Pesquisar

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 8


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos os apóstolos César Augusto Machado de Sousa, Presidente da Igreja Apostólica Fonte de Vida, Doriel de Oliveira, Presidente da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus – Casa da Benção, Ezequiel Teixeira, Presidente do Projeto Vida Nova, Valdemiro Santiago, Presidente da Igreja Mundial do Poder de Deus.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 8

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

César Augusto Machado de Sousa (20/10/1955; Franca/SP) – Um dos Apóstolos membros da International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL). Apóstolo da Igreja Apostólica Fonte de Vida (IFV), com sede internacional em Goiânia/GO, com mais de oitenta mil membros. Fundada em 1994, a IFV possui mais de quinhentas igrejas na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Tocantins, Angola, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Namíbia e Portugal.
Casado com a Bispa Rúbia Pinheiro Fernandes de Sousa, tem três filhos (Pra. Déborah, Bp. Fábio, sucessivamente Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal, e Bp. David Augusto) e quatro netos. César Augusto mudou-se para Goiás na juventude e converteu-se aos dezessete anos em um acampamento da Mocidade para Cristo. Recém-casados, César e Rúbia abriram seu lar para acolher mais de trinta meninos abandonados e usuários de drogas nas ruas de Goiânia. O trabalho deu origem à Comunidade Evangélica Juvenil Vida Nova – Casa Juvenil, em 1980, entidade civil sem fins lucrativos, que proporciona atendimento sócio educativo e psicológico complementar à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e posteriormente à Fundação Ministério Comunidade Cristã, fundada em 1997, que desenvolve diversos trabalhos sociais, hoje presente em diversas cidades do país e premiada pelo Ministério Público goiano como Melhor Fundação do Estado de Goiás por dois anos consecutivos. César foi um dos principais líderes da Comunidade Evangélica de Goiânia. Em 1982, foi ordenado ao ministério por Robson Rodovalho e Mike Piper, permanecendo ao lado de Robson em 1984, quando Cirino Ferro, cofundador da Comunidade Evangélica, saiu de Goiânia. Com a transferência da sede da Comunidade Evangélica para Brasília, e outras mudanças administrativas, César deixa a Comunidade, que é dissolvida. Rodovalho funda a Sara Nossa Terra, e César a Igreja Apostólica Ministério Comunidade Cristã em Goiânia, atualmente Fonte da Vida.
César é graduado em Teologia, Administração de Empresas, Gestão Pública, Jornalismo, além de radialista, empresário, colunista de jornais e compositor. É autor de vários livros, como Compreendendo o Mundo Espiritual, Vencendo a Depressão, O Projeto de Deus para o Homem e Eu Creio em Milagres. Presidente da Rede Fonte, aprovada no Congresso Nacional, sistema de comunicação que engloba Fonte FM, Aliança 1090 AM, e a Fonte TV. Recebeu o Títulos de Cidadão Goiano em 1995, a Medalha Tiradentes do Governo de Goiás em 2003, Cidadão Honorário de Brasília e Cidadão Espírito-Santense em 2006, Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro em 2007, Cidadão Paulistano em 2014, Cidadão Caçapavense e Cidadão Ribeirão-pretano em 2015. Rúbia é graduada em Psicologia pela PUC de Goiás, formada em Aconselhamento Cristão, associada da American Association of Christian Conselors Foundation (AACC), e autora de alguns livros, como Aprendendo com as Mulheres da Bíblia e No vale da sombra da morte. Recebeu a Medalha Tiradentes do Governo de Goiás em 2003, e homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás no Dia Mundial da Saúde Mental em 2019. Além da Regional Goiânia, César e Rúbia também são os coordenadores gerais da Fonte da Vida sede em São Paulo.
Em 2014, foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Goiás e a Câmara Municipal de Goiânia pelos 20 anos de fundação da IFV. Em 2019, nos 25 anos da igreja, a Fonte da Vida recebeu diversas honrarias: Títulos de Honra ao Mérito da Câmra Municipal de Conceição do Araguaia a César e Rúbia; homenagem da Câmara Municipal de São Paulo; a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedeu à igreja o Título de Benemérito do Estado; homenagem na Câmara dos Deputados, em Brasília; Certificado do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás ao casal Sousa.
A Fonte da Vida é conhecida por seu ministério de louvor, atualmente Pedras Vivas, com vários álbuns e premiações. Também mantém a Editora e Produtora Fonte da Vida.
César Augusto foi reconhecido e ungido apóstolo em abril de 2001 em uma conferência em Goiânia, pelo Apóstolo John P. Kelly. Por muitos anos, César Augusto e Neuza Itioka foram os únicos apóstolos no Brasil na lista de membros da International Coalition of Apostles (atual ICAL).
Veja uma foto com Apóstolo César Augusto em Fotos Apostólicas 7.
Endereço Sede: Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, nº 854 – Setor Pedro Ludovico – Goiânia/GO
Sede São Paulo: Avenida Ricardo Jafet, nº 375 – Ipiranga – São Paulo/SP
Rede Fonte: Rua F-52, 120, Lt 5/18 – Setor Faiçalville – Goiânia/GO
Casa Juvenil: Rua J nº 82, Quadra 151 A, Lotes 07/10 – Setor Jaó – Goiânia/GO
Site: www.fontedavida.com.br/
http://www.redefonte.com/
Twitter: @apcesaraugusto
@bparubiadesousa
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100012091566908
http://www.facebook.com/bparubia.sousa
Página: http://facebook.com/apcesaraugusto/
http://facebook.com/oficialfontedavida

