Pesquisar

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 19


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o por quê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos os apóstolos Milton Ebenézer de Oliveira, Presidente da Primeira Igreja Batista do Brasil - Casa de Oração Mundial, Maurício Fernandes de Castro, Presidente do Ministério de Evangelismo Global Apostólico, Nelson Braido, Presidente da Igreja Cristã Presbiteriana, Ari Caetano do Nascimento, Presidente da Comunidade Evangélica Cristã, Gisela Guth de Oliveira, Presidente do Ministério Apostólico do Evangelho Integral, Hélio Ribeiro do Lago, Presidente da Comunidade Cristã Internacional Atos 29, e Melvin Edward Huber, da Igreja da Paz.


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 19

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Milton Ebenézer Souza – Apóstolo Presidente da Primeira Igreja Batista do Brasil (PIBB) em Salvador/BA, e Fundador da Casa de Oração Mundial (COM), ministério que oferece cobertura espiritual a pastores e igrejas no âmbito nacional e internacional.
A PIBB foi fundada em 15 de outubro de 1882 pelo missionário norte-americano William Bucky Bagby, como a primeira congregação formada por brasileiros. Anos antes, em Santa Bárbara do Oeste/SP, imigrantes dos Estados Unidos já se reuniam como igreja batista. Dr. Ivan Pitzer, pai de Milton, assumiu o pastorado da PIBB em 1979. Pr. Ivan reconstruiu o templo, então em situação precária, e celebrou o Centenário da PIBB em 1982. Em 1986 transferiu a igreja para a zona nobre da cidade e erigiu um novo templo, para duas mil pessoas, e um prédio em anexo para abrigar o Colégio Evangélico de Salvador, fundado em 1990, e a FACESA, fundada em 2001, e autorizada pelo MEC. Na década de 90, a PIBB aceitou a renovação espiritual e saíram da Convenção Batista Brasileira. Pastor Ivan conheceu a Visão Celular no fim de 1999, em Bogotá. Em 2000, a igreja iniciou a transição para o G12 e Ivan passou o pastorado para Milton, que fundou o Ministério Casa de Oração Mundial. A PIBB passou de setecentas pessoas, em 2000, para cinco mil em 2005, e dez mil discípulos em 2008. A COM também tem ênfase na música, com três CDs gravados, e televisão, com o programa de TV Chegou a Sua Vez, no ar desde 2001.
Casado com a Apóstola Niara Brandão Souza, tem quatro filhos (Joshua, Caleb, Raquel e Sara). Milton nasceu em Mobile/Alabama e foi morar em Salvador em 1979. Anos depois voltou a residir nos EUA, retornando ao Brasil em 2000, quando sucedeu seu pai na presidência da PIBB. Graduado pela Florida International University em Antropologia e Psicologia, seus estudos teológicos incluem o Seminário Batista da Bahia e é mestrando pela Trinity Evangelical Divinity School. Natural de Salvador/BA, convertida aos quinze e casada desde os dezoito anos, Niara é Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Rhema do Jacksonville Theological Seminary, na Flórida. Fundadora e Presidente do Ministério Com Paixão, ONG que auxilia famílias e comunidades menos favorecidas, e presta apoio a creches, centro de recuperação e instituições voltadas a crianças necessitadas de cuidado especial.
Milton e Niara foram consagrados apóstolos em 2006 pelos Apóstolos Ivan Pitzer e Louraci Souza. Ambos foram ratificados ao ministério apostólico no Ginásio Nilson Nelson em Brasília/DF: Milton, em 4 de novembro de 2006; Niara, em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze.
Estiveram debaixo da cobertura dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova até o início de 2010, e atualmente fazem parte da Equipe G12 Brasil dos Pastores César e Cláudia Castellanos.
Em 2015, a PIBB mudou-se para um novo endereço, a Tenda de Moriah, com capacidade para cerca de três mil pessoas, onde ficarão até a construção do novo templo.
Veja fotos dos Apóstolos Milton e Niara em Fotos Apostólicas 1, Fotos Apostólicas 2 e Fotos Apostólicas 3.
Endereço: Avenida Luís Viana Filho, nº 8812, anexo ao Estacionamento da FTC – Paralela – Salvador/BA CEP 41741-590
Site: http://www.com12.com
Twitter: @MiltonEbenezer
@com12oficial
Página: http://www.facebook.com/miltonebenezer
http://www.facebook.com/casadeoracaomundial

