Pesquisar

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Reforma Apostólica - Brasil 43


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.
Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos Apóstolo Jairo Evangelista da Costa, da Igreja Batista do Calvário, Apóstolo Carlos Manoel de Nibbering, do Ministério Internacional em Células, Apóstolo José Nazareno dos Reis, da Igreja Batista de Nova Ipiranga, Apóstolo Sávio Maia, da Missão Apascentar e Restaurar, Apóstolo Jucicleudo Elias da Silva, da Igreja Batista do Caminho, Apóstola Maria das Graças Braga, da Igreja Internacional da Renovação, Apóstolo Ireno Lopes dos Reis, da Igreja Apostólica Ágape, Apóstolo Rui Simões, do Ministério Profético Internacional.
{última atualização: junho de 2021}

Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 43

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Jairo Evangelista da Costa (11/05/1928; Afonso Cláudio/ES - 19/05/2019) – Apóstolo da Igreja Batista do Calvário (IBC) em São Mateus/ES. Fundada em 21 de janeiro de 1984, a IBC é presidida pelo Apóstolo Daniel Souza de Oliveira. Possui seis filiais em São Mateus, e também está presente em Linhares, Jaguaré e São Gabriel da Palha.
Foi casado com a Irmã Odiranda Garcia da Costa (1932 - 2023), e tiveram quatro filhos. Jairo converteu-se quando ajudava um padre nas anotações de batizados de crianças, e recebeu um folheto evangelístico. Foi liberto de todos os vícios e começou a congregar em uma igreja em Brejetuba/ES, onde foi batizado por aspersão. Um ano depois, mudou-se para Vitória, e começou a frequentar a Primeira Igreja Batista, pastoreada à época por Nilson do Amaral Fanini, que o batizou por imersão em 15 de abril de 1961. Funcionário da SUCAM, começou a pregar com mais dois irmãos, em pontos de ônibus e aglomerações. Depois, junto com outros irmãos, incluindo Jorge e Etevaldo Tristão, recebeu o batismo no Espírito Santo e saiu da igreja tradicional. Começou a trabalhar no bairro São Torquato em Vila Velha, co-fundando a Igreja Batista Betel em 1965. Sentindo o chamado ao ministério, e após confirmações, deixou seu trabalho e tornou-se evangelista voluntário na Igreja Batista Betel por um ano.
Após um tempo, iniciou um trabalho em Colatina, que, após onze meses, foi organizado como Igreja Batista Canaã de Colatina, e então Jairo foi ordenado ao ministério pastoral. Nessa época, sua família ainda morava em Vitória. Jairo foi convidado a pastorear a Quarta Igreja Batista de Aimorés/MG, deu cobertura a um irmão que fundou e organizou uma igreja em Resplendor e organizou outra igreja em Colatina. Em 1976, Pastor Jairo foi um dos fundadores da Convenção Batista Nacional no Espírito Santo. Em 1999 mudou-se para São Mateus, para ajudar seu genro, Ap. Daniel Oliveira, na Igreja Batista do Calvário. No final de 2000, assumiu a congregação da IBC no bairro Santo Antônio por três anos. Foi jubilado na IBC, e permaneceu pregando nas Tardes da Benção na Sede e nas outras congregações, e como conselheiro da igreja.
Jairo foi ungido apóstolo em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze no Ginásio Nilson Nelson em Brasília.
Apóstolo Jairo partiu para o Senhor em 19 de maio de 2019, aos 91 anos. Irmã Odiranda partiu para o Senhor em 25 de janeiro de 2023, aos 90 anos.
Endereço Sede: Rua Dr. Ademar Neves, nº 275 – Sernamby – São Mateus/ES
Página: https://www.facebook.com/mbcsede/

