Pesquisar

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 19


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos os apóstolos Milton Ebenézer de Oliveira, Presidente da Primeira Igreja Batista do Brasil - Casa de Oração Mundial, Maurício Fernandes de Castro, Presidente do Ministério de Evangelismo Global Apostólico, Nelson Braido, Presidente da Igreja Cristã Presbiteriana, Ari Caetano do Nascimento, Presidente da Comunidade Evangélica Cristã, Gisela Guth de Oliveira, Presidente do Ministério Apostólico do Evangelho Integral, Hélio Ribeiro do Lago, Presidente da Comunidade Cristã Internacional Atos 29, e Melvin Edward Huber, da Igreja da Paz.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 19

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Milton Ebenézer de Moura Souza – Apóstolo Presidente da Primeira Igreja Batista do Brasil (PIBB) em Salvador/BA, com quinze mil membros e 1.500 células, e Fundador da Casa de Oração Mundial (COM), ministério que oferece cobertura espiritual a pastores e igrejas nacional e internacionalmente.
A PIBB foi fundada em 15 de outubro de 1882 pelo missionário norte-americano William Bucky Bagby, como a primeira congregação formada por brasileiros. Anos antes, em Santa Bárbara do Oeste/SP, imigrantes dos Estados Unidos já se reuniam como igreja batista. Dr. Ivan Pitzer, pai de Milton, assumiu o pastorado da PIBB em 1979. Pr. Ivan reconstruiu o templo, então em situação precária, e celebrou o Centenário da PIBB em 1982. Em 1986 transferiu a igreja para a zona nobre da cidade e erigiu um novo templo, para duas mil pessoas, e um prédio em anexo para abrigar o Colégio Evangélico de Salvador, fundado em 1990, e a FACESA, fundada em 2001, e autorizada pelo MEC. Na década de 1990, a PIBB aceitou a renovação espiritual e saíram da Convenção Batista Brasileira. Pastor Ivan conheceu a Visão Celular no fim de 1999, em Bogotá. Em 2000, a igreja iniciou a transição para o G12 e em 2003 Milton foi consagrado pastor sênior da PIBB, e funda o Ministério Casa de Oração Mundial. A PIBB passou de setecentas pessoas, em 2000, para cinco mil em 2005, e dez mil discípulos em 2008. A COM também tem ênfase na música, com três álbuns gravados, e televisão.
Casado com a Apóstola Niara Brandão Souza, tem quatro filhos (Pr. Joshua, Pr. Caleb, Raquel e Sara) e dois netos. Milton nasceu em Mobile/Alabama e foi morar em Salvador em 1979. Anos depois voltou a residir nos EUA, retornando ao Brasil em 2000, quando sucedeu seu pai na presidência da PIBB. Foi ordenado ao ministério pastoral em 19 de novembro de 1994. Graduado pela Florida International University em Antropologia e Psicologia, seus estudos teológicos incluem o Seminário Batista da Bahia e mestrado pela Trinity Evangelical Divinity School. Recebeu o Título de Cidadão de Salvador em 2009. Natural de Salvador/BA, convertida aos quinze e casada desde os dezoito anos, Niara é Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Rhema do Jacksonville Theological Seminary, na Flórida. Fundou a ONG Ministério Com Paixão, para auxiliar famílias e comunidades menos favorecidas.
Milton e Niara foram consagrados apóstolos em 2006 pelos Apóstolos Ivan Pitzer e Louraci Souza. Ambos foram ratificados ao ministério apostólico no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF: Milton, em 4 de novembro de 2006; Niara, em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze.
Estiveram debaixo da cobertura dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova até o início de 2010, e atualmente fazem parte da Equipe G12 Brasil dos Pastores César e Cláudia Castellanos. Também são membros do Capítulo Brasil do Global Kingdom Partnerships Network (GKPN), fundado pelo Dr. Elias Dantas.
Em 2015, a PIBB mudou-se para um novo endereço, a Tenda de Moriah, com capacidade para cerca de três mil pessoas, onde ficarão até a construção do novo templo. Através do Projeto Moriah, a PIBB volta-se à expansão, modernização e segurança das atividades ministeriais.
Veja fotos dos Apóstolos Milton e Niara em Fotos Apostólicas 1, Fotos Apostólicas 2 e Fotos Apostólicas 3.
Endereço: Avenida Luís Viana Filho, nº 8812 – Paralela – Salvador/BA
Site: http://www.com12.com
Twitter: @PIBdoBrasil_
Página: http://www.facebook.com/miltonebenezer
http://www.facebook.com/pibdobrasiloficial

