Pesquisar

terça-feira, 8 de março de 2016

Reforma Apostólica - Brasil 55


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.
Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Bispo Abigail Carlos de Almeida, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama, Apóstolo Valdemir Gomes Carneiro, da Igreja de Cristo Ministério Apostólico Nova Terra, Apóstolo Roberto Pires Gonçalves, da Aliança Ministerial Apostólica Internacional e do Ministério Monte Sião, Apóstolo Doriel Bezerra Dias, da Igreja Batista Obreiros de Cristo, Apóstolo Ivan Andrade de Lima, da Igreja Batista Apostólica da Celebração, Apóstolo Aluízio de Moraes Filho, da Igreja Evangélica Pentecostal Cristã, Apóstolo João Lemos Júnior, da Igreja Jesus Cristo é o Caminho, e Apóstolo José Carlos Galhardo, do Ministério Apostólico Templo das Nações.
{última atualização: julho de 2021}

Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 55

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Abigail Carlos de Almeida (22/10/1935; São Gotardo/MG - 08/11/2020; Goiânia/GO) – Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama, sediada em Goiânia/GO. A igreja teve início em 1949, na Vila Operária, como congregação da única AD de Madureira em Goiás.
Casado desde 17 de abril de 1954 com a Bispa Nair Carvalho de Almeida (28/11/1937), tem oito filhos e vinte netos. Convertido em 1942, Abigail foi batizado no Espírito Santo em 1943 e em águas em 1947. Começou a servir como auxiliar da igreja em 1952, e abriu e dirigiu a igreja em Turvânia/GO em 1954. Foi consagrado diácono em 1957, presbítero em 1961, a evangelista em 1964 e pastor em 5 de maio de 1970, as duas últimas em Madureira/Rio de Janeiro pelo Pr. Paulo Leivas Macalão. Em 1963 foi transferido de Turvânia para Adelândia, e em março de 1969 para Itaguaru, onde permaneceu até dezembro de 1973. Depois, assumiu o pastorado em Ceres, até 1977, quando foi transferido para Gurupi. Em 7 de agosto de 1983, indicado pela Junta Conciliadora de Pastores do Estado de Goiás, foi empossado presidente da Assembleia de Deus Campo Fama, então com duzentos membros. É autor de alguns livros, como Relatos de um pioneiro no coração do Brasil e Um verdadeiro cidadão do céu. Recebeu o Título de Cidadão Goianiense em 1988 e o de Cidadão Barragarcense em 1997. Em 2005, recebeu do Governo de Goiás a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, no grau de Grande Oficial. Em 2011, recebeu o título de Cidadão Mato-grossense. Em 2014, uma rua de Águas Lindas de Goiás foi renomeada como “Rua Apóstolo Abigail Carlos de Almeida”. Em 2015, recebeu a Comenda Pedro Ludovico Teixeira, do Prefeito de Goiânia, e em 2017 o título de Cidadão Anapolino e de Cidadão Palmense. Bispa Nair recebeu o Título de Cidadão Goianiense em 2012. Foi diretora da Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas (CIBE) da AD Fama, da qual é presidente de honra.
O Ministério Fama conta com mais de 300 mil membros em Goiás e 600 igrejas, sendo 181 templos em Goiânia, além de Barretos, Colômbia, Guaíra/SP, Bom Jesus/PI, Matola/Moçambique, Madrid/Espanha, Londres/Inglaterra e Bruxelas/Bélgica, totalizando oitocentas congregações. Tem como sede a Catedral de Deus, inaugurada em 2011, um dos maiores templos da Região Centro-Oeste, com capacidade para mais de seis mil pessoas. Ainda mantém: o Seminário Evangélico da Igreja Fama (SEIFA); o Colégio Boas Novas, inaugurado em 1994, com formação do Maternal ao Fundamental; e a Faculdade da Igreja Ministério Fama (FAIFA), primeira faculdade evangélica de Goiás reconhecida pelo MEC, em 2002.
O Ministério Fama é parte da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira (CONAMAD) e da Convenção Estadual das Assembleias de Deus Ministério de Madureira em Goiás (CONEMAD-GO). Pastor Abigail, como um dos líderes mais conhecidos da igreja, tem participado da diretoria das entidades, sendo ultimamente 1º Vice-Presidente da CONEMAD-GO, presidida pelo Bispo Oides José do Carmo, e 2º Vice-Presidente da CONAMAD, presidida pelo Bispo Primaz Manoel Ferreira. Foi reconhecido apóstolo em 3 de janeiro de 2010, pela Mesa Diretora, pastores coordenadores de região e pastores dirigentes de congregação do Ministério Fama, na primeira Assembleia Ordinária Administrativa do ano, na Catedral de Deus. Abigail foi ordenado bispo durante a 39º Assembleia Geral Ordinária da CONAMAD, pelo presidente Manoel Ferreira, realizada de 22 a 25 de março de 2017, na AD Brás em São Paulo, com mais quatro pastores. Em 27 de junho de 2017, foi diplomado pelo bispo primaz, na Catedral da Baleia em Brasília. Bispo Abigail também foi candidato a 2º suplente do Senador Wilder Morais (DEM) em 2018.
Aos 85 anos, Bispo Abigail Carlos de Almeida se recuperava de uma cirurgia, quando foi diagnosticado com Covid-19; partiu para o Senhor em 8 de novembro de 2020, em decorrência de complicações da doença. O Governo de Goiás decretou luto oficial de três dias. Seu filho, Pastor Abinair Vargas Vieira, é o atual presidente da AD Fama, empossado em 16 de novembro de 2020, com sua esposa, Pra. Meire Ferreira. Pr. Abinair também é presidente da Junta Conciliadora da CONEMAD-GO e 5º vice-presidente da CONAMAD.
Endereço Sede: Rua Florianópolis, nº 220 – Vila Paraíso – Fama – Goiânia/GO
FAIFA: Rua Florianópolis, Qd. 11, Lt. 06 – Vila Paraíso – Fama – Goiânia/GO
Colégio Boas Novas: Rua Porto Alegre, nº 38 – Vila Paraíso – Fama – Goiânia/GO
Site: http://www.ministeriofama.org/portal/
Página: https://www.facebook.com/adfamaoficial/

