Pesquisar

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Reforma Apostólica - Brasil 90 - Especial


Os artigos 89 e 90 da Seção Brasil, pretendem ser especiais. Primeiro, porque representam o fim dos artigos com os perfis brasileiros que foram revisitados da série Apóstolos do Séc. XXI e atualizados. Quando voltarmos à Seção Brasil, serão apenas com nomes novos, como já tem sido feito com a Seção Exterior.
Depois, porque alguns dos nomes aqui apresentados são muito conhecidos, mas não se apresentam com os títulos de apóstolos. Eles são pastores/ bispos, e não são chamados como apóstolos, a não ser raramente, e mesmo assim, não em suas fontes oficiais. Alguns desses, nem mesmo gostam de ser chamados assim, mesmo que o ministério apostólico seja reconhecido neles.
Alguns realmente foram reconhecidos/ungidos como apóstolos, da qual não se tem informações confirmadas, mas outros tantos não receberam uma consagração especial como tal. E nem querem.
Então, os artigos 89 e 90 apresentam líderes no Brasil que não carregam um título, mas certamente são respeitados como ministros apostólicos.

Neste artigo conheceremos Bispo Emanuel (Mano) Adriano Siqueira da Silva, da 7º Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil, Pastor Harry (Ary) Dawes Scates, da Shalom Comunidade Cristã, Pastor Aluízio Antônio Silva, da Videira – Igreja em Células, Pastor Pio Francisco de Carvalho, da Comunidade Cristã Abba, Pastor Eber Rodrigues, do Ministério Ouvir e Crer - Graça Derramada, Pastor Samuel de Sousa Júnior, da Comunidade Casa do Pai e do MFI Brasil – Comunhão Internacional de Ministros, e Pastor Teófilo Hayashi, da Igreja Monte Sião e do Dunamis Movement.



Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 90


Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...