Maurício Fernandes de Castro – Apóstolo do Ministério de Evangelismo Global Apostólico (MEGA REINO), sediado em Manaus/AM, fundado em 12 de dezembro de 2011. O MEGA REINO também está presente em Itacoatiara e mantém o Centro de Treinamento MEGA REINO, para qualificação de alunos para liderança ministerial nas igrejas MEGA Reino, capacitação para fundação, administração e acompanhamento de igrejas e para líderes ministeriais de outras igrejas.
Casado com a Apóstola Rachel Carvalho Maia de Castro (11/05/1971), tem três filhos (Aimeé, Ada e Zak). Estão debaixo da cobertura dos Apóstolos Francisco e Dilma Maia, pais da Apa. Rachel. São os Presidentes da Aliança Jovem Internacional (AJI), iniciada em 19 de abril de 2002 durante o 3º Congresso de Resgate da Nação em Porto Seguro/BA. A AJI é voltada à unidade entre ministérios representados por uma aliança entre liderança juvenil de uma cidade, um estado e uma nação. Organizam anualmente o Retiro do Líder Radical (RLR). Maurício é voz principal da Banda Jovem Profeta, tendo gravado alguns CDs. Também é autor de Pessoas inteligentes tornam-se empreendedores extraordinários e Descubra seu potencial, entre outros livros. Rachel é autora de Compromisso - O jeito bíblico de amar e 7 Dicas para encontrar a pessoa certa.
Anteriormente debaixo da cobertura dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova, 12 da 1º Equipe, eram os líderes da Rede Juvenil do Ministério Internacional da Restauração em Manaus/AM. Serviam como supervisores das igrejas na Visão Celular no Modelo dos Doze no Ceará, Piauí e Maranhão.
Maurício nasceu no Rio de Janeiro, e converteu-se aos 19 anos; três anos depois, em 1992, foi chamado para ser missionário no Amazonas. Trabalhou na Missão Jovens Com Uma Missão (JOCUM) durante três anos, com impactos evangelísticos, treinamento, envio e apoio a missionários. Rachel nasceu em Marabá/PA, e ainda pequena mudou-se com sua família para São Luís/MA. Desenvolveu parte de seu ministério com jovens e adolescentes na igreja que seus pais pastoreavam. Em 1992 foi direcionada por Deus para o Amazonas e cursou a Escola de Treinamento e Discipulado da JOCUM, onde conheceu Maurício. Por três anos trabalharam na JOCUM e lideraram o ministério de socorro e misericórdia no barco regional S. Mateus Singapure. Em 1996 formaram-se em Teologia no Instituto de Treinamento Ministerial (ITM) da Igreja da Paz Luz para os Povos em Santarém/PA, onde receberam o chamado para desenvolver o ministério com grupos familiares.
Em 1996, quando estavam em Santarém, se preparando para serem enviados para Cambridge/Canadá pela Paz Mission, foram convidados pelo Pr. Renê Terra Nova para retornarem a Manaus e coordenarem os grupos familiares da Primeira Igreja Batista da Restauração. Após confirmação do Senhor, retornaram para Manaus em junho de 1996. Rachel foi ungida pastora no MIR em 5 de dezembro de 1996. Maurício, Renê e Valnice Milhomens conheceram juntos a Visão Celular no Governo dos Doze em Bogotá/Colômbia, transicionando assim para o G12. Pouco depois deixaram a coordenação dos grupos familiares e assumiram a Rede Juvenil da Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus (MIR).
Foram legitimados bispos no MIR em 2004, junto com Marcel e Joice Alexandre; ambos foram ungidos apóstolos no MIR: Maurício, em 23 de outubro de 2006, e Rachel em 7 de junho de 2011. Em 10 de dezembro de 2011, na Rede Juvenil, debaixo da benção do Ap. Renê, com oração e imposição de mãos dos apóstolos e pastores do MIR, os apóstolos Castro saíram da cobertura do MIR, dando início ao MEGA REINO.
Maurício recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em 2008.
Veja uma foto dos Apóstolos Castro em Fotos Apostólicas 3 e Fotos Apostólicas 4.
[Veja uma foto minha com o Apóstolo Maurício.]
Endereço Sede: Rua Nova, nº 317 – Aleixo – Manaus/AM CEP 69060-830
Site: http://www.megareino.com.br/pt/Default.aspx
http://www.universoaji.com.br/
Twitter: @ApMauricio
@MegaReino
Facebook: http://www.facebook.com/rachelcmcastro
Página: http://www.facebook.com/APMAURICIO
http://www.facebook.com/MegaReino

