Pesquisar

terça-feira, 12 de junho de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 1


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste primeiro artigo da expansão sobre os apóstolos do Brasil, relacionaremos apenas Miguel Ângelo da Silva Ferreira, presidente da Igreja Evangélica Cristo Vive e bispo da Missão Apostólica da Graça de Deus, e Estevam Hernandes Filho, presidente da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e da Confederação das Igrejas Apostólicas Global.
Ambos reivindicam ser o primeiro apóstolo do Brasil... mas como já sabemos, isto não é verdade. Após o perfil de Miguel e Estevam, listarei os apóstolos mais antigos do Brasil, de acordo com o que descobri até hoje. Veja uma pequena trajetória em Pequena História do Movimento Apostólico no Brasil.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 1

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Miguel Ângelo da Silva Ferreira (20/03/1953; Luanda/Angola) – Apóstolo da Igreja Evangélica Cristo Vive (IECV), com sede internacional no Rio de Janeiro/RJ, e Bispo Primaz da Missão Apostólica da Graça de Deus. A Cristo Vive está presente no Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Portugal.
Miguel foi líder de uma organização paramilitar em sua juventude em Angola, até sofrer um grave acidente e permanecer hospitalizado por quase dois anos. No hospital, aceitou Jesus e recebeu a cura divina. Seminarista das Assembleias de Deus de Lisboa em 1974, Miguel foi ordenado diácono em 21 de janeiro de 1979 na Igreja de Nova Vida do Rio de Janeiro, depois pastor em 7 de março de 1979 e evangelista em 9 de setembro de 1982, fundando a Cruzada Evangelística Miguel Ângelo. Fundou e pastoreou as igrejas Nova Vida na Ilha do Governador, Parque Anchieta, Cachambi, Piedade e Engenho Novo, no Rio de Janeiro. Em 1985, fundou a Cristo Vive em um antigo cinema em Piedade. No ano seguinte afirmou ter recebido a revelação dos mistérios de Deus e a mensagem da graça de Deus, quando iniciou a Missão. Em 1994, foi inaugurada sua Catedral, com capacidade para cinco mil pessoas.
Miguel Ângelo foi ordenado Apóstolo na I Convenção das Igrejas em Graça de Miami, em 29 de setembro de 1991, e Apóstolo e Profeta pela Christian International Network of Churches, em 24 de outubro de 1996, durante o 10º Congresso Anual de Apóstolos e Profetas em Santa Rosa Beach/Flórida. A primeira ordenação, teria sido por José Luiz Jesus de Miranda, com quem caminhou por um tempo. Quanto à ordenação pela Christian International, Cliff Bell, representante da CI para a América Latina, alerta que Miguel os procurou durante o Congresso pedindo ordenação, o que após uma reunião, foi aceita e realizada. Porém, desde esse dia Miguel não procurou mais a CI, não sendo, portanto um ministro da CI. Miguel também foi ordenado bispo primaz pelo Conselho de Bispos do Brasil e reconhecido pela Ordem de Ministros Evangélicos do Brasil (OMEB) em 20 de março de 2003.
Um dos pioneiros no uso do rádio e TV para evangelização, Ap. Miguel Ângelo, desde a fundação da IECV apresenta o programa de rádio e TV Posso Crer no Amanhã. É autor de dezenas de livros publicados em séries, tradutor e intérprete em francês, inglês e espanhol, orador, assessor do Presidente da Ordem Internacional dos Jornalistas, diretor de empresa de transportes e gerente de Relações Públicas. Membro emérito da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), na cadeira 04, também é membro da Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina, da Ordem Internacional dos Jornalistas, do Conselho Internacional de Teólogos, da Associação dos Cientistas Religiosos do Brasil, da Academia Brasileira de Ciências Teológicas, do Conselho de Teólogos do Brasil, do Conselho Nacional dos Pastores do Brasil (CNPB), entre outras entidades.
