Pesquisar

terça-feira, 29 de maio de 2012

Reforma Apostólica - Exterior 20


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos melhor: Chris Peterson, Presidente da ApostlesNet International e da Acts Church International, Mary Glazier, Presidente do Windwalkers International, Jan-Aage Torp, Pastor da Trossamfunnet Oslokirken e líder da European Apostolic Leaders, Julius Peter Oyet, Bispo Presidente da Life Line Ministries, John Kimani William, Presidente da Kingdom Seekers Fellowship Church, e John Robert Stevens, Fundador da The Living Word Fellowship.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Exterior 20

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...


Chris Peterson – Um dos Apóstolos membros da International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL) e da Australian Coalition of Apostolic Leaders (ACAL). Embaixador da ICAL para a Índia, formando a Indian Coalition of Apostolic Leaders em 2016. Casado com Carol Peterson, são os fundadores e líderes apostólicos da ApostlesNet International, uma rede de igrejas apostólicas e líderes nos cinco ministérios, baseada em Sunshine Coast, Queensland. A ApostlesNet está presente na Austrália, Ilhas Salomão, Fiji, Papua Nova-Guiné, Índia, Sri Lanka, Alemanha, Ucrânia, Polônia e Rússia.
Com mais de quarenta anos de ministério, Peterson pastoreou diversas igrejas e foi Diretor de Plantação de Igrejas para as Assemblies of God em Queensland durante dezesseis anos, quando 220 igrejas foram plantadas: o mais rápido programa de plantação de igrejas até aquele momento na história das Assembleias de Deus na Austrália (desde 2007 Australian Christian Churches). Fez parte da Executiva Nacional das Missões Mundiais das Assemblies of God. Também foram os líderes apostólicos da Acts Church International em Caloundra, igreja membra das Australian Christian Churches, e quartel-general da ApostlesNet International.
Apóstolo Prasad Rao coordena a ApostleNet India, alcançando grande parte do país, com treinamento, ensino e conferências apostólicas regionais, além de também apoiar igrejas e líderes no Sri Lanka e Nepal. Rao também é o convocador da Indian Coalition of Apostolic Leaders.

Mary Glazier – Uma das Apóstolas membras da International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL) e membra do Conselho Nacional da United States Coalition of Apostolic Leaders (USCAL), durante a presidência do Bispo Joseph Mattera. Apóstola Fundadora e Presidente do Windwalkers International em Anchorage/Alaska, uma rede de intercessores e grupos de oração em todos os estados dos EUA, cinco províncias canadenses e seis nações. O ministério foi fundado em 1990 como a rede Intercessors of Alaska. Windwalkers ensina e treina indivíduos para ouvir e responder a direção do Espírito Santo em todos os níveis de oração intercessória através de seminários, conferências, livros, TV e rádio.
Da etnia Haida, nascida em Ketchikan/Alaska, Glazier conheceu a Cristo aos sete anos através de um missionário porta-a-porta. Nutrida na fé pelo Exército da Salvação, serviu em sua igreja onde quer que fosse necessária, e recebeu o batismo no Espírito Santo em 1971. Tem dois filhos, três netos e seis bisnetos. Graduada na University of Alaska Anchorage, e ministra ordenada, Mary é membra ativa da Anchorage Evangelical Pastors Fellowship, uma rede de mais de noventa pastores, e da Valley Pastors Prayer Network. Foi Coordenadora de Oração no Alaska da Aglow International, a partir da qual foi encorajada a iniciar o Intercessors of Alaska. Trabalhou com Dra. Cindy Jacobs e Dr. Chuck Pierce na United States Strategic Prayer Network (renomeada US Global Apostolic Prayer Network), atuando como Diretora Regional para o Noroeste e Coordenadora Estadual de Oração do Alasca. Ainda serviu como professora no Wagner Leadership Institute, membro do Comitê Nacional da Mission America e membro do conselho consultivo do Intercessory Prayer Ministry International por quinze anos.
Glazier serve como conselheira para a International Reconciliation Coalition (liderada por John Dawson). Faz parte do Apostolic Council of Prophetic Elders (ACPE), presidido por Cindy Jacobs, e da Global Spheres, presidida por Chuck Pierce, com ministros alinhados a ele e aos Drs. Peter e Doris Wagner. Junto com Pastor Robert e Profeta Eleanor Roehl, Mary fundou a Kingdom Alliance Network (KAN), ministério apostólico-profético para levantar oração estratégica e adoração multiculturais.
Mary recebeu atenção quando foi noticiado que Sarah Palin (ex-governadora do Alaska e candidata à vice-presidência dos EUA em 2008), se juntou à rede de oração de Glazier aos 24 anos, em 1989.
Endereço: 4731 Mars Drive, Anchorage, AK, USA, 99507
Site: https://www.kingdomallianceak.com/
Facebook: https://www.facebook.com/mary.glazier.54
Página: http://www.facebook.com/WindwalkersInternational

