Pesquisar

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reforma Apostólica - Exterior 6


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o porquê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos melhor: Jorge Tadeu, Presidente da Igreja Cristã Maná, Colin Dye, Presidente do Colin Dye Ministries, Dr. Sydney Stair, Fundador da House of Worship, e George Bakalov, Presidente da Apostolic Reformed Church. Os quatro apóstolos foram mencionados anteriormente em Apóstolos no Exterior 1.
{última atualização: 2023}


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Exterior 6

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...


Jorge Manuel Guerra Tadeu – Apóstolo da Igreja Cristã Maná, com sede em Lisboa/Portugal, fundada em setembro de 1984 e registada em 1986. Presidente do Grupo Maná, formado por fundações, organismos de atividades religiosas e caridade, e organizações empresariais.
Casado com a Bispa Christel Tadeu, tem cinco filhos (Ricardo, Tânia, Ana, Samara e Mike). Jorge nasceu em Nampula/Moçambique, e formou-se em Engenharia Civil, participando no cálculo e construção de pontes e estruturas especiais. Viveu vários anos na África do Sul, converteu-se na Apostolic Faith Mission em Johannesburg, onde recebeu a chamada para o ministério e cursou o Rhema Bible Training Centre. Foi para Portugal e trabalhou cerca de dois anos em uma empresa de construção civil, e obedecendo ao chamado, começou a igreja com um grupo familiar em sua casa. Com o crescimento, Pastor Jorge começou a ser tratado por ministros de todo o mundo como Apóstolo, o que gradualmente se estendeu a outras pessoas, que reconheciam nele o dom e os frutos. É considerado Apóstolo da Fé, assim como um dos principais pregadores da Teologia da Prosperidade. É autor de vários livros, como Cura Divina, Preparação Diária de um Cristão, Amor – Arma de Guerra, e apresenta programas de rádio e TV.
Christel nasceu em Kampen/Holanda, e começou a fazer viagens missionárias pela Europa aos quatorze anos. Com dezoito anos, realizou uma viagem missionária pela Índia durante três meses. Conheceu Jorge na Holanda, quando ele foi pregar na igreja onde seu pai era um dos pastores. Em 1988 foi a Portugal para visitar a Maná, mudou-se para o país no ano seguinte e em 1990 se casaram. Desde então, acompanha o apóstolo nas atividades religiosas e administrativas da igreja, tendo sido diretora de vários departamentos da Administração e cantora no grupo Kuriakos. É autora de vários livros, como Antes de casar, Família debaixo de fogo e Mulher, não limite a Deus.
O Grupo Maná é formado por cerca de nove mil Centros de Caridade e Religiosos em mais de quarenta países, com mais de 17 mil colaboradores. Entre seus eventos, estão: a Convenção da Fé, realizada anualmente; campanhas de oração; cruzadas de milagres; Clube Executivo para Homens de Negócios; e Reveillon. A Administração Internacional, sediada em Loures, em uma área de 100.000 m², tem diversos departamentos: Jurídico; Gestão Financeira; Plataforma ManáSat, conjunto de TV e rádio terrestres e online, públicos e privados e estúdios em mais de vinte países, com a produção de conteúdos cristãos e gerais em várias línguas; Gráfica Maná; Grupo Kuriakos, composto por Editora, fundada em 1984, Produções, TV e Music; Traduções; Marketing e Design; Escola Bíblica Maná, fundada em 1989; a central de atendimento S.O.S. Maná; Obras/Construção Civil/Engenharia; Centro Internacional de Missões, fundado em 2009; o Pavilhão, com capacidade para seis mil pessoas sentadas; Complexo Desportivo; Espaço Recreativo para as Crianças; Restaurante e Cafés; Alojamento. Fazem parte do Grupo Maná também: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura; a plataforma de treinamento ministerial online ManáGlobal; Departamento de Sites, Design e Marketing; e uma empresa de aviação.
Apóstolo Jorge já esteve várias vezes no Brasil. No Brasil, a Igreja Maná tem sede nacional em Ribeirão Preto/SP, com Rafael Galvão como bispo nacional, e possuem cerca de vinte igrejas. Em 2008 a Igreja Maná foi proibida em Angola, devido a escândalos envolvendo líderes locais e a presidência da igreja.
Endereço Sede: Estrada da Paiã, Quinta da Cabaça, n.º 2 B, 1.º andar - Pontinha, Portugal
Grupo Maná: Quinta da Ribeirinha, Rua da Ribeirinha, nº 2, Santo Antão do Tojal - Loures, Lisboa, Portugal
Sede Nacional Brasil: Avenida Doutor Francisco Junqueira, nº 1957 - Campos Elísios - Ribeirão Preto/SP
Veja uma foto do Ap. Jorge em Fotos Apostólicas 3.
Site: http://www.igrejamana.com/
http://www.igrejamana.com.br/
Twitter: @jorgetadeu_ap
Página: http://www.facebook.com/apostolojorgetadeu/
http://www.facebook.com/manaigrejacrista/