Ap. Miguel Ângelo é Bacharel em Direito (Universidade Gama Filho, 1986), Bacharel em Teologia (Seminário Unido, 1986), Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Peniel Internacional, 1993), Doutor em Teologia, PhD em Teologia, PhD em Ciências da Religião (Faculdade Teológica e Eclesiástica do Paraná, 1994, 1995 e 1996, respectivamente), Doutor em Divindade (Faculdade de Teologia Filadélfia de Recife, 1996), Doutor em Teologia (The International Theological Seminary of London, 1996, École Supérieure D’Études Théologiques em Genebra, 1997), Doutor em Educação Religiosa (Instituto Integrado de Filosofia e Teologia do Rio de Janeiro, 1997), Doutor em Administração Eclesiástica, PhD em Novo Testamento, Doutor Honoris Causa em Filosofia (Instituto de Ensino Superior Evangélico, 1998, 1999 e 1999, respectivamente), Livre Docente em Teologia (Conselho Mundial de Teólogos da Evangelical Mission Christ for the Nations, 1999), Bacharel em Psicanálise Clínica (Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro, 1998), Livre Docência em Ciências Teológicas (Instituto Superior Evangélico do Rio de Janeiro, 1999), Doutor em Filosofia (Instituto Superior de Filosofia, 1999), Pós-Doutorado em Docência de Ensino Superior (Faculdade de Teologia Filadélfia, 1999), Doutor Honoris Causa em Canon Law (University of the European People, 1999), Doutor Honoris Causa em Ministérios Globais, Doutor em Línguas Bíblicas, Doutor em Homilética (Faculdade de Teologia Antioquia Internacional, 2000, 2001 e 2002, respectivamente), Doutor em Missiologia (Landmark Baptist Theological Seminary, 2000), Doutor em Educação, Doutor em Missiologia (Faculdade de Educação Teológica do Brasil, 2000 e 2001, respectivamente), Doutor Honoris Causa em Ciências Políticas, Doutor Honoris Causa em Administração de Empresas (Faculdade de Ciências Humanas de Brasília, ambos em 2001), Doutor em Psicologia Cristã (Sociedade Brasileira de Estudos Psicanalíticos e Fé Cristã, 2001), Pós-Doutor em Bíblia (Universidad de Los Pueblos de Europa, 2001), Doutor em Psicanálise (Instituto Superior de Psicanálise de Brasília, 2002). Cursou o Haggai Institute de Cingapura-Malásia (1987), o Ciclo de Extensão Relações Executivo-Legislativo (Escola Superior de Guerra, 1990), a International School of Christian Comunication (1996) e o Robert Schuller Church Leadership (1996) em Los Angeles/Califórnia.
Apóstolo Miguel Ângelo recebeu várias condecorações, moções honrosas, diplomas e títulos: Cidadão do Estado do Rio de Janeiro (1985), Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (1987), Medalha Tiradentes e Moção Honrosa (1995), pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Medalha Pedro Ernesto (2006), Moção Honrosa (2006) e Diploma de Personalidade Ilustre, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Comenda José Clemente, Moção de Congratulação pelo programa de televisão e Cidadão Niteroiense (1985), pela Câmara Municipal de Niterói; Cidadão Cuiabano (1995); Comenda de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, Cavaleiro Grande Oficial e Cavaleiro Gran-Cruz (1986), pela Ordem Internacional dos Jornalistas; Medalha Bicentenário Barão de Taquari (1977), Medalha Comemorativa do 10º Aniversário da SBEI (1979), Medalha Ana Nery, Cavaleiro, Cavaleiro Oficial (1984), Cavaleiro Grande Oficial (1985), Comendador e Cavaleiro Gran-Cruz (1986), Medalha de Mérito Artístico Carlos Gomes (1987), pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração; Medalha do Mérito Municipalista, Cavaleiro