Jan-Aage Torp (26/06/1957; Quioto/Japão) – Apóstolo Presidente da European Apostolic Leaders (EAL), com escritório em Oslo/Noruega, formada por líderes apostólicos e proféticos do continente, com o propósito de estabelecer coalizões nacionais em cada nação da Europa, e construir relacionamentos e cooperação, além de treinar apóstolos e profetas emergentes. Pastor da Trossamfunnet Oslokirken em Oslo, estabelecida em 2013.
Casado desde 18 de dezembro de 2010 com a Pastora Aina Anine Lanton Torp, tem sete filhos e nove netos. Filho de missionários, Torp nasceu no Japão e cresceu em Bangkok/Tailândia. Serviu no campo missionário na Tailândia, Europa e Oriente Médio. Possui Licenciatura em Línguas e Literatura Nórdica pela Oslo University (1980) e um Mestrado em Missiologia pelo Fuller Theological Seminary em Pasadena (1983), tendo sido aluno de C. Peter Wagner. Foi ordenado ao ministério pastoral em 21 de agosto de 1983. Como pastor do Movimento Pentecostal Norueguês, pastoreou a Betel em Trondheim (1983-1985), a Salemkirken em Oslo (1985-1986), a Sentrumkirken em Strømmen (1987-1990) e a SeiersKirken em Lillestrom (1990-2000). Foi membro da comissão da Cruzada Billy Graham na Noruega em 1978, e entre 1979 e 1990 serviu no Comitê Internacional Lausanne para Evangelização Mundial, sob Billy Graham, como membro do Grupo Consultivo de Intercessão do Comitê; também trabalhou no Comitê Lausanne Norueguês. Em 1993, ajudou a estabelecer o Kristen Koalisjon Norge (KKN), inspirado na Direita Cristã, ajudado por líderes americanos. Entre 1998-2001, serviu como diretor de campo para a Europa e o Oriente Médio do Movimento Pentecostal Norueguês. Entre 1999-2002, foi membro do conselho e vice-presidente da Exodus International para Europa, Oriente Médio e norte da África. Em 27 de setembro de 2001, iniciou a Oslokirken/Oslochurch, uma associação não registrada. Por três anos, funcionou como uma reunião em casa. Atuou em vários jornais, escreveu sete livros, e é colunista no semanário cristão Norge Idag.
Jan-Aage entrou na International Coalition of Apostles em janeiro de 2000. Desde 2003, é membro da International Society of Deliverance Ministers. Com Bruno Interlandi, Samuel Lee, e Paco Garcia, Torp fez parte do grupo de apóstolos liderados por George Bakalov para dar início a European League of Apostles (ELA) em 2002, iniciativa que não avançou. Em 2004, criou uma rede norueguesa de oração estratégica com intercessores em todas as regiões. Em março de 2005, a Oslokirken tornou-se uma igreja com ministério público, e em setembro de 2007 estabeleceu um Centro de Cura. Em 2009, Torp foi o primeiro candidato do partido conservador e fundamentalista cristão Kristent Samlingsparti (KSP, Christian Unity Party) ao Parlamento. A Oslokirken interrompeu seu ministério público em 4 de setembro de 2009, então com 120 pessoas de 16 nações, por causa dos desafios pessoais do pastor Torp, e deixou