Nelson Braido (18/04/1951; Monte Mór/SP) – Apóstolo da Igreja Cristã Presbiteriana (ICP) em Ponta Grossa/PR. A ICP foi iniciada em 1990 com cerca de vinte e cinco pessoas em uma pequena garagem. Conheceram a Visão Celular em 1998. Atualmente, conta com mais de seis mil pessoas e mais de mil células na cidade. Construíram o Centro de Convenções do Avivamento, com capacidade para cinco mil pessoas.
Casado com a Apóstola Olívia Nair de Souza Braido, líder da Rede de Mulheres Koinonia, tem três filhas (as pastoras Kellen, Helen e Suelen) e quatro netos. Nelson converteu-se aos dezessete anos, e aos vinte começou a cursar o seminário teológico. Foi ordenado ao ministério pastoral em abril de 1975. Em 1975 foi designado para a Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Curitiba e em 1977 para a igreja em Ponta Grossa. Foram ungidos Apóstolos em 10 de junho de 2009.
Nelson é o Presidente da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, fundada em 21 de novembro de 1978, para recuperar e tratar homens dependentes de álcool e drogas. É membro da Associação dos Ministros Evangélicos (AME) de Ponta Grossa. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa em 1999.
Da igreja fazem parte os ministérios de louvor Aos Pés da Cruz e Rabone Jovem, ambos com álbuns gravados. A ICP mantém a Escola Ministerial Filadélfia, fundada em 1997, e o Acampamento Maanaim. Ainda apoiam um trabalho na África com duzentos missionários.
ICP: Rua Comendador Ayrton Playsant, nº 458 - Centro - Ponta Grossa/PR CEP 84010-550
Centro de Convenções do Avivamento: Rua Maria Rita Perpétuo da Cruz, S/N, frente à garagem da VCG - Ponta Grossa/PR CEP 84035-312
EMF: Rua Marquês de Olinda, nº 831 - São José - Ponta Grossa/PR
Site: http://www.igrejadoavivamento.com.br/
http://www.esquadraodavidapg.com.br/
Página: http://www.facebook.com/ApNelsonBraido
http://www.facebook.com/igrejacristapresbiteriana

Ari Caetano do Nascimento (23/01/1949; Rio de Janeiro/RJ) – Apóstolo presidente da Comunidade Evangélica Cristã, e Pastor Sênior da Comunidade Evangélica Cristã da Vila da Penha, sede da CEC, no Rio de Janeiro/RJ. A Comunidade da Vila da Penha foi fundada em 11 de abril de 1981, como Comunidade Evangélica do Rio de Janeiro, com trinta e quatro jovens oriundos da Igreja Presbiteriana, abençoados por seus pastores, na casa de Ari; estes jovens eram liderados por Ari e sua esposa, juntamente com Marco Antônio e Jussara Peixoto (fundadores da Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul). A CEC é uma igreja em células na Visão MDA (Modelo de Discipulado Apostólico). A Comunidade Evangélica Cristã também está presente em Padre Miguel, Anchieta, Magé, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Pedra Lisa/RJ, Manaus (com mais de mil células), Tefé/AM, Macapá/AP, e Cascavel/PR.
Casado desde 29 de janeiro de 1977 com a Apóstola Maria Denise Peixoto do Nascimento (21/12/1955; Rio de Janeiro/RJ), tem três filhos (Léo, Thiago e Larissa). É o Vice-Presidente da Associação MDA, presidida pelo Apóstolo Abe Huber, e superintendente regional da Regional 6 - Sudeste 2, cobrindo Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Convertido em abril de 1972, Ari congregou na Igreja Presbiteriana de Irajá, onde se casou. Formado em artes gráficas, sempre trabalhou neste setor, como empresário e gerenciando indústrias gráficas, até se tornar gerente gráfico da Sony Music. Estava sendo preparado para se tornar um dos diretores da empresa, mas, após receber um chamado do Senhor, pediu demissão para atuar em tempo integral como pastor sênior da Comunidade Evangélica do Rio de Janeiro, depois Comunidade Evangélica Cristã de Vila da Penha. Em 1981, se formou Bacharel em Teologia pelo Seminário Unido. Seu ministério também é reconhecido por levantar famosos ministros de louvor, que nasceram na Comunidade, como Aline Barros, Fernanda Brum, Ludmila Ferber, entre outros. Em 1994, Pr. Ari e a Comunidade iniciaram o primeiro período anual de quarenta dias de jejum e oração por um avivamento nacional. É autor de alguns livros, como Para ver o Milagre.
Ari e Maria Denise foram ordenados apóstolos pelo Apóstolo Abe Huber em 2 de abril de 2010, na Comunidade da Vila da Penha, no encerramento do 19º Ano de 40 dias de Jejum e Oração.
Endereço Sede: Rua João Machado, nº 161 – Irajá - Rio de Janeiro/RJ CEP 21361-490
Site: http://www.comunidadeevangelicacrista.com.br/
Twitter: @aricaetano
@comuviladapenha
Facebook: http://www.facebook.com/aricaetano.nascimento
http://www.facebook.com/aricaetano.nascimento.1
http://www.facebook.com/pramaria.denise
Página: http://www.facebook.com/aparicaetano/
http://www.facebook.com/ComViladaPenha/

