Pesquisar

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 27


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Washington Arêas, Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração, Canuto Couto, Apóstolo do Ministério Apostólico Gerando Vidas, Horácio Silveira, Apóstolo da Comunidade Batista Betel, Francisco Bueno Júnior, Apóstolo do Ministério Vida, Aurélio Jesus Santos, Apóstolo da Igreja Missionária Manancial, Claudemar Rheinheimer, Apóstolo da Igreja Luterana da Renovação, e André Manzoni, Apóstolo da Invasão da Eternidade.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 27

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Washington Moore Arêas
(28/06/1961; Belo Horizonte/MG) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Araruama/RJ.
Casado com a Apóstola Rachel Fernandes Arêas, tem três filhos (Victor, Vinícius e Nathalia). Washington e Rachel eram membros da Primeira Igreja Batista em Araruama, quando em 1996, receberam um convite do Pastor Marcel Alexandre para viajarem à Israel, onde conheceram os Pastores Terra Nova e o MIR. No início de 1997, a Igreja Batista da Restauração de Araruama foi implantada pelos pastores Anselmo e Rose Vasconcelos, enviados pelo MIR Manaus. Em 29 de junho de 1999, Washington e Rachel foram ordenados ao ministério pastoral pelo Pr. Renê Terra Nova, e lideram a igreja desde então. Washington é o Embaixador Regional da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem) no Rio de Janeiro. Também foi presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do Município de Araruama (COPEMA). Rachel é formada em Teologia pela FATAD e em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.
Washington foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília; Rachel foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Fazem parte da Equipe M12 estadual dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova, e desde maio de 2013 são os Coordenadores da Visão Celular no Modelo dos Doze no Rio de Janeiro.
Endereço: Avenida John Kennedy, nº 145, próximo a Prefeitura – Centro – Araruama/RJ
Twitter: @RachelAreas
Facebook: http://www.facebook.com/washington.areas
http://www.facebook.com/rachel.fernandesareas
http://www.facebook.com/mir.araruamarj
Página: http://www.facebook.com/mirararuamam12/

Canuto Ferreira Couto Filho (29/08/1965; Itaperuna/RJ) – Apóstolo do Ministério Apostólico Gerando Vidas (MAGV), sediado em Manaus/AM, fundado em 13 de agosto de 2000, com um grupo de irmãos embaixo de uma árvore. Entraram na Visão Celular em 2005.
Casado desde 25 de julho de 1987 com a Apóstola Ester Castelo Couto (08/06/1968; Rio de Janeiro/RJ), tem duas filhas (Stella e Beatriz). Formado em Teologia pela Faculdade de Teologia do Amazonas, Canuto é autor de alguns livros, como Doze iguais a Um, Arrancando o Espinheiro e 12: Uma Escolha Inteligente. Ester é formada em Serviço Social pelo Centro Universitário Nilton Lins. É autora de Dor ou Remédio.
Canuto atuou por vários anos como vice-presidente da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém no Brasil (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem), Embaixador Regional da ICEJ no Amazonas e vice-presidente da Associação Governo do Justo. Fundador e Presidente do Centro de Recuperação Gileade, para dependentes químicos, em uma fazenda situada no KM 159 da AM 010, abrigando em torno de trinta pessoas, por seis meses. Também preside o Centro de Integração Social Gerando Vidas. Foi candidato a Vereador de Manaus em 2004 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Em 2015, recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta condecoração da Câmara Municipal de Manaus, e em 2021 Moção de parabenização. É membro da Ordem dos Ministérios Evangélicos do Amazonas (OMEAM).
Canuto foi ungido apóstolo em 29 de outubro de 2007 no MIR em Manaus, e ratificado em 3 de novembro de 2007 no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Então bispa, Ester foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Amazonas.
O MAGV também está presente no Campos Sales, Iranduba/AM e em Queimados/RJ, com os Apóstolos Joirso e Aparecida Souza.
Endereço Sede: Rua Maria Amorim, nº 632 – Compensa – Manaus/AM
Facebook: http://www.facebook.com/apostolocanuto.couto
http://www.facebook.com/ester.couto.1
http://www.facebook.com/gerandovidascentral
Página: http://www.facebook.com/ministerioGerandoVidas/

