Pesquisar

domingo, 25 de março de 2012

O que é um apóstolo?


O QUE É UM APÓSTOLO?
Uma breve declaração da International Coalition of Apostles

Introdução

A International Coalition of Apostles (ICA - Coalizão Internacional de Apóstolos]), fundada em 1999, agora conta com mais de 500 membros. A adesão requer a nomeação de pelo menos dois membros ativos da ICA, presumindo que apóstolos de mesmo nível são os mais qualificados para reconhecer outros apóstolos. Este tem sido quase sempre um processo subjetivo, pois a ICA nunca emitiu uma declaração oficial definindo os requisitos básicos esperados em um apóstolo bona fide. Respondendo a vários pedidos, tanto dentro como fora da ICA, que tal declaração devia ser formulada, este documento é uma tentativa para responder.


Definição

Um apóstolo é um dotado líder cristão, ensinado, comissionado, e enviado por Deus com autoridade para estabelecer o governo fundacional da Igreja dentro de uma designada esfera do ministério ao ouvir o que o Espírito está dizendo às igrejas e pondo as coisas em ordem, de acordo com a extensão do Reino de Deus.

Dons e Ministérios

Apóstolos, por definição, são a quem tem sido dado o dom espiritual de apóstolo pela graça de Deus. Este dom está listado entre muitos outros em 1 Coríntios 12. O mesmo capítulo, no entanto, indica que nem todos os que tem o mesmo dom têm o mesmo ministério, e nem todos os que tem o mesmo ministério tem a mesma atividade (veja 1 Coríntios. 12:4-6).

Entre os que tem o dom de apóstolo, alguns tem o ministério de apóstolo vertical. Isto significa que estão em uma posição de liderança apostólica sobre uma rede de igrejas e ministérios ou uma rede de pessoas que ministram em uma esfera de certa afinidade, como mulheres, ou oração, ou juventude, ou adoração, etc. Outros são apóstolos horizontais que tem um ministério de convocação e de conectar pares, como outros apóstolos ou pastores ou profetas, etc.

Alguns são apóstolos territoriais, a quem Deus deu autoridade cobrindo uma determinada área geográfica, como um bairro, uma cidade, um estado ou uma nação. Outros tem autoridade em uma área social, como governo, finanças, mídia, etc.

Muitos apóstolos ministram principalmente na igreja nuclear, congregações de crentes que se reúnem aos domingos, ou agrupamentos de tais congregações, enquanto que outros são principalmente ministros da igreja estendida, que é a igreja no local de trabalho. Estes seriam denominados apóstolos da igreja nuclear em oposição aos apóstolos da igreja estendida ou no local de trabalho.

Dons e Ofícios

O dom de apóstolo, como no caso de todos os dons espirituais, é dado aos crentes por Deus como Lhe agrada (veja 1 Co 12:11,18). Os dons espirituais são dados apenas pela graça de Deus.

No entanto, um ofício, tais como o ofício de apóstolo, não é dado pela graça, gerado pelas obras. Se Deus deu a uma pessoa o dom de apóstolo, o fruto desse dom será evidente para os outros e, no devido tempo o Corpo de Cristo vai conferir o ofício de apóstolo a essa pessoa. Este ato é mais freqüentemente chamado de "comissionamento", e é realizado por apóstolos do mesmo nível representando a igreja e através da imposição de mãos. O título “apóstolo” é normalmente utilizado apenas por aqueles que tenham sido devidamente comissionados no ofício.

Qualificações dos Apóstolos

Certos requisitos se aplicam a todos os apóstolos, independentemente dos diferentes ministérios ou atividades que possa ter sido atribuída a eles por Deus. Estes incluem:

Caráter Extraordinário. Apóstolos cumprem as exigências de liderança descritas em 1 Timóteo 3:1-7. Eles levam a sério a advertência de Tiago 3:1, de que eles serão julgados com um julgamento mais severo do que a maioria dos outros crentes. Eles são santos.
Humildade. Jesus disse que somente aqueles que são humildes serão exaltados. Desde que apóstolos são exaltados por Deus (veja 1 Co 12:28), eles devem ser humildes, a fim de se qualificar.
Liderança. Nem todos os líderes são apóstolos, mas todos os apóstolos são líderes. Apóstolos devem ter seguidores para verificar o seu papel de liderança.
Autoridade. A característica que mais distingue apóstolos de outros membros do Corpo de Cristo é a autoridade que vem como parte e parcela com o dom de apóstolo.
Integridade. Apóstolos são esperados para mostrar a integridade que vai levá-los a ser "irrepreensíveis" (1 Tm 3:2) e "ter um bom testemunho entre aqueles que são fora" (1 Tm 3:7).

O que todos os apóstolos fazem

Recebem revelação. Apóstolos ouvem o que o Espírito está dizendo para as igrejas. Para alguns esta revelação vem diretamente, para outros através de relacionamentos adequados com os profetas.
Lançam visão. A sua visão baseia-se na revelação que recebem.
Trazem nascimento. Apóstolos são pessoas com iniciativas, que iniciam novas coisas.
Eles governam. Apóstolos são hábeis em pôr as coisas em ordem.
Eles constroem. Apóstolos lançam estratégias e acham formas de continuar um projeto ao longo de seu curso pretendido.
Eles terminam. Apóstolos são capazes de levar um projeto ou uma temporada de Deus para a sua desejada conclusão.
Eles guerreiam. Apóstolos são os generais do exército de Deus.
Eles alinham gerações. Apóstolos têm uma longa perspectiva sobre os propósitos de Deus e levantam um segundo nível de liderança para o futuro.
Eles equipam. Efésios 4:12 diz que os apóstolos equipam os santos para a obra do ministério.
Enviam. Apóstolos enviam os que estão equipados para cumprir com o seu papel em estender o reino de Deus.