Gisela Guth Araújo (16/06/1946; Baependi/MG) – Apóstola da Igreja Apostólica Carismática - Ministério do Evangelho Integral (IAC-MEI) em Cuiabá/MT, fundada em 1982. Presidente do Centro de Treinamento de Guerreiros YHVH TZAVA’OT (CENTREG), fundado em 2001.
Casada com o Pastor Osmair de Araújo. É membra do Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá e da Coalizão Apostólica Profética Brasileira. Autora de alguns livros, como Homens Demônios e Postura Cristã na Política.
Gisela chegou à Cuiabá em 1981 com sua família, acompanhando seu esposo, então funcionário da EMBRATEL, onde iniciou seus trabalhos eclesiásticos, fundando em 1982 a Igreja Evangélica Pentecostal Missionária – Ministério do Evangelho Integral (IEPM-MEI), depois Ministério Apostólico do Evangelho Integral, e recentemente IAC-MEI. Foi ordenada ao ministério pastoral por um grupo de pastores em 25 de julho de 1983. Foi reconhecida e ungida Apóstola em 25 de maio de 2004 pela Apóstola Neuza Itioka, sua cobertura desde 2001. Foi candidata a senadora em 2006 pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
O CENTREG abrange: coordenação e responsabilidade por todos os trabalhos do Ministério do Evangelho Integral; aconselhamento, orientação e apoio para restauração de famílias; cobertura espiritual apostólica a dezenas de igrejas e ministros em Comodoro, Sapezal, Nova Lacerda, Porto Espiridião, Mirassol D'Oeste, Quatro Marcos, Lambari D'Oeste, Salto do Céu, Várzea Grande, Vila Rica, Campos de Júlio, Tangará da Serra, Araputanga, Rio Claro e Nova Maringá; Torre de Intercessão, que faz parte das 12 Torres do Brasil da Rede Brasileira de Oração, Intercessão e Jejum; Missão Atalaias de Jesus, entidade filantrópica sem fins lucrativos, atendendo populações carentes, implantado o Projeto SSS (Sabão, Sopa e Salvação), ajudando meninos moradores de rua, em conjunto com a Pastoral da Criança, atendendo dependentes químicos e prostituição infantil, distribuição diária de sopa, formação de costureiras, cursos de crochê, tricô e artesanato, recreação, evangelização, esporte, e escola de música para crianças carentes; Albergue Bethesda, que abriga mendigos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social; Creche Novo Colorado; Escola Social de Informática; Esquadrão da Vida, atuando com instituições governamentais em eventos de grande aglomerado populacional e/ou catástrofe, com serviços à sociedade, alimentando-a, vestindo-a, socorrendo-a em suas necessidades, além de trabalho de apoio a dependentes químicos, prostitutas, homossexuais e seus familiares, promovendo aconselhamento visando sua recuperação, e distribuição de cobertores e sopas; Instituto Atalaia de Ensino (IAE), com cursos de libertadores e de teologia ministerial; aconselhamento e quebra de maldições; discipulado para pastores e líderes; Conquista de Cidades; Atos Proféticos; seminários e congressos. Também fundou o Instituto Pró-Família, atualmente administrado pelo Pr. Osmair.
Veja fotos da Apóstola Gisela em Fotos Apostólicas 5.
IAC: Rua Passos Real, nº 6 – Praeirinho - Cuiabá/MT
Site: http://www.centreg.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100016673619293
Página: https://www.facebook.com/centreg.treinamentodeguerreiros