Maurício Fernandes de Castro
(11/05; Rio de Janeiro/RJ) – Apóstolo do Ministério de Evangelismo Global Apostólico (MEGA REINO) em Manaus/AM, fundado em 12 de dezembro de 2011.
Casado com a Apóstola Rachel Carvalho Maia de Castro (11/05/1971; Marabá/PA), tem três filhos (Pra. Aimeé, Ada e Zak). Maurício converteu-se aos 19 anos; três anos depois, em 1992, foi chamado para ser missionário no Amazonas. Trabalhou na Missão Jovens Com Uma Missão (JOCUM) durante três anos, com impactos evangelísticos, treinamento, envio e apoio a missionários. Rachel, ainda pequena, mudou-se com sua família para São Luís/MA. Desenvolveu parte de seu ministério com jovens e adolescentes na Igreja O Brasil para Cristo que seus pais pastoreavam. Em 1992 foi direcionada por Deus para o Amazonas e cursou a Escola de Treinamento e Discipulado da JOCUM, onde conheceu Maurício. Por três anos trabalharam na JOCUM e lideraram o ministério de socorro e misericórdia no barco regional S. Mateus Singapure. Em 1996 formaram-se em Teologia no Instituto de Treinamento Ministerial (ITM) da Igreja da Paz Luz para os Povos em Santarém/PA, onde receberam o chamado para desenvolver o ministério com grupos familiares.
Em 1996, quando estavam em Santarém, se preparando para serem enviados para o Canadá pela Paz Mission, foram convidados pelo Pr. Renê Terra Nova para coordenarem os grupos familiares da Primeira Igreja Batista da Restauração. Após confirmação do Senhor, retornaram para Manaus em junho de 1996. Rachel foi ungida pastora no MIR em 5 de dezembro de 1996. Maurício, Terra Nova e Valnice Milhomens conheceram juntos a Visão Celular no Governo dos Doze em Bogotá/Colômbia, transicionando assim para o G12. Pouco depois deixaram a coordenação dos grupos familiares e assumiram a Rede Juvenil do Ministério Internacional da Restauração (MIR). Foram 12 da 1ª Equipe dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova, e serviam como supervisores das igrejas na Visão Celular no Modelo dos Doze no Ceará, Piauí e Maranhão.
São os Presidentes da Aliança Jovem Internacional (AJI), iniciada em 19 de abril de 2002 durante o 3º Congresso de Resgate da Nação em Porto Seguro/BA. A AJI é voltada à unidade entre ministérios representados por uma aliança entre a liderança juvenil. Organizam anualmente o Retiro do Líder Radical (RLR). Maurício foi voz principal da Banda Jovem Profeta, tendo gravado alguns álbuns. Também é autor de Pessoas inteligentes tornam-se empreendedores extraordinários e Descubra seu potencial, entre outros livros. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em 2008. Rachel é autora de seis livros, como Compromisso - O jeito bíblico de amar e 7 Dicas para encontrar a pessoa certa.
Maurício e Rachel foram legitimados bispos no MIR em 28 de março de 2004, junto com Marcel e Joice Alexandre e Arão e Ester Amazonas; ambos foram ungidos apóstolos no MIR: Maurício, em 23 de outubro de 2006, e Rachel em 7 de junho de 2011.
Em 10 de dezembro de 2011, na Rede Juvenil, debaixo da benção do Ap. Renê, com oração e imposição de mãos dos apóstolos e pastores do MIR, os apóstolos Castro saíram da cobertura do MIR, dando início ao Mega Reino. Estão debaixo da cobertura dos Pastores Francisco e Dilma Maia, pais da Apa. Rachel. O Mega Reino iniciou uma igreja em Itacoatiara e um Centro de Treinamento, e mantém o Mega Reino Music, liderado por Pra. Aimeé.
Veja fotos dos Apóstolos Castro em Fotos Apostólicas 3 e Fotos Apostólicas 4.
[Veja uma foto minha com o Apóstolo Maurício.]
Endereço: Rua Pires do Rio, nº 317 – Aleixo – Manaus/AM
Site: https://megareino.com.br/
Página: http://www.facebook.com/MegaReino

