Pesquisar

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 12


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos os apóstolos Paulo Ferreira Ventura, Presidente da Igreja Apostólica do Evangelho Pleno, Francisco Morilha Júnior, Presidente da Igreja Apostólica Castelo Forte, Luiz Carlos Olivetti, Presidente da Igreja Apostólica Projeto Ide, Mauri Trevisan, Presidente da Igreja Apostólica Ministério Resgate, João Staub, Presidente da Igreja Verbo Vivo – Igreja em Células.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 12

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Paulo Ferreira Ventura (01/04/1949; Recife/PE) – Apóstolo da Igreja Apostólica do Evangelho Pleno (IAEP), com sede internacional no Rio de Janeiro/RJ. A IAEP foi fundada em 1 de agosto de 1986 por um grupo de obreiros liderados por Paulo, como Igreja Central do Evangelho Pleno. Foram estabelecidas igrejas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Equador, Colômbia, Canadá, Cuba, Portugal, Bélgica e Uruguai. A primeira filial no exterior (em Toronto/Canadá) foi aberta ainda em 1986. A igreja mantém o Seminário e Instituto Bíblico Shalom. Fundador e Presidente da Rede Apostólica e Profética do Evangelho Pleno - Conquistadores do Reino
Casado desde 1973 com Apóstola Cosma Silva Ventura (20/04/1953; Rio de Janeiro/RJ), tem quatro filhas (as pastoras Raquel, Márcia, Alice e Ana Paula) e sete netos. Criado no Rio de Janeiro, Paulo converteu-se aos 20 anos, em 1969, abandonando o espiritismo. Foi Sargento do Exército Brasileiro, de 1969 à 1975, pesquisador na AC Nielsen, de 1975 à 1979, e gerente de Vendas na SO Frutas, de 1984 à 1986. Ordenado ao ministério pastoral em 10 de junho de 1973, Paulo serviu como pastor metodista wesleyano, antes de fundar a Evangelho Pleno. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Pentecostal, e possui Mestrado e Doutorado pelo Shalom Bible College, da Pensilvânia. Recebeu o título de Doutor honoris Causa pela FATEF em 2014. Cosma é formada em Direito na Universidade Gama Filho. Em 2018, foram recebidos como membros da Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL).
Paulo foi reconhecido ao ministério apostólico em 2002 pelo Apóstolo Oscar Zamudio, em uma conferência na Igreja do Evangelho Pleno em Taubaté/SP. É autor de alguns livros, como Evangelismo é a resposta e A cura pela Fé. Cosma é compositora e autora de O Esplendor do Ministério Profético.
A rede apostólica foi criada em 2007 para substituir a Convenção Geral das Igrejas do Evangelho Pleno, modernizando sua estrutura para agilizar os programas das igrejas locais. Em sua nova visão, as igrejas tornaram-se autônomas, com exceção das igrejas que tinham templo próprio pertencente à Convenção, e assumiram suas responsabilidades administrativas e eclesiásticas. Com isso, as igrejas locais puderam se desenvolver com mais celeridade e abrir novos trabalhos em suas áreas. Além da cobertura às Igrejas Apostólicas do Evangelho Pleno e a outras igrejas em aliança, em mais de sete nações, a Rede do Evangelho Pleno oferece seminários, estudos, escolas ministeriais, envio de missionários, encontros de redes celulares, e outros trabalhos, além de uma conferência anual (em 2018, realizaram a 20º Convenção da Rede Apostólica) para alinhamento ministerial. Estão aliançados com as redes ROAR, no Peru, liderada pelo Apóstolo Samuel Arboleda, paternidade do Ap. Ventura, e com a IMPACT Network, liderada pelo Apóstolo John Eckhardt.
A Igreja Apostólica do Evangelho Pleno conta com outros apóstolos: Alice Ventura (Meiér), Rogério Carvalho (Tremembé), Marilena Campos (Ubatuba), Waldir Lourenço (Guaratinguetá), Lúcio Mauro Alves (Taubaté), Adilson José (Aparecida), Therezinha Soubre (Miraí), João Barbosa (Macaé), Helena Ramires (Maricá), André Bertulino (Potim) e Marcell Rosa (Uruguai). Welly Sierra é o líder da antiga IEAP de Taubaté. Paulo Ventura já reconheceu alguns líderes ao ministério apostólico, como Ernestina Diogo Matias.
Veja fotos do Apóstolo Paulo em Fotos Apostólicas 3.
Endereço Sede: Rua Adolfo Bergamini, nº 346 – Méier – Rio de Janeiro/RJ
Facebook: http://www.facebook.com/appauloventura
http://www.facebook.com/cosma.ventura
Página: http://www.facebook.com/apostolopauloventura/

