Pesquisar

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 21


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos os apóstolos José Monteiro, Gilmar Britto de Souza, Amsterdam Leitão, Elionaldo Costa, Sandro Nahmias e Marco Túlio Almeida. São alguns dos apóstolos do Ministério Internacional da Restauração e 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova. Osvaldo Nascimento, Alexandre do Carmo e Jair Amaral Júnior, até a publicação deste artigo, também exerciam essas funções.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 21

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

José Monteiro (16/03/1970; Manaus/AM) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM, fundado em 19 de julho de 1992, presidido pelos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Casado desde 29 de dezembro de 1994 com a Apóstola Francilene (Lene) Barnabé Monteiro (24/05; Manaus/AM), tem uma filha (Débora). Monteiro foi jogador de futebol, sendo conhecido como Marquito. Atuou na Chapecoense, e ganhou o Campeonato Catarinense de 1996, mas renunciou sua carreira no esporte para se dedicar ao ministério. Lene era representante comercial no ramo de Indústria Farmacêutica, e cursou Comunicação Social no Centro Universitário Nilton Lins. Moraram cinco anos em Santa Catarina, onde iniciaram o programa Atletas de Cristo, e colaboraram para o desenvolvimento da Comunidade Cristã de Chapecó. Cursaram a Escola de Pastores do MIR e foram ordenados ao ministério pastoral em 7 de fevereiro de 2005. Fazem parte da 1º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Aps. Monteiro foram os líderes da Rede Isaque e Rebeca (RIR, Rede de Solteiros) do MIR, criada em novembro de 2009, pelo Ap. Renê. No início de 2012, passaram a fazer parte do Quíntuplo que coordenava a Rede Juvenil do MIR, criada em 1999, debaixo dos Apóstolos Renê e Ana Marita, que se tornaram os líderes da Rede. Também foram líderes do Ministério de Louvor Filhos da Honra e do Ministério Geração JUMP. Em 26 de dezembro de 2013, foram legitimados pelo Apóstolo Renê como Coordenadores da Rede Juvenil e líderes do Projeto JUMP (Jovens em Unidade Multiplicando Poder), estratégia do M12 voltada aos jovens. Lene é autora de Guardar o Coração.
Monteiro foi ungido apóstolo em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília; Lene foi ungida apóstola em 7 de junho de 2011, no MIR. Supervisionam as igrejas na Visão Celular no Modelo dos Doze no Tocantins, algumas cidades no Sul do país, no Oeste baiano, desde 2011, Pernambuco, e desde 2018 Mato Grosso do Sul. Atualmente lideram o MIR Parque 10 (MIRP10), fundado em maio de 2021.
MIR Sede: Estrada da Ponta Negra, nº 5001 – Santo Agostinho – Manaus/AM
MIRP10: Avenida Gabriel Córrea Pedrosa, nº 180 – Parque 10 – Manaus/AM
Site: http://www.mir12.com.br/
https://mirp10.com/
Facebook: http://www.facebook.com/apmonteiro12
Página: http://www.facebook.com/apmonteirooficial/
http://www.facebook.com/mirparque10/
http://www.facebook.com/ProjetoJUMP/