Nelson Braido (18/04/1951; Capivari/SP) – Apóstolo da Igreja Cristã Presbiteriana (ICP) em Ponta Grossa/PR. A ICP foi iniciada em 1990 com cerca de 25 pessoas em uma pequena garagem. Conheceram a Visão Celular em 1998. Atualmente, conta com mais de seis mil pessoas e alcançou mil células ativas em 2020.
Casado desde 5 de julho de 1975 com a Apóstola Olívia Nair de Souza Braido, tem três filhas (Pra. Kellen, Pra. Helen e Pra. Suelen) e quatro netos. Nelson converteu-se aos dezessete anos, deixou a fazenda de sua família e aos vinte começou a cursar o Instituto Bíblico Presbiteriano de Cianorte/PR da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, onde se formou em 1974. Foi ordenado ao ministério pastoral em abril de 1975 e designado para a Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Curitiba; depois pastoreou em Londrina, até 1989, quando recebeu uma palavra profética, e em 1990, estabeleceram-se em Ponta Grossa. Olívia foi professora em uma escola da cidade. Nelson e Olívia foram ungidos apóstolos em 10 de junho de 2009.
Nelson presidiu a Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, fundada em 21 de novembro de 1978, para recuperar e tratar homens dependentes de álcool e drogas. É membro da Associação dos Ministros Evangélicos (AME) de Ponta Grossa. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa em 1999.
Da igreja fazem parte os ministérios de louvor Aos Pés da Cruz e Rabone Jovem, ambos com álbuns gravados. A ICP mantém a Escola Ministerial Filadélfia, fundada em 1997, e o Acampamento Maanaim. Ainda apoiam um trabalho na África com duzentos missionários. Construíram o Centro de Convenções do Avivamento (CCA), com capacidade para cinco mil pessoas. São filiados à Federação de Igrejas Evangélicas Locais (FIEL), presidida pelo Apóstolo Celsino Azevedo. Atualmente, Pastor Rodrigo Labiak, com Suelen Braido, é o pastor sênior da ICPPG e presidente do Esquadrão da Vida.
ICP: Rua Comendador Ayrton Playsant, nº 458 – Centro – Ponta Grossa/PR
CCA: Rua Maria Rita Perpétuo da Cruz, S/N – Oficinas – Ponta Grossa/PR
Site: http://www.igrejadoavivamento.com.br/
Página: http://www.facebook.com/igrejacristapresbiteriana