Colin Dye (1953; Quênia) – Apóstolo do Colin Dye Ministries em Londres/Inglaterra, com um ministério profético e apostólico para a Grã-Bretanha e as nações, atuando no networking e na orientação de ministros mais jovens e desenvolvendo uma nova rede relacional apostólica e profética. De 1991 a 2021 foi Ministro Sênior do Kensington Temple, London City Church (KT/LCC) em Londres, que reúne mais de sete mil pessoas semanalmente. Fundador da London City Church (LCC), uma rede de mais de cem igrejas independentes e interdependentes plantadas pelo KT e que o tem como sede, representando mais de cem nacionalidades (inclusive brasileiros).
O prédio do KT foi fundado como Horbury Chapel, em 1849, como uma extensão da Hornton Street Congregational Church. Alugado durante a Primeira Guerra Mundial, foi comprado em 1930 pela Elim Foursquare Gospel Alliance (atual Elim Pentecostal Church), fundada em 1915 pelo Evangelista George Jeffreys. O templo, que estava abandonado, foi transformado na base de seu ministério, sendo usado durante o grande avivamento evangelístico e de cura; George escolheu o nome KT. Em 1939, Jeffreys demitiu-se do movimento Elim, e em 1943 a maioria da congregação saiu do prédio, que estava nas mãos dos curadores de Jeffreys e começaram uma nova igreja, The West London Christian Fellowship, ligada à Elim. Reuniram-se em vários locais, sob a liderança de vários pastores até 1958, quando Eldin Corsie assumiu o pastorado. Com a morte de Jeffreys em 1962, os curadores venderam o edifício para Elim e em 8 de maio de 1965, Corsie levou a congregação (então sessenta pessoas) de volta para o KT. Em 1980, Wynne Lewis o sucedeu como ministro sênior do KT, então com seiscentas pessoas.
Colin nasceu no Quênia e morou na Austrália antes de se mudar para Londres aos dezesseis anos, para investir na carreira artística. Salvo em 1971, e batizado no ministério de Corsie, imediatamente começou a servir no KT. Deixou uma vida profissional de sucesso para cursar um colégio bíblico. Depois de se formar trabalhou num centro de reabilitação de viciados em drogas antes de se tornar obreiro e pastor auxiliar no KT. Casado desde 1979 com a Pastora Amanda Dye, tem uma filha (Elizabeth). Pastoreou em Bournemouth entre 1981-85, e formou-se Bacharel em Divindade pela Universidade de Londres. Retornou a Londres em 1985 e foi chamado a servir como pastor associado de Wynne Lewis no KT. No mesmo ano, fundou o International Bible Institute of London (IBIOL), um dos primeiros centros de treinamento para o ministério do país, e hoje a maior escola bíblica pentecostal da Europa, acreditada pela School Inspection Service desde 2015 e agora funcionando como campus Londres do Regents Theological College. Tornou-se exclusivamente envolvido com a rede de igrejas por satélites (congregações) do KT, plantando e pastoreando a primeira igreja-satélite em Barnet em 1985 e plantando uma igreja em Northolt. Em 1991, Wynne deixou o pastorado do KT para ser Superintendente Geral da Elim, e Colin Dye foi nomeado ministro sênior da igreja, então com mais de cinco mil pessoas.
