Pesquisar

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reforma Apostólica - Brasil 12


A série Apóstolos do século XXI foi iniciada em 4 de março de 2010. No fim de março de 2012 começamos a ampliação dos artigos.

Se quiser entender o por quê deste novo tempo no Projeto História Apostólica, de Atos dos Apóstolos do século XXI, leia Expansão da série apostólica.

Neste artigo conheceremos os apóstolos Paulo Ferreira Ventura, Presidente da Igreja Apostólica do Evangelho Pleno, Francisco Morilha Júnior, Presidente da Igreja Apostólica Castelo Forte, Luiz Carlos Olivetti, Presidente da Igreja Apostólica Projeto Ide, Mauri Trevisan, Presidente da Igreja Apostólica Ministério Resgate, João Staub, Presidente da Igreja Verbo Vivo – Igreja em Células e da Rede Apostólica Ministerial Siloé.


Reforma Apostólica
Apóstolos do século XXI - Brasil 12

Leia nosso aviso sobre as séries apostólicas...

Paulo Ferreira Ventura – Apóstolo da Igreja Apostólica do Evangelho Pleno (IAEP), com sede internacional no Rio de Janeiro/RJ, com mais de trinta congregações no Brasil e em outros países. A IAEP foi fundada em 1 de agosto de 1986 por um grupo de obreiros liderados por Paulo, como Igreja Central do Evangelho Pleno. Foram estabelecidas igrejas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Equador, Colômbia, Canadá, Cuba, Portugal, Bélgica e Uruguai. A primeira filial no exterior (em Toronto/Canadá) foi aberta ainda em 1986. A igreja mantém o Seminário e Instituto Bíblico Shalom.
Casado com Apóstola Cosma Silva Ventura (20/04/1953; Rio de Janeiro/RJ), tem quatro filhas (as pastoras Raquel, Márcia, Alice e Ana Paula). Natural de Pernambuco, criado no Rio de Janeiro, Paulo converteu-se aos 20 anos, em 1969, abandonando o espiritismo. Foi Sargento do Exército Brasileiro, de 1969 à 1975, pesquisador na AC Nielsen, de 1975 à 1979, e gerente de Vendas na SO Frutas, de 1984 à 1986. Era um pastor metodista wesleyano quando fundou a Evangelho Pleno. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Pentecostal, e possui Mestrado e Doutorado pelo Shalom Bible College, da Pensilvânia. Cosma é formada em Direito na Universidade Gama Filho.
Fundador e Presidente da Rede Apostólica e Profética Conquistadores do Reino, dando cobertura às Igrejas Apostólicas do Evangelho Pleno e a outras igrejas em aliança, em mais de sete nações. Coordenador da REDE IMPACT no Brasil. A IMPACT Network (International Ministries of Prophetic and Apostolic Churches Together, Ministério Internacional de Igrejas Apostólicas e Proféticas Unidas), rede apostólica fundada em 1995, presente em mais de 40 nações, é liderada pelo Apóstolo John Eckhardt. Ap. Álvaro Robles é o líder para a América Latina e Ap. Samuel Arboleda, cobertura de Paulo Ventura, Apóstolo Embaixador para a América do Sul.
Paulo foi ordenado ao ministério pastoral em 10 de junho de 1973 e reconhecido ao ministério apostólico em 2002 pelo Apóstolo Oscar Zamudio, em uma Conferência na Igreja do Evangelho Pleno em Taubaté/SP. É autor de alguns livros, como Evangelismo é a resposta e A cura pela Fé.
A Igreja Apostólica do Evangelho Pleno conta com apóstolos em algumas de suas congregações: Rogério Prado de Carvalho (Tremembé), Marilena Luiz dos Santos de Campos (Ubatuba), Waldir Lourenço (Guaratinguetá), Lúcio Mauro Alves (Taubaté), Adilson José de Lima Castro (Aparecida), Therezinha César de Menezes Soubre (Miraí) e João Barbosa dos Santos (Macaé). Welly Sierra é o líder da antiga IEAP de Taubaté. Paulo Ventura já reconheceu alguns líderes ao ministério apostólico, como Ernestina Diogo Matias.
Veja fotos do Apóstolo Paulo em Fotos Apostólicas 3.
Endereço Sede: Rua Adolfo Bergamini, nº 346 – Méier Rio de Janeiro/RJ
Facebook: http://www.facebook.com/appauloventura
http://www.facebook.com/cosma.ventura