Carlos Manoel de Nibbering
(15/10/1967; Recife/PE) – Apóstolo do Ministério Internacional em Células (MIC) em Olinda/PE. O MIC foi fundado como Igreja Evangélica Renascer, em 23 de outubro de 1994, por irmãos saídos da Igreja Presbiteriana de Beberibe após a renovação espiritual. Carlos, membro fundador, foi diácono, co-pastor, e pastor sênior desde 11 de novembro de 1997. Iniciando na Visão Celular em 2001, a igreja entrou oficialmente na Visão Celular no Modelo dos Doze em março de 2003. Em 2007, adotaram o nome MIC. A igreja também está presente em Recife e Caruaru.
Casado desde 16 de outubro de 1993 com a Apóstola Fabiana de Carvalho Nibbering (23/06/1973; Recife/PE), tem duas filhas (Gabriela e Rafaela). Carlos é Técnico em Mecânica pela ETFPE em 1987, Gestor em Recursos Humanos em 2010 pela FAMA, pós-graduado em Psicologia Organizacional pela IBGM em 2012. Foi sócio e técnico de manutenção e montagem técnica na Vetor Técnicos Associados LTDA, de abril de 1994 a outubro de 1996. De janeiro de 1999 a setembro de 2001, foi supervisor de fabricação e montagem de estrutura metálica. Fabiana é formada em Teologia, pós-graduada em Aconselhamento Pastoral, psicóloga pela Faculdade Frassinetti do Recife em 2014, pós-graduada em Saúde Mental, e atua em sua própria clínica.
Carlos foi ungido apóstolo em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Fabiana foi ungida apóstola em 17 de junho de 2012, no 15º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova em Pernambuco desde 2006.
Endereço Sede: Rua Flora D’Assunção Gonçalves, nº 201 – São Benedito – Olinda/PE
Site: http://www.mic12.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/carlosnibbering
https://www.facebook.com/profile.php?id=100005056604753
Página: https://www.facebook.com/ministeriointernacionalemcelulas
https://www.facebook.com/psicologafabiananibbering

José Nazareno dos Reis – Apóstolo da Ministério Apostólico da Restituição – Igreja Batista de Nova Ipiranga (MAR IBNI) em Recife/PE. A IBNI foi fundada em novembro de 1927, Nazareno a pastoreia desde 1989, e desde 2000 está na Visão Celular no Modelo dos Doze. Em 2016, adicionaram o nome MAR. A igreja também está presente em Couro Dantas e Riacho das Almas/PE.
Casado com a Apóstola Neide Moura Reis, tem um filho. Nazareno é formado em Teologia pelo Seminário Batista Norte do Brasil em Recife e em Filosofia e Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi consagrado ao ministério pastoral em 1983 em Recife. Recebeu o título de Cidadão Recifense em 2012.
Nazareno foi ungido apóstolo em 1 de novembro de 2008, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Neide foi ungida apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus.
Fazem parte da Equipe M12 estadual dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova e são os atuais coordenadores da Visão Celular no Modelo dos Doze em Pernambuco.
Endereço: Rua Alexandre Rodrigues Ferreira, nº 76 – Afogados – Recife/PE
Facebook: http://www.facebook.com/apsnazareno.neide
Página: https://www.facebook.com/MARIBNI/
https://www.facebook.com/M12-Pernambuco-477156962328444/

Sávio Maia – Apóstolo da Missão Apostólica Apascentar e Restaurar (MAAR) em Fortaleza/CE, fundada em 31 de agosto de 2006.
Casado com a Apóstola Marisa Rodrigues Maia. Pastores de uma denominação por quase vinte anos, em uma igreja com quase duzentas pessoas, conheceram a Visão Celular no Modelo dos Doze em 2001. A igreja passou por um grande crescimento, mas sua denominação os pressionava para deixar a Visão Celular. Sob a direção de Deus, Sávio e Marisa romperam com sua antiga instituição e, logo em seguida, com mais de mil pessoas se reuniram no templo do MAR, fundando oficialmente o ministério.
Ambos foram ungidos apóstolos em Manaus: Sávio em 20 de junho de 2009, no 12º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no MIR; Marisa em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Ceará.
Endereço Sede: Rua do Trabalho, nº 121 – Mucuripe – Fortaleza/CE