Em 1996 os escritórios da igreja foram mudados para um edifício antigo da BBC em North Acton, rebatizado de The Tabernacle, e inaugurado em 1997. Em 2000, Colin e uma equipe de líderes conheceram a Visão Celular no Governo dos Doze em Bogotá, e após anos trabalhando com pequenos grupos, o KT e as 130 igrejas da LCC começaram a transição para uma igreja em células; entre 2000-2005, caminharam com César Castellanos e o G12 e depois desenvolveram seu próprio modelo celular. Ainda em 2000, o KT transferiu seus escritórios para a Monarch House em North Acton, e em 2005 para a Summit House, em Hanger Lane. A partir de 2003 Pastor Colin foi membro da Equipe de Liderança Nacional da Elim Pentecostal Church, que tem Chris Cartwright como superintendente geral desde 2016. A Elim conta com mais 430 igrejas no Reino Unido e Irlanda e tem parceria com movimentos, igrejas e ministérios em mais de cinquenta nações. O KT é a maior e mais famosa igreja do movimento.
Entre seus outros ministérios, o KT mantém: a Sword of the Spirit Bible School, composta por doze livros que cobrem grandes temas bíblicos, disponível em sete idiomas e usado em escolas bíblicas ao redor do mundo, bem como no Colin Dye Training em formato de vídeo (a Escola Bíblica Espada do Espírito, EBES, no Brasil, tem sede em Niterói/RJ); KT Worship, com álbuns gravados; o The Naomi Children Fund (NCF), iniciado em 1999 pelos pastores Dye, instituição de caridade sem fins lucrativos, dedicada a ajudar ministérios e organizações que atendem crianças em situação de risco, em Londres e outros países (como em uma favela em Recife); a New Hope Academy (NHA), destinada a pessoas desfavorecidas de Kensington e Chelsea, formando treinadores profissionais; o Annan Court, em East Sussex, um centro para conferências, retiros e férias; o Institut do Formation International de Marseille (IFIM), fundado em 2008, centro de treinamento em Marseille/França; além de trabalhos missionários em outros países, bem como em parceria com a Elim.
Pastor Colin é autor de mais de quarenta livros, como O Poder Ilimitado do Sangue, People with a Passion: Building Cell Church Today e a série Espada do Espírito. Em outubro de 2021, Colin Dye deixou o cargo de líder sênior do Kensington Temple e a Equipe de Liderança Nacional da Elim, sendo sucedido por Mark Ryan nessas posições; desde então se concentra em missões no exterior. Esses focos missionários são principalmente: a Sword of the Spirit ao redor do mundo; o ministério de oração Watchman Prayer Ministry International (WPMI); Pulso Youth, ministério de jovens surgido no Brasil em 2016; The Kingdom Sat, canal de TV via satélite com ensino bíblico para o mundo árabe, lançado em 2009, também conhecido pelo nome AL MALAKOOT SAT; e a Communio Messianica (CM), trabalhando com crentes de origem muçulmana. No decorrer dos anos, já esteve várias vezes ministrando no Brasil, e desde sua liberação do KT ainda mais.
Veja uma foto do Pastor Colin em Fotos Apostólicas 2.
KT: 1 Kensington Park Road, Notting Hill Gate, W11 3BY London, United Kingdom
IBIOL: KT Summit House – 100 Hanger Lane, London, W5 1EZ, UK
EBES: Estrada Caetano Monteiro, Nº 789 – Largo da Batalha - Niterói/RJ
Site: http://www.colindye.com/
http://www.kt.org/
http://www.ibiol.org/
http://www.swordofthespirit.co.uk
Twitter: @colindye
@kt_org
Página: http://www.facebook.com/colindye.org
http://www.facebook.com/kt.org