na Ordem do Mérito Municipalista, Cavaleiro Oficial e Comendador (1986), Cavaleiro Grande Oficial, Medalha João Ramalho, Cavaleiro Gran-Cruz, Medalha O Expedicionário, Medalha Tiradentes – Herói da Inconfidência e Medalha Cultural e Cívica Olavo Bilac (1987), pela Sociedade Brasileira de Estudos Municipalistas (SBEM); Teólogo do Século, pela Faculdade Filadélfia (1996); Diploma de Personalidade do Ano (1998), pela Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura; Cidadão Benfeitor (1998), pela Caixa Popular Beneficente do Estado do Rio de Janeiro; Diploma de Mérito e Distinção Honorífica (1998), pela Conselho Internacional dos Teólogos; Cavaleiro Comendador (1998), pela Soberana Ordem dos Valores Cristãos; Membro Honorífico da Academia de Psicanálise Clínica, Notoris Saber em Psicanálise Clínica e Diploma de Intelectualidade (1999), pela Sociedade Psicanalítica Reflexiológica Nacional; Príncipe do Púlpito (2000), pela Faculdade de Teologia Antioquia Internacional; Presidente de Honra Vitalício e membro na cadeira de Agostinho de Hipona (2001), pela Academia Brasileira de Ciências Teológicas; Diploma de Cientista Teológico, pelo Conselho dos Teólogos do Brasil; Medalha Ordem do Mérito Evangélico - Grau de Comendador, pelo Conselho Nacional dos Pastores do Brasil; Diploma Top of Mind Brazil (2005), pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública e Informações Comerciais; Medalha e Diploma dos Ex-combatentes da II Grande Guerra (2006), pela Associação dos Ex-combatentes; Cruz do Mérito Empreendedor do Cinquentenário do Governo (2006); e Medalha e Certificado MK 30 anos.
Casado desde 16 de junho de 2001 com a Bispa Dra. Rosanna Torres da Silva Ferreira, tem quatro filhos (Bpa. Ana Caroline, Bpa. Cristiane, Bp. Miguel Júnior e Pr. Felipe), e quatro netos. Rosana é fisioterapeuta formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1995), pós-graduada em Fisioterapia Neurológica pela Universidade Estácio de Sá (2001) e líder do Ministério de Senhoras e dos Cultos da Mulher Shail. Em 31 de dezembro de 2005, Dr. Miguel Ângelo e o Conselho de Bispos da igreja consagraram Dra. Rosana como Bispa Primaz dos Ministérios Cristo Vive. É autora de Cristal Blindado e Sabedoria da Mulher Cristã. Recebeu o título de Cidadã Benemérita do Município do Rio de Janeiro em 2008, e foi empossada na Academia Evangélica de Letras do Brasil em 2014, sendo atualmente membro emérito, na cadeira 12.
A Cristo Vive é conhecida pela peculiaridade de suas crenças, sendo por isso combatida pelos apologistas brasileiros. Dr. Miguel Ângelo argumenta contra a prática do jejum, batismo em águas e vigília (mas ao contrário dos outros “pregadores da Graça”, pratica a Santa Ceia), afirma que os eleitos preexistiram na forma de anjos, defende que as quatorze epístolas de Paulo (acreditam que Hebreus é do apóstolo) são o filtro da Bíblia. Também defende a predestinação, o que é incomum entre neopentecostais. Seu ministério reconhece não ter nenhum vínculo com outras denominações, sendo independente e livre, buscando contribuir para a última Reforma Protestante.
A Igreja Cristo Vive mantém diversos serviços sociais, como atendimento social com profissionais voluntários, escolas de dança, distrubuição de cestas básicas e o SOS Mulher. Mantém também a Universidade da Graça, com cursos livres. Bpa. Ana Caroline e seu esposo, Bp. Sérgio Santos, são os bispos nacionais do ministério.
Veja fotos do Dr. Miguel em Fotos Apostólicas 3.
Endereço Sede: Rua Maricá, nº 320 – Campinho – Jacarepaguá – Rio de Janeiro/RJ
Site: http://igrejacristovive.com.br/
Twitter: @iecv
Página: http://www.facebook.com/igrejacristovive