Gilmar Britto de Souza (11/05/1969; Manaus/AM) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM, fundado em 19 de julho de 1992, presidido pelos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Casado desde 31 de janeiro de 1993 com a Apóstola Ana Márcia Souza (20/09/1970; Manaus/AM), tem quatro filhas (Ana Belisa, Ana Carolina, Ana Melina e Ana Gabriela). É ministro de louvor, arranjador, compositor e cantor. De família evangélica, Gilmar aprendeu a tocar violão e flauta aos seis anos, e piano aos dezesseis. Estudou música sacra por dois anos e meio no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro. Formou-se em Teologia pela Faculdade Executive de Educação e Teologia do Amazonas (FAEETAM) em 2011. Ana Márcia formou-se em Magistério no Ensino Médio, fez Faculdade de Pedagogia e estudou Educação Cristã no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Eram membros da Igreja Batista Memorial de Manaus quando o Pr. Renê Terra Nova a assumiu, e foram membros fundadores do MIR em 1992. Gilmar foi ordenado ao ministério pastoral em 31 de março de 1999, e Ana Márcia em 25 de novembro de 2001, como primeira pastora levita do Brasil. São os líderes do Ministério de Louvor do MIR. Fazem parte da 1º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Gilmar responde por toda área musical do ministério como pastor da Rede de Louvor e Adoração, pastoreando músicos vocacionados, além de liderar os Encontros de Levitas promovidos pelo MIR em Manaus, no Brasil e nas nações. Representante do Brasil na Festa dos Tabernáculos em Jerusalém, é um dos cantores oficiais da International Christian Embassy of Jerusalem (ICEJ, Embaixada Cristã Internacional em Jerusalém). Atuou na Suíça como cantor e pianista e participou em 1998 do Congresso de Louvor em Bogotá. Diretor do selo Shofar Music, lançado em 2000, através do qual tem 19 álbuns gravados, inclusive em hebraico e espanhol. Também tem participações em diversos álbuns, do MIR, da ICEJ e de outros ministros, como Ludmila Ferber e Diante do Trono. É registrado na Ordem dos Músicos do Brasil na modalidade Canto e Piano Clássico. Ana Márcia participou da gravação de diversos álbuns, sendo dois em parceria com seu esposo, além de um álbum solo, e é autora de alguns livros, como Mulheres que Louvam e Restaurando o Altar da Adoração. Trabalha com o Côro e a Orquestra do MIR administrando a parte musical e de figurinos dos levitas. Além dos Encontros, o casal ministra a Escola de Música e Adoração e a Escola de Adoradores Servos do Altar. Em 2018, Ap. Gilmar iniciou a Escola de Adoração online e atualmente é professor no CFNI Manaus.
Ambos foram ungidos apóstolos no MIR em Manaus: Gilmar em 7 de junho de 2010; e Ana Márcia em 7 de junho de 2011.
[Veja uma foto minha com o Apóstolo Gilmar e em Fotos Apostólicas 5.]
MIR Sede: Estrada da Ponta Negra, nº 5001 – Santo Agostinho – Manaus/AM
Shofar Music: Avenida Joaquim Nabuco, 2039 – Centro Manaus/AM
Site: http://www.mir12.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/gilmar.brittomusic
http://www.facebook.com/anamarcia.souza.1

Francisco Amsterdam Leitão (07/08/1973; Fortaleza/CE) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM, fundado em 19 de julho de 1992, presidido pelos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Técnico em Agropecuária pelo Colégio Piamarta Aguanambi em Fortaleza e em Enfermagem pela Escola de Saúde do Exército (EsSex) no Rio de Janeiro, Amsterdam foi Sargento do Exército de dezembro de 1994 a maio de 1999. Salvo em março de 1993, formou-se em Teologia no Seminário Evangélico Utilitário para Líderes (SEUL), em 1997, e foi ordenado ao ministério pastoral em 31 de março de 1999. Tem dois filhos.
Amsterdam faz parte da 2º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova. Foi legitimado apóstolo em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze no MIR em Manaus/AM.
MIR Sede: Estrada da Ponta Negra, nº 5001 – Santo Agostinho – Manaus/AM
Site: http://www.mir12.com.br/