Jucicleudo Elias da Silva (01/11/1974; Umari/CE) – Apóstolo da Igreja Batista do Caminho em Umari/CE, fundada com três discípulos em 1999. A IBC está ligada ao Apóstolo José Maria Savazzi, do Ministério Internacional Batista do Caminho, sediado em Santa Bárbara d’Oeste/SP. Conheceram a Visão Celular em 2000.
Casado com a Apóstola Verônica Fernandes (29/01/1984; Baixio/CE), tem um filho (Elias Lincoln). Jucicleudo foi ordenado ao ministério pastoral em 10 de dezembro de 2004 na IBC em Umari. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito de Baixio/CE em 2015.
A IBC mantém o Instituto Sertão Vivo (ISERVI), ONG fundada em 2008, para desenvolvimento, promoção de justiça e assistência social, que combate as causas da pobreza, trabalhando com crianças, famílias e comunidades a fim de que alcancem seu potencial pleno, dedicando-se a trabalhar lado a lado com as populações mais vulneráveis e a servir a todas as pessoas, e o Instituto de Educação Gamaliel do Sertão, escola e creche por princípios bíblicos iniciada em 2009.
Ambos foram ungidos apóstolos no Centro de Convenções em Manaus: Jucicleudo foi ungido no 13º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, em 20 de junho de 2010; Verônica foi ungida em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze.
Desde 2 de agosto de 2008 fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Ceará, e em 25 de março de 2010 Jucicleudo foi levantado Coordenador da Visão Celular no Modelo dos Doze na Região do Cariri. Cobre igrejas no Ceará e na Paraíba.
Endereço: Rua Dom Quintino, nº 218 – Centro – Umari/CE
Gamaliel: Rua Dom Quintino, nº 167 – Centro – Umari/CE
Site: http://projetogamalieldosertao.com.br/
Twitter: @apdosertao
Facebook: http://www.facebook.com/jucicleudoelias.silva
https://www.facebook.com/apveronica.fernandes
Página: https://www.facebook.com/ibcumari/

Maria das Graças Braga
(27/08/1957; Itauçu/GO) – Apóstola da Igreja Internacional da Renovação (IIR) em Anápolis/GO, fundada em 17 de agosto de 2000. A IIR também está presente em Catalão, Itapirapuã/GO, Belém e Moju/PA, além de ter gerado outras igrejas hoje independentes em Anápolis e Goiânia.
Foi casada com o Pastor Miguel Moreira Braga (18/04/1957; Hidrolina/GO), e tiveram cinco filhos (Daniel, Débora, Talita, Gabriel e Susana). Empresário e classista, Miguel trabalhou na Transportes Coletivos de Anápolis (TCA) por mais de três décadas, chegando a ser diretor presidente da empresa. Transformou a TCA em referencial de transporte coletivo no Brasil e no mundo, foi um dos diretores da Associação Comercial e Industrial de Anápolis e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Anápolis. Foi piloto de avião e financiou a fabricação de um avião agrícola. Recebeu comendas da Polícia Militar, da Força Aérea Brasileira e da Prefeitura de Anápolis, além do título de Cidadão Anapolitano. Graça formou-se em Odontologia em 1979.
Miguel foi líder da Renovação Carismática Católica, e em 1989, após se converterem, passaram a congregar na Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. Tornou-se presbítero, até receberem o chamado para pastorear uma igreja. Em 1998, Miguel e Graça iniciaram o pastoreio de uma congregação, sob a cobertura da Igreja Presbiteriana Renovada, com aproximadamente sessenta pessoas. Em 2000, fundaram a IIR. Foram legitimados pastores em agosto de 2002, com a presença dos Apóstolos Renê e Marita Terra Nova, Marcel e Joice Alexandre, Gilmar Britto, e pastores de várias cidades. Pr. Miguel partiu para o Senhor em um acidente automobilístico em 3 de novembro de 2005, e Graça continuou a liderar o ministério. Em 2011 recebeu a Medalha de Distinção de Mérito Haydée Jaime da Prefeitura de Anápolis, a Medalha Dulce de Faria da Câmara Municipal em 2013, e o título de Cidadã Anapolitana em 2014.
A IIR mantém o Centro de Transformação, centro de desenvolvimento emocional, relacional e comportamental, com atendimento individual, conjugal, familiar e rodas de conversa.
Graça foi legitimada Apóstola em 1 de novembro de 2008, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília, no II Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos Doze. Faz parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova em Goiás.
Endereço Sede: Avenida Brasil Norte, nº 1600 – Cidade Jardim – Anápolis/GO
Site: http://www.iironline.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/mariadasgracas.braga.710
Página: https://www.facebook.com/iironline/