Ari Caetano do Nascimento (23/01/1949; Rio de Janeiro/RJ) – Apóstolo da Comunidade Evangélica Cristã e Pastor Sênior da Comunidade Evangélica Cristã da Vila da Penha (CECVP) no Rio de Janeiro/RJ, fundada em 11 de abril de 1981. A CEC é uma igreja em células na Visão MDA (Modelo de Discipulado Apostólico), e também está presente em Padre Miguel, Cabo Frio, Japeri, Magé, São Pedro da Aldeia/RJ, Manaus (com mais de mil células), Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Careiro Castanho, Puraquequara, Tefé/AM, Macapá/AP, Cascavel/PR, Brazlândia/DF, São Cristóvão/SE e Jundiaí/SP.
Casado desde 29 de janeiro de 1977 com a Apóstola Maria Denise Peixoto do Nascimento (21/12/1955; Rio de Janeiro/RJ), tem três filhos (Pr. Léo Vinícius, Pr. Thiago Felipe e Pra. Larissa). É o Vice-Presidente da Associação MDA, presidida pelo Apóstolo Abe Huber, e superintendente regional da Regional 6 - Sudeste 2, cobrindo Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Convertido em abril de 1972, Ari congregou na Igreja Presbiteriana de Irajá, onde se casou. Formado em artes gráficas, trabalhou nesse setor como empresário e gerenciando indústrias gráficas, até se tornar gerente gráfico da Sony Music. Estava sendo preparado para se tornar um dos diretores da empresa, mas após receber um chamado do Senhor, pediu demissão para atuar em tempo integral como pastor sênior da Comunidade Evangélica do Rio de Janeiro, depois CECVP. A comunidade nasceu com trinta e quatro jovens oriundos da Igreja Presbiteriana, abençoados por seus pastores, na casa de Ari; estes jovens eram liderados por Ari e Denise, juntamente com Marco Antônio e Juçara Peixoto (fundadores da Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul). Em 1981, se formou Bacharel em Teologia pelo Seminário Unido. Seu ministério também é reconhecido por levantar famosos ministros de louvor, que nasceram na Comunidade, como Aline Barros, Fernanda Brum, Ludmila Ferber, entre outros. Em 1994, Pr. Ari e a Comunidade iniciaram o primeiro período anual de quarenta dias de jejum e oração por um avivamento nacional. É autor de alguns livros, como Para ver o Milagre e Uma família que mudou a história da humanidade. Também é a liderança principal do Instituto Bíblico EIA!, plataforma de treinamento e capacitação ministerial online, fundado em 2020.
Ari e Maria Denise foram ordenados apóstolos em 2 de abril de 2010, através do Apóstolo Abe Huber, na Comunidade da Vila da Penha, no encerramento do 19º Ano de 40 dias de Jejum e Oração.
Endereço Sede: Rua João Machado, nº 161 – Irajá - Rio de Janeiro/RJ
Site: http://www.comunidadeevangelicacrista.com.br/
https://institutoeia.org/
Twitter: @aricaetano
Facebook: http://www.facebook.com/Aricapostolo
Página: http://www.facebook.com/aparicaetano/
http://www.facebook.com/ComViladaPenha/