Valdemir Gomes Carneiro (18/12/1964; Marabá/PA) – Apóstolo da Igreja de Cristo Ministério Apostólico Nova Terra (ICANT) em Marabá/PA. A ICANT é uma das igrejas do Ministério Apostólico Nova Terra (MANT), sediado em Palmas/TO, presidido pelos Apóstolos Bené e Veralúcia Silva.
Casado com a Apóstola Margareth Carneiro (08/01/1970; Marabá/PA), tem dois filhos (Fellipe e Athos Vitor). Valdemir é autor de Honrar é caminhar nos princípios. Margareth é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Pará. Trabalharam ativamente na ADHONEP em Marabá, e foram direcionados pelo Senhor a iniciar uma comunidade para cuidar das pessoas que iam sendo alcançadas. Naquela ocasião, Valdemir não foi escolhido como líder do grupo, mas ambos foram sendo preparados pelo Senhor. Tempos depois, quando a comunidade se juntou à Igreja de Cristo, o casal tornou-se responsável pela congregação.
A Igreja de Cristo no Brasil foi iniciada por David e Ruth Sanders, missionários da Igreja de Cristo nos EUA, nascida do Movimento de Restauração (ou Movimento Stone-Campbell), iniciado no começo do século XIX. Os Sanders estabeleceram-se em Goiânia/GO, fundando a primeira igreja em 7 de setembro de 1948. Na década de 1970, parte da Igreja de Cristo brasileira também se torna parte da renovação espiritual que varria todas as denominações, mas por serem igrejas locais independentes, não sofrem divisão. Na igreja de Pires do Rio surge o sistema de ministérios, reunindo todas as igrejas filhas, o que faz surgir as primeiras igrejas a ultrapassarem os 150 membros e chegar a mais de mil membros. Em 1996, em uma reunião ministerial em Pires do Rio, pela necessidade de se ter um ministério estruturado, as igrejas ali reunidas passam a se chamar Igreja de Cristo Ministério Nova Terra. Surgiram novas igrejas debaixo dessa cobertura, atingindo outros estados da nação. Em 1999, o ministério abraça a Visão Celular no Governo dos Doze. Em 2009, após a unção apostólica de Bené Silva, o ministério passa a se definir como Ministério Apostólico Nova Terra.
A ICANT Marabá deu origem a igrejas em outras cidades, debaixo de sua cobertura. Realiza anualmente o Congresso de Louvor e Adoração PARADORAR.
Bispos até então, Valdemir e Margareth foram ungidos apóstolos em abril de 2010, na 19º Conferência Liberação Profética em Palmas/TO, pelo Apóstolo Bené Silva.
Endereço: Rua São Francisco, nº 2305 – Cidade Nova – Marabá/PA
Facebook: http://www.facebook.com/apostolovaldemir.carneiro
http://www.facebook.com/apostolamargareth.carneiro
Página: http://www.facebook.com/mantmaraba/