Francisco Morilha Júnior (12/04/1966; São Paulo/SP) – Apóstolo da Igreja Apostólica Castelo Forte em Cajamar/SP, fundada em junho de 1997.
Casado com a Apóstola Sílvia Lacerda Figueiredo Morrilha (02/09/1960; São Paulo/SP), tem dois filhos (Samuel e Suzana). Morilha graduou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manuel da Conceição em 1992 e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2015. Sílvia formou-se em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1993. Morilha foi consagrado ao pastorado em maio de 1993. Formou-se no Instituto de Especialização Shekinah em 1996, e no mesmo ano foi ungido pastor, preletor e ministrador da Missão Evangélica Shekinah. Em 2000, Morilha foi ungido pastor e mestre pelos apóstolos Jesher Cardoso, Reinaldo Moraes e Willy. Em junho de 2003 foi reconhecido como profeta no Congresso Apostólico Latino Americano Explosão Apostólica 2003 em San Jose/Costa Rica, e em março de 2004 foi ungido apóstolo pelo Apóstolo Jesher Cardoso.
Francisco foi membro do Conselho Diretor da Rede Apostólica da Aliança (RAA), presidida pelo Apóstolo Jesher Cardoso. Leciona no Instituto de Especialização Shekinah, é professor de Filosofia, membro do Conselho de Pastores de Cajamar, do qual já foi presidente.
Endereço: Rua Antônio Carlos Paiva Camelo, nº 121 - Polvilho - Cajamar/SP
Site: http://www.casteloforte.org.br/index.html
Facebook: http://www.facebook.com/francisco.morilhajunior
http://www.facebook.com/silvia.morilha
http://www.facebook.com/igrejaapostolica.casteloforte

Luiz Carlos Olivetti – Apóstolo da Igreja Apostólica Projeto Ide, com sede em São Paulo/SP, fundado em 27 de julho de 1987. O Projeto Ide também iniciou igrejas em Grajaú (hoje emancipada), Paranapanema e em Maceió/AL.
Casado desde 31 de outubro de 1987 com a Apóstola Estela Perez Olivetti (10/11/1962; São Paulo/SP), tem três filhas (Vésper, Angelita e Danielle). Formada em Administração de Empresas, Estela é gerente administrativa do Projeto Ide, responsável pela Intercessão, Departamento Infantil, e assessoria nos demais departamentos da igreja. A igreja mantém vários trabalhos na área social, como cursos profissionalizantes gratuitos e distribuição de cestas básicas.
Luiz e Estela são membros da Rede Apostólica da Aliança (RAA), presidida pelo Apóstolo Jesher Cardoso.
Endereço Sede: Estrada do M'Boi Mirim, nº 3.910, Piso Inferior – Jardim Dionísio – São Paulo/SP
Site: www.projetoide.org.br/
Twitter: @projetoide
Facebook: http://www.facebook.com/estela.perezolivetti
Página: http://www.facebook.com/projetoide

