Pesquisar

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 27


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o por quê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Washington Arêas, Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração, Canuto Couto, Apóstolo do Ministério Apostólico Gerando Vidas, Horácio Silveira, Apóstolo da Comunidade Batista Betel, Francisco Bueno Júnior, Apóstolo do Ministério Vida, Aurélio Jesus Santos, Apóstolo da Igreja Missionária Manancial, Claudemar Rheinheimer, Apóstolo da Igreja Luterana da Renovação, e André Manzoni, Apóstolo do Ministério Apostólico Jesus, o Pão da Vida.


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 27

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Washington Moore Arêas (28/06/1961; Belo Horizonte/MG) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Araruama/RJ. A então Igreja Batista da Restauração de Araruama foi implantada pelos pastores Anselmo e Rose Vasconcelos, em 1997, enviados pelo MIR Manaus, onde ficaram por quase dois anos. Washington pastoreia a igreja desde 1999.
Casado com a Apóstola Rachel Fernandes Arêas, tem três filhos (Victor, Nathalia e Vinícius). Washington é Presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do Município de Araruama (COPEMA), eleito em setembro de 2011. Também é o atual Embaixador Regional da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem) no Rio de Janeiro. Rachel é formada em Teologia pela FATAD e em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.
Washington foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília; Rachel foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no estado, e desde maio de 2013 são os Coordenadores da Visão Celular no Modelo dos Doze no Rio de Janeiro.
Endereço: Avenida John Kennedy, nº 145, próximo a Prefeitura – Centro – Araruama/RJ CEP 28970-000
Twitter: @apwashington12
@RachelAreas
Facebook: http://www.facebook.com/washington.areas
http://www.facebook.com/rachel.fernandesareas
http://www.facebook.com/mir.araruamarj
Página: http://www.facebook.com/ApostoloWashingtonAreas/
http://www.facebook.com/MIR-Araruama-369009573198949/
http://www.facebook.com/m12rj/

Canuto Ferreira Couto Filho (29/08/1965; Itaperuna/RJ) – Apóstolo do Ministério Apostólico Gerando Vidas (MAGV), sediado em Manaus/AM, fundado em 13 de agosto de 2000, com um grupo de irmãos embaixo de uma árvore. Entraram na Visão Celular em 2005. O MAGV também está presente em Queimados/RJ, com os Apóstolos Joirso e Aparecida Souza.
Casado com a Apóstola Ester Castelo Couto (08/06/1968; Rio de Janeiro/RJ), tem duas filhas (Stella e Beatriz). Formado em Teologia pela Faculdade de Teologia do Amazonas, Canuto é autor de Doze iguais a Um, Arrancando o Espinheiro e 12: Uma Escolha Inteligente.
Canuto atuou por vários anos como vice-presidente da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém no Brasil (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem), Embaixador Regional da ICEJ no Amazonas e vice-presidente da Associação Governo do Justo. Fundador e Presidente do Centro de Recuperação Gileade, para dependentes químicos, em uma fazenda situada no KM 159 da AM 010, abrigando em torno de trinta pessoas, por seis meses, auxiliando os internos a uma vida produtiva na sociedade. Em 2015, recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta condecoração da Câmara Municipal de Manaus.
Canuto foi ungido apóstolo em 29 de outubro de 2007 no MIR em Manaus, e ratificado e 3 de novembro de 2007 no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Ester foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Amazonas.
Endereço Sede: Rua da Estanave, nº 166 – Compensa 2 – Manaus/AM
Twitter: @apcanuto
Facebook: http://www.facebook.com/apostolocanuto.couto
http://www.facebook.com/ester.couto.1
http://www.facebook.com/gerandovidas12