Estevam Hernandes Filho (22/03/1954; São Paulo/SP) – Apóstolo da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada em 1986. A Renascer em Cristo está presente em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Flórida, New York, Angola, Portugal, Espanha e França. Presidente da Confederação das Igrejas Apostólicas Global/BR (CIEAG), com cerca de mil líderes filiados.
Casado desde 14 de janeiro de 1978 com a Bispa Sônia Haddad Morais Hernandes (22/11/1958; São Paulo/SP), tem três filhos (Bpa. Fernanda, Bp. Felipe e Gabriel) e cinco netos. Descendente de espanhóis, Estevam converteu-se aos quinze anos, na Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia do Brasil, quando se preparava para ingressar no seminário católico romano. Participou de movimentos de evangelização de jovens nos anos 1970, formou-se em Administração de Empresas, e foi funcionário da Xerox do Brasil por doze anos, como gerente de marketing, e depois da Itautec por dois anos. Sônia, filha de um presbítero da Igreja Presbiteriana Independente, começou a pregar com dez anos e servir como líder de louvor aos doze anos. Formada em Nutrição, foi proprietária de uma butique. Em 1986, após saírem da Pentecostal da Bíblia, Estevam e Sônia começaram a organizar reuniões informais com dois casais em seu apartamento. Alugaram um salão na Vila Mariana, depois tomaram emprestada a Igreja Evangélica Árabe no bairro Paraíso, e em outubro de 1989 alugaram o Cine Riviera, com capacidade para cinco mil pessoas, no Cambuci, transformando-o em sua sede nacional, depois comprado por um empresário membro da Renascer, que o doou à igreja.
O sociólogo Ricardo Mariano afirma em Neopentecostais que Estevam foi ungido Bispo em 1994 e ordenado apóstolo em 1995 por Colin Dye, durante uma Conferência Profética realizada no templo-sede da Renascer, e reconhecido como tal pelo Conselho de Bispos da Renascer. Mas não há fontes sobre isso e nem sequer a Renascer o menciona. Estevam afirmou-me, pelo Twitter, que foi ungido apóstolo no início de 1996. Em 1997, a Renascer em Cristo começou a promover os anos apostólicos. Estevam foi um dos apóstolos que se reuniram em Cingapura em 1999, dando origem a International Coalition of Apostles, da qual foi membro por alguns anos, reivindicando ser o único brasileiro reconhecido pela coalizão. Fundou em junho de 2005 a Confederação de Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil (CIEAB), renomeada em 2018 como Confederação das Igrejas Apostólicas Global/BR, reunindo lideranças debaixo de sua cobertura, e oferecendo doze assessorias aos afiliados. Também já ungiu vários apóstolos.
Apóstolo Estevam é apresentador do programa de TV Renascer, autor de vários livros, como a Coleção Fundamentos Apostólicos e comentarista da Bíblia Apostólica. Também é compositor, saxofonista e cantor, tendo um álbum gravado. Detentor da marca Gospel no Brasil, foi um dos responsáveis pela explosão da música gospel no final dos anos 80. Trouxe para o Brasil a Marcha pra Jesus, criada no Reino Unido, organizando a primeira edição em 1993 e desde então sendo seu Coordenador Nacional. A Marcha é considerada a maior concentração cristã do mundo, e faz parte do calendário nacional desde 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada. Sua principal edição acontece na capital paulista, mas também já aconteceu em diversos países. No final de 1996, inaugurou a Rede Gospel de TV, atualmente com dezenas de emissoras em seis estados e Distrito Federal, alcançando milhões de telespectadores em canais abertos e por assinatura, e desde 2013 afiliada da Trinity Broadcasting Network. Em 1998, fundou a Gospel FM, primeira rede de rádio com programação totalmente gospel. Estevam recebeu a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo em 1995, Cidadão do Estado do Rio de Janeiro em 1999, Cidadão Honorário de Brasília em 2002, Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2002, Cidadão Taboanense, Cidadão Osasquense, Cidadão Itapecericano em 2008, Cidadão Sorocabano em 2009, Cidadão Recifense em 2011, Cidadão Baiano em 2016, Cidadão Campineiro em 2020, em 2022 Cidadão Natalense e Embaixador do Friends of Zion Museum, em 2023 Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, Emérito Comunitário de Sorocaba e Doutor Honoris Causa em Ciência e Filosofia da Religião da FAINTEC. Em 2022, foi reconhecido pela Israel Allies Foundation, uma rede internacional de lobbies pró-Israel sediada em Washington D.C., como um dos Israel’s Top 50 Christian Allies (50 Principais Aliados Cristãos de Israel).