Roberto Pires Gonçalves (11/06/1954; Itueta/MG) – Apóstolo Presidente da Aliança Ministerial Apostólica Internacional (AMAI), fundada em 9 de dezembro de 2006 por um grupo de pastores de diversas denominações. A AMAI é uma aliança de pastores, igrejas e ministérios interdenominacionais, provendo cobertura espiritual, e ajudando-se mutuamente. Está presente em Angola, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, e Itália. Presidente do Ministério Monte Sião e pastor sênior da igreja sede em Guarapari/ES. Fundado em 1998, e uma igreja em células, Monte Sião está presente em Itacoatiara, Manaus/AM, Eunápolis, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas/BA, Cariacica, Guarapari, Itapemirim, Serra/ES, Sinop/MT, Belo Horizonte, Ipatinga, Pouso Alegre, Santana do Paraíso, Timóteo/MG, Campos dos Goytacazes/RJ e Florianópolis/SC.
Casado desde 19 de maio de 1982 com a Pastora Maria de Lourdes Effgen Gonçalves (10/08/1961; Domingos Martins/ES), co-presidente da AMAI e do Ministério Monte Sião, tem dois filhos (Maíra e Davi). Formado em Administração pela FACEC em 1978, Roberto foi ordenado ao ministério pastoral em 30 de abril de 1994. É autor de Uma palavra profética para o seu casamento.
Roberto foi ungido ao ministério apostólico no primeiro semestre de 2001 (um dos primeiros apóstolos brasileiros), ordenado por quarenta pastores na Assembleia Geral Ordinária da Convenção Nacional do Ministério Monte Sião (CONAMIS).
Endereço Sede: Avenida Paris, nº 1061 – Praia do Morro – Guarapari/ES
Site: http://www.mmontesiao.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/robertopgoncalves
http://www.facebook.com/lourdes.effgengoncalves
Página: http://www.facebook.com/amainacoes/
http://www.facebook.com/MonteSiaoGuarapari/

Doriel Bezerra Dias – Apóstolo da Igreja Batista Obreiros de Cristo, sediada em Recife/PE. A Obreiros de Cristo está presente em vários bairros de Recife, e em Jequié/BA, Fortaleza, Juazeiro do Norte/CE, Brasília/DF, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes/PE, João Pessoa/PB, Niterói/RJ, Canoas, São Leopoldo/RS, e no Japão (Ap. Paulo Tominaga).
Casado desde 6 de janeiro de 1975 com a Apóstola Liane Maria Borges Dias, tem quatro filhos (Pra. Brisa Morena, Pr. Doriel Filho, Carolina e Ana Verena). Doriel e Liane deixaram a Bahia e se mudaram para Recife, em janeiro de 1993, por motivo empresarial, e iniciaram cultos em sua residência. Com a falta de espaço por causa do crescimento do trabalho, alugaram um local para as reuniões em 1995 e se organizaram juridicamente como ministério. Após conhecerem um missionário norueguês, presidente da União dos Batistas Independentes no Nordeste (UBINE), se organizaram como igreja e filiaram-se à Convenção das Igrejas Batistas Independentes do Nordeste (CIBINE). Permaneceram na CIBINE até 2001, quando pediram desligamento. Em 1999, com a provisão milagrosa do Senhor, sem pagar nada, adquiriram o Galpão 19, maior pagode de Recife.
A Obreiros de Cristo gerou diversos ministérios, como Violar com Cristo e Rugido do Leão, com fins evangelísticos; a ONG Obreiros, surgida a partir do cuidado com idosos e assistência social; e o Centro de Treinamento Obreiros (CTO), em parceria com a Faculdade de Teologia Integrada (FATIN).
Endereço Sede: Rua Zeferino Pinho, nº 1920 – Imbiribeira – Recife/PE
Site: https://www.obreirosdecristo.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/doriel.dias
http://www.facebook.com/pralianedias
Página: https://www.facebook.com/obreirosdecristo