Sydney Stair – Um dos Apóstolos membros da International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL) e da Coalición de Líderes Apostólicos de Puerto Rico (CLAPR). Embaixador Internacional da ICAL para América Latina e Caribe. Fundador da House of Worship!, Inc. (HOW!) em Guaynabo/Porto Rico, inaugurada em 12 de janeiro de 1996, como Catedral de Adoración. O nome foi alterado em 2005 e a HOW gerou igrejas filhas em Aguadilla/Porto Rico, Orlando/Flórida e Santander/Espanha.
Casado com a Pastora Dra. Ydsia Stair, cofundadora e pastora da HOW!, tem três filhos e quatro netos. Nascido na Cidade do Panamá/Panamá, Sydney foi vendedor da AutoAc de junho de 1976 a setembro de 1978, e depois trabalhou na Panama Canal Railway Company no Canal do Panamá até outubro de 1983. Foi missionário, mestre, conselheiro, coapresentador de programa de TV e produtor de rádio no Centro Cristiano de San José/Costa Rica, liderado pelo Dr. Rony Chaves, de outubro de 1983 a outubro de 1986. Foi ordenado ao ministério em 1987 em San José. Foi enviado como missionário para a República Dominicana, onde foi fundador e CEO do Ministerio Mision Internacional em Santo Domingo, de outubro de 1986 a setembro de 1989. Depois, como missionário para Porto Rico, foi pastor associado, diretor de adoração e artes, coapresentador de programa de TV e mestre na Iglesia Cristiana El Sendero de la Cruz em Hato Rey, de setembro de 1989 a abril de 1993. Tem trabalhado como intérprete e tradutor para renomados pregadores mundiais. De 1983 a 2017, viajou com o Dr. Morris Cerullo como intérprete oficial para todos os países de língua espanhola para o Morris Cerullo World Evangelism (MCWE). Foi consagrado como Apóstolo em 1998.
Estudou Negócios/Comércio no Canal Zone College, Engenharia na University of Panama, e formou-se na Morris Cerullo School of Ministry e no Haggai Institute. Possui um Bacharelado em Aconselhamento Cristão e um em Teologia pelo Andersonville Baptist College and Seminary, Mestrado em Aconselhamento Pastoral pela Latin University of Theology, Doutorado em Teologia e Ministério Pastoral pela Latin University of Theology, e Doutorado Honorário em Divindade do Canon Bible College and Seminary, além de ser Life Coach certificado. Seus mentores atuais são Dr. John Kelly, Dr. Keith Johnson e Dennis Peacocke.
Dentro dos ministérios da HOW, Stair fundou e presidiu diversas frentes de trabalho: o Centro de Consejería Avance (CCA), oferecendo aconselhamento pastoral, noivado, matrimonial, familiar, a vítimas de maus tratos e individual, intervenção em crises, cura interior, e seminários; a Escuela Ministerial Catedral de Adoración (EMCA); a CDA Christian Academy (CDACA), um programa de educação Home Schooling, desenvolvida durante dez anos; a Escuela de Liderazgo Contemporáneo (ELCO), fundada em dezembro de 2013. Apóstolo fundador do Council of Apostles, Prophets and Elders (CAPE), fornecendo cobertura apostólica a ministérios e igrejas em diversos países. Membro Fundador do Avance Misionero Mundial e da Coalición de Apóstoles Latinoamericanos, dirigidas pelo Dr. Rony Chaves. Capelão da Polícia de Guaynabo, capelão ativo da American International Christian Chaplains Association e da Capellanes Unidos de las Américas. Também é músico, cantor, produtor executivo de várias gravações como solista e tem participado de outras produções com músicos reconhecidos. Fundou o programa de rádio e TV Fundamento. É autor de ADN Paternidad Espiritual e El líder más ignorado.
Apóstolo Stair foi Apóstolo Moderador (Convening Apostle) da Coalición de Líderes Apostólicos de Puerto Rico (CLAPR), afiliada da ICAL, a partir de junho de 2011. Em 2 de junho de 2015, durante a IV Cumbre Nacional de Líderes Apostólicos de Puerto Rico, Dr. Stair foi comissionado Embaixador Internacional da ICAL pelo Dr. John Kelly, assistido pelo Dr. Joseph Mattera e Miguel Perez (Embaixador da ICAL para Porto Rico). Na mesma ocasião, Dr. Mickey Medina foi comissionado como novo convocador da CLAPR.
Drs. Sidney e Ydsia já estiveram ministrando várias vezes no Brasil. Em 23 de junho de 2019, após 23 anos, Apóstolo Stair deixou de ser o pastor principal da House of Worship, passar a dedicar-se exclusivamente como ministro itinerante, dando palestras globais e servindo como mentor a nível internacional.
Endereço Sede: Urb. Lomas del Sol, Casa #3 Calle Principal - Guaynabo, P.R.
Twitter: @drsydneystair
Facebook: http://www.facebook.com/sydneystair
http://www.facebook.com/ydsia.stair
Página: http://www.facebook.com/DrSydneyStair
http://www.facebook.com/howpr/