Francisco Morilha Júnior
(12/04/1966; São Paulo/SP) – Apóstolo da Igreja Apostólica Castelo Forte em Cajamar/SP, fundada em 26 de junho de 1997. A Castelo Forte também está presente em Santana de Parnaíba.
Casado desde 9 de janeiro de 1988 com a Apóstola Sílvia Lacerda Figueiredo Morilha (02/09/1960; São Paulo/SP), tem dois filhos (Suzana e Samuel). Morilha é Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manuel da Conceição em 1993 e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2013, e Mestre em Ciências da Religião também pela Mackenzie em 2015. Sílvia formou-se em Pedagogia pela Mackenzie em 1993.
Morilha foi consagrado ao ministério pastoral em maio de 1993. Formou-se no Instituto de Especialização Shekinah em 1996, e no mesmo ano foi ungido pastor, preletor e ministrador da Missão Evangélica Shekinah. Em 2000, foi ungido pastor e mestre pelos apóstolos Jesher Cardoso, Reinaldo Moraes e Willy. Em junho de 2003 foi reconhecido como profeta no Congresso Apostólico Latino Americano Explosão Apostólica 2003 em San Jose/Costa Rica. Francisco e Sílvia foram ungidos apóstolos em março de 2004, pelo Apóstolo Jesher Cardoso.
Francisco foi membro do Conselho Diretor da Rede Apostólica da Aliança (RAA), presidida pelo Apóstolo Jesher Cardoso, sua paternidade espiritual. Foi professor de vários institutos bíblicos, inclusive no Instituto de Especialização Shekinah, ensinou Batalha Espiritual, Eclesiologia, História Eclesiástica, Teologia Histórica, Teologia Sistemática, Filosofia, Ética e Cidadania. É autor de Definições e princípios da batalha espiritual, além de outros textos não publicados. É membro do Conselho de Pastores de Cajamar, do qual já foi presidente. Em 2020, Ap. Morilha recebeu o título de Cidadão Cajamarense.
Endereço: Rua Antônio Carlos Paiva Camelo, nº 121 - Polvilho - Cajamar/SP
Facebook: http://www.facebook.com/francisco.morilhajunior
http://www.facebook.com/silvia.morilha.90
Página: http://www.facebook.com/igrejacasteloforte/

Luiz Carlos Olivetti – Apóstolo da Igreja Apostólica Projeto Ide, com sede em São Paulo/SP. A igreja foi fundada em 27 de julho de 1987, como Congregação Jesus é o Senhor. Um movimento evangelístico jovem na igreja, chamado de Projeto Ide, resultou em crescimento, e na mudança de nome para Congregação Jesus é o Senhor "Projeto Ide". Depois da unção apostólica, através do Apóstolo Jesher Cardoso, a igreja mudou para o nome atual. O Projeto Ide também iniciou igrejas em Grajaú (hoje emancipada), Jardim Paranapanema e em Maceió/AL.
Casado desde 31 de outubro de 1987 com a Apóstola Estela Perez Olivetti (10/11/1962; São Paulo/SP), tem três filhas (Vésper, Angelita e Danielle). Formada em Administração de Empresas, Estela é gerente administrativa do Projeto Ide, responsável pela Intercessão, Departamento Infantil, e assessoria nos demais departamentos da igreja. A igreja mantém vários trabalhos na área social, como cursos profissionalizantes gratuitos e distribuição de cestas básicas.
Luiz e Estela são membros da Rede Apostólica da Aliança (RAA), debaixo da paternidade do Apóstolo Jesher Cardoso.
Endereço Sede: Rua José Alves Moreira, nº 73 – Vila Damasceno – São Paulo/SP
Site: www.projetoide.org.br/
Twitter: @projetoide
Facebook: http://www.facebook.com/apolivetti
http://www.facebook.com/estela.perezolivetti
Página: http://www.facebook.com/projetoide