o Movimento Pentecostal Norueguês oficial. Reuniram-se apenas para a comunhão nas casas e para o ministério evangelístico em um pub, até 2 de junho de 2013, quando uma igreja registrada, a Restoration Oslochurch, foi formada, sendo legalmente aprovada e registrada como uma Igreja Pentecostal pelo Governador do Condado de Oslo em 8 de agosto de 2013. Em dezembro de 2016, o Kristen Koalisjon Norge foi reorganizado por Torp e o editor e jornalista Finn Jarle Sæle, com Torp como presidente executivo, conectado com movimentos similares ao redor do mundo, sendo agora também conhecido internacionalmente como Christian Coalition World.
Aina, natural de Rælingen, estudou e serviu com a Youth With A Mission (YWAM). Além de pastora e líder de adoração na Restoration Oslochurch, trabalha como diretora de vendas em uma loja de lâmpadas. Torp e Aina são os líderes internacionais da Heartland Apostolic Prayer Network (HAPN), presidida pelo Dr. John Benefiel, para Dinamarca, Islândia, Noruega, Ruanda, Suécia e Tailândia.
Em 2010, Dr. John P. Kelly nomeou Torp Apóstolo Embaixador da International Coalition of Apostles (ICA) para os países nórdicos, nações do Báltico e outros países (como Tailândia e Ruanda). Em 1 de junho de 2012, apóstolo Torp iniciou uma estrutura relacional informal norueguesa de líderes apostólicos, que alcançou líderes no norte da Europa nos meses seguintes. Em maio de 2013, o casal estabeleceu a Apostolicleaders, como estrutura do emergente movimento apostólico europeu. Em 26 de junho de 2013, Dr. Kelly e o Conselho Apostólico da então ICA nomearam Jan-Aage como o primeiro Apóstolo Convocador da ICA Europa. Em 16 de julho, criou o nome European Coalition of Apostles (ECA), e, com a mudança de nome para International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL), a ECA se torna a European Coalition of Apostolic Leaders (ECAL) em 13 de novembro. Torp também foi membro do Conselho Apostólico da ICAL, apontado pelo Dr. John P. Kelly. Após uma separação formal da ICAL em 13 de novembro de 2015, a ECAL mudou seu nome para European Apostolic Leaders (EAL), que está registrada na Noruega.
Torp já esteve no Brasil, ministrando no Congresso Internacional da Visão Celular em Manaus, em 2015. O pastor aparece frequentemente na mídia norueguesa, tanto como convidado, quanto pelas controvérsias sobre homossexualismo, aborto e com os próprios filhos. Também tem procurado construir uma rede ampla com embaixadores estrangeiros em Oslo. É membro do conselho consultivo cristão da Israel Allies Foundation Europe (IAF).
Veja fotos do Ap. Torp em Fotos apostólicas 1, Fotos Apostólicas 2 e Fotos Apostólicas 5.
Oslochurch: Fireside Room, Fritznersgate 15 (entrance from Gimle Terrasse) - Oslo
Site: https://e-a-l.eu/
https://oslo.church/
https://kristenkoalisjon.world/
Twitter: @JanAageTorp
Facebook: http://www.facebook.com/janaagetorp
http://www.facebook.com/aina.a.torp