Gisela Guth Araújo (16/06/1946; Baependi/MG - 27/12/2020; Cuiabá/MT) – Apóstola da Igreja Apostólica Carismática - Ministério do Evangelho Integral (IAC-MEI) em Cuiabá/MT, fundada em 1982. Presidente do Centro de Treinamento de Guerreiros YHVH TZAVA’OT (CENTREG), fundado em 2001.
Casada com o Pastor Osmair de Araújo, tiveram cinco filhos (Sandro, Allan, Lys, Patrícia e Emmanuel), quatorze netos e três bisnetos. Gisela chegou à Cuiabá em 1981 com sua família, acompanhando seu esposo, então funcionário da EMBRATEL, e fundou em 1982 a Igreja Evangélica Pentecostal Missionária – Ministério do Evangelho Integral (IEPM-MEI), depois Ministério Apostólico do Evangelho Integral, e recentemente IAC-MEI. Foi a primeira pastora ordenada no Mato Grosso, em 25 de julho de 1983, por um grupo de pastores. Visitou os 141 municípios e orou com cada prefeito. Foi reconhecida e ungida apóstola em 25 de maio de 2004 pela Apóstola Neuza Itioka, sua cobertura desde 2001. Gisela foi candidata a senadora em 2006 pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Foi membra do Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá e da Coalizão Apostólica Profética Brasileira. Autora de alguns livros, como Homens Demônios e Postura Cristã na Política. Recebeu o Título de Cidadã Mato-grossense em 2003 e o Título Mulher Cidadã Ana Maria do Couto, em 2019, da Câmara Municipal de Cuiabá.
O CENTREG abrange: coordenação e responsabilidade por todos os trabalhos do MEI; cobertura apostólica; Torre de Intercessão, que faz parte das 12 Torres do Brasil da Rede Brasil de Joelhos; Missão Atalaias de Jesus, ajudando meninos moradores de rua, em conjunto com a Pastoral da Criança, atendendo dependentes químicos e prostituição infantil, distribuição de sopa, formação de costureiras, cursos de crochê, tricô e artesanato, recreação, evangelização, esporte, e escola de música para crianças carentes; Albergue Bethesda, que abriga mendigos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social; Creche Novo Colorado; Escola Social de Informática; Esquadrão da Vida, atuando com instituições governamentais em eventos de grande aglomerado populacional e/ou catástrofe, com serviços à sociedade, além de trabalho de apoio a dependentes químicos, prostitutas, homossexuais e seus familiares, promovendo aconselhamento, e distribuição de cobertores e sopas; Instituto Atalaia de Ensino (IAE); Conquista de Cidades; Atos Proféticos; seminários e congressos; entre outros. Também fundou o Instituto Pró-Família, que foi administrado pelo Pr. Osmair.
Em 19 de novembro de 2018, convidada pelos membros, apóstola Gisela passou a fazer parte do Conselho Apostólico Brasileiro, sendo recebida durante visita dos apóstolos à Brasília.
Pastor Osmair, fundador e proprietário da Stelmat, empresa de serviços e soluções tecnológicas, e um dos fundadores do Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá, partiu para o Senhor aos 73 anos, em 21 de dezembro de 2013, em Cuiabá, após anos lutando contra um câncer de garganta e com complicações de uma pneumonia. Aos 74 anos, e já com várias comorbidades, Apóstola Gisela Guth partiu para o Senhor em 27 de dezembro de 2020, após passar 27 dias na UTI do Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá, em decorrência do COVID-19.
Veja fotos da Apóstola Gisela em Fotos Apostólicas 5.
Endereço: Rua Expedicionário Nelson Nunes, nº 33 – Jardim Novo Colorado – Cuiabá/MT
Página: http://www.facebook.com/CENTREG.OFICIAL/

Hélio Ribeiro do Lago – Apóstolo da Comunidade Cristã Internacional Atos 29, com sede em Jacutinga/MG, organizada em 21 de dezembro de 1991, com dezessete membros. Igreja em células na Visão do Modelo do Discipulado Apostólico (MDA), a Atos 29 está presente em Albertina, Andradas, Areado, Carmo do Rio Claro, Lavras, Pouso Alegre, Santo Antônio do Amparo/MG, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal/SP e Fortaleza/CE.
Casado desde 29 de setembro de 1979 com a Apóstola Mirian Scarpioni do Lago, tem três filhos e duas netas. Graduado em Química pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) em 1975 e Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) em 1977, Hélio atuou como cirurgião dentista de 1978 a 2008 e como professor de Química. Foi consagrado ao ministério pastoral em 1992 pelo Bispo Victor Olivier Olubii, nigeriano radicado em Angola, sua paternidade espiritual.
Hélio foi reconhecido e ungido ao ministério apostólico em 22 de dezembro de 1998, por vários pastores e um bispo da Sara Nossa Terra. É membro do Conselho de Pastores de Jacutinga e da Coalizão Apostólica Profética Brasileira. Até então bispa, Miriam foi ungida apóstola em 2009.
A Atos 29 mantém uma web rádio, onde Hélio apresenta o programa Hora do Arrebatamento.
Em 17 de junho de 2018, durante um culto de celebração da unidade, as igrejas Atos 29 e Assembleia de Deus Shalom de Jacutinga, presidida pelo Pastor Marcos Mendes, se uniram na mesma visão e local, gerando a Atos 29 Shalom.
Endereço Sede: Avenida Brasil, nº 70 – Centro – Jacutinga/MG
Site: http://atos29.com.br/
Twitter: @apostolohelio
Facebook: https://www.facebook.com/radioweb.atos