Bispa Sônia dirige o ministério +QV (Mais que Vencedoras), junto com Bispa Fernanda, iniciado em 2013, com encontros mensais e rede de discipulado, e com cerca de 60 mil mulheres participando ativamente. É apresentadora do programa de TV De Bem Com a Vida, autora de vários livros, como Vivendo De Bem Com a Vida e Coração de Mãe, e comentarista da Bíblia De Bem com a Vida. É a líder do Renascer Praise, um dos principais ministérios de louvor e adoração da América Latina, com mais de vinte trabalhos gravados desde 1993. Sônia é a principal compositora, ministra e arranjadora do grupo, que já recebeu diversas premiações e indicações. Recebeu a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2002, Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo em 2004, Cidadã Itapecericana em 2008, Cidadã Honorária de Brasília em 2011, Cidadã Osasquense, Cidadã Taboanense em 2012, Cidadã Recifense em 2014 e Cidadã Campineira em 2020. É reconhecida como a primeira bispa neopentecostal brasileira.
A partir de 2002, a Renascer em Cristo e o casal Hernandes foram acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, evasão de divisas e estelionato. Naquele momento, eram a segunda maior denominação neopentecostal do país, sofrendo declínio nos anos seguintes. Em janeiro de 2007 foram presos pelo FBI, acusados de entrar ilegalmente nos EUA com US$ 56 mil em dinheiro, enquanto só declararam portar a quantidade permitida, 10 mil. Afirmaram que estavam acompanhados de cinco pessoas, o que legalizaria a movimentação, e que havia acontecido um engano ao preencher os documentos. Em sequência, foram detidos, por terem residência legal e bens nos EUA, investigados, julgados e presos. Postos em liberdade condicional, não puderam sair dos EUA por dois anos. Voltaram para o Brasil em 2009. Em julho de 2012, os vários processos que corriam contra o casal no Brasil foram encerrados e declarados inocentes de todas as acusações de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Em 2013, a revista Forbes citou o casal como os terceiros pastores mais ricos do Brasil.
Em 2010, inauguraram o Renascer Hall, sua sede internacional. O local abrigou o URF (Ultimate Reborn Fight), primeiro torneio de MMA realizado dentro de uma igreja, ganhando destaque internacional, em reportagem exibida no National Geographic Channel. Em setembro de 2015, a Renascer alugou o Ginásio da Portuguesa (também conhecido como Canindé) por dez anos, transformando-o no Renascer Arena, com capacidade para três mil pessoas em pé e mais cinco mil sentadas. Mantém o projeto Gideão da Conquista, que atende mensalmente mais de mil crianças, jovens, adultos e idosos em alguma situação de vulnerabilidade em duas frentes assistenciais: o Centro de Recuperação Renascer (CRR) em Santana de Parnaíba/SP, com internos em tratamento gratuito por seis meses, tendo atendido desde 2000 mais de quatro mil homens; e o Centro Assistencial Bispo Tid Hernandes, em Heliópolis, com alimentação, educação, recuperação, assistência familiar, saúde e bem-estar para crianças e adolescentes. Outros ministérios assistenciais da Renascer incluem: SOS da Vida, com atendimento emocional e espiritual 24hs; os Grupos de Apoio ao Usuário e Familiares (GAUF); o Expresso da Salvação, com entrega de alimentos, roupas e produtos de higiene; Dorcas, com atividades manuais e artísticas para mulheres. Em 2018, as igrejas do Rio de Janeiro desenvolveram o projeto Fé com Obras, atendendo famílias carentes na região do Jardim Gramacho e na comunidade Metrô-Mangueira. Ainda abriga o Centro de Estudos Apostólicos Renascer (CEAR), com doze sedes estaduais e cinco tipos de cursos. Entre os grandes eventos organizados pela Renascer estão a Conferência Apostólica Internacional e o SOS da Vida Gospel Festival.
Veja fotos do Ap. Estevam em Fotos Apostólicas 1, Fotos Apostólicas 2, Fotos Apostólicas 3, Fotos Apostólicas 6 e Fotos Apostólicas 7.
Renascer Arena: Avenida Marginal Tietê, nº 3712 – Tatuapé – São Paulo/SP
Renascer Hall: Rua Dr. Almeida Lima, nº 1290 – Mooca – São Paulo/SP
Site: http://www.igospel.org.br/
http://www.apostoloestevam.com.br/
https://bispasoniahernandes.com.br/index.php
https://www.renasceremcristo.com.br/
www.marchaparajesus.com.br/
www.renascerpraise.com.br/
Twitter: @apostoloestevam
@bispasonia
Página: http://www.facebook.com/ApostoloEstevam
http://www.facebook.com/BispaSonia
http://www.facebook.com/renasceroficial
http://www.facebook.com/renascerpraiseoficial
http://www.facebook.com/MarchaParaJesusOficial