Hélio Ribeiro do Lago – Apóstolo da Comunidade Cristã Internacional Atos 29, com sede em Jacutinga/MG, fundada em 21 de dezembro de 1991. Igreja em células na Visão do Modelo do Discipulado Apostólico (MDA), a Atos 29 está presente em Lavras/MG, Engenheiro Coelho/SP, Areado/MG, Santo Antônio do Amparo/MG, Fortaleza/CE, Espírito Santo do Pinhal/SP, Albertina/MG, Andradas/MG, Pouso Alegre/MG e Carmo do Rio Claro/MG.
Casado com a Apóstola Mirian Scarpioni do Lago, tem três filhos e duas netas. Odontólogo por trinta anos, Hélio foi consagrado ao ministério pastoral em 992 pelo Bispo Victor Olivier Olubii, nigeriano radicado em Angola, sua paternidade espiritual. Foi reconhecido e ungido ao ministério apostólico em 22 de dezembro de 1998, por vários pastores e um bispo da Sara Nossa Terra. É membro do Conselho de Pastores de Jacutinga e da Coalizão Apostólica Profética Brasileira.
A Atos 29 mantém o programa de rádio Janela da Fé e um programa de TV Tempo de Avivamento.
Endereço Sede: Avenida Brasil, nº 70 – Centro - Jacutinga/MG CEP 37590-000
Site: http://atos29.com.br/
Twitter: @apostolohelio

Melvin Edward Huber (04/06/1920, Fairbury/Illinois - 30/08/2008, Parintins/AM) – Apóstolo da Igreja da Paz e cobertura espiritual para toda a Missão PAZ (Missão Projeto Amazônia).
Membro da Igreja do Nazareno, Melvin casou-se com a Pastora Katarina Von Tobel em 1946, e em 1956 vieram para o Brasil como missionários. Ficaram em São Paulo apenas para o aprendizado da língua, e mudaram-se para Belo Horizonte. Em Belo Horizonte começaram um frutífero trabalho de implantação de igrejas, e tiveram seu filho caçula. Depois de 10 anos na capital mineira, os Hubers moraram em vários lugares, como Vianópolis/GO. Em 1969, mudaram-se para Goiânia.
Em 1976, Melvin e seus filhos Lucas e Abe, foram pela primeira vez para a Bacia Amazônica, numa viagem de reconhecimento. Lucas e sua família, junto com outros irmãos, mudaram-se para Santarém/PA. Por trás de tudo isso, Apóstolo Melvin atuava como conselheiro e colaborador.
Por muitos anos Melvin e Catarina continuaram com um ministério em Santarém. Por várias vezes foram trabalhar no Japão auxiliando seu filho Timóteo na implantação de igrejas. Fundaram várias igrejas em Belém, e estabeleceram uma nova base. Depois deram início a 7ª Base das Igrejas da Paz em Parintins, juntamente com a filha Ângela.
Pra. Katarina partiu para o Senhor em 10 de fevereiro de 2002; foram os pais dos pastores Lucas (fundador da Igreja da Paz), Abe (atual pastor da Igreja da Paz em Fortaleza), Timóteo (pastor da Base no Japão), Ângela (missionária da Missão PAZ) e Rebeca (casada com Jeff Hrubik, diretores da Missão PAZ). Melvin residia em Parintins/AM, onde continuava a pregar, ensinar e evangelizar. Sua carreira de implantador de igrejas se estendeu por mais de cinquenta anos.
Site: http://www.missaopaz.com/
http://www.igrejadapaz.com.br/



<< Raquel Vieira dos Santos, Reinaldo Ubirajara de Moraes, Jonas Pinto Madureira, Samuel Cardoso da Silva, Flávio Aredes, Carlos Monteiro Filho e Cristiano Ladeira Miranda
>> Arão Amazonas, Wilson Ayub Júnior, Anselmo Vasconcelos, Gilvan Santos, Gean Muniz, Eurípides Sousa, Luiz Vasconcelos, Wagner Pacheco e Robson Mendonça