Doriel de Oliveira (27/05/1939; Araraquara/SP - 17/11/2016; Brasília/DF) – Apóstolo da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus – Casa da Benção, fundada em 9 de junho de 1964, em Belo Horizonte/MG, e sediada na Catedral da Bênção em Brasília/DF. A Igreja Casa da Bênção (ICB) possui mais de três mil templos, estando presente em todos os estados brasileiros, EUA, Paraguai, Portugal, Angola e Gana.
Casou-se em 13 de maio de 1961 com a Missionária Ruth Brunelli de Oliveira (28/09/1938; São Paulo/SP), e tiveram três filhos (Pra. Lilian, Pr. Júnior Brunelli, ex-Deputado Distrital, e Samuel) e seis netos. Doriel converteu-se na década de 1950 em uma das tendas itinerantes da Igreja do Evangelho Quadrangular, quando presenciou o primeiro milagre de sua vida. Foi membro e ministro da Igreja O Brasil Para Cristo, de onde saiu para fundar a Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (ITEJ). Em maio de 1970, já com mais de quarenta congregações em Belo Horizonte, Doriel, sua família e quinhentos membros se mudaram para Brasília/DF, por um chamado divino, estabelecendo a sede da igreja em Taguatinga. Um importante líder da igreja, Missionário Ivo de Oliveira, que ficara à frente da obra em Belo Horizonte, foi preso pelo DOPS, órgão de repressão do regime militar, por causa do “suspeito” crescimento da igreja e sua “mensagem subversiva”; queriam prender Doriel, mas por não o encontrarem levaram Ivo, que era procurador da ITEJ e de Doriel. Em 1985 inauguraram sua sede mundial, a Catedral da Benção, com capacidade para cinco mil pessoas, então a maior igreja do Distrito Federal.
Apóstolo Doriel presidia o Supremo Concílio da ITEJ (SCT), que coordena e dá suporte a todas as atividades da igreja, auxiliando todos os pastores da igreja, espiritual e administrativamente. Foi vice-presidente do Conselho de Igrejas e Pastores Evangélicos do Distrito Federal e Região Metropolitana (CIPE/DF). Ruth presidiu a Associação de Assistência Social da Casa da Benção (AASCB), o Grupo Nacional de Senhoras da ITEJ e o Seminário Nacional da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (SENITEJ), fundado em 1996. Doriel também era o superintendente do campo do Distrito Federal, com Ruth como vice-presidente.
A ITEJ mantém o Projeto Jesus em Cada Lar, para a realização de cultos nos lares e que desenvolve o Programa Estratégico de Desenvolvimento Espiritual (P.E.D.E.). Anualmente, desde 1965, realiza a Convenção Nacional ITEJ (renomeada em 2001 Convenção Mundial). Também mantém as revistas Mensagem e Impacto e programas de rádio. Inaugurou em 1999 a primeira torre de oração da América do Sul, com cinco andares, e oração 24 horas.
Doriel recebeu o Doutorado em Teologia em 1990 pelo Jacksonville Theological Seminary, da Flórida, e Doutorado em Divindade por uma faculdade de Dallas/Texas. Comendador da Ordem de Honra ao Mérito Eclesiástico Internacional, recebeu da Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura o Diploma de Mérito Zumbi. Concorreu a Deputado Federal em 1986, mas não foi eleito; no mesmo ano foi diplomado suplente de Deputado Federal do Distrito Federal. Recebeu os títulos de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro em 1990, Comendador da Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura em 1990, Cidadão Honorário de Brasília e Cidadão Honorário de Belo Horizonte em 1997, Doutor Honoris Causa em Ciências da Religião pela Universidade Católica Ortodoxa Unida de São Paulo em 1998. Foi conselheiro da Secretaria de Assistência Social do Distrito Federal, de dezembro/1999 a fevereiro/2001. Recebeu Menção Honrosa da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e os títulos de Cidadão Honorário de Santo Antônio do Descoberto/GO, Cidadão Honorário de São Vicente/SP, Cidadão Honorário de Valparaíso/GO, Cidadão Honorário do Estado do Espírito Santo e a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em 2003. Recebeu o título de Cidadão Goiano em 2006, Cidadão do Recife em 2009, homenagem da Câmara Municipal de Sorocaba em 2011, Hóspede Oficial do Município de Bauru em 2013, Cidadão Paulistano em 2014 e Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro em 2015. É autor de vários livros, como A Família de Deus, Avivamento agora - Fogo, Gotas de bênção e O Apóstolo da Bênção.
Apóstolo Doriel foi internado em agosto de 2016, no Hospital Brasília, e partiu para o Senhor na tarde de 17 de novembro de 2016, após fortes abdominais, aos 77 anos. Diversas homenagens foram feitas em sua honra, inclusive luto oficial de três dias pelo Governo do Distrito Federal. Missionária Ruth, desde que o apóstolo fora internado, assumiu como presidente interina da superintendência de Brasília. Após sua partida, a fundadora assumiu em dezembro de 2016, como pastora da Catedral da Bênção e superintendente das mais de cem ICB do Distrito Federal. O agora apóstolo Jair de Oliveira preside o Supremo Concílio e a ITEJ.
Endereço Sede: QSF AE 4/5 – Taguatinga Sul – Brasília/DF
Site: http://cb.org.br/
http://supremoconcilio.org.br/
Twitter: @icboficial
Facebook: http://www.facebook.com/ruth.brunelli
Página: http://www.facebook.com/catedraldabencao