Emanuel (Mano) Adriano Siqueira da Silva (27/04/1967; Curitiba/PR) – Bispo Presidente da 7º Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil, sediada em Petrópolis/RJ, com dez distritos e cerca de trezentas igrejas. Fundador e Presidente da Associação Internacional de Discípulos.
Casado desde 12 de dezembro de 1992 com a Pastora Cláudia Gomes Siqueira da Silva (05/10/1966; Santo André/SP), tem dois filhos (Adriana Cristina e Pedro Henrique) e uma neta. Nascido em lar cristão, Emanuel se afastou no Senhor na adolescência, só voltando aos dezesseis anos. Iniciou as faculdades de Educação Física, Fisioterapia e Eletrônica, trabalhou em banco e foi aprovado em concurso da Petrobrás, antes de dedicar-se ao chamado. Possui formação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em São Bernardo do Campo em 1992, com convalidação pela UniCesumar, e pós-graduado em Ministério Pastoral pela Faculdade Teológica Batista do Paraná em Curitiba e especialização em Aconselhamento Pastoral pelo Seminário Teológico Janz Team de Gramado/RS e pelo Instituto Phileo de Curitiba. Foi ordenado ao ministério pastoral em 1 de fevereiro de 1992. Assumiu como coadjutor em em Santo Antônio da Platina em 1993, e como titular e Laranjeiras do Sul em 1994, até chegar a Mandaguari em 1997. Organizada em 24 de dezembro de 1945, a Igreja Metodista em Mandaguari (IMM) faz parte da Sexta Região da Igreja Metodista no Brasil. Então com 260 pessoas, em 2015 a igreja tinha setecentas células, com mais de cinco mil pessoas, e segunda maior igreja da cidade, atrás apenas da Igreja Católica, e maior Igreja Metodista da América Latina.
Na Igreja Metodista no Brasil, pastor Mano atuou como coordenador do Ministério de Novos Pastores da 6º Região Eclesiástica, entre 1997 e 1998, e superintendente do distrito Centro Norte. Em 2000, foi designado coordenador da Câmara Regional de Discipulado da 6º Região, e como integrante da Câmara Nacional de Discipulado e membro do Conselho Diretor do Centro Metodista de Ensino e Treinamento da 6º Região. Também foi secretário de Missões Regionais por quatro anos. Foi eleito pelo Concílio Geral de 2001 para integrar a Comissão de Legislação. Foi um dos dois designados pelo Colégio Episcopal para ser a pessoa de referência na Câmara Nacional de Discipulado. Foi membro da diretoria do MAPI-Sul da SEPAL, então presidido pelo pastor Josadak Lima, sendo responsável pelo pastoreio de pastores no interior do Paraná. Foi diretor de eventos e diretor geral do Seminário Teológico Hosana em Londrina/PR, além de professor.
Em 6 de julho de 2016, durante o 20º Concílio Geral da denominação, na Escola de Missões em Teresópolis/RJ, pastor Mano foi eleito bispo da Igreja Metodista no Brasil para atuar em uma das oito Regiões Eclesiásticas. Designado como responsável pela 7ª Região, foi consagrado como bispo em 3 de dezembro de 2016, na IMM, pelo Colégio Episcopal. Pastor Edmilson Marques assumiu como novo pastor titular da IMM. A 7ª Região Eclesiástica foi criada no final de 2013, desmembrada da 1ª Região Eclesiástica. Primeiro bispo da Sétima Região, Mano mudou-se em janeiro de 2017 para Petrópolis, para atuar como bispo da Serra Fluminense e Região dos Lagos, pelo período de quatro anos.
Bispo Mano faz parte da Comunhão Internacional de Ministros (MFI Brasil) e do Capítulo Brasil do Global Kingdom Partnerships Network (GKPN), fundado pelo Dr. Elias Dantas. É autor de Resolva com Deus.
Apesar do reconhecimento por parte de outras lideranças de que seja um apóstolo, Mano não foi ordenado como tal, nem usa esse título.
7ª Região: Estrada União e Indústria, nº 10.007 – Itaipava – Petrópolis/RJ CEP 25.730-740
Site: http://metodista7re.org.br/
Twitter: @Pastor_Mano
Facebook: https://www.facebook.com/emanueladriano.siqueiradasilva
https://www.facebook.com/claudiagomes.siqueiradasilva
Página: https://www.facebook.com/igrejametodista7re/

Harry (Ary) Dawes Scates – Pastor fundador da Shalom Comunidade Cristã (SCC) em Uberlândia/MG.
Casado com a Pastora Helen Elaine Scates, tem quatro filhos. Harry foi chamado aos doze anos, e depois sentiu a direção para o Brasil ao conhecer um casal de missionários no Brasil. Graduou-se na Intermountain Bible College e Mesa College e fez o Mestrado na Hays University. Harry e Helen vieram dos EUA em 1963, como missionários da Igreja de Cristo. Permaneceram um ano em Campinas/SP, aprendendo a língua portuguesa, e depois mudaram-se para Brasília/DF, onde serviram por quatro anos, ligados à Missão Cristã do Brasil da Igreja de Cristo. Em 1969, a família Scates mudou-se para Uberlândia, fundando uma escola de inglês, para se auto-sustentarem e iniciarem uma igreja. Ary foi responsável por vários anos por programas no rádio, um curso bíblico por correspondência, evangelismo na cadeia e filmes cristãos em escolas e na TV, além de uma livraria cristã. Na década de 1980, iniciaram os grupos familiares e a obra missionária. Em 1986, com o lucro da escola de inglês, compram uma chácara que abriga o templo. Na década seguinte estabelecem bases missionárias em outras nações, com o envio de famílias para Europa, e o próprio casal Scates por dois anos, e gerando o Pés Formosos – Missão Internacional Dos Confins da Terra. No fim de 1999 e início de 2000, conheceram a Visão Celular.
A SCC mantém o Centro Evangélico de Reabilitação e Trabalho Orientado (CERTO), fundado em 1986, para assistir pessoas carentes com deficiência física e necessidades especiais; a Missão Esperança, criada em 1992, fornecendo alimentação, vestuário, lazer, orientação contra drogas e saúde; Casa Lar, para crianças em situações de risco; Bem Estar, atendimento humanizado a famílias necessitadas e de baixa renda; Nova Esperança, visitas a hospitais; Colégio Shalom, fundado como Instituto Educacional Shalom em 1987, ofertando do maternal ao ensino médio, afiliada à Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP); Faculdade Shalom de Ensino Superior (FASES); e o EducaSonhos.
Através de seu ministério apostólico, Ary e Helen fornecem cobertura para várias igrejas fora de Uberlândia e do Brasil. A SCC possui vários campos em Uberlândia e igrejas filhas e aliançadas em Minas Gerais, Pará, Tocantins, São Paulo, Irlanda, Espanha, França, Bolívia e Reino Unido. Ary foi o primeiro presidente do Conselho dos Pastores de Uberlândia.
Há alguns anos, pastor Harry percebeu que era hora de passar definitivamente o governo da Comunidade Shalom, para o presbitério de seis homens, praticamente formados por ele, permanecer na retaguarda por algum tempo e concentrar-se na cobertura de pastores de igrejas do Brasil e do exterior. Do grupo dos seis, Humberto e Robin Dias foram escolhidos como coordenadores do presbitério.
Endereço Sede: Avenida Joaquim Leal de Camargos, nº 220 – Planalto – Uberlândia/MG
Site: https://scc.org.br/
Página: https://www.facebook.com/shalomccrista/