O que alguns apóstolos fazem

Dadas as diferenças em temperamento, nos ministérios, em chamados, em atividades e em localizações geográficas, muitos, mas nem todos os apóstolos, são caracterizados por:
• Terem visto Jesus.
• Sinais e maravilhas.
• Exposição de heresias.
• Plantação de novas igrejas.
• Imposição da disciplina na igreja.
• Ministério transcultural.

Características especiais dos Apóstolos no local de trabalho

Em sua maior parte, apóstolos no local de trabalho são esperados que apresentem os mesmos requisitos e movam-se nas mesmas atividades que os apóstolos de igrejas nucleares. No entanto, por causa de sua posição no local de trabalho, algumas fontes de sua autoridade apostólica são um pouco diferente.

Respeito. O ponto de partida para apóstolos de igrejas nucleares é ordinariamente relacionamento, enquanto que o ponto de partida para apóstolos no local de trabalho é o respeito. Com isto queremos dizer que a autoridade dos apóstolos de igrejas nucleares é derivada em grande parte de sua unção e suas relações. Por outro lado, a autoridade dos apóstolos no lugar de trabalho é derivada do respeito que comandam de outros no lugar de trabalho. No local de trabalho, as relações normalmente são ganhas através do respeito, e não vice-versa.
Dinheiro. Um critério importante para o respeito no local de trabalho é o acesso aos recursos, especialmente recursos financeiros. Dinheiro ordena respeito, constrói credibilidade, e confere mais autoridade no local de trabalho do que poderia na igreja nuclear. Apóstolos de local de trabalho que são financeiramente independentes tem uma vantagem sobre aqueles que são dependentes de outros para sua renda.
Renascimento pessoal. Outro critério para o respeito é sendo percebido como uma "pessoa da Renascença." Estes são os indivíduos que comandam um largo espectro de interesses.
Negociam estruturas legais. Apóstolos no local de trabalho intuitivamente se movem através e em torno de complicações legais. Eles não permitem estruturas legais para estabelecer limites em torno do que Deus pode fazer.
Posição de influência. Autoridade também provém da influência que se tem em sua esfera determinada do local de trabalho. Os sete formadores da cultura incluem a família, religião, governo, artes, meios de comunicação, negócios e educação. Cada um tem numerosas subdivisões, e todos tem os seus livros de regras específicas quanto à forma como a influência é atingida. Apóstolos de local de trabalho sabem qual é a sua esfera (ou esferas) e vão ter alcançado posições de influência dentro dessas esferas.
Mentalidade do Reino. Nem todo líder de sucesso financeiro no mercado de trabalho é, ipso facto, um apóstolo. Eles tem uma mentalidade do Reino, além das características esperadas de qualquer apóstolo.
Comissionamento. O processo para reconhecer e comissionar apóstolos no local de trabalho ainda está em desenvolvimento, e esperamos em breve ter um consenso na ICA de como isso deve ser feito.

Enviado por
C. Peter Wagner, Apóstolo Presidente.

* Em 2013, sob a liderança de Dr. John Kelly, a ICA foi renomeada International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL).

RECOMENDAMOS também:
> Apóstolos na Bíblia
> A Chamada Apostólica
> Quem escolhe Apóstolos hoje?
> A Nova Reforma Apostólica
> Antecedentes Apostólicos
> Organizações Apostólicas

3 comentários :

  1. Amado Cesar Aquino Bezerra, é trite ver homens dizendo ser apostolo e ligado a ICA fazer considerações naquilo que parece ser um trabalho fantástico realizado por você; homens que na realidade estão contrariando todas as recomendações neotestamentária para a função. Agora mesmo estou buscando forças em Deus para sanar feridas provocadas em inúmeras famílias, obreiros e igrejas pela vida desregrada, irresponsável de um desses ditos apóstolo que aparece fazendo considerações. Triste ver um assassino de ovelhas, famílias e igrejas ligado a uma instituição tão seria como a ICA.

    ResponderExcluir
  2. eles conhecem os canones de Dort?
    eles conhecem a declaração de Cambridge?
    eles conhecem a revelação do Cristo Ressucitado?
    eles proclaman a segunda graça?
    eles de fato são apostolos de Cristo?
    eles pregam e vivem a graça de Deus?
    eles conhecem a vída,o trabalho e o ministérios de Charles Handon Spugeon????
    eles conhecem a mensagen de Jonh knox?
    eles conhecem a mensagem reformadora de João Calvino?
    a Não....Não conhecem...então são falsos apostolos....

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que havia na Bíblia tal acertiva quanto ao apostolado. Não me recordo que os primeiros apóstolos conheceram estes homens ... aliás, o problema atual da Igreja é que deixamos de olhar para CRISTO para nos respaldarmos na vida dos "grandes homens" ... meu irmão ... "se a obra é de Deus ninguém pode impedir" ... o que importa um título quando todos estamos lutando do mesmo lado???? vocês não percebem que enquanto você se importa com a vida de outro irmão as vidas estão sendo perdidas??? então faça a sua parte no Reino e deixe que ao final de tudo Deus julgue e separe o verdadeiro joio do trigo ...

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página