Ivan Andrade de Lima
(21/07/1960; João Pessoa/PB) – Apóstolo da Igreja Batista Apostólica da Celebração (IBAC), sediada no Rio de Janeiro/RJ. Fundador e diretor-presidente executivo do Ministério Apostólico Celebrando a Vida, com igrejas no Brasil e na África.
Casado com a Bispa Dulce Andrade, tem dois filhos (Pra. Suzia Kelly e Pr. Kassiano) e duas netas. Convertido em 1979, desde então Ivan tem se envolvido com missões, tendo fundado mais de cinquenta igrejas, sempre dando cobertura a vários pastores. Bacharel em Teologia em 1986, foi ordenado ao ministério pastoral em 1987, pela Convenção Batista Nacional. Na época, era vice-presidente da Igreja Batista Nova Jerusalém em Mesquita. Em 1988, começou a pastorear a Igreja Batista Nacional de Andrade Costa em Vassouras/RJ. Entregou a liderança da igreja em 1991 e iniciou a Igreja Batista Nova Canaã na Penha. Serviu na Marinha Brasileira, no Corpo de Fuzileiros Navais, sendo enviado em 1995 para Angola, para trabalhar em uma Missão de Paz da ONU. Fundou então o Ministério Batista Nacional de Angola, com a Igreja Batista Nova Canaã de Angola. Ao retornar para o Brasil ao fim da missão, em 1996, deixou a igreja com pastores locais, e desligou-se dos Fuzileiros Navais para dedicar-se totalmente ao chamado.
Em 1998, alterou o nome da Igreja Batista Nova Canaã para Igreja Batista da Celebração e criou o Ministério Apostólico Celebrando a Vida, fundando igrejas no Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em 25 de julho de 2004, Ivan foi reconhecido e ungido apóstolo pelo Apóstolo Roy Pillay e os pastores da igreja. Em 2006, uniu seu ministério com a Comunidade Bíblica da Graça, presidida pelo Apóstolo José Eduardo Machado Vieira, com quem já caminhava junto há algum tempo. Permaneceu o nome do seu ministério, Ministério Apostólico Celebrando a Vida, e as igrejas como Comunidade Bíblica da Graça. Ficaram cinco anos juntos, e em 2010 se separaram. As igrejas sob a liderança de Ap. Ivan voltaram a se chamar Igreja Batista da Celebração.
Ivan foi presidente do Conselho de Pastores de Duque de Caxias (CONPADC), além de fazer parte de outras diretorias. Também é Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, membro da OAB/RJ, e atua como Mediador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e como Conciliador na Vara de Família. Serve ainda como capelão e professor de Teologia. É membro da Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL) desde 2014. Ivan e Dulce fazem parte do Presbitério Apostólico do Rio de Janeiro, do qual Apóstolo Marco Costa serviu como moderador dos encontros.
Veja uma foto com Apóstolo Ivan Lima em Fotos Apostólicas 7.
Endereço Sede: Travessa Santa Luzia, nº 45 – Penha Circular – Rio de Janeiro/RJ
Facebook: https://www.facebook.com/apostoloivan
https://www.facebook.com/dulce.lima.5682944
Página: https://www.facebook.com/IbacPenha/