Horácio Silveira
(28/09/1942; Tibagi/PR) – Apóstolo da Comunidade Batista Betel (CBB), sediada em Francisco Beltrão/PR. A CBB também está presente em Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Marmeleiro, Pato Branco, Renascença/PR, Palma Sola e São Lourenço do Oeste/SC.
Casado desde 6 de junho de 1970 com a Apóstola Neli Serafim Silveira, tem três filhos (Ap. Elisangela, Pra. Virgínia e Haralan Judson) e oito netos. Horácio nasceu em uma família espírita e foi membro ativo da Legião da Boa Vontade, até que aos 23 anos de idade, em uma reunião de oração em uma igreja em Ponta Grossa, teve uma visão de Jesus e se converteu. Nessa igreja, foi batizado e o pastor se tornou seu sogro. Trabalhou em mandeireira e metalúrgica, até deixar tudo para entrar no seminário em Minas Gerais. No último ano como seminarista, e ainda noivo, seguiu a direção de Deus para assumir um pequeno trabalho em Francisco Beltrão. É membro do Conselho de Pastores Evangélicos de Francisco Beltrão, autor de cinco livros, como Jesus: quem realmente foi este homem e A Justiça do Justo, e recebeu o título de Vulto Emérito do Município de Francisco Beltrão em 2003.
A Primeira Igreja Batista de Francisco Beltrão foi iniciada em 1967 e organizada em 11 de maio de 1969, como parte da Convenção Batista Nacional. Horácio assumiu o pastorado em 31 de dezembro de 1969, época em que a igreja possuía 17 membros na sede e mais 36 espalhados pela região do Sudoeste Paranaense. Durante esse tempo, também apresentou um programa de rádio. Em 1973, Horácio e Neli mudaram-se para Curitiba, onde ele estudou Direito e pastoreou uma igreja, enquanto os pastores fundadores retornaram para Francisco Beltrão. Em 1977, a PIB iniciou a Comunidade Terapêutica Betel para dependentes químicos. Em 1978, com a direção do Senhor para voltar, assumiram outra vez o pastorado da igreja e trabalharam juntos com o casal fundador, até que em 1980 os dois casais deixaram o pastorado da igreja. Em 1981, Pr. Horácio foi aprovado em concurso para o Ministério Público do Estado do Paraná e assumiu a Promotoria de Justiça, primeiro como substituto em Beltrão, depois promovido para Dois Vizinhos, pediu transferência para Tibagi e foi promovido para Francisco Beltrão, onde se aposentou, em 1991. Em 1982, um grupo de pessoas havia saído da PIB, organizando a Igreja Batista Betel, pastoreada por seu sogro. Em 1991, Horácio assumiu o pastorado dessa igreja e em 9 de abril de 1992, as duas igrejas se fundiram, dando origem a Comunidade Batista Betel. Em 2000, entraram na Visão Celular e em 2005 iniciaram a Escola Betel.
Em 13 de abril de 2011, Apóstolos Horácio e Neli, durante o Fruto Fiel da CBB, passaram o cajado pastoral para os pastores Ivo Santos Júnior e Elisangela Silveira Santos, hoje Apóstolos. Horácio presidiu a Associação Bom Samaritano, que abrange a Escola Betel e a Comunidade Terapêutica Betel. A CBB ainda conta com os Apóstolos José Carlos e Neidi Kampfert em Coronel Vivida.
Horácio foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze. Neli foi ungida apóstola em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no MIR em Manaus.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Paraná.
Endereço Sede: Rua Ver. Romeu Lauro Werlang, nº 300 – Centro – Francisco Beltrão/PR
Escola Betel: Rua Mato Grosso, nº 752 – Pres. Kennedy – Francisco Beltrão/PR
Facebook: http://www.facebook.com/horacio.silveira.33
Página: http://www.facebook.com/CBBetel/