Mauri Trevisan (20/06/1948; Monte Aprazível/SP) – Apóstolo da Igreja Apostólica Ministério Resgate (IAMIR), com sede em Barretos/SP, fundada em 8 de agosto de 1992. A IAMIR possui vinte e sete igrejas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, dá cobertura a duas igrejas no Peru, e já enviou missionários para várias nações. Também mantém o Instituto Resgate de Ensino (IRDE), oferecendo curso básico de Teologia, e a Creche Formiguinha.
Casado com a Apóstola Márcia D. Pavani Trevisan (30/06/1949; Nova Granada/SP), tem três filhos (Murilo, Leonardo e Lucas). São membros da Rede Apostólica da Aliança, presidida pelo Apóstolo Jesher Cardoso.
Professores, Mauri e Márcia lideraram grupos em casas da Igreja Presbiteriana do Brasil Central em Barretos no início dos anos 90. Pretendiam se mudar para São José do Rio Preto/SP, para os filhos estudarem ali, mas ao participarem de um culto da Assembleia de Deus, receberam direção do Senhor para não saírem de Barretos. Passaram a buscar mais a Deus, a se envolver na renovação e batalha espiritual, e receberam o batismo no Espírito Santo em São Paulo. Com um maior mover do Espírito Santo em seu meio, foram convidados pelo seu pastor a formar uma congregação de caráter mais avivado no quiosque do casal; algum tempo depois esse grupo de irmãos foi convocado pelo Conselho da igreja a uma reunião, em que foram expulsas quatorze pessoas, membros da igreja, por vários motivos, entre eles o pentecostalismo. Receberam apoio de alguns pastores do Presbitério Regional da Presbiteriana do Brasil, que lhes deu cobertura por um tempo. Receberam a direção de Deus, e com a benção da denominação, a igreja se desligou da IPB. Algum tempo depois, filiaram-se a Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana (IECP). Foram apresentados ao Presbitério da IECP em São Paulo, e em março de 1993 Mauri foi ungido pastor da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana.
Em 1999 iniciaram o mover celular. Na mesma época, Pr. Mauri foi eleito Presidente do Presbitério da IECP, e teve que viajar pelas igrejas, algumas bem distantes de Barretos. Abriram várias igrejas em cidade próximas e começaram a sentir a direção do Senhor, e receber confirmações, de trabalharem em um Presbitério próprio. Depois de deixar de ser o presidente do Presbitério, seguindo direção do Senhor, em 2002 saíram do Presbitério da IECP. Mauri e Márcia fundaram o Presbitério IAMIR e receberam a unção apostólica através do Apóstolo Jesher Cardoso. Depois, na Costa Rica, receberam o reconhecimento apostólico na Coalizão Apostólica Latinoamericana através do Apóstolo Rony Chaves.
Autor de Uma Vida bem Vivida, Mauri é biólogo, especialista em apicultura, e preservacionista. Defensor do meio ambiente, cooperador do Greenpeace, é autor de dezenas de filmes para TV com princípios ecológicos e fornece assessoria científica para a Polícia Ambiental. É proprietário da Estância Ecológica Canaã. Em 1976, mudou-se para Barretos e tornou-se professor universitário na Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), onde leciona até hoje. Em janeiro de 1989 assumiu a diretoria da Faculdade de Ciências (FACIBA), onde permaneceu até janeiro de 1994. Foi candidato a Prefeito de Barretos em 2004 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em Barretos, e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Foi presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Barretos por vários anos.
Endereço Sede: Avenida Pedro Paulo de Souza Nogueira, nº 60, esquina com a Rua 16 – Barretos/SP
Site: www.iamir.com.br/
Twitter: @iamirbarretos
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003195419151
http://www.facebook.com/marcia.trevisan.96
Página: http://www.facebook.com/iamirresgate

João Staub (01/08/1966; Guarulhos/SP) – Apóstolo do Ministério Verbo Vivo – Igreja em Células, sediada em Guarulhos/SP. Apóstolo Presidente da Rede Apostólica Ministerial Siloé (RAMIS), com dezenas de ministérios debaixo de sua paternidade ministerial. A Verbo Vivo possui mais de quinze igrejas em Guarulhos, três em São Paulo e também está presente em Taboão e Tremembé. Mantém a Casa Judá e a Escola de Música Verbo Vivo.
Casado com a Pastora Erika Veingertner Staub, tem três filhos (Flávia, Davi e Lívia). É autor de Primícias - A Honra da Igreja Sacerdotal.
João foi reconhecido ao apostolado em 5 de maio de 2006, na Conferência Líder que Transforma na Embaixada Sara Nossa Terra em Brasília/DF, junto com vários outros apóstolos, como Marcel Alexandre, José Ildson, Lamartine Posella, Paulo Henrique Oliveira, José Levi Machado Domingos, Rivanda Alves e José Carlos Lins.
Veja fotos do Apóstolo Staub em Fotos Apostólicas 1, de sua unção apostólica, e Fotos Apostólicas 2.
Endereço Sede: Rua Dona Antônia, nº 593 – Gopoúva – Guarulhos/SP CEP 07021-000
Site: www.verbovivo.com.br/
http://www.escolademusicaverbovivo.com.br/
Twitter: @VerboVivo
Facebook: http://www.facebook.com/joao.staub
http://www.facebook.com/erika.staub.35
Página: http://www.facebook.com/VerboVivoMVV


<< Ronaldo Moreira de Faria, Rafael Ortiz, Ricardo Marciano, Luiz Scultori Jr e Fernando Guillen
>> Maurício Cundari Marques, Miguel Thomaz, Lamartine Posella, Joaquim José Júnior, Renan Santiago