Aluízio Antônio Silva – Fundador e Pastor Presidente da Videira – Igreja em Células em Goiânia/GO, fundada em 1999. A Videira possui quase meio milhão de membros, com quase duas mil igrejas em 32 países. Gerou a Vinha – Videira e Ministérios Associados, uma rede apostólica formada por um conjunto de igrejas e ministérios unidos debaixo de uma autoridade apostólica para se fortalecer, crescer e multiplicar por meio das células e discipulado. A Vinha tem duas divisões, a Vinha Brasil e a Vine International.
Casado desde 1988 com a Pastora Márcia Ribeiro Silva, tem duas filhas (Maria Clara e Ana Cláudia). Convertido aos doze anos, Aluízio cursou Psicologia na Universidade Católica de Goiás. A Videira e seus fundadores, Aluízio e Márcia, Marcelo Almeida e Walneide Costa, traçam sua origem desde 1979, no Movimento de Restauração liderado por Robson Rodovalho, assim como a direção apostólica de Jack Schisler. Aluízio e Marcelo foram ordenados ao ministério pastoral em agosto de 1988, pelo Pastor Sinomar Fernandes da Silveira, no Ministério Luz Para os Povos. Em 1997 iniciaram um núcleo familiar, que se transformou em uma congregação, dando origem à Videira em 1999.
Aluízio e Márcia são autores de diversos livros, como Manual da Visão de Células, Visão dos Vencedores, Apocalipse Sem Mistério e Multiplicando Discípulos. Pastor Aluízio presidiu a VINHA até 11 de dezembro de 2017, quando passou a liderança ao Pastor Marcelo Almeida, que já presidia a VINHA Internacional. A partir de agora, a presidência da VINHA mudará a cada dois anos.
A Videira abriga o RadicaisKids, nascido em 1999, após uma palavra profética, com milhares de células de crianças em todos estados e alguns países, liderado pela Pastora Márcia. Também abriga o Movimento Radicais Livres, iniciado em 2000, para alcance aos jovens, organizando uma conferência anual desde 2001.
Endereço Sede: Avenida T. Três, nº 833 – Setor Bueno – Goiânia/GO
Site: http://www.igrejavideira.com.br/
http://www.vinhaministerios.com.br/
Twitter: @VideiraGoiania
Página: http://www.facebook.com/igrejavideira/
https://www.facebook.com/AluizioSilva.TV/