Francisco Bueno Júnior (16/04/1970; Araguaína/TO) – Apóstolo do Ministério Vida, com sede em Araguaína/TO. O Ministério Vida está presente em Açailândia, Amarante, Balsas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Davinópolis, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Novo Bacabal, Riachão/MA, Belém, Dom Eliseu, Marabá, Paragominas, Piçarra, Redenção, São Miguel do Guamá, Santa Maria, Tailândia, Ulianópolis/PA, Nova Olinda, Palmas, Santa Fé do Araguaia/TO, Goiânia/GO, Caruaru/PE e Patos/PB.
Casado desde 20 de janeiro de 1995 com a Apóstola Lídia Rodrigues Neves Bueno (18/12/1970; Colinas do Tocantins/TO), tem dois filhos (Tony Everton e Tany Evellyn). Filho de um pastor assembleiano, Bueno começou a pregar com dezesseis anos. Formou-se na Faculdade de Teologia da Igreja de Deus (FATEID) em Goiânia e foi ordenado ao ministério pastoral com 21 anos, solteiro, o pastor mais jovem da região. Quando seminarista, auxiliou igrejas em Goiânia e depois pastoreou com seu pai em Araguaína. Após três anos, foi para Açailândia. Conheceu a Visão Celular em 2000, em Goiânia. A denominação não aceitou, e Bueno foi desligado, fundando então a Assembleia de Deus - Ministério Vida, em 6 de maio de 2000, depois só Ministério Vida. Após quatorze anos pastoreando em Açailândia, com a maior igreja celular da região, retornaram para Araguaína, assumindo a Igreja Vida, iniciada um ano depois da igreja mãe no Maranhão, que tornou-se hoje a Embaixada Internacional Vida.
Bueno é graduado em Psicologia em 2018, Pratitioner em Result Coaching pelo CNPCOACHING em 2011 e Master Coach pelo Metaforum Internacional com Bernd Isert de Campinas/SP em 2012, com reconhecimento da International Association of Coaching Institutes (ICI), da European Coaching Association (ECA) e pela Sociedade Euro Americana de Coaching (SEA). Autor de 7 Verdades que Vão Mudar Sua Vida, é membro-fundador da Academia Açailandense de Letras (AAL), com assento na cadeira número 7. Foi Secretário Municipal de Comunicação e Cultura de Açailândia em 2013, membro da equipe do Instituto Mundial de Transformação Humana (IMTH), presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Araguaína (COMEARA) por alguns mandatos, e também Embaixador Regional da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém no Maranhão e depois no Tocantins (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem). Lídia é licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e autora de Eu Tenho é Fé. Em 2017, também assumiram como pastores seniores da Igreja Vida em Palmas/TO. Em 2018, iniciaram a Rede Influence, para disponibilizar estudos bíblicos e ministrações, e depois a Universidade Influence, com cursos. Desde agosto de 2020, Bueno Jr é um dos terapeutas holísticos e CEO da TZION - Terapias Integrativas, instituição de atendimento terapêutico e formação de profissionais. Lídia é líder do Projeto Atitude Nova Agora, voltado a mulheres.
Bueno foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007 no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze. Então bispa, Lídia foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Foram membros da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova, tanto no Maranhão quanto em Tocantins, e a partir de maio de 2013 serviram como coordenadores da Visão Celular no Modelo dos Doze no Tocantins.
Endereço Sede: Rua Princesa Isabel, nº 25, esquina com Avenida Santos Dumont – Setor Rodoviário – Araguaína/TO
TZION: Rua Antônio José de Lira, nº 175 – Lot. Panorama – Araguaína/TO
Site: http://www.redeinfluence.com.br
Twitter: @buenojuniorTO
Facebook: http://www.facebook.com/buenojunior.oficial
http://www.facebook.com/lidia.bueno.92
Página: http://www.facebook.com/igvida/
http://www.facebook.com/redeinfluence/