Elionaldo Ferreira Costa (18/11/1964; Feira de Santana/BA) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM, fundado em 19 de julho de 1992, presidido pelos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Casado com a Apóstola Jeruza Cerqueira Lima Costa, tem três filhos. Amigo de infância do Ap. Renê Terra Nova, Elionaldo já foi secretário do Apóstolo. Atuou como responsável pela realização do Encontro de Servos, e cobre igrejas na Visão Celular no Modelo dos Doze em várias cidades e na Itália, como coordenador internacional para o M12. Em abril de 2015, Elionaldo e Jeruza iniciaram a Setorial MIR Centro-Leste, desde 2019 MIR Águas Claras. Fazem parte da 1º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Ambos foram ungidos apóstolos no MIR em Manaus: Elionaldo em 7 de junho de 2010; e Jeruza em 7 de junho de 2011.
MIR Sede: Estrada da Ponta Negra, nº 5001 – Santo Agostinho – Manaus/AM
MIR Águas Claras: Rua Jardim América, nº 181 – Águas Claras – Novo Aleixo – Manaus/AM
Site: http://www.mir12.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/elionaldo.costa
http://www.facebook.com/jeruza.kosta
Página: http://www.facebook.com/igrejabatistaguasclaras/

Sandro Nahmias Melo
(19/05; Manaus/AM) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM, fundado em 19 de julho de 1992, presidido pelos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Casado desde 18 de novembro de 2000 com a Apóstola Tennessa Alexandra Matos Nahmias Melo (27/08/1973; Manaus/AM), tem dois filhos (Samuel e Isaac). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas em 1993, no ano seguinte Sandro foi incluído na Galeria de Honra da Faculdade de Direito do Amazonas, primeiro colocado no exame da OAB/AM, com a maior pontuação obtida em exame da Ordem, e recebeu o Prêmio Professor José Lindoso, pelo segundo maior coeficiente de rendimento acumulado entre os formandos da Faculdade de Direito. É Mestre (1999) e Doutor (2002) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também realizou pós-doutorado em Direito na Faculdade de Direito da USP em 2022. Foi ungido pastor no MIR em 16 de julho de 2006. Tennessa é membra do MIR desde 1998, onde teve atuação intensa nos grupos familiares. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Nilton Lins, foi voluntária no Instituto Amazônia Viva. Fazem parte da 2º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Dr. Nahmias ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11ª) em 1994, e serviu em várias cidades do interior do Amazonas. Quando Titular da Vara do Trabalho de Humaitá, recebeu o título de Cidadão Humaitaense em 2011. Atualmente é Juiz Titular da 17ª Vara do Trabalho de Manaus e da Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo. Professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, professor decano do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito Ambiental da UEA, é precursor de obras sobre Direito Ambiental, Constitucional e do Trabalho. Entre suas obras, estão Meio ambiente do trabalho: Direito Fundamental, O Direito ao Trabalho da Pessoa Portadora de Deficiência: Ação afirmativa e Princípios de Direito Ambiental do Trabalho. Em 2016 recebeu a Medalha Professor Roberto dos Santos Vieira, por sua contribuição ao desenvolvimento do Curso de Mestrado em Direito Ambiental da UEA. Foi presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 11ª Região (AMATRA XI), que abrange Amazonas e Roraima, nos biênios 2015-2017 e 2019-2021. Dr. Nahmias foi o primeiro amazonense a se tornar membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), em 2017, na cadeira nº 20. Em 2021, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Escola Judicial do TRT da 11ª Região. Em 2022, medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau Oficial, do TRT da 11ª Região; certificado de homenagem especial a membro do Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT da 11ª Região e Certificado de Elogio da Corregedoria do TRT da 11ª Região. Em 2023, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Escola Judicial do TRT da 11ª Região e a Ordem do Mérito Jus et Labor, no grau de Oficial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Ambos foram ungidos apóstolos no MIR em Manaus: Sandro em 7 de junho de 2010; e Tennessa em 7 de junho de 2011. Entre outubro de 2012-2016, foram supervisores da Visão Celular no Modelo dos Doze no Amapá.
[Veja uma foto minha com o Apóstolo Sandro.]
MIR Sede: Estrada da Ponta Negra, nº 5001 – Santo Agostinho – Manaus/AM
Site: http://www.mir12.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000714240873
http://www.facebook.com/tennessa.matos