Pio Francisco de Carvalho – Fundador e Pastor Presidente da Comunidade Cristã Abba em Curitiba/PR, iniciada em 1 de março de 1994, com reuniões nas casas de dez casais. Atualmente, a Abba tem cerca de dez mil membros em Curitiba, e também está presente em Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Maringá, Paranaguá, São José dos Pinhais/PR, Osasco e São Paulo/SP. Presidente do Colegiado Ministerial Abba, oferecendo a cobertura espiritual dos cinco ministérios para diversas igrejas aliançadas.
Casado com a Pastora Roseli (Rose) Zadureski de Carvalho, tem três filhos (Dereck, Rômulo e Lohanna) e um neto. Natural de Cruzeiro D'Oeste/PR, Pio foi para Curitiba trabalhar e estudar. Durante o seminário, foi gerente distrital na Biogalênica Química e Farmacêutica. Foi ordenado ao ministério pastoral em 1988, na Igreja El Shadai. Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná em 1990, é Mestre em Liderança Cristã e Administração pela Beulah Heights University de Atlanta e Doutor em Ministério pela Latin University of Teology da Califórnia. Rose é formada em Teologia e Pedagogia.
Pastor Pio é um dos conselheiros do Núcleo de Comunhão Pastoral de Curitiba e membro do Capítulo Brasil do Global Kingdom Partnerships Network (GKPN), fundado pelo Dr. Elias Dantas. É presidente e professor da Faculdade de Teologia Ministerial (FATEMI), implantada em 1996 como Escola de Treinamento Ministerial (ETM), renomeada em 2014, com curso livre em Teologia presencial e à distância. É autor de alguns livros, como Alicerce, Não andeis ansiosos e Bens e Riquezas vêm de Ti. Apresenta também o programa A Igreja em Sua Casa. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba em 2004 e o de Cidadão Benemérito de Curitiba pela Assembleia Legislativa do Paraná em 2010.
Pastora Rose preside o Diretório da Mulher e coordena a Escola Bíblica Infantil e a ABBA - Promoção Social (ABBA-PS), fundada em 7 de abril de 2002. Através da ABBA-PS, realizam o Projeto Celeiro, com ajuda em cestas básicas e materiais de higiene, e a Operação Vida, auxiliando famílias em vulnerabilidade social.
Entre seus ministérios, mantém o ABBA Música; o Café Prosperity, reunindo empresários, profissionais liberais e empreendedores; Jantar Prosperity in Business, para alcançar empresários e profissionais liberais; Projeto Reconstruir, ponto de pregação que atende pessoas em vulnerabilidade social com diversas ações; e o Verão Vida, ação evangelística na praia de Guaratuba.
Endereço Sede: Rua Engenheiro Niepce da Silva, nº 139 - Portão - Curitiba/PR
Site: http://www.abba.org.br/
http://www.fatemi.com.br/
Página: http://www.facebook.com/comunhaocristaabba/