Julius Peter Oyet (1954) – Apóstolo Fundador e Bispo Presidente da Life Line Ministries – The Home of Breakthroughs, sediada em Kampala/Uganda, e também presente em Soroti, Gulu e Lira.
Casado desde 5 de dezembro de 1992 com a Pastora Dra. Cecilia Atim-Oyet, tem quatro filhos (Joshua, Joseph, Joana e Jael). Salvo em 1989, após ter uma visão de Jesus, Julius entrou na Pentecostal Assemblies Of God (PAG) em Lira District, onde foi levantado no ministério. Obedecendo a uma visão divina, mudou-se para Kampala em novembro de 1991, sendo recebido na Kampala Deliverance Church, onde serviu até abril de 2000, quando foi liberado para fundar o Life Line Ministries.
Oyet foi secretário geral da National Fellowship of Born Again Pentecostal Churches (NFBPC), com mais de dez mil igrejas e nove milhões de salvos em Uganda, de fevereiro de 2004 à fevereiro de 2008. Em 2 de abril de 2009 foi empossado como Apóstolo Presidente Adjunto (Vice-Presidente) da Born Again Faith Federation (BAFFE), presidida pelo Apóstolo Dr. Joseph Serwadda; BAFFE supervisiona diferentes denominações cristãs na nação, com mais de cinco milhões de cristãos nascidos de novo. Presidente do Kingdom Services Limited, que abriga cinquenta negócios e empresas fundadas pelo Bispo Oyet, como Bishop Diamond Team, Bishop Circle, Friends Of Uganda In United States, Life Line Services, Apostle Millionaire Team, Life Line Media, Kingdom Executive Coaching, Life Line SACCO, Kingdom Money Lenders, entre outras. Serve no Conselho de Governadores da Seroma Christian High School. Presidente do College of Prayer em Uganda, e, como é envolvido com membros do Parlamento (muitos são membros do Colégio), é acusado de pressioná-los para assinar uma lei "anti-gay". Também realiza cruzadas de cura e salvação em estádios pelo mundo.
Apóstolo Oyet é fortemente envolvido em Transformação Nacional e Guerra Espiritual em vários níveis em todo o mundo. Entre seus muitos feitos, em 1996 a convite do Governo de Botsuana foi realizar uma transformação social através do evangelismo, e o Governo de Uganda e o Exército em 2003 convidaram-no para liderar a Operação Gideão para arrancar os altares dos rebeldes Lord Resistence Army. Apareceu em um dos Transformation Videos, de George Otis Jr e The Sentinel Group. Recebeu um doutorado honorário da The Commonwealth University em 2019.
Em 12 de outubro de 2002, Julius foi ordenado apóstolo na Kampala Pentecostal Church por vários bispos, pastores e líderes cristãos. É autor de mais de vinte livros, como I Visited Heaven e Breaking Family Curses.
Bispo Oyet já esteve ministrando no Brasil.
Life Line Ministries HQ: Mbuya-Kinawataka, P.O. Box 7324 – Kampala, Uganda
Kingdom Group of Co.: UAP Business Park, Ground Floor Portbell Rd – P.O. Box 7324 – Kampala, Uganda
Kingdom Services: Plot 7, Nakawa House, Ground Floor, Port Bell Rd – P.O Box 7324 – Kampala, Uganda
Facebook: http://www.facebook.com/julius.oyet
Página: http://www.facebook.com/BishopDr.JuliusPeterOyet/