Como já disse antes, Miguel e Estevam reclamam para si o título de mais antigo apóstolo do Brasil. Porém, os dados provam o contrário...
Miguel diz ter sido ordenado pelas Igrejas em Graça em 1991 e depois em 1995. O próprio Estevam me confirmou, via Twitter, que foi reconhecido apóstolo em 1996.

De acordo com minha pesquisa e os dados descobertos (até o momento) a lista de apóstolos mais antigos do país é:

Adiel Almeida de Oliveira (A Palavra Viva) - 1973
Benedito Borges (A Palavra Viva, Belo Horizonte/MG) - 1987
Marcos Antônio Belle (Igreja de Cristo para as Nações) - 1989;
Adauto Silva (A Palavra Viva, Salvador/BA) - 1990
Silas Esteves (Igreja A Palavra Viva) - janeiro de 1991;
Miguel Ângelo (Igreja Evangélica Cristo Vive) - setembro de 1991;
Estevam Hernandes (Igreja Apostólica Renascer em Cristo) e Telma Soares (Igreja Apostólica Profética El Shaddai) - 1996;
Paulo Tércio Silva (Igreja Apostólica Novidade de Vida) - 1997;
Maurício Cundari Marques (Ministério Consolador de Israel) - 1998;
Alfredo Cardoso (Casa Apostólica Renovo e Vida) - agosto de 1998;
Hélio Ribeiro do Lago (Comunidade Cristã Atos 29) - 22 de dezembro de 1998;
Edson Arantes Michelucci (Igreja Evangélica Resgate para Cristo) - 1999;
Ebenézer Nunes (Igreja Apostólica Batista Viva) - junho de 2000;
Léo Oliveira (Igreja Apostólica O Libertador de Israel) - 17 de julho de 2000;
Luiz Hermínio (Ministério MEVAM) - setembro de 2000;
Sinomar e Elizabeth Silveira (Ministério Luz para os Povos) - 2000;
Ivan Pitzer de Souza (PIB do Brasil) - 15 de outubro de 2000;
César Augusto (Igreja Apostólica Fonte da Vida) - abril de 2001;
Roberto Gonçalves (Ministério Monte Sião) - primeiro semestre de 2001;
Nelsi José Rorato (Ministério Batista Cristo é Vida) e José Carlos Soares (Igreja Apostólica Profética El Shaddai) - indefinido em 2001.

Apóstolo John Robert Stevens e A Palavra Viva são os pioneiros da Restauração Apostólica no Brasil, tendo comissionado os primeiros apóstolos da nação, décadas atrás, quando a imensa maioria da Igreja nem podia sonhar com isto. Outra pioneira, a Igreja Apostólica, vinda do Reino Unido, está no Brasil desde 1969. Porém, não possuo informações sobre quais ou quando ministros da igreja foram reconhecidos como apóstolos, apesar de com certeza terem havido apóstolos ungidos antes do século XXI. Um terceiro movimento pioneiro, foi o ligado ao avivamento argentino, liderado por figuras como Jorge Himitian e Orville Swindoll. Desde a década de 1980, eles já vinham exercendo um ministério apostólico que também influenciou o Brasil nos anos seguintes. Apóstolos ligados à renovação carismática argentina também foram reconhecidos no Brasil, como Abílio Chagas; contudo, não posso precisar datas.


Só pra lembrar, não estou fazendo essa lista pra disputar nada ou discordar de ninguém, mas, como historiador amador da Nova Reforma Apostólica, QUERO dados seguros e confiáveis.

A data limite que uso, como o alvorecer do ministério apostólico no Brasil, é 5 de agosto de 2001, com o reconhecimento e comissionamento apostólico de Valnice Milhomens, Mike Shea, Jesher Cardoso e Arles Marques, pelo apóstolo costa-riquenho Rony Chaves, durante o Seminário da Rede de Intercessão Estratégica patrocinado pela Dra. Neuza Itioka, na Comunhão Cristã nos Jardins em São Paulo, dando início oficial à Nova Reforma Apostólica no Brasil, com o respaldo da Coalizão Internacional de Apóstolos.
Veja uma pequena trajetória em Pequena História do Movimento Apostólico no Brasil.


<< Diane Buker, Anton Wiggins, Joseph Askins, Israel Onoriobe e Jay Swallow
>> Valnice Milhomens, Mike Shea, Jesher Cardoso e Arles Marques

2 comentários :

  1. Esqueceu-se do Papa, já consagrado apóstolo desde sempre. A reforma apostólica é a volta ao catolicismo. A igreja sempre teve apóstolos (missionários), profetas (pregadores iluminados), evangelistas, pastores e mestres. E a igreja só teve uma vez os 12 apóstolos e os profetas pioneiros, os quais além de colocarem os pilares da fé escreveram as epístolas do Novo Testamento, tanto é que as portas da Nova Jerusalem tem o nome dos doze apóstolos, significando que para entrar lá será através de seus ensinos.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião não passa de um título humano, como as congratulações recebidas em faculdades e instituições de homens, o que mais importa pro CRIADOR é o coração de cada pessoa que é sondado por ELE e conhecido as mentes nas suas entranhas e no íntimo de suas Almas!

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página