Ezequiel Cortaz Teixeira (25/02/1955; Rio de Janeiro/RJ) – Apóstolo do Projeto Vida Nova - A Igreja com Cara de Leão, com sede internacional no Projeto Vida Nova de Irajá, no Rio de Janeiro/RJ. Presidente do Conselho de Ministros das Igrejas Evangélicas de Vida Nova (CONAVIN). O PVN possui cerca de oitenta igrejas no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, São Paulo, Argentina, EUA e Portugal. Também deu origem a alguns Centros Evangelísticos no Rio de Janeiro, desde 2008.
Casado com a Pastora Márcia Santos de Alencar Teixeira (30/03/1959; Rio de Janeiro/RJ), tem uma filha (Pra. Tatiana) e um neto. Bacharel em Ciências Jurídicas em 1979, Ezequiel foi consagrado ao ministério pastoral em abril de 1981 pela Assembleia de Deus e serviu como missionário na Argentina. Filho de um pastor assembleiano, Ezequiel, com seu irmão e outro pastor, começaram a realizar cultos evangelísticos em 1987 na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro. Paralelamente aos cultos, apresentavam um programa de rádio e realizavam visitas a presídios, favelas, instituição de menores carentes, etc. Muitas pessoas foram salvas, mas como os cultos eram apenas evangelísticos, e não pretendiam ser uma igreja, os convertidos iam para outras igrejas. Como essas pessoas desejavam se filiar a uma igreja com uma forma de trabalho semelhante aos cultos na ABI, fundaram em 5 de março de 1989 a Associação Missionária Vida Nova. As reuniões aconteciam no porão do sogro de Ezequiel, em Irajá. Em outubro do mesmo ano, adquiriram um enorme galpão que sediava um famoso pagode, inaugurado no mês seguinte como Projeto Vida Nova de Irajá.
A igreja trabalha com grupos familiares desde 1996. É pioneira no evangelismo estratégico, uma de suas marcas: em 27 de setembro (Cosme e Damião), com o Jesus mais doce do que o mel, evangeliza crianças e seus pais, desde 1995; visita e evangeliza nos cemitérios no Dia de Finados, desde 1993; no Carnaval, desfilam com o Bloco Cara de Leão desde 1993, com um hino-enredo evangelístico, distribuição de folhetos e oração nos carros de som; Programa JPC (Juventude para Cristo), evangelismo para jovens, lançado em 1999. Também famoso é o Ministério de Louvor da igreja, com o mesmo nome, que lançou vários álbuns (o primeiro em 1993), e a banda The Lion's Face. O PVN mantém a Escola Ministerial de Música, criada em 1995, o Seminário Vida Nova, inaugurado em 1997, a Escola Ministerial de Artes (EMART), inaugurada em 2004, e o Centro de Cidadania Vida Nova (CCVN), prestando diversos serviços para a população, em atividade desde fevereiro de 2006. Em 2006, o PVN recebeu o Prêmio TOP OF MIND, por ser eleita a denominação mais lembrada do Rio de Janeiro nos anos de 2005/2006.