Horácio Silveira – Apóstolo da Comunidade Batista Betel (CBB), sediada em Francisco Beltrão/PR. A CBB também está presente em Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Pato Branco, Renascença, Marmeleiro, Chopinzinho/PR e Palma Sola/SC.
Casado com a Apóstola Neli Silveira. Formado em Direito e Teologia, Promotor de Justiça aposentado, Horácio é autor de vários livros, como Jesus: quem realmente foi este homem e A Justiça do Justo. É membro do Conselho de Pastores Evangélicos de Francisco Beltrão.
A Primeira Igreja Batista de Francisco Beltrão foi iniciada em 1966, e Horácio assumiu o pastorado dela em 31 de dezembro de 1969, época em que a igreja possuía 17 membros na sede e mais 36 espalhados praticamente em toda a região do Sudoeste Paranaense, com dois grupos maiores em Barracão e Sede Progresso, município de Pérola do Oeste. Em 1972, Horácio e Neli mudam-se para Paranaguá, e os pastores fundadores voltam para Francisco Beltrão. Em 1978, Horácio e Neli voltam ao pastorado da igreja, vindos de Curitiba, e trabalham juntos com o casal fundador, até que em 1980 os dois casais deixam o pastorado da igreja. Na mesma época, Pr. Horácio ingressou mediante concurso no Ministério Público do Estado do Paraná, assumindo a Promotoria de Capanema em 1981. Nesse tempo, um grupo de pessoas saíram da Primeira Igreja Batista, organizando a Igreja Batista Betel, que algum tempo depois passou a ser pastoreada por Horácio e seu sogro. Em 1992, as duas igrejas se fundem, dando origem a Comunidade Batista Betel.
Em 13 de abril de 2011, Apóstolos Horácio e Neli, durante o Fruto Fiel da CBB, passam o cajado pastoral para os então pastores Ivo Santos Júnior e Elisangela Silveira Santos, hoje Apóstolos. A igreja mantém a Escola Betel e a Associação Bom Samaritano. Em 2016, a CBB passou a gerir um centro de tratamento de dependentes químicos. A CBB ainda conta com os Apóstolos José Carlos e Neidi Kampfert em Coronel Vivida.
Horácio foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze. Neli foi ungida apóstola em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no MIR em Manaus.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Paraná.
Endereço Sede: Rua Romeu Lauro Werlang, nº 300 – Francisco Beltrão/PR CEP 85601-020
Site: http://www.combetel.com/site/

Francisco Bueno Júnior (16/04/1970; Araguaína/TO) – Apóstolo do Ministério Vida, com sede internacional em Araguaína/TO. O ministério foi fundado em 6 de maio de 2000, em Açailândia/MA. O Ministério Vida está presente em Açailândia, Imperatriz, Balsas, Riachão, Estreito, Bom Jesus das Selvas, Davinópolis, Novo Bacabal, Buriticupu/MA, Tailândia, Belém, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Santa Maria, Redenção, Paragominas, Ulianópolis, Marabá/PA, Nova Olinda, Palmas, Santa Fé do Araguaia/TO, Goiânia/GO, Eschede/Holanda, e Caruaru/PE.
Casado com a Apóstola Lídia Rodrigues Neves Bueno, tem dois filhos (Tony Everton e Tany Evellyn). Filho de um pastor assembleiano, Bueno começou a pregar com dezesseis anos. Formou-se na Faculdade de Teologia da Igreja de Deus (FATEID) em Goiânia e foi ordenado ao ministério pastoral com 21 anos, solteiro, o pastor mais jovem da região. Quando seminarista, auxiliou igrejas em Goiânia, e depois pastoreou com seu pai em Araguaína. Após três anos, foi para Açailândia/MA. Conheceu a Visão Celular em 2000, em Goiânia. A denominação não aceitou, e Bueno foi desligado, fundando então a Assembleia de Deus - Ministério Vida, depois só Ministério Vida. Após quatorze anos pastoreando em Açailândia, com a maior igreja celular da região, retornaram para Tocantins, assumindo a Igreja Vida, iniciada um ano depois da igreja mãe no Maranhão.
Bueno é Mestrando em Teologia pela Faculdade Evangélica Teológica Logos (FAETEL). Também é Pratitioner em Result Coaching pelo CNPCOACHING em 2011 e Master Coach pelo Metaforum Internacional com Bernd Isert de Campinas/SP em 2012, com reconhecimento da International Association of Coaching Institutes (ICI), da European Coaching Association (ECA) e pela Sociedade Euro Americana de Coaching (SEA). Presidente fundador da Viva Melhor Consultoria LTDA, realizando palestras e treinamentos para mais de dez mil líderes, empreendedores e profissionais liberais em vários países.
Autor de 7 Verdades que Vão Mudar Sua Vida, é membro-fundador da Academia Açailandense de Letras (AAL), com assento na cadeira número 7. Foi Secretário Municipal de Comunicação e Cultura de Açailândia em 2013. Presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Araguaína (COMEARA), eleito em 2014 e reeleito em 2016. Membro da equipe do Instituto Mundial de Transformação Humana (IMTH). É o Embaixador Regional da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém no Tocantins (ICEJ, International Christian Embassy of Jerusalem), tendo sido anteriormente o Embaixador para o Maranhão.
Lídia é licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e autora de Eu Tenho é Fé. São os líderes da Aliança de Igrejas Cristãs (ALIC), criada em dezembro de 2014, para abrigar as igrejas e ministérios debaixo de sua cobertura.
Bueno foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007 no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze; Lídia foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Membros da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no estado, desde maio de 2013 são os Coordenadores da Visão Celular no Modelo dos Doze no Tocantins.
Endereço Sede: Rua Princesa Isabel, esquina com Santos Dumont – Setor Rodoviário em frente a DISBRAVA (Concessionária Ford) – Araguaína/TO
Site: http://buenojunior.blogspot.com.br/
http://www.vivamelhorcoaching.com/
Twitter: @ApBueno12
@lidiabueno12
Facebook: http://www.facebook.com/buenojunior.oficial
http://www.facebook.com/lidia.bueno.92
Página: http://www.facebook.com/igvida/
http://www.facebook.com/alic.oficial/