Mauri Trevisan (20/06/1948; Monte Aprazível/SP) – Apóstolo da Igreja Apostólica Ministério Resgate (IAMIR), com sede em Barretos/SP, fundada em 8 de agosto de 1992. A IAMIR possui mais quatro igrejas em Barretos, além de Bebedouro, Colina, Embaúba, Franca, Guaraci, Monte Aprazível, Monte Azul Paulista, Nipoã, Olímpia, São José do Rio Preto, Tanabi/SP, Frutal, Planura/MG, Costa Rica/MS, Novo Mutum/MT, Talara/Peru, Malawi e Moçambique.
Casado desde 25 de setembro de 1971 com a Apóstola Márcia D. Pavani Trevisan (30/06/1949; Nova Granada/SP), tem três filhos (Pr. Murilo, Pr. Leonardo e Pr. Lucas). São membros da Rede Apostólica da Aliança, debaixo da paternidade do Apóstolo Jesher Cardoso.
Professores, Mauri e Márcia lideraram um grupo em casa da Igreja Presbiteriana do Brasil Central em Barretos no início dos anos 90. Pretendiam se mudar para São José do Rio Preto/SP, para os filhos estudarem ali, mas ao participarem de um culto da Assembleia de Deus, receberam direção do Senhor para não saírem de Barretos. Passaram a buscar mais a Deus, a se envolver na renovação e batalha espiritual, e receberam o batismo no Espírito Santo em São Paulo. Com um maior mover do Espírito Santo em seu meio, foram convidados pelo seu pastor a formar uma congregação de caráter mais avivado no quiosque do casal; algum tempo depois esse grupo de irmãos foi convocado pelo conselho da igreja a uma reunião, em que foram expulsos quatorze membros da igreja, por vários motivos, entre eles o pentecostalismo. Receberam apoio de alguns pastores do Presbitério Regional da Igreja Presbiteriana do Brasil, que deu cobertura ao novo trabalho por um tempo. Receberam a direção de Deus, e com a benção da denominação, a igreja se desligou da IPB. Algum tempo depois, filiaram-se a Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana (IECP). Foram apresentados ao Presbitério da IECP em São Paulo, e em março de 1993 Mauri foi ungido pastor da IECP.
Em 1995, iniciaram a Festa do Cristão no Parque do Peão. Em 1999 iniciaram o mover celular. Na mesma época, Pr. Mauri foi eleito Presidente do Presbitério da IECP, e teve que viajar pelas igrejas, algumas bem distantes de Barretos. Abriram várias igrejas em cidade próximas e começaram a sentir a direção do Senhor, e receber confirmações, de trabalharem em um presbitério próprio. Depois de deixar de ser o presidente do Presbitério da IECP, seguindo direção do Senhor, em 2002 saíram da IECP. Mauri e Márcia fundaram o Presbitério IAMIR e receberam a unção apostólica através do Apóstolo Jesher Cardoso. Depois, na Costa Rica, receberam o reconhecimento apostólico na Coalizão Apostólica Latinoamericana através do Apóstolo Rony Chaves.
Autor de Uma Vida bem Vivida, Mauri é biólogo, especialista em apicultura, e preservacionista. Defensor do meio ambiente, cooperador do Greenpeace, é autor de dezenas de filmes para TV com princípios ecológicos e fornece assessoria científica para a Polícia Ambiental. É proprietário do Hotel Ecológico Canaã. Em 1976, tornou-se professor universitário na Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), onde leciona até hoje. Em janeiro de 1989 assumiu a diretoria da Faculdade de Ciências (FACIBA), onde permaneceu até janeiro de 1994. Foi candidato a Prefeito de Barretos em 2004 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em Barretos, e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Também foi presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Barretos por vários anos. Em 2019, Mauri recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Dia Internacional do Meio Ambiente.
A IAMIR apoia vários missionários e pastores na Albânia, Jordânia, México, Sudão e Moçambique, além de trabalhos evangelísticos no Sertão Nordestino. Desde 2017, ampliaram o trabalho em Moçambique, com evangelização em dezenas de cidades, programa de alfabetização de crianças, programa de fabricação de pães caseiros para alimentar o povo nas comunidades mais pobres do país. Adquiriram um terreno na região de Beira, onde será construída a sede da IAMIR em solo africano. A igreja também mantém o Instituto Resgate de Ensino (IRDE) e a Creche Formiguinha
Endereço Sede: Avenida Pedro Paulo de Souza Nogueira, nº 60 – Nogueira – Barretos/SP
Site: www.iamir.com.br/
Twitter: @iamirbarretos
Facebook: http://www.facebook.com/marcia.trevisan.96
Página: http://www.facebook.com/iamiroficial/
http://www.facebook.com/hotelecologicocanaa/

João Staub
(01/08/1966; Guarulhos/SP) – Apóstolo do Ministério Verbo Vivo – Igreja em Células, sediada em Guarulhos/SP, e da Rede Apostólica Ministerial Siloé (RAMIS). Igreja em células, a Verbo Vivo possui dez núcleos em Guarulhos, cinco em São Paulo e um em Itaquaquecetuba.
Casado desde 18 de julho de 1992 com a Pastora Erika Veingertner Staub, tem três filhos (Flávia, Davi e Lívia). João está no ministério há mais de vinte anos. É autor de Primícias - A Honra da Igreja Sacerdotal, Reconhecendo a Mão de Deus e Caminhos de Comunhão. É membro do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Guarulhos (COMEG), do qual já foi parte da diretoria.
João foi reconhecido ao apostolado em 5 de maio de 2006, na Conferência Líder que Transforma na Embaixada Sara Nossa Terra em Brasília/DF, junto com vários outros apóstolos, como Marcel Alexandre, José Ildson, Lamartine Posella, Paulo Henrique Oliveira, José Levi Machado Domingos, Rivanda Alves e José Carlos Lins.
A Verbo Vivo mantém o Treinamento Ministerial Siloé, a Casa Judá e a Escola de Música Verbo Vivo, e realiza anualmente o Céu na Cidade, desde 2013, reunindo milhares de pessoas, para arrependimento, solidariedade e adoração.
Veja fotos do Apóstolo Staub em Fotos Apostólicas 1, de sua unção apostólica, e Fotos Apostólicas 2.
Endereço Sede: Rua Dona Antônia, nº 593 – Gopoúva – Guarulhos/SP
Site: www.verbovivo.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/joao.staub
http://www.facebook.com/erika.staub.35
Página: http://www.facebook.com/VerboVivoMVV


<< Ronaldo Moreira de Faria, Rafael Ortiz, Ricardo Marciano, Luiz Scultori Jr e Fernando Guillen
>> Maurício Cundari Marques, Miguel Thomaz, Lamartine Posella, Joaquim José Júnior, Renan Santiago

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página