Apresentador do programa Projeto Vida Nova na TV, Ap. Ezequiel é autor de vários livros, como Benção da Prosperidade, Projeto Ari e Alianças Erradas. É membro do Conselho Interdenominacional dos Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB), do qual fez parte da Diretoria, e do Conselho de Ministros Evangélicos do Rio de Janeiro (COMERJ), que presidiu por quatro anos, dirigindo a Marcha para Jesus no Rio de Janeiro em 2005. Recebeu a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em 2002. Foi reconhecido Apóstolo pelo Conselho de Pastores do Projeto Vida Nova em 2005.
Ezequiel foi eleito Deputado Federal pelo Rio de Janeiro em 2014 pelo Partido Solidariedade (SD). Em dezembro de 2015, aceitou assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, mas foi exonerado da secretaria em razão de suas declarações consideradas homofóbicas, e reassumiu o mandato em fevereiro de 2016. Entre 2015-2016 foi filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), indo depois para o Partido Trabalhista Nacional (PTN), permanecendo como titular e suplente de várias comissões da Câmara dos Deputados. No Podemos (PODE), antigo PTN, concorreu à reeleição em 2018, mas não foi reeleito.
Pra. Márcia é presidente do Ministério Mulheres Comprometidas e atuou como Vereadora do Rio de Janeiro: assumiu seu primeiro mandato entre 2004-2008, pelo Partido da República (PR), período em que Ezequiel foi assessor-chefe de seu gabinete. Em 2008, Márcia ficou na suplência; assumiu uma vaga em 2011; em 2012, permaneceu como primeira suplente, vindo a assumir a vaga. Foi candidata em 2016, pelo Partido Social Democrático (PSD). Também é autora de O que não é para sempre e apresentadora do programa de TV Tô com a Márcia!.
Em 2020, Apóstolo Ezequiel foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a pagar uma indenização de R$ 100 mil em benefício da população LGBTI+ do Rio, por suas declarações à imprensa em 2016 nas quais dizia acreditar na "cura gay" e comparava a homossexualidade a doenças como Aids e câncer. Em 2022, Ezequiel e Márcia foram condenados por improbidade administrativa pela 4ª Câmara Cível do Rio.
Veja fotos do Ap. Ezequiel em Fotos Apostólicas 3 e Fotos Apostólicas 4.
Endereço Sede: Rua Padre Roser, nº 224 – Vila da Penha – Rio de Janeiro/RJ
CONAVIN: Rua Ferreira Cantão, 75 – Irajá – Rio de Janeiro/RJ
Seminário Vida Nova, EMART e Escola de Música: Av. Monsenhor Félix, nº 538 – Irajá – Rio de Janeiro/RJ
CCVN: Rua Padre Roser, nº 146 – Irajá – Rio de Janeiro/RJ
Site: http://www.projetovidanova.com/
Twitter: @apezequiel
Página: https://www.facebook.com/projetovidanovadeiraja
http://www.facebook.com/deputadoezequielteixeira
http://www.facebook.com/pramarciateixeira/