John Kimani William – Apóstolo da Kingdom Seekers Fellowship Church (KSF), sediada em Nakuru/Quênia, fundada em 16 de março de 2003. A KSF possui mais de três mil membros em Nakuru e possui vinte filiais pelo país. Iniciou trabalho missionário internacional no Burundi e na Nigéria.
Casado desde abril de 1999 com a Pastora Naomi Kimani, tem três filhos (Sarah, Grace e Simon). John foi funcionário público, trabalhando como agente penitenciário na Kenya Remand Prisons, quando foi salvo em março de 1993. Entrou pra Chrisco Church em Nairóbi, e um ano depois começou a ministrar com Revival Evangelistic Ministry. Em 1995 fundou o NEEMA Ministry, para trabalho missionário, e no ano seguinte se demitiu de seu trabalho para dedicar-se totalmente ao ministério. Em 1997, juntou-se a Christian Foundation Fellowship Church em Nairóbi, debaixo do Bispo Harrison Ng’ang’a. Foi ordenado pastor em abril de 2000. Em 2003, o Senhor lhe fala para ir a Nakuru e abrir uma igreja. Muda-se então de Nairóbi e abriu a KSF, em uma pequena sala próxima ao principal mercado atacadista de Nakuru. Foi ordenado ao ofício de apóstolo em 30 de junho de 2007 pelo Bispo Harrison Ng'ang'a. Naomi foi salva em 1989, na Redeemed Gospel Church em Nairóbi, sob o Bispo Arthur Kitonga. Após isso, entrou na Mombasa Polytechnic, e durante esse tempo, esteve na Jesus Celebration Center, do Bispo Dr. Wilfred Lai. Após a faculdade, de volta a Nairóbi, começou a trabalhar na Kenya Power and Lighting Company (KPLC) e na mesma época se juntou a igreja do Bispo Ng’ang’a. Um amigo a levou ao NEEMA Ministry, tornando-se tesoureira e intercessora.
Apóstolo Kimani é o diretor fundador da Mission to the Body of Christ International (MBCI), fundada em 3 de agosto de 2008, que alcança pastores e os reúne para organizar conferências inovadoras; da MBCI TV & Radio; e da Heaven’s Gate Prayer Mountain (HGPM), construída em 25 hectares de terra, com uma infraestrutura moderna. Liderou a aquisição de uma mega tenda com cadeiras para o trabalho missionário. Em 2011, fez parte da liderança do grupo de trabalho que viu todos os estados da nação dedicados a Deus, sob o God Bless Kenya Prayer Movement. Sob sua liderança, a KSF lançou o Destiny Helpers Centre (DHC), uma casa para crianças de rua e órfãos, e a International Centre for Missions (IMC), sua catedral em Nakuru com seis mil e quinhentos lugares, inaugurado em 2018. Iniciou o Kingdom Bible Training Institute e coordena a National Prayer Week, que realiza a National Peace Caravan, através do país, e a National Prayer Conference, um encontro interdenominacional. Também apresenta programas de rádio e TV. É autor de mais de trinta livros, como Learning from the Natural, Seven Principles of Success in Ministry e Wealth Without Wings. Em 2020, Apóstolo John foi reconhecido como o oitavo pastor mais rico do Quênia, com fortuna estimada em U$ 12 milhões.
Kimani e a KSF ficaram conhecidos internacionalmente em 2010, quando dois dos seus pastores morreram num acidente de trânsito. A igreja se recusou a enterrá-los e se reuniu para orar por sua ressurreição.
Endereço Sede: Mburu Gichua Rd P. O. Box 14185 — 20100 Nakuru, Kenya
Site: https://ksfchurch.com/
Twitter: @apostlejkimani
Página: https://www.facebook.com/apostlejohnkimaniwilliam/
https://www.facebook.com/InternationalCenterofMissions/
https://www.facebook.com/heavensgateprayermountain/