Marco Túlio Santana de Almeida
(18/12/1957; Centralina/MG) – Apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM, fundado em 19 de julho de 1992, presidido pelos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Casado com a Apóstola Marineth Pereira de Sousa Almeida (16/12/1956; Balsas/MA), têm três filhos (Marco Túlio Filho, Marcelo e Carolina) e quatro netos. Túlio morava em Brasília, quando recebeu o chamado do Senhor para ir a Manaus, onde conheceu o MIR. O casal cursou a Escola de Pastores do MIR e foram ungidos ao ministério pastoral em 16 de julho de 2006. Fizeram parte da 2º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova no MIR.
Túlio foi ungido apóstolo em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze no MIR em Manaus/AM, e enviado para liderar o MIR em Salvador/BA, fundado em 2000. Marineth foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM. Tornaram-se parte da Equipe M12 da Bahia. Túlio recebeu o título de Cidadão Soteropolitano em 2012.
Em 24 de janeiro de 2021, após 11 anos de pastoreio, Apóstolos Túlio e Marineth se despediram do MIR Salvador, que desde então é liderado pelos Apóstolos Luciano e Simone Moura, e voltaram para Manaus.
MIR Sede: Estrada da Ponta Negra, nº 5001 – Santo Agostinho – Manaus/AM
MIR Salvador: Estrada Velha de Campinas de Pirajá, Km 6, S/N – Salvador/BA
Site: http://www.mir12.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/apostolotulioalmeida.almeuda
http://www.facebook.com/marineth.almeida.5
Página: http://www.facebook.com/mirsalvadoroficial/

Osvaldo Pinheiro do Nascimento
(30/08/1951; Lábrea/AM) – Apóstolo da Missão Internacional Amazônia para Cristo (MIAC), sediado em Manaus/AM, fundada em 2012. A MIAC também está presente em Itacoatiara e Careiro/AM.
Casado desde maio de 1981 com a Apóstola Marília dos Santos Nascimento (09/02/1954; Boa Vista/RR), tem dois filhos (Samuel e Talísia) e dois netos. Osvaldo foi seminarista no Seminário Salesiano Domingo Sávio em Manaus e em Belém, estudando para ser padre. Estudou música no Seminário Salesiano, canto coral e regência pela FUNART, aprendendo a tocar sax e clarinete. Converteu-se em novembro de 1970 em Manaus. Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico de São Paulo em 1985. Trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) durante 23 anos, conhecendo todos os municípios amazonenses. Foi ordenado ao ministério pastoral em 31 de março de 1999 no Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM. Marília estudou no Seminário Batista Regular do Amazonas, formou-se em Relações Públicas e Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas e prestou assessoria na área de Relações Públicas na realização dos eventos do MIR. Foi ordenada ao ministério pastoral em 21 de maio de 2000, no 1º Congresso da Rede de Mulheres. Fizeram parte da 2º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Osvaldo realizou o trabalho de missões no interior do Amazonas dando cobertura na Visão Celular no Modelo dos Doze às igrejas locais, e também foi Supervisor da Visão Celular no Modelo dos Doze no Amapá. Atuou como Secretário de Comunicações da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (OMEAM). Osvaldo e Marília receberam o título de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Amazonas em 2009.
Ambos foram ungidos apóstolos no MIR: Osvaldo em 7 de junho de 2010, e Marília em 7 de junho de 2011.
Em 11 de outubro de 2012, Ap. Renê anunciou o desligamento do Ap. Osvaldo Nascimento do MIR, para seguir seu desejo de ser missionário. Atualmente, também trabalham com a Missão Vale da Amazônia, sediada em Iradunba/AM, que atua entre ribeirinhos e indígenas.
Endereço Sede: Rua Armindo Alzier, n° 1706 - Santo Antônio - Manaus/AM
Facebook: http://www.facebook.com/osvaldopinheirodo.nascimento
http://www.facebook.com/marilia.nascimento.739