Eber Rodrigues (03/10/1968) – Fundador e Pastor Presidente do Ministério Ouvir e Crer - Graça Derramada, sediado em Goiânia/GO. Ouvir e Crer está presente com igrejas locais em vários estados do Brasil, como Aparecida de Goiânia, Edéia, Formosa, Goiatuba, Indiara, Mineiros, Nerópolis, Montes Belos, Valparaíso/GO, São Paulo, Barretos, Barueri, Cubatão, Irapuã, Limeira, Poá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto/SP, Natal/RN, Cruz Alta, Novo Hamburgo/RS, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Vila Velha/ES, Caeté, Contagem, Nova Ponte/MG, Porto Velho/RO, Rolândia/PR, Dourados/MS, Mesquita, Rio de Janeiro, Tanguá, Volta Redonda/RJ, Macapá/AP, Indaial/SC, Cuiabá, Paranatinga, Rondonópolis/MT, Ceilândia, Gama/DF, Manaus/AM, Eunápolis, Itabuna, Juazeiro, Salvador/BA, Balneário Camboriú/SC, Campina Grande/PB, Jaboatão dos Guararapes/PE, Gurupi/TO, Aracaju/SE, Madri/Espanha, Londres/Inglaterra, Santiago/Chile, entre outras.
O Ouvir e Crer nasceu em São Luís de Montes Belos, na Igreja Cristã Vida Ministério Ouvir e Crer. Eber foi um dos pastores fundadores da Missão Cristã Mundial, em 1996, presidida por seu pai, Pastor José Rodrigues, que também é sua cobertura espiritual. Tem dois filhos (Karin e Estevão).
Na área musical, o Ouvir e Crer lançou diversos álbuns, desde 2000. Pastor Deigma Marques foi um dos vocalistas do ministério. Outras igrejas Ouvir e Crer e cantores, como Pr. Fernando Barretos, Pra. Valéria Rodrigues de Oliveira, Pr. Gustavo Esquivel e Pr. Marcos Alexandre, tem lançado álbuns também.
Tendo Dave Roberson e Bernard Snelgrove como pais espirituais, Eber e o Ouvir e Crer tornaram-se referências no ensino da Vida no Espírito e a oração em línguas no Brasil. Realizaram seminários sobre Vida no Espírito, e atualmente realizam o Congresso Nacional de Vida no Espírito.
Pastor Eber é autor de alguns livros, como Mergulhando no Espírito, Reencontrando a Estrela, Oração em Línguas – a chave mestra e O Descanso de Deus.
Endereço Sede: Avenida T-9, nº 3659, Q 263, Lote 2 – Jardim América – Goiânia/GO
Site: http://www.ouvirecrer.com.br/
Twitter: @eberouvirecrer
Página: http://www.facebook.com/eberouvirecrer
http://www.facebook.com/MinisterioOuvireCrer

Samuel de Sousa Júnior – Fundador e Pastor Principal da Comunidade Casa do Pai (CCP) em Araçatuba/SP. Iniciada com cinco pessoas em sua casa em 1987, como Comunidade Evangélica de Araçatuba, foi renomeada em 2017. Possuem campus no bairro São José e em Aracanguá/SP. Um dos fundadores e segundo presidente do MFI Brasil – Comunhão Internacional de Ministros, estabelecida em 1998. A MFI Brasil, voltado à edificação de pastores, é uma seção da Ministers Fellowship International (MFI), fundada por Dick Iverson e presidida pelo Dr. Frank Damazio, presente em diversos países.
Casado com a Pastora Denise Ragazzi de Sousa (25/06/1959), tem três filhos (Larissa, Letícia, Lucas) e três netos. Pastores Samuel e Denise fazem parte da equipe apostólica do MFI-Brasil, sendo Samuel um dos seis membros iniciais, e servido como vice-presidente por mais de dez anos. Dão cobertura espiritual para pastores de várias partes do país. É um dos professores da Escola Adorando, realizada pelo Ministério Asas da Adoração.
Entre os ministérios da CCP está o Projeto Semear, com ações sociais com famílias de três bairros; o PBC Brasil Online, em parceria com o Portland Bible College de Oregon, dirigido pelo Pr. Samuel; e o Projeto Nordeste, nascido em 2014, firmando parceria com instituições locais, para levar transformação social e mitigação dos efeitos da fome e da seca em localidades do interior do Nordeste.
O MFI começou a partir de conferências organizadas pelo pastor Dick Iverson, quando ministros independentes procuraram aumentar suas relações. O MFI nasce em 1987 como entidade independente para unir ministros, proporcionando ministração, prestação de contas, relacionamentos, recursos e ajuda apostólica, e identificação para suas congregações. O MFI é dirigido por um diretor internacional com uma equipe apostólica. O mesmo processo de relacionamento ministerial aconteceu no Brasil, desde a década de 1970, com encontros, seminários e reuniões, muitas com participação de Iverson e outros do MFI. Em 1998, ministérios brasileiros em relacionamento com o MFI, participaram da conferência anual em Portland/Oregon, tornando-se membros e autorizados a dar ínicio ao MFI-Brasil, como conselheiros. Pastor Michael Piper, um dos seis membros iniciais, exerceu a direção do MFI-Brasil desde sua criação. Na Conferência ELO Nacional em novembro de 2017, em Londrina, Pastor Samuel de Sousa, da Comunidade Evangélica de Araçatuba, assumiu a presidência do MFI Brasil.
Endereço Sede: Rua Marcondes Salgado, 433 – Santana – Araçatuba/SP
Site: http://www.comu.com.br/16/index.php
Facebook: https://www.facebook.com/PrSamuel
https://www.facebook.com/pradenise
Página: https://www.facebook.com/comuata

