nova Terra de Porto Nacional/TO, fundada em maio de 1999. O Ministério Apostólico Nova Terra (MANT), sediado em Palmas/TO, é presidido pelos Apóstolos Bené e Veralúcia Silva.
Casado com a Apóstola Maria dos Anjos Martins. A Igreja de Cristo foi iniciada pelos missionários David e Ruth Sanders, ligados ao Movimento de Restauração dentro da Igreja de Cristo americana. O casal chegou ao Brasil em 1948, com destino à futura capital federal, e estabeleceram-se em Goiânia/GO, fundando a primeira igreja em 7 de setembro de 1948. Na década de 1970, a Igreja de Cristo também se torna parte da renovação espiritual que varria todas as denominações, mas por serem igrejas locais independentes uma das outras, não tendo uma sede geral ou presidente, não sofrem divisão.
Na Igreja de Cristo de Pires do Rio surge o sistema de ministérios, reunindo todas as igrejas filhas, o que faz surgir as primeiras igrejas a ultrapassarem os 150 membros e chegar a mais de mil membros. Em 1996, em uma reunião ministerial em Pires do Rio, pela necessidade de se ter um ministério estruturado, as Igrejas de Cristo ali reunidas passam a se chamar Igreja de Cristo Ministério Nova Terra. Surgiram novas igrejas debaixo dessa cobertura, atingindo outros estados da nação. Em 1999, o ministério abraça a Visão Celular no Governo dos Doze. Em 2009, após a unção apostólica de Bené Silva, o ministério passa a se definir como Ministério Apostólico Nova Terra.
Bispos até então, Bira e Maria foram ungidos apóstolos em abril de 2010, na 19º Conferência Liberação Profética em Palmas, pelo Apóstolo Bené Silva.
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, Aeroporto – Centro – Porto Nacional/TO
Facebook: http://www.facebook.com/apostolobira.martins
https://www.facebook.com/apostola.mariadosanjos

Nilson Martins Rodrigues (27/08) – Apóstolo da Igreja de Cristo Ministério Apostólico Nova Terra de Bela Vista de Goiás/GO. O Ministério Apostólico Nova Terra (MANT), sediado em Palmas/TO, é presidido pelos Apóstolos Bené e Veralúcia Silva.
Casado com a Apóstola Tereza Rodrigues. Membro da Associação dos Pastores e Líderes de Bela Vista de Goiás (APLEBE).
A Igreja de Cristo foi iniciada pelos missionários David e Ruth Sanders, ligados ao Movimento de Restauração dentro da Igreja de Cristo americana. O casal chegou ao Brasil em 1948, com destino à futura capital federal, e estabeleceram-se em Goiânia/GO, fundando a primeira igreja em 7 de setembro de 1948. Na década de 1970, a Igreja de Cristo também se torna parte da renovação espiritual que varria todas as denominações, mas por serem igrejas locais independentes uma das outras, não tendo uma sede geral ou presidente, não sofrem divisão.
Na Igreja de Cristo de Pires do Rio surge o sistema de ministérios, reunindo todas as igrejas filhas, o que faz surgir as primeiras igrejas a ultrapassarem os 150 membros e chegar a mais de mil membros. Em 1996, em uma reunião ministerial em Pires do Rio, pela necessidade de se ter um ministério estruturado, as Igrejas de Cristo ali reunidas passam a se chamar Igreja de Cristo Ministério Nova Terra. Surgiram novas igrejas debaixo dessa cobertura, atingindo outros estados da nação. Em 1999, o ministério abraça a Visão Celular no Governo dos Doze. Em 2009, após a unção apostólica de Bené Silva, o ministério passa a se definir como Ministério Apostólico Nova Terra.
Bispos até então, Nilson e Tereza foram ungidos apóstolos em abril de 2010, na 19º Conferência Liberação Profética em Palmas, pelo Apóstolo Bené Silva.
Endereço: Rua Alan Kardec, nº 1 – Centro – Bela Vista de Goiás/GO
Facebook: http://www.facebook.com/nilson.martinsrodrigues