Aluízio de Moraes Filho
(11/07/1960; Rio de Janeiro/RJ) – Apóstolo e Pastor da Igreja Evangélica Pentecostal Cristã (IEPC) no Rio de Janeiro/RJ. Em 1982, quatro jovens começaram a se reunir em um apartamento para buscar a Deus. Com o crescimento do grupo, a IEPC nasceu em março de 1983, institucionalizada em dezembro do mesmo ano. Foram orientados por outro pastor no início, que ainda em 1983, consagrou Aluízio ao ministério pastoral. Fundador do Ministério CORUN (Corações Unidos), nascido há cerca de trinta anos, um trabalho de comunhão e edificação buscando um real avivamento.
Casado desde 10 de dezembro de 1983 com a Pastora Louisiana C. de Moraes (20/10/1961; Rio de Janeiro/RJ), tem quatro filhos. De uma linhagem de pastores, de família presbiteriana e metodista, formado na Universidade Santa Úrsula, Aluízio possui formação teológica pelo Seminário Teológico Betel no Rio de Janeiro. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Louisiana foi reconhecida como pastora em 2000.
Pastor Aluízio conheceu o pastor finlandês Johan Candelin, um dos diretores da World Evangelical Alliance e presidente da Obra de Intercessão pela Igreja Mártir, e atuou como representante das entidades. Atuou também como capelão da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém para o Rio de Janeiro, quando esta chegou ao Brasil, sob a liderança do Apóstolo Francisco Nicolau. Junto com diversos outros ministérios, a IEPC coopera na Festa dos Tabernáculos no Rio de Janeiro. Também atuam com a ARC Churches, sediada no Alabama, voltada principalmente à plantação de igrejas. A Association of Related Churches (ARC), é presidida por Pastor Greg Surratt, e atua nos EUA, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Holanda e Irlanda. A ARC Brasil é dirigida pelo Pr. Jonathas Fernandes, da Maranatha Guaratiba. A equipe Brasil e constituída por Ap. Eduardo Fernandes, Ap. Aluízio e Pr. Philip Murdock.
A IEPC também abriga as reuniões interdenominacionais Atos 29, de estudos bíblicos, sob a liderança da Missionária Edméia Williams, para o sustento da missão urbana Casa de Maria e Marta.
Aluízio foi reconhecido ao apostolado em uma Conferência Voo das Águias em Palmas, por um grupo de ministros, entre os quais Gláucio Coraiola e Francisco Nicolau.
Apóstolo Aluízio participou do lançamento da Coalizão dos Ministérios do Brasil, em 15 de novembro de 2017, na Igreja Batista Palavra Viva em São Paulo.
Endereço: Rua da Passagem, nº 151 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Site: http://iepc.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/aluizio.demoraesfilho
https://www.facebook.com/louisiana.demoraes
Página: https://www.facebook.com/Pr.AluiziodeMoraes/
https://www.facebook.com/iepc.rj/

João Lemos Júnior (21/10/1952; São Paulo/SP) – Apóstolo da Igreja Jesus Cristo é o Caminho em Vinhedo/SP, fundada em setembro de 1992, como Associação Cristã Vinhedense Jesus Cristo é o Caminho (ACV JCC). A JCC possui cinco congregações.
Casado com Rosana Lemos. Bacharel em Ciências Econômicas e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie em São Paulo, João tem formação teológica pelo Florida Theological Seminary (FTS) e pela Escola de Treinamento Ministerial (ETM) em São Paulo, e Mestrado em Teologia pela Florida Christian University (FCU). Fundou em 1999 o Centro Comunitário Assistencial Vinhedense (CECAVI), do qual é presidente, que cuida de moradores de rua, atende crianças, entre outros projetos.
João é um dos professores do Instituto de Formação Cristã – Escola de Ministérios (IFC). O IFC, dirigido pelo Bispo Antônio Carlos de Souza, bispo da JCC, tem sede mundial em Vinhedo, e está presente em oito estados do Brasil, além de EUA, Portugal e Moçambique.
Endereço Sede: Avenida Aparecida Telau Seraphim, KM 2,5 – Trevo – Vinhedo/SP
IFC Sede: Rua Jayme Catellano, nº 180 – São Joaquim – Vinhedo/SP
Site: http://jesuscristoeocaminho.com.br/
http://ifcescola.org/
Facebook: https://www.facebook.com/joao.lemosjunior
https://www.facebook.com/rosana.lemos.39982
Página: https://www.facebook.com/acvjcc/

José Carlos Galhardo (18/08/1967; Itaocara/RJ) – Apóstolo do Ministério Apostólico Templo das Nações em Belford Roxo/RJ, fundado em 2006.
Casado desde 1993 com a Pastora Luciana Cardoso Galhardo (29/01/1975; Rio de Janeiro/RJ), tem três filhos. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil em 1995, Galhardo foi ordenado ao ministério pastoral pelo concílio de pastores batistas, em São João de Meriti/RJ em 1994. Foi ungido apóstolo em 2005. Faz parte da equipe de ministradores da Escola do Sobrenatural de Deus em Palmas.
Debaixo da cobertura dos Apóstolos Gláucio e Marili Coraiola, desde junho de 2010 são membros da Rede Apostólica Servo da Orelha Furada.
Endereço: Alameda Zulmira Vale, Lote 12, Quadra F – Parque Veneza – Belford Roxo/RJ
Twitter: @jcgalhardo
Facebook: http://www.facebook.com/josecarlos.galhardo
http://www.facebook.com/lucianacardosogalhardo.galhardo



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página