Téofilo Hayashi – Pastor Sênior da Igreja Monte Sião, com dois campus em São Paulo/SP. A Monte Sião foi fundada pela Dra. Sarah Hayashi, mãe de Teófilo, em 1977. Fundador e presidente do Dunamis Movement, iniciado em abril de 2008, com a visão de alcançar universitários e jovens profissionais que seriam futuros líderes em suas esferas de influência.
Casado com Junia Hayashi, tem dois filhos (Zach e Koa). Formado em Psicologia pela Liberty University e Mestre em Estudos Interculturais pela Southwestern Christian University. Em 2000, Téo iniciou seu ministério como missionário da JOCUM. Serviu na Ásia, e depois passou cinco anos trabalhando com o Kingsley Fletcher Ministries nos EUA. Regressou ao Brasil em 2008, para servir como um dos pastores da Comunidade Monte Sião, e pouco depois, fundou o Movimento Dunamis. Assumiu a presidência da Monte Sião em 2013. Pastor Téo é autor de Next Level e Nuvem de Glória (com Dra. Sarah Hayashi). Júnia foi alcançada pelo Dunamis e hoje é uma das presbíteras e parte da equipe de liderança da Monte Sião e do Dunamis. Formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Alvares Penteado, Júnia cursou a Escola de Ministério Zao, a Bethel School of Supernatural Ministry, e estuda Teologia.
Dentre as diversas ações do Dunamis Movement, encontram-se: a Escola Dunamis, com treinamento e capacitação ministerial online; os Dunamis Pockets, dentro de campus universitários, buscando alcançar universitários; a Dunamis Farm, em Pariquera-Açú/SP, adquirida em 2014, para ser um centro de treinamento e futuros projetos do movimento; a Dunamis Tracks, para treinamento presencial de jovens líderes no dia-a-dia do Dunamis; o Dunamis Lab, dia de treinamento intensivo; 21 Project, escola de missões bilíngue; o Instituto Dunamis de Justiça Social (IDJ), com projetos de justiça social de base com impacto local e regional, atuando em parceria com a 27 Million, organização sem fins lucrativos que conecta recursos à organizações de base dedicadas a enfrentar o tráfico de pessoas em todo o mundo; na área musical, levantou Zoe Lilly, Dunamis Sounds e o SOZO; além de outros eventos com líderes estrangeiros e brasileiros.
A Monte Sião iniciou a visão Por Um Legado, para construir um novo prédio, oferecer uma estrutura melhor, e expandir para as próximas gerações todo o legado da Monte Sião e alcançar mais pessoas. Entre seus ministérios, mantém: o Instituto Bíblico Kairós; os Links, grupos familiares; Ministério Diamante, liderado pela Pastora Sarah, para maiores de 55 anos; apoia financeira e espiritualmente organizações missionárias e iniciativas de justiça social no Brasil e em outros países. Realiza diversos eventos com líderes apostólico-proféticos internacionais, como a Conferência Voz de Sião e Conferência Geração do Reino. Seu ministério de louvor tem dois álbuns gravados.
Endereço: Rua Liberato Carvalho Leite, nº 86 - Vila Suzana - São Paulo/SP
Site: http://mtsiao.com.br/
http://www.dunamismovement.com/
Twitter: @TeofiloHayashi
@dunamismovement
Página: https://www.facebook.com/teofilo.marcelino/
https://www.facebook.com/thedunamismovement/
https://www.facebook.com/juniahayashi/