Ireno Lopes dos Reis (29/10/1948) – Apóstolo da Igreja Apostólica Ágape em Novo Hamburgo/RS, fundada em 1987. É uma das igrejas do Ministério Internacional Ágape, presidido pelos Apóstolos Túlio e Cláudia Borges, com sede em Belo Horizonte/MG.
Casado desde 1971 com a Apóstola Maria das Graças Figueiredo Reis. Ireno é membro do Conselho de Pastores de Novo Hamburgo, do qual foi presidente.
Graça foi ungida apóstola em 17 de junho de 2012, no 15º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus/AM.
Fazem parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova no Rio Grande do Sul.
Endereço: Rua Vinte e Cinco de Julho, nº 1225 – Rio Branco – Novo Hamburgo/RS
Facebook: https://www.facebook.com/ireno.reis.3
Página: https://www.facebook.com/Igreja-Apostólica-Ágape-de-Novo-Hamburgo-101790002015467/

Rui Simões – Apóstolo da Igreja Evangélica Ministério Profético Internacional (MPI) em Dourados/MS, fundado em outubro de 2003 com cerca de quinze discípulos. O MPI também está presente em Maracaju e São Gabriel do Oeste/MS.
Foi casado com a Apóstola Izabel Pinto Simões, e tiveram três filhos (Ap. Jônatas, Samuel e João Marcos). Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica e Seminário Batista Ana Wollerman em 1988, Rui pastoreou por oito anos a Primeira Igreja Batista de Dourados e também a Igreja Batista do Centenário em Dourados. De maio de 1995 a abril de 2000, foi presidente do Lar Ebenezer em Dourados, que acolhe meninas de quatro a doze anos vítimas de violência. Pastoreou de 2000 a 2003 a Igreja Batista de Nova Esperança/PR, até retornar para Dourados em fevereiro de 2003, para assumir a Missão Batista da Esperança, frente missionária da Igreja Batista do Centenário. Após algumas atitudes rejeitadas pela denominação, em um culto na Igreja Batista do Centenário em Dourados, Rui e sua família foram abençoados e liberados para iniciar seu ministério. Era membro do Conselho de Pastores Evangélicos de Dourados (CONPED).
Izabel foi ungida Apóstola em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze, no Centro de Convenções em Manaus. Eram parte da Equipe M12 dos Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova em Mato Grosso do Sul.
Apóstolo Rui passou para o Senhor em 11 de outubro de 2011, em Campo Grande, onde se encontrava internado para tratamento. Desde 2012, os Apóstolos Jônatas e Danielly Simões lideram o MPI.
Endereço Sede: Avenida Weimar Gonçalves Torres, nº 5348 – Jardim Ouro Verde – Dourados/MS
Facebook: https://www.facebook.com/izabel.simoes.54
Página: https://www.facebook.com/oficialmpi/



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página