Valdemiro Santiago de Oliveira (02/11/1963; Palma/MG) – Apóstolo da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), com sede mundial em São Paulo/SP, fundada em 9 de março de 1998. A IMPD tem cerca de seis mil igrejas, presente em todos os estados brasileiros e na África do Sul, Angola, Argentina, Canadá, Colômbia, Equador, EUA, Filipinas, Guiana Francesa, Guiana Inglesa, Guiné-Bissau, Itália, Japão, México, Moçambique, Paraguai, Portugal, Reino Unido, São Tomé e Príncipe, Suriname e Uruguai.
Casado com a Bispa Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, tem duas filhas (Pra. Rachel e Juliana) e dois netos. Convertido aos dezesseis anos, em 1976, Valdemiro foi obreiro, pastor e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), onde atuou por dezoito anos. Foi um dos bispos mais influentes na década de 1990, e cotado como sucessor de Edir Macedo. Foi enviado pela igreja para Moçambique, atuando na liderança da IURD e em ações sociais. Em maio de 1996, sofreu um naufrágio com outros pastores, e relata que foi milagrosamente salvo. De volta ao Brasil, serviu como bispo em Sorocaba/SP, mas sua relação com a liderança da IURD se desgastou e por discordar dos rumos da igreja, deixou a denominação. Dias depois, fundou a IMPD em Sorocaba, com dezesseis pessoas; dois meses depois já inaugurou o segundo templo, em Recife. Em 2000, a sede da Igreja Mundial do Poder de Deus se mudou para Pernambuco, retornando em 2002 para São Paulo. Em 2006, com seu crescimento, se instalou no Templo dos Milagres, com 18 mil metros quadrados. Além da atual sede no Grande Templo dos Milagres, com vinte e cinco mil membros, alterna as principais reuniões com o seu maior templo, a Cidade Mundial dos Sonhos de Deus. Inaugurada em 2011, com capacidade para cento e cinquenta mil pessoas, em um espaço de duzentos e quarenta mil metros, a Cidade Mundial é um dos maiores templos do mundo.
A igreja mantém o jornal Fé Mundial, a revista Avivamento Urgente, programas de rádio e TV. Em agosto de 2008 fizeram uma parceria com o Grupo Bandeirantes, assumindo vinte e duas horas de programação da Rede 21; entretanto, em 2013, após crise financeira perdeu diversos dos seus horários de televisão. Também mantém a Associação Mundial de Assistência Social (AMAS), destinada à assistência de crianças de rua, presidida pela Bispa Franciléia. Valdemiro é autor de vários livros, como O Grande Livramento e Sê Tu uma Benção, compositor e cantor, com álbuns gravados. Recebeu a unção de apóstolo em 23 de dezembro de 2006, pelo Bispo Josivaldo Batista e um grupo de bispos da IMPD.
Em 2003, Valdemiro foi preso durante uma blitz em Sorocaba, por levar uma escopeta, duas carabinas e munição. Mais armas e munição foram apreendidas em sua casa. O então bispo alegou que as armas eram de caça e estavam sendo levadas para um amigo. Em 2012, uma reportagem da Rede Record, propriedade do Bispo Macedo, realizou denúncias contra ele, acusando-o de desviar dízimos e ofertas da igreja, enriquecendo ilicitamente. Também foi um dos líderes evangélicos a receber o passaporte diplomático, com sua esposa, em 2012, entregues nos primeiros meses do governo Dilma. Em 2013, foi mencionado pela Revista Forbes como um dos cinco pastores mais ricos do Brasil, com uma fortuna de 220 milhões de dólares. Em 2016, a Justiça mandou que o casal Santiago devolvesse os passaportes diplomáticos. Em 8 de janeiro de 2017, durante culto da manhã na sede da Mundial, Ap. Valdemiro foi esfaqueado, com dois golpes no pescoço, por um suposto membro da Mundial. Santiago foi hospitalizado e levou 25 pontos. Poucos dias depois, em 18 de janeiro, Valdemiro foi resgatado após o barco em que estava sofrer pane elétrica e ficar 15 horas à deriva, na região de Ilha Bela/SP.
Grande Templo dos Milagres: Rua Carneiro Leão, nº 439 – Brás – São Paulo/SP
Cidade Mundial dos Sonhos de Deus: Rua Benedito Fernandes, nº 280 (Largo Socorro) – Santo Amaro – São Paulo/SP
Site: www.impd.com.br/
Twitter: @apvaldemiro
@impd_oficial
@bispafrancileia
Página: http://www.facebook.com/impdoficial
http://www.facebook.com/apvaldemirooficial
http://www.facebook.com/bispafrancileia


<< Paulo Tércio Silva, Paulo de Tarso Fernandes, Gláucio Coraiola e Rina Seixas
<< Marcel Alexandre da Silva, José Ildson Viana Barbosa, Marco Thomazi, Osvaldo Bertoni e Delmir Bolzan

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página