John Robert Stevens (07/08/1919; Story County/Iowa – 04/06/1983; Los Angeles/Califórnia) – Apóstolo fundador de uma comunhão de igrejas conhecidas como The Walk (O Caminhar) ou This Walk (Este Caminhar), fundada em 1951, e depois operando sob o nome The Living Word Fellowship. As igrejas se expandiram pela Califórnia, Colorado, Havaí, Iowa, Maryland, Oregon, Brasil, Canadá e México.
John foi curado milagrosamente no final dos anos 1920 e durante a Grande Depressão sua família se mudou para Califórnia, onde participaram do Angelus Temple, e seu pai cursou a escola bíblica. Em 1933, de volta a Washington/Iowa, seu pai fundou o Christian Tabernacle, onde John ensinou as crianças na escola dominical e ajudou seu pai a preparar sermões. Em 1933, recebeu o Espírito Santo e o chamado para o ministério. Fundou sua primeira igreja em Gladwin/Iowa, em 1935, quando ainda cursava o segundo grau, ligado a The Foursquare Church. Após a formatura, ajudava no sustento da família como assistente de um advogado e como motorista particular, e viajava por toda a região como evangelista. Foi ordenado por A. W. Kortkamp na Full Gospel Temple Assembly of God, em Moline/Illinois em 9 de setembro de 1937. Viajando de trem de cidade em cidade, ministrou através do Centro Oeste e a Costa Oeste do país, fundando várias igrejas. Casou-se com Martha em 1939 e teve duas filhas. Na década de 1940, ingressou na University of Dayton/Ohio, tornou-se radialista e lecionou no Dayton Missionary Bible Institute, onde também era monitor assistente. Em 1945, graduou-se no American Bible College of Illinois com um Doutorado de Teologia. Também obteve um Mestrado em Divindade no L.I.F.E. Bible College no Angelus Temple, para obter a ordenação permanentemente pela International Church of The Foursquare Gospel. Em 1946, após alguns anos de trabalho evangelístico, mudou-se definitivamente para a região de Los Angeles, e se tornou o pastor da Assembly of God de Lynwood.
Em 1949, Stevens teve mais uma revelação do Senhor, abrangendo a restauração progressiva da pureza e do poder da Igreja Apostólica retratada em Atos, e começou a ensinar sua congregação sobre a restauração da Igreja. Mas a visão não foi aceita na denominação, e John foi demitido do pastorado em março de 1950. A maior parte da congregação o seguiu, fundando a Grace Chapel em South Gate em junho de 1951, a primeira das igrejas que formariam a The Living Word. Em 1955, durante meses de busca ao Senhor, recebeu alguns dos ensinos que se tornaram base da igreja, entre os quais os cinco ministérios e a celebração de festas bíblicas. Em 1962, em mais uma visão, o Senhor estabeleceu seu ministério como apóstolo. Na mesma década começou uma escola de ministérios na igreja de South Gate, e a School of the Prophets. Em 1968 fundou a casa publicadora Living Word Publications, depois mudada para North Hollywood/Califórnia. Além das igrejas já nascidas, nos anos 1970, pastores de todo o mundo procuraram a paternidade espiritual de Stevens, filiando-se a ele; cinquenta igrejas e estudos bíblicos se tornaram membros nos EUA e em doze países. Em 1974, o Shiloh Conference Center em Kalona/Iowa começou a ser construído. Após um divórcio conturbado em 1979, casou-se novamente em outubro de 1980 com Marilyn Holbrook.
Antes de falecer, o apóstolo comissionou sua segunda esposa para supervisionar a administração e direção espiritual da Living Word Fellowship e Gary Hargrave para continuar o ministério de ensino das Escrituras para as igrejas. Ao partir para o Senhor, Stevens deixou mais de onze mil sermões gravados e centenas de mensagens impressas. Hargrave se casou com Marilyn em 1984, e lideraram a igreja a partir de então. O movimento, no entanto, perdeu muitos membros e igrejas após a morte do fundador.
Apóstolo Stevens visitou várias vezes o Brasil, onde A Palavra Viva foi estabelecida em 1972. A Palavra Viva é a pioneira da Restauração Apostólica no Brasil, tendo comissionado o primeiro brasileiro ao ministério apostólico, Adiel Almeida de Oliveira, em 1973. Além de Adiel, também foram comissionados apóstolos, Benedito Borges, de Belo Horizonte/MG, em 1987, e Adauto Silva, de Salvador/BA, em 1990. Apóstolo Silas Esteves liderou A Palavra Viva no Brasil desde 1984, com sede em Niterói/RJ.
Marilyn faleceu em 21 de outubro de 2015. Em outubro de 2018, vieram à tona diversas alegações de aliciamento sexual, assédio, agressão e abuso psicológico contra a The Living Word Fellowship e algumas lideranças, principalmente Rick Holbrook, filho de Marilyn. As antigas denúncias do movimento ser um culto, presentes desde os dias de Stevens, foram reafirmadas. Além da exclusão de Holbrook, em 24 de outubro, Hargrave renunciou à liderança. Em 20 de novembro, as igrejas anunciaram a dissolução de seu corpo de governo central, bem como a independência das igrejas locais. A Shiloh, sede da irmandade, anunciou a desfiliação, entrando em discussão com a cidade de Kalona sobre uma possível anexação de mais de 200 acres de propriedade ao sul dos limites da cidade. Em 2019, processos foram movidos no Tribunal Superior de Los Angeles e no de San Diego, com denúncias de abuso sexual por parte de líderes, pedofilia, negligência, agressão sexual e espancamento. Shiloh foi leilado e abrigou diversos treinamentos de equipes de xerifes e corpos de bombeiros, até que em outubro de 2020 o departamento de bombeiros de Kalona supervisionou a queima controlada dos edifícios.
Site: www.johnrobertstevens.com/


<< Guillermo Maldonado, Frank Dupreé, Roberto Paiva, Darwin Wick, Almir Passoni e Warren Jones
>> Roosevelt Muriel, Gary Gonzalez, Gustavo Lara, Dennis Walker, Patrick Isaac e Antônio Apablaza Cancino

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página