Aurélio Jesus Santos (31/07/1949; Rio de Janeiro/RJ)– Apóstolo da Igreja Missionária Manancial, sediada em Vila Velha/ES, fundada em 21 de dezembro de 1999. A IMM também está presente em Viana e Retiro do Congo/ES e Rio das Ostras/RJ.
Casado com a Apóstola Susana Mendes Barbosa Santos (06/11/1960; São Mateus/ES), médica psiquiatra, tem cinco filhos e três netos. São os líderes do Projeto Unidade – Chama para Avivar e Transformar, que busca a unidade entre os pastores da cidade, para desenvolver ações estratégicas, com vistas a atrair o avivamento espiritual para a Igreja e, assim, desenvolver projetos de transformação da cidade.
Aurélio foi ungido apóstolo em 4 de novembro de 2006 no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Espírito Santo.
Endereço: Avenida Saturnino Rangel Mauro, nº 96 – Itaparica – Vila Velha/ES
Site: http://www.imanancial.net/
Twitter: @ApAurelioJesus
@apsusanasantos
Facebook: https://www.facebook.com/aurelio.jesussantos.9
https://www.facebook.com/susana.m.santos.3
Página: http://www.facebook.com/immoficial/

Claudemar Rheinheimer (25/05/1949; Carazinho/RS) – Apóstolo da Igreja Luterana da Renovação, com sede em Cachoeirinha/RS. A Igreja Luterana da Renovação conta com cerca de quarenta congregações espalhadas em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Casado desde janeiro de 1972 com a Apóstola Vera Lindenau Rheinheimer (1951; Porto Alegre/RS), tem uma filha (Tatiana) e dois netos. Aos onze anos Claudemar foi para Porto Alegre cursar Teologia no Seminário Concórdia em regime de internato durante onze anos. Formou-se em 1971, e iniciou seu ministério pastoral em fevereiro de 1972, assumindo a Comunidade Evangélica Luterana São Mateus em Cachoeirinha, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) onde permaneceu até 1979. Em 1973, Claudemar foi convidado para uma reunião de oração do Pr. Aloísio Hoffman e entrou e contato com a renovação espiritual e começou a buscar a Deus. Participou de reuniões de avivamento em Porto Alegre, onde em 1974 ele e Vera foram batizados no Espírito Santo; até então não podiam ter filhos, mas foram curados. Iniciaram então reuniões de oração na IELB que pastoreavam. O avivamento gerou curiosidades e oposições, e Pr. Claudemar e Pr. Aloísio foram chamados perante a Comissão de Teologia da denominação, que não aceitou o movimento de renovação que crescia.
No final de 1979 o presidente da IELB emitiu um decreto para que o movimento parasse ou saíssem da igreja. Após buscarem a direção do Senhor, o pastor Claudemar e sua família desligaram-se da IELB em janeiro de 1980, deixando tudo o que tinham. Com a ajuda de algumas pessoas que emprestaram o valor da entrada, Claudemar adquiriu uma casa de madeira, onde nasceu a Igreja Luterana da Renovação de Cachoeirinha, pois cerca de 41 pessoas se desligaram também da Igreja Luterana e começaram a se reunir na casa de madeira, sem paredes por causa da reforma. Iniciaram atividades no combate das drogas com o projeto Casa Terapêutica Ministério Crer e atualmente cooperam com o grupo de Grandes Amigos de Cristo, sediado em Gravataí. Desenvolvem o projeto Gaditas em Ações com crianças carentes nas comunidades da Vila da Paz, Jardim Conquista e Jardim Vitória, oferecendo alimentação, reforço escolar e princípios da palavra de Deus.
Claudemar é vice-presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil e membro da Associação e Conselho de Ministros Evangélicos de Cachoeirinha (ACMEC), já tendo sido seu presidente. Recebeu o título de Cidadão Benemérito de Cachoeirinha em 2011. Vera cursou Pedagogia na PUC, formando-se professora de inglês em 1971 e cursou o Seminário Evangélico do Rio Grande do Sul em 1977. Recebeu a unção pastoral no 7º Congresso de Conquista de Cidades do Rio Grande do Sul.
Claudemar foi ungido apóstolo em 2004 no Seminário Conquista de Cidades no Rio Grande do Sul, sendo confirmado na 5º Conferência Profética de Porto Alegre em 2005, e ratificado em 3 de novembro de 2007, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF. Vera foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no Rio Grande do Sul.
Endereço Sede: Rua Arnaldo Schüller, nº 129 – Vila Márcia – Cachoeirinha/RS
Site: http://www.luteranadarenovacao.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/claudemar.rheinheimer
Página: http://www.facebook.com/clr.cachoeirinha/