Alexandre do Carmo
(22/11; Rio de Janeiro/RJ) – Apóstolo na Igreja Aliança Evangélica em Manaus/AM, presidida pelo Apóstolo Teté. Casado desde 15 de maio de 1993 com a Apóstola Elaíse do Carmo (19/11).
Alexandre formou-se em Direito pela UniNorte em 2002, e em 2016 na Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) como Profissional Life & Career Coach, Profissional Executive Coach, Professional Master Coach, e Analista Comportamental e Inteligência Emocional, e pela Fundação Dom Cabral em Gestão Financeira, Contabilidade e Finanças, Custos e Despesas. Elaíse é formada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Saúde Pública pela UNIAMERICAS e em Epidemiologia pela FIOCRUZ, e Mestre em Saúde Pública pela UNINTER no Paraguai em 2016. Também é Coach em Inteligência Emocional pela FEBRACIS.
Alexandre atuou na Christian Vision, uma organização de ajuda humanitária inglesa, como diretor de projetos para Timor Leste (1999-2001), gerente de filial da Brazilian Express (2004-2006), gerente de logística do Grupo Simões (2006-2008) e diretor de operações da HR Logística (2007-2008). Elaíse também atuou na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), na implantação da prevenção de violências e acidentes em Manaus. Alexandre serviu como diretor administrativo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM (2009-2013), como mentor do Projeto Mover Urbano, um dos mentores do Projeto Governo do Justo e coordenador nacional do Projeto TN Flight (do avião do Ap. Terra Nova). Fizeram parte da 2º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova, até 2014.
Ambos foram ungidos apóstolos no MIR em Manaus: Alexandre em 7 de junho de 2010; e Elaíse em 7 de junho de 2011.
Atualmente, Ap. Alexandre desenvolve treinamentos para pastores, bispos e apóstolos da Igreja Aliança e da cobertura em Manaus e no Brasil. Atua como diretor executivo da Reconexão Soluções Inteligentes, desde 2015, ministrando sobre Inteligência Emocional por Princípios e Coaching Executivo por Princípios, e gerente de planejamento e custos na SC Transportes Ltda., desde 2016.
[Veja uma foto minha com o Apóstolo Alexandre.]
Endereço Sede: Rua Raul de Azevedo, nº 777 – Santo Antônio – Manaus/AM
Facebook: http://www.facebook.com/alexandre.docarmo.33

http://www.facebook.com/elaise.docarmo
Página: https://www.facebook.com/igrejaaliancaevangelica/
Jair Amaral de Andrade Júnior (18/12; Santarém/PA) – Foi apóstolo do Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus/AM, fundado em 19 de julho de 1992, presidido pelos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Casado desde setembro de 1999 com Augusta Mattos de Andrade, tem dois filhos (Vitória e João Victor). Formado em Anatomia Humana, Análises Clínicas, Citopatologia e Anatomia Patológica, Jair exerceu tais habilidades na corporação da Polícia Militar durante oito anos. Formou-se em Teologia em 1998 pelo Seminário Evangélico Utilitário para Líderes (SEUL), e foi ordenado ao ministério pastoral em 30 de março de 1999. Augusta foi salva em março de 1998, em culto do MIR, onde conheceu Jair. Foi ordenada pastora em julho de 2000, durante o I Congresso de Avivamento Juvenil da Rede Juvenil do MIR. Dirigiram o Culto da Brecha no MIR. Fizeram parte da 2º Equipe de 12 dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova.
Jair foi ungido apóstolo em 7 de junho de 2010, no MIR em Manaus. Atualmente, é empresário e jornalista, CEO do Portal JJ. Em 2022, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito pelo dia do jornalista da Câmara Municipal de Manaus. Aparentemente, não estão mais ligados ao MIR.
Facebook: http://www.facebook.com/augusta.mattos.5
Página: http://www.facebook.com/portaljjamaral/



Um comentário :

  1. Gostaria de saber o endereco da igreja el shamah em conquista, quero visita-la. Shalom agana elohim. Marcello. 8824-1707.

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página