Aurélio Jesus Santos (31/07/1949; Rio de Janeiro/RJ - 19/02/2023) – Apóstolo da Igreja Missionária Manancial (IMM), sediada em Vila Velha/ES, iniciada em 21 de dezembro de 1999. A IMM também está presente em Jabaeté e Viana.
Casado com a Apóstola Susana Mendes Barbosa Santos (06/11/1960; São Mateus/ES), tem cinco filhos e três netos. Médico, Aurélio recebeu Homenagem de Mérito Jubilar do CRM-ES em 2019. É membro da Associação de Pastores Evangélicos de Vila Velha (APEVIVE). Susana é pediatra, formado em Medicina em 1982 na Faculdades Unificadas (FESO) de Teresópolis. São os líderes do Projeto Unidade – Chama para Avivar e Transformar, que busca a unidade entre os pastores da cidade, para desenvolver ações estratégicas, com vistas a atrair o avivamento espiritual e, assim, desenvolver projetos de transformação da cidade.
Aurélio foi ungido apóstolo em 4 de novembro de 2006 no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Espírito Santo.
Apóstolo Aurélio partiu para o Senhor em 19 de fevereiro de 2023.
Endereço Sede: Avenida Saturnino Rangel Mauro, nº 1181 – Itaparica – Vila Velha/ES
Facebook: https://www.facebook.com/aurelio.jesussantos.9
https://www.facebook.com/susana.m.santos.3

Claudemar Rheinheimer (25/05/1949; Carazinho/RS) – Apóstolo da Igreja Luterana da Renovação (ILR), com sede em Cachoeirinha/RS. Fundada em janeiro de 1980, a ILR conta com cerca de quarenta congregações em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Casou-se em janeiro de 1972 com a Apóstola Vera Lindenau Rheinheimer (1951; Porto Alegre/RS - 21/01/2014), e tiveram uma filha (Tatiana) e dois netos. Aos onze anos, Claudemar foi estudar no Seminário Concórdia em Porto Alegre, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), em regime de internato, durante onze anos. Formou-se em 1971, e iniciou seu ministério pastoral em fevereiro de 1972, assumindo a Comunidade Evangélica Luterana São Mateus em Cachoeirinha, onde permaneceu até 1979. Em 1973, Claudemar foi convidado para uma reunião de oração do Pr. Aloísio Hoffman, entrando em contato com a renovação espiritual e começou a buscar a Deus. Participou de reuniões de avivamento em Porto Alegre, onde em 1974 ele e Vera foram batizados no Espírito Santo; até então não podiam ter filhos, mas foram curados. Iniciaram então reuniões de oração na igreja que pastoreavam. O avivamento gerou curiosidades e oposições, e Pr. Claudemar e Pr. Aloísio foram chamados perante a Comissão de Teologia da denominação, que não aceitou o movimento de renovação que crescia.
No final de 1979, o presidente da IELB emitiu um decreto para que o movimento parasse ou saíssem da igreja. Após buscarem a direção do Senhor, o pastor Claudemar e sua família desligaram-se da IELB em janeiro de 1980, deixando tudo o que tinham. Com a ajuda de algumas pessoas que emprestaram o valor da entrada, Claudemar adquiriu uma casa de madeira, onde nasceu a Comunidade Luterana da Renovação de Cachoeirinha (CLRC), com 41 pessoas que se desligaram da Igreja Luterana e começaram a se reunir na casa de madeira, sem paredes por causa da reforma. Iniciaram atividades no combate das drogas com a Casa Terapêutica Ministério Crer e atualmente cooperam com o grupo de Grandes Amigos de Cristo, sediado em Gravataí. Desenvolvem o projeto Gaditas em Ações com crianças carentes nas comunidades da Vila da Paz, Jardim Conquista e Jardim Vitória, oferecendo alimentação, reforço escolar e princípios da palavra de Deus.
Claudemar foi vice-presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil e membro da Associação e Conselho de Ministros Evangélicos de Cachoeirinha (ACMEC), já tendo sido seu presidente e da diretoria diversas vezes. Recebeu o título de Cidadão Benemérito de Cachoeirinha em 2011 e Moção de Congratulação da Câmara Municipal em 2023. Vera cursou Pedagogia na PUC, formando-se professora de inglês em 1971 e cursou o Seminário Evangélico do Rio Grande do Sul em 1977. Recebeu a unção pastoral no 7º Congresso de Conquista de Cidades do Rio Grande do Sul.
Claudemar foi ungido apóstolo em 2004 no Seminário Conquista de Cidades no Rio Grande do Sul, sendo confirmado em novembro de 2005 na 5º Conferência Profética em Porto Alegre, realizado na FIERGS, e ratificado em 3 de novembro de 2007, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Vera foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Rio Grande do Sul.
Endereço Sede: Rua Arnaldo Schüller, nº 129 – Vila Márcia – Cachoeirinha/RS
Página: http://www.facebook.com/clr.cachoeirinha/