George Bakalov
(Георги Бакалов) (1969; Sofia/Bulgária) – Um dos Apóstolos membros da International Coalition of Apostolic Leaders (ICAL). Fundador e Apóstolo Supervisor do Hristianski Center Prelom (Християнски Център Прелом) em Sofia/Bulgária. Fundador e Apóstolo Supervisor da Apostolic Reformed Church (Апостолска Реформирана Църква), uma rede de centros apostólicos autônomos e independentes e igrejas locais, reconhecida como denominação pelo governo da Bulgária em 2004. Líder da rede apostólica Harvest Breakthrough Network, que conecta líderes e igrejas em onze países.
Casado com Wanda Bakalov, tem três filhas (Jennifer, Emilie e Abigail). George foi salvo em 1989, alguns meses antes do fim do regime comunista na Bulgária. Começou a testemunhar para seus amigos, realizar reuniões em seu apartamento e pregar nas ruas de Sofia. Fundou a igreja em maio de 1990, que em quatro anos alcançou mil membros. Em 1994, a igreja foi alvo do governo, e por um período de cinco anos não estava autorizada a operar legalmente, sendo perseguida de várias maneiras e operando como uma igreja subterrânea. Apenas em 2004, com uma nova lei que regulamentava as denominações religiosas na Bulgária, Bakalov pôde lançar as bases da agora Hristianski Center Prelom (Breakthrough Christian Center), que depois se tornou uma igreja em células. Desde a saída de Bakalov do país, deixou de atuar como pastor sênior da igreja local, instalando outros líderes e continuando como supervisor apostólico. Wanda é natural de Minnesota, frequentou uma escola bíblica na Suécia em 1987 e depois de se formar, serviu na Bulgária como missionária em 1990, não patrocinada por nenhum conselho missionário oficial. Ela e George se conheceram e pregaram nas ruas de Sofia.
Os esforços filantrópicos de George resultaram em milhões de dólares em ajuda humanitária, comida, roupa e equipamento médico para ser entregue à Bulgária na década de 1990, quando a inflação havia dizimado a economia do país. Ele já trabalhou com orfanatos, toxicodependentes e outros grupos sociais desfavorecidos. Também participou em esforços humanitários na crise dos Balcãs, em 1999, trazendo alívio para refugiados albaneses no Campo Stenkovec-2 durante o conflito armado da OTAN com o presidente sérvio Slobodan Milosevic.
Em 2002, se mudaram para Twin Cities/Minnesota, e George foi convidado pelo Dr. Peter Wagner para ser membro da Internationl Coalition of Apostles. Foi membro da Eagles Vision Apostolic Team (EVAT), liderada pelos Drs. Peter e Doris Wagner. Iniciou em 2002 a European League of Apostles (ECA), seguindo direção de C. Peter Wagner, com Paco Garcia, Jan-Aage Torp, Samuel Lee e Bruno Interlandi; porém, a ECA não avançou e os esforços foram encerrados em 2004. Bakalov foi membro do Conselho Apostólico da International Coalition of Apostles, atual ICAL, e da equipe de liderança da Christ Covenant Coalition, presidida pelo Bispo Joseph Mattera.
George é formado em Histologia e Microbiologia na Professional School of Clinical Laboratory em 1987 e no Word of Life Bible Center em 1992. Fundador de uma empresa de mídia independente que já trabalhou com algumas das principais editoras mundiais de livros cristãos, além de ter sido proprietário e presidente de algumas empresas. Também é o fundador da Bulgarian-American Bridges of Fellowship Foundation. Atualmente, George é pioneiro e presidente da Threefold Christian Alliance, uma nova obra nos subúrbios de Twin Cities, voltada ao mandato do Evangelho, a causa da liberdade e o mandamento da misericórdia. Também trabalha com serviços de informação e gestão de segurança cibernética.
Endereço: ул. Веслец nº 26 1202 - Sofia, Bulgária
Site: http://threefold.life/
http://www.prelom.bg/
http://www.apostolos.bg/
Página: http://www.facebook.com/apostolosbulgaria
http://www.facebook.com/prelomcenter/


<< Barbara Wentroble, Barbara Yoder, H. Daniel Wilson e César Castellanos
>> Tom Hess, Robert Heidler, Jane Hansen, Jota Moura Rocha e Lawrence Khong

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página