André Luiz Baquil Manzoni – Apóstolo do Ministério Apostólico Jesus, o Pão da Vida (MAJPV) em Brasília/DF, fundado em 2 de junho de 2000.
Foi casado com a Apóstola Sheila de Araújo Macieira Manzoni, e tiveram três filhos (Pr. Gabriel, Pr. Thiago e Pra. Júlia) e cinco netos. Chamados ao ministério, André e Sheila foram consolidados, ensinados e discipulados por três mulheres de Deus, em reuniões em casa. A direção do Senhor era que primeiramente deveriam constituir família, aprender a liderar a casa para, mais tarde, serem pastores de uma igreja. Morando no Mato Grosso do Sul, iniciaram reuniões em sua casa, que deu origem a uma igreja, antes de voltarem para o Rio de Janeiro. Serviram como diáconos em duas igrejas, e em 1990, mudaram-se para Brasília. No ano seguinte, estabeleceram em sua casa uma reunião às quartas-feiras. Na mesma época, foram levantados diáconos na Igreja Nova Vida da Asa Norte, onde foram líderes dos jovens por três anos. Em setembro de 1998, abençoados pelo seu bispo, os dois seguiram o comando do Senhor para estabelecer uma igreja.
Em 1999, conheceram o então pastor Philomeno Romero, e no mesmo ano passaram pelo Encontro com Deus em Goiânia, onde o Senhor confirmou o chamado pastoral do casal. André e Sheila foram ordenados pastores em 13 de fevereiro de 2000 pelo Ap. Philomeno. Após uma visão, em que receberam o nome do ministério, o MAJPV foi oficialmente fundado, em uma pequena loja. Em 2002, Pastora Sheila aposentou-se por motivos de saúde e ficou exclusiva no ministério. Pastor André dois anos depois, após o comando de Deus, pediu demissão depois de 23 anos de trabalho para dedicar-se somente à obra.
Economista, Mestre em Finanças, André recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em 2008. Sheila partiu pro Senhor em 29 de abril de 2011. Em 25 de junho de 2013, Ap. André casou-se com Juliana Manzoni.
André foi ungido apóstolo em 3 de novembro de 2007, no I Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze no Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Sheila foi ungida apóstola em 20 de junho de 2010, no 13º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus.
Faz parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova do Distrito Federal.
Endereço: SHCGN-CR 716, Bloco D, Loja 12 – Asa Norte – Brasília/DF
Site: http://www.majpv.com.br/
Twitter: @Andre_Manzoni
@majpv12
Facebook: http://www.facebook.com/andre.manzoni.7
http://www.facebook.com/profile.php?id=100006347890223
Página: http://www.facebook.com/majpv12