André Luiz Baquil Manzoni – Apóstolo da Invasão da Eternidade (IDE) em Brasília/DF.
Foi casado com a Apóstola Sheila de Araújo Macieira Manzoni, e tiveram três filhos (Pr. Gabriel, Pr. Thiago e Pra. Júlia) e seis netos. Chamados ao ministério, André e Sheila foram consolidados, ensinados e discipulados por três mulheres, em reuniões em casa. A direção do Senhor era que primeiramente deveriam constituir família, aprender a liderar a casa para, mais tarde, serem pastores de uma igreja. Morando no Mato Grosso do Sul, iniciaram reuniões em sua casa, que deu origem a uma igreja, antes de voltarem para o Rio de Janeiro. Serviram como diáconos em duas igrejas, e em 1990, mudaram-se para Brasília. No ano seguinte, estabeleceram uma reunião semanal em sua casa. Na mesma época, foram levantados diáconos na Igreja Nova Vida da Asa Norte, onde foram líderes dos jovens por três anos. Em setembro de 1998, abençoados pelo seu bispo, os dois seguiram o comando do Senhor para estabelecer uma igreja.
Em 1999, conheceram o pastor Philomeno Romero, e no mesmo ano passaram pelo Encontro com Deus em Goiânia, onde o Senhor confirmou o chamado pastoral do casal. André e Sheila foram ordenados pastores em 13 de fevereiro de 2000 pelo Ap. Philomeno. Após uma visão, em que receberam o nome da igreja, o Ministério Apostólico Jesus, o Pão da Vida (MAJPV) foi oficialmente fundado, em 2 de junho de 2000, em uma pequena loja. Em 2002, Pastora Sheila aposentou-se por motivos de saúde e ficou exclusiva no ministério. Seguindo a direção do Senhor, Pastor André, dois anos depois, pediu demissão após 23 anos de trabalho para dedicar-se somente à obra.
Fizeram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova do Distrito Federal. André foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Sheila foi ungida apóstola em 20 de junho de 2010, no 13º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus.
Economista, Mestre em Finanças, André recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em 2008. Sheila partiu pro Senhor em 29 de abril de 2011. Desde 25 de junho de 2013, Ap. André está casado com a Pastora Juliana Manzoni.
Em fevereiro de 2016, deixaram a Visão M12. O MAJPV foi renomeado IDE em fevereiro de 2018. Atualmente, André continua como apóstolo da igreja, que agora é liderada pelo Pr. Gabriel Manzoni.
Endereço: SHJB Quadra 3, Área Especial 5, Lotes 3 e 4 – Jardim Botânico – Brasília/DF
Twitter: @andre_manzoni
Facebook: http://www.facebook.com/andre.b.manzoni
http://www.facebook.com/profile.php?id=100006347890223
Página: http://www.facebook.com/ide.brasilia/



2 comentários :

  1. Meu grand PARABÉNS á vocês que fazem parte dessa caminhada,de ajudarem pessoas sem perpesctiva de vida,escravizados pelas drogas... conheci alguém em 2003 que era viciado em cocaina,em 2004 veio para Manaus e teve o privilégio de conhecer a fazenda Gileade,eu fui lá conheci pessoalmente senhor Francisco Pastor Canuto... e hoe essa pessoa serve á Deus. e creio que esse trabalho precisa de muito mais divulgação e oração,muito obrigada. Deus quebra barreiras e transforma corações... PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o Mover Apostólico no Brasil há mtos anos e tenho visto que o maior entrave tem sido as posturas políticas/eleitorais no mínimo equivocadas.

    Líderes (apóstolos) sem a mínima noção do contexto político ideológico, se envolvem em escaladas eleitorais onde só vão se dar conta da lama quando se vêm afundando junto com a credibilidade de seus candidatos. Estes, variam entre charlatões, envolvidos com crime organizado internacional e banditismo em paraísos fiscais.

    Vigiai

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página