Melvin Edward Huber
(04/06/1920; Fairbury/Illinois - 30/08/2008; Parintins/AM) – Apóstolo da Igreja da Paz e cobertura espiritual para toda a Missão PAZ (Missão Projeto Amazônia).
Melvin casou-se em 1 de dezembro de 1946 com a Pastora Katherine Louise Von Tobel Huber (26/02/1918 - 10/02/2002), e foram os pais dos pastores Angela Ruth (missionária da Missão PAZ), Lucas Edward (fundador da Igreja da Paz), Timothy Paul (Timóteo, pastor da Base no Japão), Rebecca Ann (casada com Jeff Hrubik, diretores da Missão PAZ), e Melvin Abraham (idealizador da Visão do MDA e supervisor de Bases). Membros da Igreja Evangélica do Nazareno, a família Huber veio para o Brasil como missionários em 1956. Ficaram em São Paulo apenas para o aprendizado da língua, e mudaram-se para Belo Horizonte, onde começaram seu trabalho de plantação de igrejas, e tiveram seu caçula. Depois de dez anos na capital mineira, os Hubers moraram em vários lugares, como Vianópolis/GO, e em 1969, mudaram-se para Goiânia. Algumas das igrejas que plantaram foram as primeiras de suas comunidades, e tornaram-se Igrejas Evangélica do Nazareno ou da Paz.
Em 1976, Melvin, Lucas e Abe foram pela primeira vez para a Bacia Amazônica, numa viagem de reconhecimento. Lucas e sua família, junto com outros irmãos, mudaram-se para Santarém/PA. Por trás de tudo isso, Apóstolo Melvin atuou como conselheiro e colaborador.
Por muitos anos Melvin e Catarina continuaram com um ministério em Santarém. Por várias vezes foram trabalhar no Japão auxiliando seu filho Timóteo na implantação de igrejas. Fundaram várias igrejas em Belém, e estabeleceram uma nova base. Depois deram início a 7ª Base das Igrejas da Paz em Parintins/AM, juntamente com a filha Ângela, onde continuava a pregar, ensinar e evangelizar. Em 2006, fundou a Escola de Apóstolos, curso de treinamento de obreiros a partir de seus livros, manuais e estudos, ainda divulgado pelo Sistema de Ensino MDA. Em 2007, recebeu o título de Cidadão Honorário de Pitangui/MG. Sua carreira de implantador de igrejas se estendeu por mais de cinquenta anos. Foi sepultado em Santarém. Em 2011, Pastor Melvin recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Pará o Título de Honra ao Mérito Pós Morte.
Em Santarém foi fundada a Escola Cristã Catarina Huber, escola particular de educação infantil e fundamental. A Igreja da Paz Fortaleza mantém o Instituto Melvin Edward Huber (IMEH), iniciado em outubro de 2009, ajudando crianças em situação de risco. Em 2020, a Prefeitura de Pitangui nomeou uma rua como "Apóstolo Melvin Edward Huber". Atualmente, as Igrejas da Paz foram renomeadas Paz Church.
Site: https://paz.church/
https://pazinternational.org/
Página: http://www.facebook.com/PazChurchBR/


<< Raquel Vieira dos Santos, Reinaldo Ubirajara de Moraes, Jonas Pinto Madureira, Samuel Cardoso da Silva, Flávio Aredes, Carlos Monteiro Filho e Cristiano Ladeira Miranda
>> Arão Amazonas, Wilson Ayub Júnior, Anselmo Vasconcelos, Gilvan Santos, Gean Muniz, Eurípides Sousa, Luiz Vasconcelos, Wagner Pacheco e Robson Mendonça

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página